
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Sporting e Porto jogam, este sábado, dia 12 de maio, pelas 18h00, o Clássico de andebol, no Dragão Arena. Carlos Carneiro, diretor dos verdes e brancos, mostrou-se confiante na sua equipa, apesar de os leões não vencerem no norte desde setembro de 2018.
No caso, o antigo capitão do Clube de Alvalade acredita num bom resultado da sua equipa, que apenas precisa de um empate ou de uma vitória pra se manter no comando do Campeonato Nacional.
"A equipa tem correspondido, revela crescimento e tem um projeto de futuro, com muitos talentos que são para continuar, podendo ganhar em qualquer lado, independentemente do adversário", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.
Ainda assim, Carneiro não foi capaz de ignorar o clima criado pelos dragões num passado recente: "Obviamente não podemos pactuar com certas atitudes, como seja a de um dirigente do Porto ter colocado em causa a integridade física de quatro duplas de arbitragem. Sempre que o Porto perde, a culpa é dos árbitros, uma classe que merece melhores condições e a semi-profissionalização. As pressões não podem ficar impunes, os castigos não podem ser cumpridos durante as paragens das competições, não vale tudo para ganhar. O Porto tem dominado o andebol nos últimos tempos, mas não é proprietário da modalidade", referiu.
De seguida, o ex-jogador verde e branco comentou o facto de o Porto não ter disponibilizado bilhetes para que adeptos do Sporting pudessem apoiar a sua equipa no Dragão (Saiba mais AQUI).
"Na época transata o Porto cedeu bilhetes, mas nesta não. Não sei o que mudou de um ano para o outro. São situações que deveriam ter penalizações mais duras para quem infringisse. Acho que deixaram de ceder bilhetes porque ganhámos respeito, por já não nos olharem como uns catraios", vincou.
Por fim, o responsável dos leões elogiou a presença do VAR no Clássico: "Peca por tardio, pois algumas das agressões bárbaras aos nossos jogadores poderiam ter sido punidas. A tecnologia será sempre boa para se apurar a verdade".
De recordar que a dupla nomeada pela Federação de Andebol de Portugal (FAP) foi Eurico Nicolau e Ivan Caçador.
"Os melhores devem estar nos grandes momentos. Não sabemos porque estiveram afastados tanto tempo, pois a sua qualidade não está em causa. O Sporting continua a trabalhar em prol da modalidade, quer ganhe, ou perca, de forma limpa, sem desestabilizar. Jamais se vai calar com injustiças", finalizou Carneiro.
Transferência está garantida e Clube de Alvalade prepara-se para anunciar a chegada de cara nova para a próxima temporada, vinda da Liga Betclic
|
Rui Palhares é reforço da equipa de basquetebol do Sporting para a próxima temporada. O Clube de Alvalade e o Galitos chegaram a acordo para a transferência poste internacional sub-20 português. A chegada do atleta de 24 anos aos leões enquadra-se no processo de reformulação que o plantel verde e branco está a ser alvo.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, Rui Palhares já assinou contrato com o Sporting, sendo que a oficialização do negócio deve ser feita nos próximos dias. Na próxima temporada desportiva, o poste será uma das ‘armas’ da equipa leonina na luta pela conquista de títulos em Portugal.
Nas últimas três temporadas, Rui Palhares representou o Galitos, tendo somado um total de 87 jogos, 857 pontos e 55 assistências. Na época 2024/25 - na qual o emblema do Barreiro foi eliminado pelo Sporting, nos quartos de final do campeonato -, o poste registou uma média de 6.7 pontos, 0.5 assistências e 3.3 ressaltos, em 27 partidas realizadas.
Vale lembrar que o Sporting já tinha garantido a contratação de outros três reforços para a equipa de basquetebol. Um deles é Miguel Correia, base português de 24 anos, que chega ao Clube de Alvalade também proveniente do Galitos. Por sua vez, João Fernandes, recrutado à Oliveirense, vai voltar a competir de leão ao peito, depois de ter representado os verdes e brancos entre 2019 e 2023.
A outra cara nova do plantel verde e branco para 2025/26 é João Embaló. O poste de 23 anos também foi contratado ao clube de Oliveira de Azeméis e será mais uma opção para o conjunto verde e branco, na próxima temporada. De resto, Malik Bowman terminou o empréstimo ao Imortal e está de regresso. Em 2023/24, o poste norte-americano tinha sido igualmente cedido, ao Lusitânia dos Açores.
Equipa de futsal do emblema verde e branco está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional; Técnico fez antevisão ao dérbi frente ao Benfica
|
A equipa de futsal do Sporting está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional. Os leões deslocam-se, esta quarta-feira, dia 24 de junho, a casa do Benfica, às 20h00, no Pavilhão da Luz, para o jogo quatro da final do play-off da Liga. Em antevisão ao dérbi, Nuno Dias, que atingiu recentemente a marca dos 600 jogos pelo Clube de Alvalade, admitiu que desconhecia tal feito.
Nuno Dias: “600 jogos? Não sabia. Sabe bem"
“600 jogos? Não sabia. Sabe bem. Acima de tudo, digo sempre a mesma coisa. Mais importante do que os 600 ou número redondo, é aquilo que conseguimos fazer com ele. Tudo aquilo que alcançámos, todas as vitórias, todas as alegrias que demos, as conquistas, tudo o que conseguimos alcançar ao longo deste tempo e ao longo destes 600 jogos. Isso é que é o mais importante. Não o número, mas o que alcançámos com ele. Isso deixa-nos contentes e orgulhosos", referiu aos meios de comunicação leoninos.
O treinador prometeu entrega total da sua equipa: “Vai ser um jogo com outra história, com outros protagonistas, outras dificuldades, e da nossa parte tudo iremos fazer para terminar a Liga amanhã. Vai ser difícil e à imagem do que têm sido todos os dérbis, apesar de os números não parecerem isso”.
Depois da derrota no Pavilhão João Rocha no primeiro jogo da final, o Sporting somou duas vitórias consecutivas sobre as águias, tendo a última sido por números expressivos (5-1). Nuno Dias apontou à eficácia como parte do sucesso: “Quem é mais eficaz e acerta mais vezes na baliza tem mais probabilidades de fazer mais golos e consequentemente vitórias.”.
Nuno Dias sobre adeptos: "Têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”
Com todos os ingressos destinados aos adeptos do Sporting vendidos, Nuno Dias deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Mais uma vez, que ajudem, que nos apoiem e que são importantes naquilo que é essa ajuda. São muito importantes, aliás. Cabe-nos fazer o nosso trabalho dentro do campo, a eles adeptos cabe fazer o trabalho fora do campo que é ‘empurrar-nos’ para as coisas boas, dar-nos força quando já não temos, apoiar-nos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Nisso eles têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”.
Nova aquisição do emblema verde e branco esteve em grande num encontro em que equipa das quinas bateu turma nórdica por dois tentos de diferença
|
A seleção nacional de sub-21 de andebol garantiu o primeiro lugar do Grupo II da Main Round do Mundial da categoria com uma vitória emocionante frente à Suécia (31-29), num duelo entre duas equipas já apuradas para os quartos de final. Filipe Monteiro, futuro reforço dos leões, apontou cinco golos na partida.
A primeira parte foi dominada pelos suecos, que abriram vantagem com Pelle Segertoft a destacar-se no ataque. Portugal teve momentos positivos, especialmente com defesas de Gonçalo Morgado, mas a falta de variedade ofensiva e sete perdas de bola permitiram à Suécia castigar os erros e ir para o intervalo a vencer por 21-16.
Apesar das dificuldades iniciais, Portugal terminou a primeira parte a melhorar os índices de eficácia ofensiva. Com o ataque sueco a perder fulgor, os lusos foram reduzindo distâncias até empatar a 24-24. Xavier Barbosa deu a primeira liderança desde o 3-2 inicial e o jogo seguiu equilibrado até aos instantes finais.
Já nos últimos segundos, Rafael Vasconcelos, atleta do Sporting, colocou Portugal na frente (30-29) e a tentativa de resposta sueca foi travada por uma defesa atenta. No contra-ataque final, Filipe Monteiro selou o resultado e garantiu o triunfo Agora, Portugal vai defrontar o segundo classificado do Grupo IV que será decidido entre Alemanha, Egito e Espanha.
Em 2024/25, ao serviço do ABC, Filipe Monteiro apontou 112 golos em 36 jogos, tendo participado na totalidade dos encontros disputados pelo emblema de Braga. No total, ao longo de duas temporadas no Minho, o jovem marcou por 193 ocasiões em 70 partidas pela equipa principal.