Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geovany Quenda é uma das maiores promessas do Sporting. Titular na equipa principal dos leões com apenas 17 anos, o internacional português já tem vários interessados no estrangeiro e foi o mais recente convidado de 'Um dia com', projeto dos leões que passa por demonstrar as vivências dos atletas do plantel. No novo episódio, o jovem deixou uma bicada ao Benfica.
"Comecei (a jogar futebol) para aí com cinco, seis anos, numa academia e depois, com nove, vim para Portugal, com objetivo de estudar, não era para vir jogar. O meu primo levou-me ao Damaiense e calhou (de ter ficado na equipa)", revelou aos meios de comunicação dos leões".
O 'camisola 57' não esquece o que viveu antes de rumar a Alvalade, garantindo que esteve "no outro lado da Segunda Circular, mas não correu muito bem". Em 2023, Basaúla Lemba, padrinho do craque, revelou que em 2020, o Benfica tinha prometido acolher o jovem no Seixal para não deixar fugir um jogador com enorme talento. No entanto, a direção encarnada voltou com a palavra atrás e deixou a família de Quenda desamparada. O Sporting entrou em cena e o extremo diz "ser feliz" nos leões.
Esta época, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 29 partidas, nas quais disputou 1.967 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, quatro assistências e dois golos apontados - Na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Sendo esta a sua primeira temporada ao serviço da equipa principal do Clube de Alvalade, na época anterior, Geovany Quenda participou em 24 encontros pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, apontou 11 golos e fez cerca de sete assistências em conta pessoal.
Confira o vídeo do Sporting que acompanha Geovany Quenda num dia:
Mercado de transferências promete agitar plantel dos verdes e brancos, mas técnico terá escolhido manter jogador com muitos minutos de utilização
|
0O Sporting quer segurar Franco Israel. Apesar de algumas oscilações, o guardião tem merecido a confiança de Rui Borges para assumir a baliza leonina desde que o técnico chegou a Alvalade, e vai continuar com os verdes e brancos pelo menos até ao final da época.
Numa altura em que está aberto o mercado de janeiro, a Direção liderada por Frederico Varandas tem várias questões por resolver e a baliza é uma prioridades. Para a posição de guarda-redes o técnico do Sporting conta atualmente o uruguaio, Vladan Kovacevic e Diego Callai, mas a contratação de Rui Silva está perto de ficar fechada.
O 'camisola 1' chegou ao Sporting proveniente da equipa de sub-23 da Juventus, a troco de 650 mil euros. Israel chegou para ser suplente do então titular Antonio Adán, assumiu a titularidade após lesão do espanhol. No entanto, também sofreu um contratempo que o afastou da reta final da competição.
A recuperação e o início de pré-época tardio atirou-o novamente para a condição de suplente, desta feita com Kovacevic a assumir a titularidade. No entanto, o uruguaio beneficiou novamente de uma lesão de um concorrente posicional e desde então só perdeu a titularidade a contas com um síndrome gripal.
Esta temporada, Franco Israel – avaliado em 7 milhões de euros – leva 19 partidas disputadas e 1.740 minutos jogados. O jovem de 24 anos sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Jornalista aconselha Clube de Alvalade a vender jogador imprescindível no eixo mais recuado do terreno e a atacar mercado com o lucro
|
0O Sporting deixou de jogar com três centrais declarados com a chegada de Rui Borges. Gonçalo Inácio - recentemente apontado ao Real Madrid - ainda não foi opção, uma vez que tem estado lesionado, mas Luís Rocha Rodrigues acredita que não terá sucesso com o novo sistema dos leões e aponta uma eventual saída.
"Seria o melhor para todos. A meu ver, o melhor era Gonçalo Inácio ir para onde for, mas para o Manchester United faria todo o sentido", começou por dizer, no podcast Ataque Rápido, passando a explicar que "acabando este sistema (três centrais), todos nos lembramos das dificuldades que tem na seleção, quando alinha a quatro e ele não encaixa".
"Não estou a dizer que não se pode adaptar a um sistema novo, mas depois só pode jogar como central da esquerda. Além de que pode dar o encaixe que mais nenhum dará", assegurou o jornalista antes de admitir ser "uma ótima altura para Varandas ligar a Amorim e a dizer 'olha, tranquilo, podes "desdizer" o que disseste e vir cá, mas não leves o Gyokeres. Se quiseres o Inácio, fazemos um bom preço'". Quanto ao valor, Luís Rocha Rodrigues aponta números a rondar os 40-50 milhões que permitem "ir ao mercado em busca de laterais e de um médio".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma 20 partidas disputadas, tendo sido utilizado durante 1.396 minutos, nos quais marcou três golos e fez três assistências.
Ao todo, ao serviço do Sporting, Gonçalo Inácio contabiliza 191 partidas, 18 finalizações certeiras, 11 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Jogador já tinha manifestado interesse em rumar a outros campeonatos, mas mudança de agente terá sido o ponto de viragem
|
0O Sporting vem demonstrando interesse em renovar com Hidemasa Morita desde a temporada passada. No entanto, o médio mudou recentemente de empresário e terá negado as abordagens do Clube de Alvalade para prolongar a sua ligação.
O internacional japonês era representado pela Heroe e por Hiroyuki Honda. No entanto, assinou contrato com a CAA Base, empresa inglesa que tem Pedro Porro nos seus quadros. Nas redes sociais, o antigo jogador do Sporting parabenizou o ex-companheiro pela mudança: "Bem-vindo, irmão", escreveu.
No último mercado de transferências de verão, Morita revelou, durante a participação num podcast, ter vontade de experimentar outras ligas, nomeadamente a Premier League. No entanto, apesar dos episódios recentes, a SAD mantém a expectativa e desejo de prolongar o vínculo do 'camisola 5'.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 15 milhões de euros – leva 24 encontros: 15 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.512 minutos que disputou, o médio marcou dois golos e fez três assistências.
O médio chegou ao Sporting em julho de 2022, contratado por Frederico Varandas ao Santa Clara, numa transferência avaliada em cerca de 3,45 milhões de euros. Desde então, com o leão rampante ao peito, Hidemasa Morita acumula 105 jogos, 10 golos, 11 assistências e um título conquistado (Campeonato Nacional de 2023/24).