Futebol
Especialistas sem dúvidas sobre polémica arbitragem no Sporting: "Foi pontapeado"
27 Abr 2026 | 11:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Abr 2024 | 12:31 |
Ao longo da presente temporada desportiva, o foco no ataque do Sporting tem sido principalmente em Viktor Gyokeres, avançado sueco que leva já 38 golos em 45 jogos. Mesmo assim, Pedro Gonçalves não se deixa ficar e tem até visto um acréscimo no seu rendimento desde que tem o escandinavo como aliado em Alvalade.
A primeira temporada de Gyokeres no Sporting coincide com a melhor de sempre de Pote. O avançado português, que cumpre já a quarta época consecutiva de leão ao peito, igualou, com ainda cinco encontros por disputar, o seu recorde pessoal em termos de contribuições para golo – soma de finalizações e assistências. Além do mais, fê-lo em menor número de jogos, uma vez que esteve lesionado.
Nas últimas cinco partidas, Pedro Gonçalves marcou ou deu a marcar em quatro, tendo apenas o dérbi com o Benfica fugido à regra. O jogador leonino leva já, ao longo da corrente temporada desportiva, 44 jogos. Ao longo dos 3.178 minutos que esteve dentro das quatro linhas, Pote fez 18 remates certeiros e assistiu para 15 finalizações, somando, assim, 33 contribuições diretas para golo.
Na vitória frente ao Guimarães (3-0), Pedro Gonçalves marcou e alcançou o número que era seu recorde de carreira. Em 2022/23, fez 20 golos e 13 assistências, numa soma de 33, que igualou agora, com sete disputas a menos que na época passada, e ainda cinco confrontos por jogar, onde terá possibilidade de alargar o recorde pessoal – algo que se afigura provável, tendo em conta as exibições dos últimos cinco encontros em que alinhou a serviço do Sporting.
Pedro Gonçalves está atualmente avaliado em 30 milhões de euros, sendo que o maior valor de mercado a que já chegou foram 38 milhões, em dezembro de 2021. A qualidade que tem vindo a demonstrar, contudo, atesta como certa a nega que o Sporting deu ao Leverkusen, quando o emblema alemão apresentou por Pote uma proposta de 30 milhões. O avançado português já deixou outros clubes internacionais de olho, tais como o Aston Villa e o West Ham. Pedro Gonçalves tem contrato com o Clube de Alvalade até 2027 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Na ressaca do empate a uma bola com o AVS SAD na Liga, existem vários dados que saltam à vista quanto a jogador dos verdes e brancos
27 Abr 2026 | 11:48 |
Uma das principais surpresas de Rui Borges na partida da 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante do AVS SAD, foi a aposta em Rafael Nel no onze inicial leonino, deixando Luis Suárez no banco - algo raro esta temporada no Sporting.
A última vez que o avançado colombiano não foi titular tinha sido a 22 de novembro de 2025, frente ao Marinhense, para a Taça de Portugal. Desde então, o camisola 97 somou titularidades consecutivas, sendo um dos jogadores mais utilizados do plantel, com 3.887 minutos, apenas superado por Francisco Trincão (4.190’).
Luis Suárez ainda foi lançado durante o encontro, entrando aos 57 minutos, mas não conseguiu evitar o sexto jogo consecutivo sem marcar, a pior sequência da época. No final, o avançado permaneceu no relvado a realizar sprints, numa imagem que espelha bem a exigência física e o momento que atravessa.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 28 milhões de euros – leva 48 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.887 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 33 golos e fez cinco assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a jornada 26 (em atraso) da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Gonçalo Feio, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.
Verdes e brancos confirmaram uma série de quatro jogos consecutivos sem vencer após o empate com o AVS SAD, na 31.ª jornada da Liga
27 Abr 2026 | 11:28 |
O Sporting atravessa o momento mais delicado da temporada. O empate frente ao AVS SAD confirmou uma série de quatro jogos consecutivos sem vencer, algo que não acontecia há cerca de 14 meses na equipa orientada por Rui Borges.
Neste ciclo negativo, os leões somaram empates frente ao Arsenal e ao Porto (ambos 0-0), nova igualdade diante do AVS (1-1) e uma derrota no dérbi com o Benfica (1-2). Um conjunto de resultados que surge numa fase decisiva da época e que tem sido influenciado também pelas várias lesões no plantel, muitas delas associadas à elevada carga competitiva.
Apesar disso, há um dado que se mantém impressionante: o Sporting leva 49 jornadas consecutivas a marcar na Liga. Grande parte desse registo deve-se ao rendimento de Luis Suárez, atual melhor marcador da equipa, com 24 golos e quatro assistências no campeonato.
Sem tempo para lamentações, os leões voltam rapidamente ao trabalho. Já esta segunda-feira iniciam a preparação para a receção ao Tondela, jogo em atraso da 26.ª jornada, agendado para quarta-feira às 20h15, que pode ser determinante nas contas finais da temporada.
Com este empate – o nono em 51 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm 72 pontos e continuam no terceiro lugar da tabela classificativa. O Porto (82) está no primeiro posto (mais um jogo). Já o Benfica é segundo com 75 e também mas mais um duelo disputado.
Temporada da equipa verde e branca tem sido assolada por várias lesões e deslocação à Vila das Aves voltou a deixar alguma preocupação
27 Abr 2026 | 11:15 |
Os alarmes soaram cedo para o Sporting quando Pedro Gonçalves apresentou queixas físicas ainda na primeira parte. O jogador português dirigiu-se ao banco para receber assistência médica, tendo o pé esquerdo sido ligado, o que o obrigou a sair temporariamente do relvado.
Apesar do susto, Pote conseguiu regressar ao jogo e manteve-se em campo durante grande parte do encontro. Acabaria por ser substituído aos 74 minutos, dando lugar a Luís Guilherme, numa gestão que terá tido também em conta a sua condição física.
A verdade é que a temporada do 'camisola 8' tem sido assolada por vários problemas físicos, assim como do restante plantel. Para esta reta final, Rui Borges não pode contar com Morten Hjulmand, Iván Fresneda e João Simões, enquanto Fotis Ioannidis, Nuno Santos e Gonçalo Inácio tentam recuperar a tempo de voltarem a dar o seu contributo esta época.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a jornada 26 (em atraso) da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Gonçalo Feio, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.
Nesta temporada, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma 36 partidas realizadas. Nos 2.508 minutos disputados, o futebolista, que está blindado com uma cláusula de 80 milhões até 2030, já apontou 15 golos e assistiu os companheiros em sete ocasiões.