Futebol
Gonçalo Inácio em maus lençóis? Rui Borges toma nova decisão no Sporting
25 Ago 2026 | 11:00
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jan 2025 | 13:54 |
Geovany Quenda é destaque no estrangeiro. Vários são os clubes interessados no ala do Sporting, que cumpre apenas a primeira temporada na equipa principal, mas demonstra números bastante positivos. A tenra idade, aliada à qualidade indiscutível, vale-lhe uma comparação com Lamine Yamal.
O jornal Sport escreve que o jovem craque "está destinado a tornar-se um jogador que pode marcar uma era no futebol europeu, se mantiver esta evolução". O diário desportivo do país vizinho aponta até semelhanças com a estrela do Barcelona.
"A precocidade, o talento e o jogo de desequilíbrio" são fatores referidos pela fonte acima mencionada, que não esquece os recordes do 'camisola 57' ao ser o mais jovem de sempre a marcar na Liga pelo Sporting, ultrapassando Cristiano Ronaldo, mas também o mais jovem a jogar na Champions pelos leões, a marcar em Clássicos e a ser convocado para a Seleção Nacional.
Esta época, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 31 partidas, nas quais disputou 2.147 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, quatro assistências e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Sendo esta a sua primeira temporada ao serviço da equipa principal do Clube de Alvalade, na época anterior, Geovany Quenda participou em 24 encontros pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, apontou 11 golos e fez sete assistências.
Estrutura do Clube de Alvalade já havia identificado um plano B para o plantel de Rui Borges, com o objetivo de garantir a chegada de uma solução para a posição
26 Ago 2026 | 03:00 |
Julio Soler era a principal alternativa do Sporting a Moncef Zekri para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting, sabe o Leonino. O lateral argentino do Bournemouth estava referenciado pela estrutura verde e branca para o caso de o negócio pelo jovem marroquino acabar por falhar.
Ao que o nosso Jornal apurou, os responsáveis leoninos trabalharam com mais do que uma possibilidade para preencher a vaga deixada por Ricardo Mangas. Zekri foi sempre a solução que ganhou maior força, mas Soler encontrava-se preparado como plano B caso surgisse algum entrave definitivo nas negociações com o Mechelen.
O jogador do Bournemouth está atualmente avaliado em 8 milhões de euros, uma verba consideravelmente superior ao investimento necessário para garantir Zekri. Ainda assim, o perfil do argentino agradava à estrutura do Sporting e era visto como uma solução válida para aumentar as opções de Rui Borges no corredor esquerdo.
A SAD acabou por conseguir fechar a contratação de Moncef Zekri, tornando desnecessário avançar para o plano alternativo. O marroquino foi apresentado na terça-feira e será a alternativa a Maxi Araújo, numa aposta pensada também a médio e longo prazo.
Desta forma, Julio Soler não deverá avançar para o Sporting neste mercado, mas o interesse demonstra que os leões tinham preparado diferentes cenários para uma posição considerada prioritária. A escolha final recaiu em Zekri, deixando o lateral do Bournemouth como solução de recurso para o caso de o primeiro negócio não chegar a bom porto.
Jogador marroquino é o nono reforço dos verdes e brancos para a temporada 2026/27 e chega a Alvalade oriundo do Mechelen, da Bélgica
25 Ago 2026 | 20:52 |
Moncef Zekri já é oficialmente jogador do Sporting. O lateral-esquerdo marroquino, de apenas 17 anos, tornou-se no nono reforço dos verdes e brancos para 2026/27 e assinou um contrato válido por três temporadas, até junho de 2029, além de ter uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
A duração inicial do vínculo está relacionada com o facto de o jogador ainda ser menor de idade. Quando completar 18 anos, a 20 de setembro, Moncef Zekri prolongará o contrato por mais duas temporadas, ficando ligado aos verdes e brancos até 2031. O Sporting paga 3 milhões de euros fixos ao Mechelen, mais bónus.
O jovem chegou a Lisboa no domingo, realizou os habituais exames médicos na segunda-feira e cumpriu depois todos os procedimentos necessários antes da oficialização. Zekri chega para preencher a vaga deixada por Ricardo Mangas e será, numa primeira fase, a principal alternativa a Maxi Araújo no corredor esquerdo.
A contratação também é encarada como uma aposta de futuro. O Sporting pretende dar tempo ao internacional jovem marroquino para crescer durante esta temporada e prepará-lo para assumir maior protagonismo mais adiante, sobretudo perante a possibilidade de Maxi Araújo deixar Alvalade no futuro.
Formado no Mechelen, Zekri realizou 17 jogos pela equipa principal na última temporada e já conquistou a CAN Sub-17 por Marrocos. Natural de Bruxelas, estreou-se pelos seniores em maio de 2025 e começou a presente época como titular diante do Gent, antes de ficar de fora dos encontros seguintes já com a mudança para o Sporting em andamento.
Confira o vídeo de apresentação:
Mais recentes declarações do Presidente dos verdes e brancos continuam a ser tema de conversa e motivo para várias abordagens
25 Ago 2026 | 17:30 |
Bruno Francisco analisou as recentes declarações de Frederico Varandas sobre a situação de Luis Suárez e considera que o Presidente do Sporting procurou encerrar, de uma vez por todas, a polémica que tem acompanhado o avançado colombiano desde o início da temporada.
Bruno Francisco: "O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa"
Na A BOLA TV, o comentador começou por destacar a forma utilizada pelo líder leonino para abordar o tema. “O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa, com aquele humor mais corrosivo. Explicando o que se estava a passar, mas fazendo algumas alegorias.”
Bruno Francisco entende, contudo, que o mais importante para os leões é colocar rapidamente um ponto final no assunto. “É do interesse da estrutura do Sporting e, neste caso, do Presidente do Sporting, acabar com esta novela o mais rápido possível. Porque, para todos os efeitos, foi o caso maior do arranque da temporada do Sporting. A saída do treino, eventuais guerras com o treinador, colegas, estar à parte do plantel no sentido de ter poucas relações”.
O comentador alertou ainda para as consequências que todo o ruído pode trazer, tanto a nível desportivo como no próprio mercado. “Este tipo de novelas é mau em todos os sentidos. Não só desestabiliza o grupo de trabalho, como cria ruído todo à volta dos adeptos, não só do Sporting, mas do mundo do futebol. E também, caso o Sporting queira vender o jogador, isto é mau porque acaba por o desvalorizar”.
Por isso, Bruno Francisco acredita que Frederico Varandas pretendeu estabilizar definitivamente a situação do camisola 97. “Diria que é do interesse do Sporting ter o jogador focado, diminuir ao máximo este ruído, acabar com este caso o mais breve possível e depois resolver: ou fica, ou alguém paga o que o Sporting quer. No fundo, acho que foi isso que Frederico Varandas quis fazer”.
Gonçalo Inácio em maus lençóis? Rui Borges toma nova decisão no Sporting
25 Ago 2026 | 11:00
Atenção, Sporting! Rui Borges recebe grandes notícias sobre Fotis Ioannidis
25 Ago 2026 | 16:32
Deportivo não quis vender Yeremay ao Sporting, mas agora quer alvo dos leões para o substituir
25 Ago 2026 | 16:17