Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“REPRESENTAR O SPORTING É UMA RESPONSABILIDADE MUITO GRANDE”

Em entrevista ao ‘Mais Futebol’, Seba Coates abordou influência de Amorim, união leonina e final da carreira, entre outros temas. Confira aqui toda a conversa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Ago 2021 | 12:28 |

Icon Comentário0

Sebastián Coates, capitão do Clube de Alvalade, falou sobre como é estar em Lisboa há tantos anos e da ligação que tem com o Sporting. Em entrevista ao ‘Mais Futebol’, o central uruguaio abordou a sua maturidade, confessando estar no auge da sua carreira. O auge da carreira

  • “Acho que pode ter sido a melhor época da minha carreira pela consistência, pela ajuda dos meus companheiros, pela ajuda do clube. É um jogo de equipa e graças ao trabalho pude ser constante. Por acaso gosto mais de ganhar troféus coletivos, mas obviamente é um orgulho ser distinguido pelo que fiz”.
Maturidade no rendimento
  • “Hoje tomo melhores decisões do que tomava antes. Mas acho que isto também tem muito a ver com o que foi o ano da equipa: valorizou todos os jogadores. O Pote, por exemplo, foi o melhor marcador. Toda a defesa esteve a um nível alto, também. Tudo isso me ajudou a ser um melhor jogador”.
Influência da tática de Amorim
  • “Tenho responsabilidades diferentes, é verdade. Mas talvez se jogássemos com uma linha de quatro defesas e a equipa estivesse igualmente bem, eu também fizesse uma época igual. Nunca se sabe. Hoje jogamos assim e eu, pessoalmente, sinto-me muito confortável. Agora há que continuar a crescer e a melhorar, porque quero sempre mais”.
Consensualidade entre os adeptos
  • “Já tenho muitos anos de clube, o ano passado correu muito bem e acho que os adeptos veem que, nos momentos bons ou nos momentos maus, trabalhei sempre da mesma maneira. Às vezes as coisas saem bem, às vezes saem mal, mas o importante é continuar sempre igual”.
Lisboa como segunda casa
  • “A minha família está muito bem aqui, em Lisboa, e eu estou num clube em que gosto de estar. Um clube que foi espetacular comigo desde o primeiro dia. Sinto-me muito bem aqui. Claro que o Uruguai é parte da minha vida, tenho a minha família lá, tenho amigos importantes... Lisboa é uma cidade à qual ganhei muito carinho, estar-lhe-ei sempre grato, mas também tenho o Uruguai”.
Terminar a carreira? “Não quero fazer planos muito distantes”
  • “Aí entra a parte de ser velho, não é? Não, não, ainda não me passou pela cabeça acabar a carreira e ainda não pensei nisso. Quero viver o dia a dia. Neste momento gosto de acordar todos os dias vir treinar aqui à Academia. Não quero fazer planos muito distantes. O tempo dirá o que será melhor tanto para a minha família como para mim”.
Seis anos de leão ao peito
  • “Talvez seja por isso que os adeptos gostam de mim. Não tanto por jogar bem ou mal, mas por estar aqui há tantos anos e por ter passado por tantas coisas, algumas boas e outras más. Eu quando fui adepto do meu clube era disso que gostava, de jogadores que ficavam muitos anos e que ajudavam o clube a marcar uma época. Talvez seja isso que eles reconhecem em mim”.
João Mário? “Cada um toma a sua decisão”
  • “Cada um toma as decisões que quer e tem toda a liberdade para o fazer. Neste caso ele tomou a sua decisão e há que respeitá-la. Enquanto fez parte do Sporting sempre deu tudo pelo clube, como companheiro também, por isso não tenho nada que apontar-lhe. Depois cada um toma a sua decisão”.
Mudanças para rivais “não são culpa de ninguém”
  • “Não sei se o clube tem que fazer algo de especial. São decisões dos jogadores, que estão no seu direito de as tomar. Muitas vezes não é culpa de ninguém, são caminhos que se separam e os jogadores vão para outro local de trabalho”.
Coates no Benfica? “Não quero saber se há interesses”
  • “Desde que comecei a ter empresário, disse-lhe que só queria saber quando houvesse propostas concretas. Não quero saber se há interesses, ou se as pessoas ligam a perguntar. Sou muito frontal com o meu empresário e ele nunca me falou de nenhuma proposta do Benfica. Não sei, por isso, se houve de facto interesse ou se foi só conversa de jornais”.
“Sem união dentro do balneário não se consegue ganhar”
  • “Não quero comparar com outras equipas. Mas o que a equipa da época passada teve foi a união. Isso nota-se não só no campo, mas também fora. Quem via os vídeos dos treinos do Sporting, podia perceber que o grupo era muito unido. Estou convencido que se não houver união dentro do balneário, não se consegue atingir coisas, não se consegue ganhar”.
Amorim como principal responsável pela união
  • “Em primeiro lugar, do mister, claro. É ele o líder do grupo. Mas depois de toda a gente. Dos roupeiros, dos médicos e dos jogadores também, claro. Gosto de vir para a Academia e respirar um bom ambiente, isso ajuda muito dentro de campo".
  • "Quando as coisas nos jogos não estavam a correr bem, havia sempre alguém disponível para correr o dobro pelo companheiro, para sacrificar-se pelo companheiro, e isso parte muito da união que existia nos treinos e nos estágios. Isso foi fundamental”.
“A responsabilidade é exatamente a mesma”
  • “Desvantagem? Nenhuma. A responsabilidade é exatamente a mesma. Representar o Sporting é uma responsabilidade muito grande e temos de a enfrentar da melhor forma. Sem perder a consciência do que fizemos o ano passado, mas tentando fazer melhor as coisas que não fizemos bem”.


Fotografia de Sporting




Futebol

Rui Borges com meia dezena de baixas a poucos dias do Sporting - AFS

Dos cinco atletas ausentes, apenas um ainda pode recuperar a tempo do próximo jogo do Clube de Alvalade diante da turma liderada por João Pedro Sousa

Rui Borges contou com várias baixas na sessão de trabalhos a poucos dias do encontro entre Sporting e AFS
Rui Borges contou com várias baixas na sessão de trabalhos a poucos dias do encontro entre Sporting e AFS

11 Dez 2025 | 17:56 |

Icon Comentário0

A equipa do Sporting treinou, esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, na Academia Cristiano Ronaldo, na preparação para o encontro diante do AFS. Nuno Santos, Zeno Debast, Pedro Gonçalves, Geovany Quenda e Francisco Trincão foram as ausências para Rui Borges.


No caso de Nuno Santos, o esquerdino está a recuperar de uma rotura no tendão rotuliano no joelho direito, Zeno Debast recupera de uma lesão no joelho esquerdo. Já Pote voltou a rasgar na coxa direita, rotura muscular que o impedirá de jogar pele menos até ao final de 2025. Por outro lado, Geovany Quenda fez uma fratura no pé direito no dérbi e deve enfrentar dois meses de recuperação.


Dos cinco atletas ausentes, o único que ainda pode recuperar a tempo do próximo jogo do Sporting é Francisco Trincão. O jogador ficou de fora da convocatória de Rui Borges para o duelo com o Bayern de Munique, da passada terça-feira, mas é possível que regresse à competição neste fim-de-semana.


Os leões realizam mais um treino na sexta-feira, dia 12 de dezembro, na Academia, e no final da sessão, às 12h30, Rui Borges realizará a habitual antevisão do encontro. 

Com o empate na última ronda do Campeonato frente ao Benfica, os comandados de Rui Borges têm agora 32 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (37) está no primeiro posto. Já os encarnados seguem na terceira posição com 29 pontos.



Futebol

Menezes Rodrigues lamenta lesão de craque do Sporting: "Estamos todos muito preocupados"

Antigo vice-presidente do Clube de Alvalade abordou mais uma paragem por problemas físicos por parte do pupilo de Rui Borges

António Menezes Rodrigues, antigo vice-presidente do Sporting, lamenta mais uma paragem por lesão do jogador, mas confia em Rui Borges
António Menezes Rodrigues, antigo vice-presidente do Sporting, lamenta mais uma paragem por lesão do jogador, mas confia em Rui Borges

11 Dez 2025 | 16:57 |

Icon Comentário0

António Menezes Rodrigues diz que Pedro Gonçalves está com “azares repetidos” na questão das leões. O antigo vice-presidente do Sporting lamenta mais uma paragem por lesão do jogador, mas confia em Rui Borges para enfrentar os próximos desafios sem o 'camisola 8'.


A. Menezes Rodrigues: "Pote é um jogador fabuloso e uma uma peça determinante na manobra da equipa"


“Há pessoas que têm azares repetidos, o Pedro Gonçalves é um deles. Mas o azar do Pote é, simultaneamente, o azar do Sporting porque o Pote é um jogador fabuloso e uma uma peça determinante na manobra da equipa”, frisou, assumindo que paira sobre Alvalade uma preocupação face ao estado clínico do atleta.


A. Menezes Rodrigues: "Estamos todos muito preocupados"

“Estamos todos muito preocupados. Coitado do jovem que é um excelente profissional. Jogadores como Nuno Santos, que é um jogador magnífico e sólido, também está no estaleiro, para não falar do Daniel Bragança”, lembrou o ex dirigente do emblema verde e branco.


O internacional português enfrenta novamente problemas na coxa direita, levantando preocupações na equipa. Esta lesão representa assim mais uma séria dor de cabeça para o treinador Rui Borges, que se vê privado de mais um dos seus elementos cruciais.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, apontou 10 golos e seis assistências.


Futebol

Roquette ficou indignado com arbitragem do Bayern - Sporting e fala em dois lances polémicos

Apesar da derrota na Allianz Arena, emblema leonino continua com possibilidades de avançar para a próxima fase da competição internacional

Rodrigo Roquette criticou a arbitragem do último jogo do Sporting na Liga dos Campeões frente ao Bayern de Munique
Rodrigo Roquette criticou a arbitragem do último jogo do Sporting na Liga dos Campeões frente ao Bayern de Munique

11 Dez 2025 | 16:28 |

Icon Comentário0

Rodrigo Roquette criticou a arbitragem do último jogo do Sporting na Liga dos Campeões (derrota por 3-1) e fala em golos do Bayern de Munique que são “duvidosos”. De acordo com o comentador afeto aos leões, sobram dúvidas relativamente a dois dos três golos da equipa alemã.


R. Roquette: "Os dois primeiros golos do Bayern são altamente duvidosos"


“Os dois primeiros golos do Bayern são altamente duvidosos”, apontou. Nesse sentido, realça que houve “bloqueio ostensivo de Kane e agarrão a Suárez”. O adepto do Clube de Alvalade, ainda assim, entende que jogar em casa dos bávaros não é uma missão simples para qualquer equipa.


R. Roquette: "Apesar das ausências, o Sporting fez um jogo muito competitivo"

“Mas a verdade é que seria sempre um jogo muito complicado”, reconheceu Rodrigo Roquette, em mensagem deixada nas redes sociais. Por outro lado, o Sportinguista ficou satisfeito com a resposta dada pelos pupilos de Rui Borges: “Apesar das ausências, o Sporting fez um jogo muito competitivo, com muita entrega e teve as suas oportunidades”, concluiu.


O Sporting jogou em Munique sem quatro peças importantes como são Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves. Apesar da derrota, o emblema leonino continua com possibilidades de avançar para a próxima fase da Liga dos Campeões.

O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, às 20h00, frente ao PSG, no Estádio José Alvalade. Depois desse encontro, resta apenas a deslocação ao reduto do Athletic, marcada para dia 28 do mesmo mês.

Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Com longa paragem pela frente, peça-chave de Rui Borges recebe prémio no Sporting
Futebol

Com longa paragem pela frente, peça-chave de Rui Borges recebe prémio no Sporting

11 Dez 2025 | 13:17

Icon Comentário0
Mesmo com derrota frente ao Bayern, titular do Sporting atira: "Sonhei..."
Futebol

Mesmo com derrota frente ao Bayern, titular do Sporting atira: "Sonhei..."

11 Dez 2025 | 13:04

Icon Comentário0
Saiba com quem jogaria o Sporting se tudo se mantivesse igual na Liga dos Campeões
Futebol

Saiba com quem jogaria o Sporting se tudo se mantivesse igual na Liga dos Campeões

11 Dez 2025 | 12:14

Icon Comentário0