Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

PRÉMIOS LEONINO 2021: JOGADOR DO ANO (MODALIDADES)

“Esta é a cara de campeão”… em tudo no que ao futsal diz respeito. Quantas mais competições houvesse, mais vencia. Pany Varela é o jogador do ano das modalidades para a redação do Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Dez 2021 | 17:00 |

Icon Comentário0

Está a ver bem a imagem? “Esta é a cara de campeão”, como diz o próprio. E, para a redação do Leonino, esta ‘cara’ também é a do melhor jogador do ano das modalidades leoninas. Chega a ser curioso, porque Anilton César Varela da Silva até foi considerado um patinho feio por muitos durante o início do seu percurso em Alvalade, que remonta à época de 2016/2017, quando veio do Fundão para o Sporting.


Esta época, o ala leonino sagrou-se campeão nacional e campeão europeu de clubes, venceu uma Taça da Liga e uma Supertaça também de verde e branco e, ainda, campeão do mundo de seleções, competição na qual foi o (nosso) melhor jogador, mas apenas o segundo para a FIFA e, ainda, segundo melhor marcador da prova, com oito tentos assinalados, tendo sido ainda decisivo na conquista do tão ambicionado troféu com os dois golos que deram a vitória na final diante da Argentina (1-2).


Além disso, e agora vestido de verde e branco, Pany viu ainda esteve nos holofotes da Champions: o internacional português viu o seu golo frente ao Inter Movistar, nas meias-finais da competição, ser considerado o melhor desta caminhada por Zadar.


No recomeço desta temporada e antes do ano civil terminar, como já referimos, o jogador leonino ainda garantiu, com o Sporting, uma Supertaça, além da presença em mais uma final-four da UEFA Futsal Champions League, mas, por falar na mesma, as coisas não sorriram ao leão no momento destas decisões europeias, uma vez que se lesionou ainda na Main Round da competição, tendo estado afastado cerca de seis semanas. No entanto, o 18 leonino regressou, em força, e continua a dar que falar numa época que se ambiciona (mais uma vez) histórica.


Modalidades

Exclusivo Leonino - Taynan recusou renovar pelo Sporting porque proposta apresentada era... surreal

Clube colocou em cima da mesa uma extensão do seu vínculo, mas internacional cazaque optou por não prolongar ligação ao emblema verde e branco

Exclusivo Leonino - Proposta de renovação apresentada pelo Sporting a Taynan implicava um corte de cerca de 40% do seu vencimento
Exclusivo Leonino - Proposta de renovação apresentada pelo Sporting a Taynan implicava um corte de cerca de 40% do seu vencimento

25 Mai 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Taynan está de saída da equipa de futsal do Sporting, uma vez que não aceitou a proposta de renovação apresentada pela SAD verde e branca. No entanto, sabe o Leonino, a oferta apresentada pelos leões implicava um corte de cerca de 40% do seu vencimento.


O Clube colocou em cima da mesa uma extensão de contrato válida por mais duas temporadas, mas com uma descida acentuada no salário do pupilo de Nuno Dias. Desta forma, o ala de 33 anos, que ficou surpreendido com os valores em causa, encaminha-se para o fim da sua segunda passagem pelos leões.


Apesar dos problemas físicos que marcaram a presente época, o jogador continuava a ser uma das principais figuras da equipa e tinha sido o melhor marcador do Sporting na temporada anterior, mantendo um papel de relevo até sofrer uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo.


A lesão acabou por travar um período em que o internacional cazaque voltava a assumir protagonismo no conjunto leonino, ficando afastado das quadras numa fase crucial da época. Ainda assim, o seu impacto recente e o contributo nas conquistas do Clube continuam a ser reconhecidos dentro da estrutura.

Vale recordar que Taynan voltou ao Sporting em 2023/24, após duas épocas no El Pozo. Nestes dois últimos anos no Pavilhão João Rocha, o canhoto foi o melhor marcador da Liga Placard em edições consecutivas, apontando 24 golos. Este ano, fez o gosto ao pé em seis ocasiões, ao longo de sete partidas.



Modalidades

Bernardo Ribeiro faz uma vénia a craque do Sporting: "Um grande campeão que merece admiração"

Numa mensagem curta, mas carregada de reconhecimento pela carreira do jogador do Clube de Alvalade, comentador elogiou percurso do mesmo

João Matos, capitão do Sporting, continua a receber homenagens após anunciar o final da carreira e uma das mais recentes surgiu pela voz de Bernardo Ribeiro
João Matos, capitão do Sporting, continua a receber homenagens após anunciar o final da carreira e uma das mais recentes surgiu pela voz de Bernardo Ribeiro

23 Mai 2026 | 10:37 |

Icon Comentário0

João Matos continua a receber várias homenagens após anunciar o final da carreira e uma das mais recentes surgiu pela voz de Bernardo Ribeiro, que deixou palavras elogiosas ao histórico capitão da equipa de futsal do Sporting, destacando o impacto que teve ao longo dos anos na modalidade.


Numa mensagem curta, mas carregada de reconhecimento pela carreira do internacional português, o diretor do jornal 'Record' considerou ainda que o fixo leonino representa um verdadeiro exemplo dentro, tanto pelo percurso construído como pela forma como sempre defendeu o Clube.


B. Ribeiro: "João Matos diz adeus. Eis um grande campeão pelo Sporting. Merece admiração dos seus e respeito dos rivais"


"João Matos diz adeus. Eis um grande campeão pelo Sporting. Merece admiração dos seus e respeito dos rivais", escreveu no diário desportivo, numa frase que resume o reconhecimento generalizado em torno de João Matos, uma das figuras mais marcantes da modalidade em Portugal.

O adeus ao jogador foi feito pelo Sporting através das redes sociais, acompanhado por um vídeo de homenagem ao capitão leonino. Na mensagem divulgada pelo Clube pode ler-se: "Uma vida inteira de Leão ao peito", numa despedida emotiva.


Os números resumem a dimensão da carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.025 jogos disputados sempre com a camisola do Sporting. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas, nunca perdeu importância dentro do grupo leonino.


Modalidades

Fim de uma Era no Sporting: João Matos anuncia o final de carreira (vídeo)

Capitão da equipa de futsal do Clube de Alvalade transmitiu a todos os Sócios e adeptos a decisão, que se dará no final da temporada desportiva

João Matos vai colocar um ponto final na carreira no final da temporada 2025/26, encerrando um percurso histórico ao serviço do Sporting e do futsal nacional
João Matos vai colocar um ponto final na carreira no final da temporada 2025/26, encerrando um percurso histórico ao serviço do Sporting e do futsal nacional

22 Mai 2026 | 19:49 |

Icon Comentário0

João Matos vai colocar um ponto final na carreira no final da temporada 2025/26, encerrando um percurso histórico ao serviço do Sporting e do futsal nacional. A decisão foi oficializada esta sexta-feira e marca o fim de uma ligação de mais de duas décadas ao emblema leonino.


Formado em Alvalade, João Matos estreou-se pela equipa principal em novembro de 2005 e rapidamente se afirmou como uma das figuras mais importantes do balneário verde e branco. Ao longo dos anos tornou-se capitão, líder e símbolo de uma das eras mais dominadoras da história do futsal português, sempre sob orientação de Nuno Dias.


O palmarés construído pelo internacional português é impressionante. Ao serviço do Sporting conquistou 12 Campeonatos Nacionais, dez Taças de Portugal, seis Taças da Liga, nove Supertaças e ainda três UEFA Futsal Champions League, assumindo-se como uma das maiores referências da modalidade em Portugal.


Também pela Seleção Nacional de Portugal teve papel determinante no ciclo mais vitorioso do futsal português. João Matos integrou as equipas que conquistaram dois Campeonatos da Europa e um Campeonato do Mundo, ajudando a elevar Portugal ao topo da modalidade.

Os números resumem a dimensão da carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.025 jogos disputados sempre com a camisola do Sporting. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas, nunca perdeu importância dentro do grupo leonino.


Confira o vídeo:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Ala do Sporting sai no final da época e está a caminho de Itália
Modalidades

Exclusivo Leonino - Ala do Sporting sai no final da época e está a caminho de Itália

14 Mai 2026 | 14:20

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Ala internacional não aceita renovação e prepara adeus
Modalidades

Atenção, Sporting! Ala internacional não aceita renovação e prepara adeus

15 Mai 2026 | 14:10

Icon Comentário0
Figuras de Estado felicitam o Sporting: "Muito orgulha o País!"
Modalidades

Figuras de Estado felicitam o Sporting: "Muito orgulha o País!"

12 Mai 2026 | 12:31

Icon Comentário0