Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Após um período de espera, Geny Catamo pode muito bem regressar ao onze inicial do Sporting na partida frente ao Santa Clara, agendada para este sábado, dia 30 de novembro. João Pereira deverá fazer algumas alterações na equipa leonina para a sua estreia na Liga Portugal Betclic e o moçambicano sairá beneficiado.
Posto isto, o treinador dos leões tem vindo a testar o jogador no corredor esquerdo, posição que foi ocupada por Maxi Araújo frente ao Arsenal. Apesar de ter sido uma exibição envolta em críticas, o uruguaio não deverá perder o lugar no onze, mas sim avançar para o ataque - para o lugar de Marcus Edwards.
Apesar de não ser titular desde 5 de outubro, frente ao Casa Pia, Geny continua a ser visto como uma das peças mais importantes do plantel verde e branco. No entanto, problemas físicos e opções técnicas - muitas vezes de gestão - têm acabado por atirar o jogador para o banco de suplentes.
Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 18 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 1.111 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou dois golos e realizou três assistências.
Geny Catamo estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Vitória de Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Recorde o fantástico golo de Geny Catamo frente ao Benfica:
Verdes e brancos pretendem recuperar da derrota sofrida frente ao Arsenal e esperam atingir uma marca histórica no jogo frente ao Santa Clara
|
0João Pereira prepara-se para a sua estreia na Liga Portugal Betclic, que acontecerá no sábado, com a receção do Sporting ao Santa Clara. Este jogo ganha uma importância acrescida, após a pesada derrota, por 5-1, com o Arsenal, na passada terça-feira, na Liga dos Campeões. Apesar da vitória robusta por 6-0 sobre o Amarante, na Taça de Portugal, a goleada sofrida na competição europeia deixou marcas e aumentou a pressão sobre o novo treinador.
Para evitar que a mancha dessa derrota se perpetue e para afastar qualquer possibilidade de crise, o Sporting precisa urgentemente de um bom resultado contra o Santa Clara. A única opção que interessa aos leões é a vitória, que permitirá continuar a manter a série invicta no campeonato. Até ao momento, a equipa tem somado apenas triunfos em onze jogos, igualando o melhor arranque da sua história, o que confere ainda mais responsabilidade a João Pereira.
Se conseguir vencer no sábado, João Pereira terá a oportunidade de fazer história no clube, ao contribuir para um novo recorde: o melhor início de temporada de sempre. Com esse triunfo, os leões ultrapassariam o registo de 1990/91, alcançado por Marinho Peres, e ficariam a um passo de superar o desempenho do Porto na época 1939/40. No entanto, ainda teriam um longo caminho para alcançar o feito do Benfica em 1972/73, que venceu os primeiros 23 jogos consecutivos.
O Sporting é, neste momento, o líder destacado do campeonato, com seis pontos de vantagem sobre o Porto e oito sobre o Benfica. A equipa tem demonstrado uma grande consistência na Liga, e o principal objetivo da temporada continua a ser o campeonato, especialmente porque a conquista de um bicampeonato é uma ambição clara e ainda mais relevante, dado que o clube não vence o título de forma consecutiva desde o "tetra" de 1954.
Historicamente, o Sporting apresenta um saldo amplamente positivo nos confrontos com o Santa Clara, com 14 vitórias, dois empates (um deles em Alvalade, em 2001) e apenas uma derrota. Contudo, o conjunto açoriano atravessa um bom momento e ocupa a atual 4.ª posição na tabela, pelo que se espera um jogo difícil. A equipa de São Miguel está em grande forma e será, sem dúvida, um desafio complicado para os leões na sua busca por um novo recorde na competição.
Jogador dos leões tem sido destaque desde que chegou a Alvalade e agora está nomeado para um dos prémios mais conceituados do mundo
|
0A FIFA, federação que rege o futebol a nível internacional, revelou na passada quinta-feira, dia 28 de novembro, os nomeados para os prémios The Best - os prémios que a instituição atribui e que distinguem os melhores jogadores do mundo durante o ano. Na lista, onde aparecem os nomes dos melhores jogadores do mundo, surge uma cara conhecida... a de Viktor Gyokeres.
O ponta de lança sueco do Sporting está na corrida para o onze do ano, e surge nomeado entre os melhores avançados do ano de 2024. Partilha esta lista com outros 21 jogadores, onde surge também um dos dois portugueses nomeados: Cristiano Ronaldo. O outro português é Ruben Dias, nomeado para um dos melhores defesas do ano.
A FIFA também revelou os onze nomeados para o prémio The Best - que distingue o melhor jogador do mundo: Dani Carvajal (Real Madrid), Erling Haaland (Manchester City), Federico Valverde (Real Madrid), Florian Wirtz (Bayer Leverkusen), Jude Bellingham (Real Madrid), Kylian Mbappé (París Saint-Germain/Real Madrid), Lamine Yamal (FC Barcelona), Lionel Messi (Inter Miami), Rodri (Manchester City), Toni Kroos (Real Madrid/retirado), Vinícius Jr. (Real Madrid).
Ficaram a saber-se também os nomeados dos outros prémios. Para o melhor treinador: Carlo Ancelotti (Real Madrid), Lionel Scaloni (Argentina), Luis de la Fuente (Espanha), Pep Guardiola (Manchester City) e Xabi Alonso (Bayer Leverkusen). E para melhor guarda redes: Andriy Lunin (Real Madrid), David Raya (Arsenal), Ederson (Manchester City), Emiliano Martínez (Aston Villa), Gianluigi Donnarumma (París Saint-Germain), Mike Maignan (AC Milan) e Unai Simón (Athletic).
Viktor Gyokeres vê confirmado o seu grande momento com as cores do Sporting. O Viking de Alvalade, que em 23/24 marcou 43 golos e fez 14 assistências em 50 jogos, manteve a boa forma na presente temporada, onde já leva 24 golos e quatro assistências em 20 jogos, em todas as competições.
Jogador que tem sido um dos destaques da equipa de João Pereira atingiu no jogo contra o Arsenal uma façanha significativa
|
0O impacto de Francisco Trincão no Sporting é cada vez mais evidente e os números não mentem. No último jogo dos leões, frente ao Arsenal, o extremo de 24 anos assistiu Gonçalo Inácio para o único golo do formação leonina e atingiu as 50 participações em golos desde que chegou a Alvalade.
O esquerdino viveu vários momentos no Sporting desde a sua chegada em 2022/2023, emprestado pelo Barcelona. Veio para relançar a carreira sob a orientação de Ruben Amorim, seu antigo treinador no Braga. Antes de vestir a camisola leonina, passou por Barcelona, onde fez 42 jogos e marcou três golos, e pelo Wolverhampton, com 30 jogos e igualmente três golos.
A temporada 2023/2024 começou de forma menos positiva, com uma primeira volta do campeonato pouco animadora, mas Trincão sempre contou com a confiança do treinador. A sua resiliência revelou-se crucial, e a entrada no ano de 2024 marcou uma reviravolta na sua performance. No final da época, o jogador alcançou um balanço muito positivo, com uma dezena de golos e nove assistências, consolidando-se como uma peça importante no esquema de Amorim.
Em 2024/25, Francisco Trincão já leva quatro golos e 10 assistências em 20 jogos, com 1.656 minutos em campo. O extremo dos leões tem tido um grande arranque de temporada, depois de ser uma das peças fundamentais do título conquistado na época anterior.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de euros – leva 120 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 27 golos e 23 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos e tem contrato com o emblema verde e branco até junho de 2026.