Futebol
Depois dos reforços, Sporting quer arrumar a casa: Ainda há várias saídas na mesa
01 Jul 2026 | 10:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Fev 2026 | 09:39 |
O anúncio oficial da renovação de Ousmane Diomande com o Sporting foi feito a 23 de janeiro, poucos dias depois de o central regressar da CAN, competição na qual representou a Costa do Marfim. Ainda antes de viajar para Marrocos, os pressupostos para a prorrogação do vínculo já estavam definidos entre as partes e sabem-se agora novos pormenores que podem facilitar a sua saída de Alvalade.
O novo contrato prolonga a ligação até 2030, contempla uma revisão salarial em alta e mantém a cláusula de rescisão nos 80 milhões de euros, valor elevado para um defesa-central, mas enquadrado na importância que o jogador assumiu em Alvalade. A SAD leonina assegura, desta forma, a proteção de um dos ativos mais valorizados do plantel numa fase em que o mercado inglês continua particularmente atento.
Tal como havia sido noticiado, Ousmane Diomande revelou alguma resistência inicial em formalizar o novo acordo. Com contrato válido até 2027, no próximo verão entraria no último ano de ligação, cenário que poderia reduzir a margem negocial do Sporting perante eventuais interessados. A situação acabou por ser ultrapassada através de um entendimento informal entre o jogador, os seus representantes e a administração, segundo o qual propostas concretas entre os 40 e os 50 milhões de euros serão analisadas com abertura, revela o jornal A Bola.
O internacional costa-marfinense permanece fortemente referenciado na Premier League. Crystal Palace e Newcastle United são dois dos clubes que acompanham com maior atenção a sua evolução. No verão passado, o emblema londrino terá estado perto de avançar com uma proposta a rondar os 55 milhões de euros, mas a não concretização da venda de Marc Guéhi acabou por travar a operação.
Entretanto, Guéhi transferiu-se em janeiro para o Manchester City por 23 milhões de euros, valor influenciado pelo facto de se encontrar em final de contrato e ter recusado renovar. O Palace procurou reforçar o eixo defensivo com alternativas como Ruben Kluivert, do Olympique Lyonnais, e Lucas Ordoñez, do Club Brugge, mas sem sucesso, podendo voltar a olhar para Diomande no próximo mercado.
Também o Newcastle, detido pelo fundo soberano saudita PIF, dispõe de capacidade financeira para avançar. Representado pela agência Roof, com fortes ligações internacionais, o central do Sporting poderá ainda valorizar-se caso esteja em destaque no Mundial de verão, competição para a qual deverá ser convocado pela Costa do Marfim. Num mercado regido pela lei da oferta e da procura, o assédio tende a intensificar-se e poderá influenciar o desfecho do próximo defeso.
Treinador dos verdes e brancos recebeu os seus jogadores na manhã desta quarta-feira, dia 1 de julho, na Academia Cristiano Ronaldo
01 Jul 2026 | 11:22 |
O Sporting deu, esta quarta-feira, o pontapé de saída na preparação para a temporada 2026/27. No dia em que assinala o 120.º aniversário, o Clube iniciou os habituais exames médicos e testes físicos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com Rui Borges a contar com grande parte do plantel.
Os jogadores começaram a chegar ao centro de treinos pelas 7h00 da manhã, mas a principal ausência foi a de Morten Hjulmand. O capitão leonino não se apresentou ao primeiro dia de trabalhos e continua a aproximar-se de uma transferência para o Atlético de Madrid.
Além do internacional dinamarquês, também Giorgi Kochorashvili e Georgios Vagiannidis falharam o arranque da pré-temporada. Os dois jogadores beneficiam de um período adicional de férias, depois de terem representado as respetivas seleções na mais recente pausa internacional.
Entre os reforços assegurados pelo Sporting para a nova época, Rodrigo Zalazar foi o único ausente. O médio uruguaio continua a gozar um período de férias após a participação no Campeonato do Mundo ao serviço da seleção do Uruguai.
Já Issa Doumbia, Silas Andersen, Pedro Lima e Sergi Altimira marcaram presença em Alcochete e iniciaram os primeiros trabalhos sob as ordens de Rui Borges, dando assim os primeiros passos na sua nova aventura de leão ao peito.
Mercado de verão de 2026 está a revelar-se especialmente rentável para o Clube de Alvalade, que ainda não vendeu qualquer pilar da turma de Rui Borges
01 Jul 2026 | 10:43 |
O mercado de verão de 2026 está a revelar-se especialmente rentável para o Sporting. Entre vendas já concretizadas, encaixes provenientes de antigos jogadores e verbas geradas pelo Mecanismo de Solidariedade da FIFA, a SAD liderada por Frederico Varandas já assegurou cerca de 88 milhões de euros.
Contas feitas, a maior fatia desse montante resulta das transferências de Geovany Quenda, por 50 milhões de euros, e de Alisson Santos, que rendeu 16,5 milhões aos cofres leoninos. São duas operações que já estavam previstas pela estrutura e que permitiram reforçar significativamente a capacidade financeira do Clube.
Além das vendas diretas, o Sporting continua a beneficiar da valorização de antigos jogadores - como de Afonso Moreira e, muito em breve, Mateus Fernandes. As cláusulas negociadas em transferências anteriores, bem como o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, têm garantido novos encaixes sempre que futebolistas formados em Alcochete protagonizam mudanças de clube.
Esta estratégia permite aos leões aumentar as receitas sem afetar de forma significativa o plantel de Rui Borges, que já recebeu vários reforços neste mercado. Ao mesmo tempo, a administração mantém margem financeira para atacar novos alvos, caso surjam oportunidades nas próximas semanas.
De resto, a administração do Sporting continua concentrada nos principais processos de saída. Morten Hjulmand permanece fortemente associado ao Atlético Madrid, enquanto Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Maxi Araújo continuam a despertar interesse de clubes das principais ligas europeias. Daniel Bragança entra no último ano de contrato e Giorgi Kochorashvili também surge entre os jogadores que podem deixar Alvalade.
Jogador formado em Alvalade está muito perto de protagonizar uma das maiores transferências deste mercado de verão, transferindo-se do West Ham para o Tottenham
01 Jul 2026 | 10:31 |
Mateus Fernandes está muito perto de protagonizar uma das maiores transferências deste mercado de verão. O médio formado no Sporting deverá trocar o West Ham pelo Tottenham, num negócio que também irá render vários milhões de euros aos cofres leoninos.
Segundo o jornalista David Ornstein, do The Athletic, os spurs chegaram a acordo para contratar o internacional português por 98 milhões de euros fixos. A concretizar-se, será a transferência mais cara da história do clube londrino, ultrapassando os 65 milhões de euros investidos em Xavi Simons na temporada passada.
Além do impacto em Inglaterra, o negócio terá reflexos diretos em Alvalade. Graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA, o Sporting deverá encaixar cerca de 3,43 milhões de euros, uma vez que Mateus Fernandes cumpriu grande parte da formação na Academia Cristiano Ronaldo.
O médio, de 21 anos, representou o Sporting durante oito temporadas e chegou a realizar a pré-temporada de 2023/24 com a equipa principal, então orientada por Ruben Amorim. Nesse verão foi vendido ao Southampton por 15 milhões de euros, aos quais poderiam juntar-se mais cinco milhões mediante objetivos.
Depois de se destacar em Inglaterra, Mateus Fernandes transferiu-se para o West Ham, que agora prepara uma venda milionária para o Tottenham. O negócio permitirá ao Sporting voltar a beneficiar financeiramente da valorização de um jogador formado em Alcochete, reforçando os cofres da SAD liderada por Frederico Varandas.
Depois dos reforços, Sporting quer arrumar a casa: Ainda há várias saídas na mesa
01 Jul 2026 | 10:16
Altimira abre o jogo sobre a chegada ao Sporting e revela quem deu 'ajuda'
01 Jul 2026 | 09:50
Morten Hjulmand já comunicou ao Sporting decisão sobre o Atlético Madrid
01 Jul 2026 | 09:36