
Futebol
50 milhões! Chelsea define valor para vender craque que nunca foi aposta de Amorim no Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Palhinha poderá sair do Bayern Munique no próximo mercado de verão. O ex jogador do Sporting tem sentido algumas dificuldades de adaptação ao clube e os responsáveis dos bávaros estarão decididos em vender o passe do internacional português, no fim da época. Quanto ao futuro, uma das possibilidades em cima da mesa é um regresso a Inglaterra e uma mudança para o Manchester United que, a confirmar-se, significará um reencontro com Ruben Amorim.
Segundo o Caughtoffside, um site especializado no mercado de transferências, o médio de 29 anos é um dos jogadores na lista de contratações do clube de Old Trafford para reforçar o meio campo. O treinador dos Red Devils, Ruben Amorim - que está também interessado em Gonçalo Inácio - conhece bem as qualidades de João Palhinha, uma vez que o treinou em duas temporadas – entre 2020 e 2022 -, no Clube de Alvalade.
No entanto, a lista de clubes interessados no internacional português inclui também Arsenal e Liverpool. O técnico dos gunners, Mikel Arteta, também quer reforçar o meio campo da equipa, no próximo verão, e o nome de Palhinha é um dos favoritos. No caso dos reds, a situação é diferente. Apesar da qualidade de João Palhinha ser também reconhecida em Anfield, a formação orientada por Arne Slot dispõe de muitas opções para o meio-campo e, por isso, a contratação de um médio não estará no topo das prioridades.
Na presente temporada, João Palhinha tem tido dificuldades para se impor na equipa do Bayern. Contratado no início da época ao Fulham, a troco de 51 milhões de euros, o médio português soma apenas 21 jogos na equipa orientada por Vincent Kompany – apenas nove como titular -, ainda sem ter assinado qualquer golo ou assistência.
Na equipa principal do Sporting, João Palhinha esteve presente num total de 95 encontros, tendo marcado sete golos. Pelo Clube de Alvalade, o internacional português sagrou-se campeão nacional e venceu a Taça da Liga, em 2020/21, e conquistou ainda a Supertaça, na época seguinte. No verão de 2022, o médio foi vendido aos ingleses do Fulham, numa transferência que rendeu 22 milhões de euros aos cofres dos leões.
Ponta de lança que foi aconselhado ao Clube de Alvalade pela Inteligência Artificial pode rumar à Alemanha já na próxima janela de transferências
|
Fábio Silva - avançado que foi sugerido pelo ChatGPT ao Sporting no último mercado de verão - está a cumprir os últimos jogos ao serviço do Las Palmas. O Eintracht Frankfurt está a preparar uma proposta pelo jogador, sendo que Estugarda e Wolfsburgo também estão interessados no futebolista.
Ligado ao Wolverhampton até 2026, Fábio Silva está avaliado em 20 milhões de euros pelo Transfermarkt. Contratado em 2020 ao Porto por 40 milhões de euros, não se conseguiu impor em Inglaterra e foi cedido de forma consecutiva a Anderlecht, PSV e Rangers.
Os dirigentes do clube das Canárias já admitiram que é impossível a manutenção do internacional português, emprestado pelos Wolves ao clube, tal Dário Essugo, o outro português do plantel, emprestado pelo Sporting. No caso de Essugo, o Chelsea é o seu destino, clube que comprou o seu passe aos leões antes do final da época.
A época de Fábio Silva no Las Palmas tem atraído a atenção de vários clubes. Esta temporada, o jovem português leva 10 golos marcados e três assistências em 24 jogos. No fim de semana bisou no triunfo importante diante do Getafe na La Liga por 3-1.
O jornalista Rudi Galetti adianta que a Alemanha deverá ser o destino provável de Fábio Silva. O avançado vem sendo mesmo o melhor marcador da equipa espanhola, estando à frente de nomes como Sandro Ramírez (oito) e Alberto Moleiro (seis).
Veja a publicação de Rudy Galetti:
Segunda vez em quase três décadas que dois clubes chegam às últimas cinco jornadas empatados. E desta vez... leões estão em vantagem
|
A luta pelo título está ao rubro! Com 29 jornadas disputadas, Sporting e Benfica seguem empatados no topo da Liga Betclic, ambos com 69 pontos. No entanto, apesar da igualdade pontual, é o Sporting que lidera por ter vencido o dérbi da primeira volta, e o calendário sorri aos leões. Esta é apenas a segunda vez, nos últimos 26 campeonatos com 18 equipas, que duas formações chegam tão taco a taco às últimas cinco jornadas.
O único precedente remonta a 2018/19, quando Benfica e Porto também estavam igualados a cinco jornadas do fim. Na altura, os encarnados acabaram por conquistar o título. Agora, o cenário é diferente: o Sporting não só leva vantagem no confronto direto como depende apenas de si próprio para voltar a ser campeão e até pode fazê-lo na Luz, em pleno dérbi eterno.
Com Rui Borges a liderar desde a 15.ª jornada, os leões têm demonstrado uma solidez notável, liderando o campeonato desde a reviravolta na liderança. O técnico chegou com a equipa a um ponto do Benfica e, desde então, conquistou mais pontos do que qualquer outra formação. A estreia de Rui Borges deu-se precisamente com uma vitória frente ao rival, e pode ter sido aí que o rumo do campeonato mudou.
Com Moreirense, Gil Vicente e Vitória de Guimarães a visitar Alvalade, e apenas Boavista fora, o caminho do Sporting até ao fim da época parece, teoricamente, mais acessível do que o dos encarnados, que ainda têm de visitar Guimarães, Estoril e Braga. E claro, recebem os leões na penúltima jornada, jogo que poderá decidir tudo.
Se o Sporting vencer os próximos quatro jogos, poderá até empatar na Luz e sagrar-se bicampeão. Se vencer no terreno do rival, poderá até perder um dos outros encontros. Mais do que nunca, os leões dependem apenas de si e a história pode muito bem estar a preparar um final épico com tons verdes e brancos. Reveja aqui o reforço que Rui Borges quer segurar para as próximas temporadas.
Avançado formado em Alcochete continua em grande forma ao serviço dos leões e é destaque num mais recente estudo do Observatório do Futebol
|
Geovany Quenda, jovem promessa da formação leonina, integra o top 10 dos jogadores mais 'experientes' nascidos em 2007 ou depois, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol (CIES). O extremo do Sporting, que já soma 57 jogos oficiais como sénior (incluindo equipa B) apresenta uma média impressionante de 51,2 jogos por época.
Apesar de já ter sido vendido ao Chelsea, com o seu colega de formação, Dário Essugo, o talento verde e branco vai continuar em Alvalade por mais uma temporada, com a transferência para os blues a acontecer apenas no início de 2026/27. Esta permanência por mais um ano permite ao Sporting continuar a contar com um dos jogadores mais promissores da nova geração, que tem dado nas vistas tanto a nível interno como internacional.
O ranking agora divulgado é liderado por Lamine Yamal, do Barcelona, que já participou 117 partidas oficiais e tem uma média de 59,7 jogos por ano desde a estreia. Ainda assim, a presença de Geovany Quenda neste top mostra o impacto que o jovem tem tido no futebol sénior.
Com apenas 17 anos, o jovem extremo tem sido uma peça-chave no Sporting, somando já 48 jogos, três golos e seis assistências esta temporada, contribuindo de forma decisiva para a campanha dos leões rumo ao bicampeonato. A equipa liderada por Rui Borges ocupa o primeiro lugar da Liga Portugal, com 69 pontos, os mesmos que o Benfica. Encontra-se em vantagem pela diferença de golos e também pelo facto de ter vencido em casa frente ao encarnados, por 1-0. Recorde aqui o reforço de sonho que o Sporting quer agarrar para os próximos anos.
O Sporting venceu nos Açores, o Santa Clara, na 29ª jornada da Liga Portugal, com golo apontado aos 50 minutos por Geny Catamo. Os leões voltaram a liderar a tabela classificativa após deslize do Benfica em casa, frente ao Arouca (2-2). Os jogadores estão mais unidos do que nunca para conquistarem o bicampeonato, feito que não acontece na história do clube há 70 anos.
50 milhões! Chelsea define valor para vender craque que nunca foi aposta de Amorim no Sporting
Emprestado pelo Sporting tem guia de marcha e regressa a Alvalade; Varandas com dores de cabeça
Bendtner sugere que figura nuclear do Sporting rume a Newcastle ou Aston Villa: "Ia adaptar-se"