Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Miguel Garcia analisa derrota do Sporting mas lembra: “Com tanta lesão...”

Antigo jogador dos leões, conhecido como herói de Alkmaar, depois do golo que marcou na Taça UEFA em que o Clube atingiu a final

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Fev 2025 | 20:38 |

Icon Comentário0

Miguel Garcia, antigo jogador do Sporting que ficou célebre pelo golo que marcou em Alkmaar, e que apurou os leões para a final da Taça UEFA, aproveitou o seu espaço de opinião no jornal ‘Record’ para fazer uma análise à partida que opôs o Clube verde e branco ao Borussia Dortmund, e que terminou com derrota por 3-0.


O antigo jogador dos verdes e brancos começou por abordar a primeira parte que os comandados de Rui Borges realizaram na Liga Milionária: "O Sporting teve intensidade na primeira parte, criou algumas ocasiões e podia ter marcado," referiu em relação à entrada do conjunto de Alvalade na última partida da Liga dos Campeões.


Continuando a sua análise, o antigo lateral não teve qualquer dúvida: "mas na segunda já não entrou tão bem e o Dortmund marcou três..." fazendo referencia aos três golos marcados pelos alemães no segundos 45 minutos, fruto da fraca exibição que os pupilos de Rui Borges realizaram.


Para terminar a sua análise à partida entre leões e alemães, Miguel Garcia aborda a situação muito complicada em que se encontra a equipa leonina na Liga dos Campeões: "Vai ser quase impossível dar a volta, ainda por cima com tanta lesão", fazendo referência também à onda de lesões que tem assolado o Clube de Alvalade.

Recordar que o antigo lateral, retirado desde 2015, esteve ligado ao Sporting desde 1998 até 2007 – fez toda a formação no clube e representou a equipa A de Alvalade entre 2003 e 2007. No total, foram 76 jogos pela equipa principal dos leões, em que apontou uma assistência e dois golos. Um dos tentos tornou-se num dos momentos mais icónicos do Sporting no século XXI: Miguel Garcia fez, em Alkmaar, o golo aos 120 minutos de jogo que apurou o Clube para a final da Taça UEFA, atual Liga Europa.



Futebol

Sporting age com cautela sobre caso de Fotis Ioannidis

Internacional grego saiu lesionado do encontro diante do Vitória de Guimarães, em partida válida para as meias-finais da Taça da Liga

Fotis Ioannidis será reavaliado esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, no regresso do Sporting aos treinos
Fotis Ioannidis será reavaliado esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, no regresso do Sporting aos treinos

09 Jan 2026 | 10:00 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis será reavaliado esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, no regresso do Sporting aos trabalhos para preparar a partida diante do Casa Pia. O internacional grego saiu lesionado da partida frente ao Vitória de Guimarães e não deverá estar apto para o regresso à Liga Portugal Betclic.


Segundo revela o jornal A Bola, apenas após nova avaliação é que Rui Borges ficará a saber quando o avançado poderá voltar às suas opções. Para já, ao que tudo indica, será baixa diante dos gansos, mas ainda sem novidades sobre a situação.


Fotis Ioannidis lesionou-se logo ao minuto 4, quando fez um remate de pé esquerdo em que dividiu a bola com um adversário. O jogador ainda forçou para permanecer em campo, mas cerca de 20 minutos depois acabou por pedir substituição devido às dores que estava a sentir.


O Gabinete da Unidade de Performance do Sporting, com o objetivo de despistar qualquer entorse no pé ou mesmo no joelho esquerdo - tendo este sido o mesmo em que se lesionou frente ao Santa Clara. No entanto, os leões acreditam que a lesão não será grave.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.



Futebol

Rui Borges conta com dois regressos de peso antes do Sporting - Casa Pia

Clube de Alvalade volta aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, para preparar a Liga Portugal Betclic

Rui Borges deverá contar com os regresso de Geny Catamo e Zeno Debast no treino do Sporting para iniciar a preparação para o Casa Pia
Rui Borges deverá contar com os regresso de Geny Catamo e Zeno Debast no treino do Sporting para iniciar a preparação para o Casa Pia

09 Jan 2026 | 09:50 |

Icon Comentário0

Rui Borges terá dois reforços para o Sporting - Casa Pia, da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões regressam aos trabalhos esta sexta-feira, com o objetivo de iniciarem a preparação para o jogo diante dos gansos, e são esperados os regressos de Zeno Debast (lesão) e Geny Catamo (CAN).


O central belga, de 22 anos, sofreu uma lesão no joelho esquerdo na terceira jornada da Champions League, no triunfo por 2-1 frente ao Marselha, a 22 de outubro, tendo sido substituído aos 80 minutos. Desde então, falhou 16 encontros. Apesar de não estar inicialmente previsto como titular, as várias ausências no setor defensivo podem acelerar a sua integração no onze, já que Gonçalo Inácio é, nesta altura, o único central de raiz disponível. Eduardo Quaresma continua lesionado e Ousmane Diomande permanece ao serviço da seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas. O jogo dos quartos de final frente ao Egito será decisivo para perceber se o defesa regressa a tempo do duelo com o Casa Pia.


Quanto a Geny Catamo, o extremo regressa após a eliminação de Moçambique nos oitavos de final da CAN. O jogador, de 24 anos, já está apto para integrar as opções para a próxima jornada e, face às lesões de Quenda e Pedro Gonçalves, surge como um dos candidatos ao onze inicial.


Antes de seguir para a seleção, Catamo já tinha em curso um processo de renovação contratual com o Sporting, com a extensão do vínculo até 2030, melhoria salarial e aumento da cláusula de rescisão de 60 para 80 milhões de euros. A oficialização deverá acontecer em breve.

No treino desta sexta-feira deverão continuar ausentes os lesionados Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Mangas, Quenda e Pedro Gonçalves. Fotis Ioannidis será reavaliado, ficando dependente dessa análise o seu eventual regresso aos trabalhos do Sporting sem limitações. Nuno Santos prossegue o processo de recuperação física. Para o jogo com o Casa Pia, Morten Hjulmand e Maxi Araújo cumprem castigo.



Futebol

Proença em ação: Luis Suárez já conhece castigo depois do Gil Vicente - Sporting

Incidente no último encontro da Liga já foi analisado com base no Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol

Luis Suárez conheceu, na última quinta-feira, dia 8 de janeiro, o castigo de Pedro Proença aos incidentes no Gil Vicente - Sporting
Luis Suárez conheceu, na última quinta-feira, dia 8 de janeiro, o castigo de Pedro Proença aos incidentes no Gil Vicente - Sporting

09 Jan 2026 | 09:40 |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 1.530 euros a Luis Suárez, na sequência dos incidentes ocorridos no final do jogo entre Gil Vicente e Sporting, no Estádio Cidade de Barcelos, que terminou em empate a uma bola na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.


Segundo o Mapa de Castigos, divulgado na quinta-feira, o avançado leonino foi punido após um momento de exaltação, situação descrita no relatório dos delegados ao encontro: "No final da partida, aquando do regresso das equipas aos balneários, o atleta do clube visitante, com camisola número 97, Suárez, deu uma pancada forte com a sua mão num vidro de separação da zona técnica (não tendo causado danos neste momento), pontapeando de seguida uma porta de vidro, tendo partido o material constituinte da mesma".


O processo enquadrou-se no Artigo 167.º do Regulamento Disciplinar, relativo à inobservância de outros deveres, sendo que, como já tinha sido antecipado, o jogador do Sporting arriscava apenas uma sanção pecuniária, entre os 360 e os 2.550 euros.


Recorde-se que o encontro terminou empatado (1-1) e ficou marcado por um ambiente tenso, com Luis Suárez a sair de campo visivelmente irritado, após sucessivas provocações e insultos vindos da bancada. O Sporting deverá ainda assumir os custos da reparação da porta danificada.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.109 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rafael Leão evita catástrofe com golo nos descontos do Milan – Genoa (Vídeo)
Futebol

Rafael Leão evita catástrofe com golo nos descontos do Milan – Genoa (Vídeo)

09 Jan 2026 | 09:38

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Porto apresenta queixa contra Frederico Varandas
Futebol

Atenção, Sporting! Porto apresenta queixa contra Frederico Varandas

08 Jan 2026 | 21:01

Icon Comentário0
Eduardo Quaresma deixa mensagem muito específica ao Sporting
Futebol

Eduardo Quaresma deixa mensagem muito específica ao Sporting

08 Jan 2026 | 17:46

Icon Comentário0