
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Gonçalves ficou, mais uma vez, fora da convocatória da Seleção Nacional. Depois de ter falhado o Mundial do Qatar, em novembro de 2022, o número ‘28’ do Sporting não foi chamado por Roberto Martínez para o início da fase de qualificação para o Euro 2024.
Nas últimas três temporadas, Pote apenas foi chamado a representar Portugal uma vez. Fernando Santos convocou-o para o Euro 2020, jogado em 2021 devido à pandemia da COVID-19, mas apenas foi utilizado nos jogos amigáveis que anteviram a competição.
É justa a decisão de deixar o craque de Alvalade tantas vezes fora da Seleção? O Leonino foi ver os números, e estes deixam muitas perguntas no ar.
Golos + assistências desde 2020/21
Pedro Gonçalves foi contratado pelo Sporting, ao Famalicão, no início da temporada 2020/21, a troco de 6,5 milhões de euros por 50% do passe. Foi fundamental na conquista do título de campeão nacional, nessa mesma época, e tem sido uma das principais armas do conjunto liderado por Rúben Amorim. Segundo o site ‘Transfermarkt’, desde agosto de 2020, Pote soma, em Alvalade, 83 participações diretas em golos: 55 golos e 28 assistências.
Se formos ver os médios ofensivos e avançados incluídos na convocatória da formação das quinas, os números do goleador leonino apenas são ultrapassados por Bruno Fernandes, que conta com 89 participações (46G; 43A). Cristiano Ronaldo tem menos uma: 71 golos e 11 assistências.
No que toca à Liga Portuguesa, ninguém lhe chega sequer perto aos calcanhares. Otávio, João Mário e Gonçalo Ramos estão todos perto das 50 contribuições para golo.
Estes números comprovam que Pedro Gonçalves tem tido rendimento mais do que suficiente para estar entre os melhores jogadores portugueses.
Confira os números dos médios ofensivos e avançados na convocatória de Portugal (dados do site ‘Transfermarkt’, a partir de 2020/21)
Pupilo de Rui Borges era visto como alvo de clube da liga inglesa, mas cenário mudou entretanto e possibilidades de negócio são praticamente nulas
|
Gonçalo Inácio era visto como um possível sucessor de Virgil Van Dijk no centro da defesa do Liverpool. No entanto, o atual primeiro classificado da Premier League anunciou a renovação de contrato com o neerlandês até 2027 e coloca de parte a possibilidade de avançar para a contratação do jogador do Sporting.
“Era isto que tinha na cabeça. Não tenho dúvidas de que este é o meu lugar e o da minha família. Sinto-me como se fosse de Liverpool. No outro dia disseram-me que era como que adotado e sinto-me muito orgulhoso por ouvir estas coisas”, disse Van Dijk.
O defesa internacional neerlandês e capitão dos ‘reds’, de 33 anos, cujo contrato expiraria em junho, prolonga assim a sua ligação com o clube. O jogador chegou ao Liverpool em janeiro de 2018, proveniente do Southampton, tornando-se o defesa mais caro da história na altura (85 milhões de euros) e consolidou o seu legado em Anfield ao fazer 314 jogos e conquistar todos os títulos possíveis, incluindo uma Premier League e uma Liga dos Campeões.
Virgil Van Dijk pode este fim de semana aumentar o seu palmarés e conquistar o segundo título da Premier League com o Liverpool, que, a seis jornadas do fecho do campeonato, lidera com 13 pontos de vantagem sobre o Arsenal, segundo classificado na tabela.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 35 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.683 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou cinco golos e fez três assistências.
Equipa de Rui Borges quer somar segunda vitória consecutiva no campeonato frente aos cónegos e sabe que, para isso, terá de contar com inspiração no ataque
|
O Sporting recebe o Moreirense, esta sexta-feira, às 20h30, num jogo referente à 30ª jornada da Liga Portugal Betclic, que será arbitrado por Fábio Veríssimo. O Leonino recorda quem são os melhores marcadores do Clube de Alvalade em duelos frente aos cónegos, com Cristiano Ronaldo a integrar a lista.
Bas Dost – O avançado holandês foi um verdadeiro pesadelo para a defesa do Moreirense. Em cinco jogos frente à equipa minhota, o atacante, que representou os leões entre 2016 e 2019, marcou quatro golos, dois deles no mesmo jogo, em agosto de 2018.
Pote – O internacional português – que regressou à competição frente ao Santa Clara, no passado sábado, depois de cinco meses lesionado – soma três remates certeiros em seis partidas realizadas frente ao Moreirense. No primeiro jogo realizado frente aos cónegos, ao serviço do Sporting, em novembro de 2020, assinou um ‘bis’.
Gelson Martins – Em seis encontros diante da equipa de Moreira de Cónegos, o extremo português de 29 anos – atualmente a jogar nos gregos do Olympiacos – marcou também três golos, à semelhança de Pote.
Fredy Montero – O atacante internacional pela Colômbia - que jogou no Sporting entre 2013 e 2016 e, numa segunda passagem, entre 2018 e 2019 - fez igualmente três remates certeiros, em três jogos frente ao Moreirense. Num deles, em abril de 2015, assinou um ‘bis’.
Islam Slimani – O goleador argelino é outro dos nomes da lista com três golos apontados, em quatro encontros frente aos minhotos. No total esteve 360 minutos em campo frente aos cónegos, nas duas passagens pelo Sporting – entre 2013 e 2016 e, mais tarde, em 2022.
Cristiano Ronaldo – O astro português tem muito boas recordações do único jogo que realizou frente ao Moreirense. Foi diante dos cónegos que o atual jogador do Al Nassr se estreou a marcar como futebolista profissional. E logo em dose dupla: no dia sete de outubro de 2002, no antigo Estádio José Alvalade, o atleta formado na Academia de Alcochete bisou frente à formação nortenha.
Encontro entre leões, de Rui Borges, e cónegos de Cristiano Bacci, está marcado para esta sexta-feira, dia 18 de abril, e jogar-se-á às 20h30, em Alvalade
|
Sporting e Moreirense enfrentam-se em duelo válido para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma comandada por Cristiano Bacci está marcado para a próxima sexta-feira, dia 18 de abril, e jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Conheça as cinco principais curiosidades do desafio entre os dois emblemas: 1.ª - Já se realizaram 30 jogos entre as duas equipas, com três vitórias do Moreirense, seis empates e 21 triunfos do Sporting; 2.ª - A equipa de Rui Borges já marca há 14 jogos consecutivos na competição.
3.ª - Da última vez que Cristiano Bacci enfrentou os leões, o técnico perdeu por 3-2 (ao serviço do Boavista); 4.ª - O último confronto entre as duas formações terminou com vitória minhota por 2-1 na jornada 13; 5.ª - Os dois treinadores desse jogo (César Peixoto e João Pereira) já não representam nenhuma das equipas.
Entre os jogadores que lideram as estatísticas das duas equipas no Campeonato Nacional, Francisco Trincão é o jogador mais utilizado (2.519 minutos), sendo que Viktor Gyokeres - que vai estar no onze inicial - é o principal goleador, com 31 tentos na conta pessoal. Do lado dos minhotos, Kewin Silva é o jogador com mais minutos jogados (2.520), sendo que Alanzinho é o principal goleador, com seis golos apontados.
Por esta altura, o Clube de Alvalade é primeiro classificado do Campeonato Nacional, com 69 pontos em 29 jornadas disputadas, em igualdade com o Benfica. Já o Braga é terceiro classificado com 60 pontos, enquanto que o Moreirense é 10.º com 35.