
Futebol
Demir Tiknaz vai ser reforço do Sporting? Frederico Varandas já tomou decisão e rivais estão atentos
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Garcia é uma das grandes figuras do Sporting, que atingiu estatuto de lenda do Clube em virtude do golo marcado frente ao AZ Alkmaar, nas meias finais da Taça UEFA. Recentemente, fez a antevisão ao dérbi que pode decidir o campeonato, e apontou para a possibilidade de um herói improvável, algo que poderia acontecer com Eduardo Quaresma.
Antes disso, lembrou um dérbi que aconteceu há pouco mais de 20 anos: "O Sporting também estava na mesma posição [a de líder da prova] e bastava-lhe o empate, mas um lance muito duvidoso acabou por decidir o dérbi e o título. Por vezes, os detalhes num lance de bola parada podem decidir estes jogos", começou por explicar o jogador que passou quatro épocas em Alvalade.
Miguel Garcia menciona o jogo do título em 2005, quando o Sporting visitou a luz em igualdade pontual, mas foi derrotado por 1-0, num golo de Luisão que valeu muitos protestos verdes e brancos. Nessa época, para além do título nacional, os leões também viram escapar-lhes o troféu da Taça UEFA (atual Liga Europa). Perderam na final, com o CSKA Moscovo, num jogo que se disputou em Alvalade.
“Há muitas semelhanças desse ano para este. O Luisão decidiu e, na minha opinião, em falta. Por vezes, é um herói improvável que resolve, tal como aconteceu no último fim de semana com o Eduardo Quaresma [autor do golo da reviravolta do Sporting na receção ao Gil Vicente, por 2-1]. Agora, há sempre grandes referências a ter em conta”, explicou Miguel Garcia, falando também num possível decisor do encontro.
Para terminar, falou da partida de sábado, dia 10 de maio: "Sem dúvida, é o jogo da época. Nesta fase do campeonato, já é decisivo e cada equipa quer muito ganhar e festejar o título no fim de semana. Num dérbi não há favoritos, isto é 50/50. As equipas surgem em excelente forma, têm feito um último terço de I Liga muito consistente e acredito que vão estar na máxima força e a lutar pela vitória".
Decorreu na tarde desta quinta feira, dia 8 de maio. Elementos afetos a claques do clube encarnado invadiram e causaram o caos junto de apoiantes leoninos
|
Com a aproximação do dérbi decisivo, os ânimos aquecem no futebol português, e vão-se sucedendo os episódios tristes por parte de adeptos, maioritariamente ligados ao Benfica. Um desses momentos negros voltou a acontecer na tarde desta quinta feira, dia 8 de maio, quando elementos afetos à claque No Name Boys, que apoia o clube encarnado, atacaram o Núcleo do Sporting de Setúbal e deixaram duas pessoas a necessitar de ajuda médica.
Para além dos danos materiais na sede do Núcleo do Sporting de Setubal, o presidente do espaço, Mário Batista, contou ao Record que tudo se terá passado por volta das 16h00, quando um grupo de adeptos do Benfica decidiu causar o caos, e atacar cinco adeptos do Sporting que se encontravam nas imediações do espaço. Um apanhou com uma pedra na cabeça, o outro foi esfaqueado, e ambos precisaram de se deslocar ao hospital para receber ajuda médica.
Nas palavras de Mário Batista: "O meu filho e outros amigos, elementos do Núcleo, foram durante a tarde para lá de forma a preparar tudo para sábado, devido ao dérbi. Tínhamos planeado preparar tudo para recebermos as pessoas e sportinguistas no sábado, durante o encontro. Depois, eles [que eram cinco elementos do Núcleo] notaram que havia um carro a fazer a ronda à sede e tinha ar suspeito. Passado pouco tempo, saíram cinco pessoas dos No Name, pegaram nas cadeiras na parte de fora do Núcleo e começaram a partir vidros e a mandar com cadeiradas", começou por explicar ao jornal Record.
Prosseguiu: "O meu filho e os amigos saíram logo para defender o local, mas os benfiquistas pegaram numa faca e espetaram nas costas do meu filho. Não foi de raspão, dá para perceber. Foi com intenção de espetar. Esfaquearam-no e ainda mandaram com uma pedra na cabeça de outra pessoa", explicou o presidente do Núcleo do Sporting de Setúbal.
Por último, atirou: "Um desses indivíduos que utilizou a faca já está identificado. São ligados aos No Name. Isto tem sido uma onda de violência do Norte a Sul do país e que parece algo orquestrado", deixando no ar a suspeita de que os ataques que se têm sucedidos sejam organizados.
Treinador português deixou o Sporting em novembro de 2024, e levou os Red Devils ao jogo decisivo da competição europeia após época difícil
|
Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, entrou em campo esta quinta feira, para disputar o Manchester United - Ath. Bilbao, a contar para a segunda mão das meias finais da Liga Europa. Depois do triunfo por 3-0 no País Basco, os Red Devils venceram 4-1 em casa, e atingem o jogo decisivo da competição europeia com agregado de 7-1.
Um jogo do Manchester United que voltou a contar com muitos elementos que têm passagem pelo Sporting. Ruben Amorim, antigo treinador verde e branco, lançou de início Bruno Fernandes e Manuel Ugarte, dois médios que brilharam em Alvalade.
Em relação ao jogo, não começou da melhor forma para o Manchester United, que entrou na partida a gerir a vantagem de três golos que trazia do San Mamés. No entanto, foi o Ath. Bilbao a chegar a inaugurador o marcador da segunda mão, com um grande golo apontado por Jauregizar, através de um remate de fora da área. O encontro chegou ao intervalo com 1-0 no marcador para a equipa visitante.
Na etapa complementar, reação do Manchester United. Mason Mount, que tinha entrado para o lugar de Ugarte, empatou a partida aos 72', e Casemiro carimbou a reviravolta no marcador aos 80 minutos, com assistência de Bruno Fernandes. Já perto do fim, Hojlund fez o 3-1, e nos descontos, Mount bisou num grande golo e deixou o resultado final em 4-1. Feitas as contas, 7-1 de agregado na eliminatória das meias finais da Liga Europa.
Na final, a equipa aos comandos de Ruben Amorim, vai encontrar o Tottenham Hotspurs, rival da Premier League que eliminou o Bodo/Glimt na outra meia final. Isto significa que Pedro Porro vai reencontra o técnico luso, mas também Bruno Fernandes e Ugarte, numa final com muito Sporting, que vai ser pintada a verde e branco.
Clube de Alvalade tem, neste momento, alguns jogadores de fora por lesão. Indisponíveis para ajudar a equipa, valeram coima por comportamento na última partida
|
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou, esta quinta feira, dia 8 de maio, o mapa de multas relativas à 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. A coima ao Sporting chama a atenção, pelo valor (mais de 18 mil euros), e pelas razões, que se prendem, entre outros motivos, na presença em campo de jogador não autorizados para tal, como Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões.
"Entrada ou permanência de pessoas não autorizadas – Após o final do jogo os jogadores não convocados e não inscritos em ficha técnica Daniel Santos Bragança com a licença 912634, o jogador Nuno Miguel Gomes dos Santos com a licença 820756, e o jogador João Pedro Arnauth Barrocas Simões com a licença 1145255 acederam a zona técnica e ao retângulo de jogo", explicou o documento publicado pelo CD da FPF.
Para além disto, o Sporting foi ainda multado em 4.080, devido ao atraso da equipa principal no retorno do intervalo da partida, e 5.610 euros, devido à utilização do sistema sonoro do estádio de Alvalade, durante a partida, por parte do speaker verde e branco.
Não foi só o comportamento dos jogadores que valeu multas ao Sporting. O CD também apontou o comportamento de alguns adeptos para justificar mais coimas: 1.910 euros, devido às tarjas colocadas no estádio de Alvalade, e mais 3.190 euros devido ao arremesso de objetos para o relvado durante o decorrer do encontro.
O valor total tem ainda mais uma parcela: os últimos 2.800 euros que o Sporting vai pagar de multa referente ao encontro com o Gil Vicente, surgem devido à presença de Luís Neto numa zona não autorizada para o treinador adjunto de Rui Borges - junto à cabine de revisão VAR. Relembrar que as multas aos leões têm sido recorrentes esta temporada.