
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Raphinha já decidiu: o antigo jogador do Sporting não pretender regressar à Premier Leaguem nem rumar à Arábia Saudita, privilegiando a continuidade no Barcelona, tendo até informado os culés sobre esta decisão tomada para a temporada 2024/25, apesar da cobiça de vários emblemas.
O Al Hilal de Jorge Jesus era um dos principais interessados na contratação do internacional brasileiro, no entanto, o clube de Joan Laporta definiu 90 milhões como o montante mínimo para negociar uma possível transferência de Raphinha, sendo que o objetivo principal do Barcelona seria vender o jogador por 100 milhões de euros. Nesse sentido, o Al Hilal teria de estar disposto a 'abrir os cordões à bolsa', de forma a conseguir adquirir o passe do antigo extremo do Sporting e cumprir, assim, um desejo de Jorge Jesus.
De resto, também o Newcastle estava inclinado em garantir a transferência de Raphinha. A equipe inglesa, comandada pelo técnico Eddie Howe, está a fazer uma reformulação no ataque e via com bons olhos a contratação do ex-craque dos leões para a época que se aproxima.
O avançado de 27 anos transferiu-se para a Cidade Condal proveniente do Leeds United, na temporada passada, por uma quantia a rondar os 58 milhões de euros. O atleta, que chegou a Alvalade, contratado ao Vitória de Guimarães, na época 2018/2019, vai agora encantando pelo Barça na La Liga e na Champions League. Pelo Sporting, o extremo fez 41 jogos, onde marcou por nove vezes e assistiu por duas, conquistando uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Na temporada 23/24, Raphinha - avaliado em 50 milhões de euros - foi aposta em 37 partidas, somando 10 golos e 11 assistências. É de recordar que o avançado brasileiro cumpriu, agora, a segunda época ao serviço do clube blaugrana, com quem tem contrato até 2027, com uma cláusula de rescisão definida nos 400 milhões de euros.
Confira a publicação:
Encontro entre os conjuntos da África do Sul e do Brasil marcou o término da competição para um elemento com passagem pelo Clube de Alvalade
|
Miguel Cardoso foi eliminado do Mundial de Clubes depois do empate a zero no Sundowns - Fluminense. O treinador português, que chegou a ser técnico adjunto no Sporting, viu a sua formação, que alinha no campeonato sul africano, terminar a participação no terceiro lugar no F, e falhar o acesso aos oitavos de final da prova. Relembrar uma grande surpresa que já aconteceu nos Estados Unidos.
O Sundowns precisava de um conjunto de resultados para ultrapassar a fase de grupos, mas, acima de tudo, precisava de vencer o seu jogo contra o Fluminense. A equipa do ex Sporting Miguel Cardoso entrou melhor, com mais posse e mais remates, mas não conseguiu marcar na primeira parte do encontro.
A segunda parte viu mais do mesmo. A equipa da África do Sul tentou de tudo para derrotar o Fluminense, conjunto brasileiro do Rio de Janeiro, mas viu as suas tentativas serem frustradas, e o conjunto da América do Sul conseguir o empate, que servia na perfeição para o apuramento para a fase seguinte.
A jogar com o resultado do Sundowns - Fluminense estava o Borussia - Ulsan Hyundai. No outro jogo do grupo F, alemães e nipónicos também lutavam para conquistar o melhor lugar possível no grupo F. Na primeira parte, o Dortmund adiantou-se, por Svensson. O golo solitário foi suficiente para ganhar a partida para a equipa europeia.
Estes dois resultados da última jornada do grupo F viram Borussia Dortmund assegurar o primeiro lugar, com sete pontos em três partidas disputadas. Atrás, ficou o Fluminense, com cinco pontos, no último lugar de acesso aos oitavos finais. Em terceiro, o Sundowns de Miguel Cardoso, seguido do Ulsan Hyundai, equipas que ficam pelo caminho após a parte inicial da competição.
Elemento muito próximo do treinador verde e branco falou, recentemente, com a imprensa nacional, e explicou que não estava à espera deste percurso
|
Manuel Borges, pai de Rui Borges, admitiu que não esperava ver o filho chegar tão rápido ao Sporting. Em declarações aos microfones da Sporttv, o familiar próximo do treinador verde e branco aproveitou para fazer um pequeno comentário sobre o percurso no futebol.
Manuel Borges: "Sempre pensei que ele fosse alguém no futebol, mas nunca que chegasse tão rápido a um Sporting. Mas merece"
"Fica sempre na memória. Uma pessoa sofre mais um bocadinho. Vou começando a ver, mas dá-me aquela tremedeira e às vezes desligo um bocadinho o jogo", começou por explicar Manuel Borges, na reportagem que foi realizada e transmitida pela Sporttv.
Prosseguiu, acabando por fazer uma admissão acerca da carreira de Rui Borges, que não esperava que disparasse com tamanha brevidade: "Sou um pai sortudo. Sempre pensei que ele fosse alguém no futebol, mas nunca que chegasse tão rápido a um Sporting. Mas merece".
Relembrar que Rui Borges teve uma ascensão quase meteórica no futebol português. Começou no Mirandela, em 2017/18, tendo passado pelos vários escalões do futebol português até chegar ao Mafra, em 2022/23. Na época seguinte rumou ao Moreirense, depois disso assinou pelo Vitória de Guimarães, antes de, em dezembro de 2024, rumar ao Sporting, onde se sagrou campeão nacional.
Rui Borges é, de resto, uma das figuras mais adoradas na sua terra natal de Mirandela. O treinador do Sporting fez questão de mencionar várias vezes o amor pela terra natal durante a sua estadia em Lisboa, voltou para receber várias homenagens durante as férias, e têm sido várias as peças que ilustram o carinho que os habitantes de Mirandela têm pelo treinador dos leões.
italianos e ingleses defrontam-se, esta quinta-feira, no último jogo da fase inaugural da prova e decidem o primeiro lugar do Grupo G
|
O destaque desta quinta-feira vai para mais encontros decisivos do Mundial de Clubes. O confronto entre Juventus e Manchester City, transmitido na TVI, promete ser um dos pontos altos da competição, reunindo dois gigantes europeus que, com a qualificação para a próxima fase já garantida, precisam apenas de decidir quem fecha o grupo na primeira posição.
No mesmo horário, e para a mesma prova, o WAC enfrenta o Al Ain, sendo que, na madrugada de sexta-feira, há mais confrontos para ver. O Al Hilal defronta o Pachuca, enquanto o Real Madrid mede forças com o Red Bull Salzburg. Neste Grupo H, ainda é possível que aconteçam algumas surpresas e só mesmo o conjunto mexicano já está garantidamente fora da competição.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta quinta-feira:
• Juventus - Manchester City: 20h00, Mundial de Clubes 2025, TVI;
• WAC - Al Ain: 20h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• Al Hilal - Pachuca: 02h00 (quinta-feira), Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• Red Bull Salzburg - Real Madrid: 02h00 (quinta-feira), Mundial de Clubes 2025, DAZN.
Aproveite e carregue aqui para ver a listagem completa.