Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ricardo Jorge Costa critica "tentativa atabalhoada" de Pote para explicar momento no Sporting

Jornalista português do jornal 'A Bola' aproveitou o seu espaço de opinião para deixar algumas palavras duras ao Clube de Alvalade e ao extremo português

Ricardo Jorge Costa aproveitou o seu espaço de opinião para deixar algumas palavras duras ao Sporting e a Pedro Gonçalves, conhecido como Pote no futebol
Ricardo Jorge Costa aproveitou o seu espaço de opinião para deixar algumas palavras duras ao Sporting e a Pedro Gonçalves, conhecido como Pote no futebol

27 Fev 2025 | 14:25 |

Icon Comentário0

Muita tinta está a fazer correr a mensagem que Pedro Gonçalves decidiu deixar aos adeptos do Sporting, recentemente, através da sua conta pessoal da rede social Instagram. Ricardo Jorge Costa, jornalista do jornal 'A Bola', aproveitou o seu espaço de opinião para abordar as palavras de Pote, e fazer uma análise ao momento dos leões.


Começou por escrever o seguinte: "Uma insinuação anónima publicada numa rede social obrigou Pedro Gonçalves a esclarecer, nos mesmos canais de comunicação, na sua conta pessoal, sobre a lesão que o mantém afastado da competição há três meses e meio, e em relação à qual, por parte do Sporting, não tem havido informação oficial, e que o avançado de 26 anos não é caso isolado no plantel leonino, sucedendo ao silêncio que imperou sobre Victor Gyokeres".


Prosseguiu, com a mesma ideia: "Só que agora as consequências desse estranho secretismo subiram de tom, após alguém não identificado ter insinuado na rede social X que a longa ausência de Pote, sem explicação pelo Sporting, se deve ao encobrimento de um teste antidoping positivo ao atleta. Por isso, o que deveria ou poderia ter sido julgado e tratado com a indiferença que uma calúnia a coberto do anonimato merece, levou a que Pedro Gonçalves sentisse necessidade de responder", escreveu Ricardo Jorge Costa.


O jornalista português explicou depois que a mensagem de Pote não passou de uma "tentativa" de explicar a situação - algo que já devia ter sido feito pelo Clube. Explicou que as palavras de Pote foram muito pouco específicas, falando do regresso aos relvados, quando poucas horas antes Rui Borges se tinha recusado a fazer o mesmo.

Lembrou, por fim, que Pote se sentiu obrigado a comentar também os rumores da utilização de doping por parte do internacional português, mas que o acabou por fazer de forma "atabalhoada", não deixando Ricardo Jorge Costa convencido.



Futebol

Luís Gonçalves defende continuidade do camisola 10 do Sporting: "Equipa ficaria enfraquecida"

Treinador português de 54 anos destacou ainda a evolução do futebolista desde os tempos em que era orientado por Ruben Amorim

Luís Gonçalves, que trabalhou com Geny Catamo na seleção de Moçambique, considera que o camisola 10 do Sporting atravessa um excelente momento
Luís Gonçalves, que trabalhou com Geny Catamo na seleção de Moçambique, considera que o camisola 10 do Sporting atravessa um excelente momento

28 Ago 2026 | 17:34 |

Icon Comentário0

A continuidade de Geny Catamo no Sporting continua a ser tema de discussão, sobretudo depois do interesse do Sunderland no extremo moçambicano. Luís Gonçalves, que trabalhou com o jogador na seleção de Moçambique, considera que o internacional é fundamental neste momento para a equipa.


"Sem dúvida que o Geny Catamo tem estado muito bem neste arranque de temporada, já conta com três assistências em três jogos. Geny conquistou o seu espaço naturalmente. O facto de Trincão e Pote saírem, este último vamos ver, não significa que terá mais espaço. O que é facto é que, nesta equipa do Sporting, Geny Catamo é fundamental, é precioso para Rui Borges. É um jogador que atingiu a sua maturidade futebolística e está num excelente momento de forma", começou por dizer ao 'Notícias ao Minuto'.


O treinador português destacou ainda a evolução do extremo desde os tempos em que era orientado por Ruben Amorim: "Efeitvamente, o Geny Catamo tem vindo a evoluir futebolisticamente, o que é bom. Recordo que nunca fase inicial, ainda sob o comando de Ruben Amorim, evoluiu muito a nível defensivo, ajudando a sua equipa no processo de transição defensiva e organização defensiva. Sendo um jogador explosivo e que tem um drible poderoso e que também finaliza, agora está mais refinado na questão do último passe, descobrindo colegas de equipa que fazem as desmarcações de rutura para o último terço. Daí as três assistências esta época. Com o passar dos anos, o Geny tem vindo a refinar e a evoluir tecnicamente. Atualmente é um jogador muito mais completo", prosseguiu.


Apesar de admitir que Geny poderá ambicionar uma mudança para Inglaterra, Luís Gonçalves entende que, desportivamente, o Sporting teria muito a perder com a saída: "O Sporting, do ponto de vista do clube, da equipa e dos objetivos da equipa, naturalmente deveria manter Geny Catamo. Ele é uma peça fundamental na manobra da equipa, principalmente em termos ofensivos, como é claro. Mas, por outro lado, também há a questão do valor de mercado do jogador, há a questão negocial. Se realmente O Geny sair pelos valores que o Sporting pretende, não deixa de ser um bom negócio. A questão que se coloca sempre é se têm substituto na altura. Acredito que o departamento de scouting do Sporting esteja a trabalhar nesse sentido, articulado com a equipa técnica, liderada por Rui Borges, e também pelo presidente", referiu.

L. Gonçalves: "Sair agora, faz com que a equipa do Sporting fique muito mais enfraquecida"


No entender do antigo selecionador moçambicano, perder Geny nesta fase seria particularmente complicado para os leões: "Uma decisão olhando só à questão técnica, ao plano técnico de Catamo sair agora, faz com que a equipa do Sporting fique muito mais enfraquecida, até porque, como todos sabemos, já houve saídas muito importantes nesta época do plantel do Sporting. Contudo, o futebol é assim mesmo, e os jogadores vão e vêm, e realmente este não é o momento ideal para que o Sporting perca mais um jogador da qualidade de Geny", finalizou.


Futebol

Próximo reforço do Sporting despede-se do clube onde está Abel Ferreira: "Foi uma honra"

Mudança para Alvalade representa um novo desafio na carreira, depois de uma passagem pelo futebol português ao serviço de Farense e Nacional

Kaique Pereira vai ser oficializado como reforço do Sporting e, antes de iniciar uma nova etapa em Alvalade, despediu-se do Palmeiras, de Abel Ferreira
Kaique Pereira vai ser oficializado como reforço do Sporting e, antes de iniciar uma nova etapa em Alvalade, despediu-se do Palmeiras, de Abel Ferreira

28 Ago 2026 | 16:42 |

Icon Comentário0

Kaique Pereira está cada vez mais perto de ser oficializado como reforço do Sporting e, antes de iniciar uma nova etapa em Alvalade, despediu-se do Palmeiras, de Abel Ferreira, através das redes sociais. O guarda-redes brasileiro, de 23 anos, deixou uma mensagem emotiva ao clube onde cumpriu grande parte da formação.


Kaique: "Obrigado, Palmeiras! Hoje despeço-me deste clube que mudou a minha vida"


"Obrigado, Palmeiras! Hoje despeço-me deste clube que mudou a minha vida. Cheguei em 2019 e pude viver momentos que ficarão eternizados na minha memória", escreveu o guardião numa publicação no Instagram, recordando os anos passados no emblema paulista.


Kaique fez questão de destacar também o papel das camadas jovens no seu percurso: "Faço questão de agradecer todo o período vivido nas categorias de base, no qual evoluí como profissional e pessoa, conquistei títulos e me fez chegar preparado ao profissional. Foi uma honra vestir essa camisa", acrescentou.

O guarda-redes já se encontra em Portugal para concluir os últimos passos antes de ser apresentado oficialmente. A mudança para Alvalade representa um novo desafio na carreira, depois de uma passagem pelo futebol português ao serviço de Farense e Nacional.


O reforço vai assumir o papel de concorrente de Rui Silva na baliza leonina, chegando ao Sporting com contrato até 2031. O Clube investiu 4 milhões de euros na contratação do jogador, que agora inicia uma nova aventura depois de se despedir do 'verdão'.


Futebol

Pára tudo! Rafael Leão vai mudar de clube e deve jogar frente ao Sporting em Alvalade

Negociações estão praticamente concluídas e o internacional português de 27 anos de idade deverá mesmo sair dos italianos do Milan

Rafael Leão está muito perto de trocar o Milan pelo Galatasaray, numa transferência que terá impacto direto no Sporting
Rafael Leão está muito perto de trocar o Milan pelo Galatasaray, numa transferência que terá impacto direto no Sporting

28 Ago 2026 | 16:20 |

Icon Comentário0

Rafael Leão está muito perto de trocar o Milan pelo Galatasaray, numa transferência que terá impacto direto no Sporting. O avançado português já terá dado o aval à mudança para a Turquia, com o clube de Istambul a preparar-se para pagar 45 milhões de euros fixos, aos quais poderão acrescer mais 5 milhões mediante objetivos.


De acordo com Sacha Tavolieri, as negociações estão praticamente concluídas e o internacional português de 27 anos deverá mesmo rumar ao campeão turco. A operação coloca, assim, ponto final numa novela que se prolongava há várias semanas e que poderá levar Leão a uma nova aventura no futebol europeu.


Nicolò Schira acrescenta que o jogador deverá assinar um contrato válido por quatro temporadas, até 2030, com um salário de 12 milhões de euros por ano. O Galatasaray prepara-se, por isso, para oficializar nos próximos dias uma contratação de peso para a sua participação na Liga dos Campeões.


E é precisamente na principal competição europeia de clubes que surge o reencontro com o Sporting. O Galatasaray vai defrontar os leões na fase de liga, o que significa que Rafael Leão regressará a Alvalade, estádio onde deixou de jogar em 2018, depois da polémica rescisão na sequência do ataque à Academia de Alcochete.

O avançado português também esteve nas contas do Aston Villa, mas acabou por dar preferência ao emblema turco. Leão junta-se a um plantel onde já figuram nomes como Davinson Sánchez, Ilkay Gündogan, Leroy Sané e Victor Osimhen.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Nuno Correia da Silva arrasa tratamento dado a craque do Sporting: "O seu valor é indiscutível"
Futebol

Nuno Correia da Silva arrasa tratamento dado a craque do Sporting: "O seu valor é indiscutível"

28 Ago 2026 | 15:43

Icon Comentário0
Oficial! William Carvalho tem novo clube; Ex médio do Sporting ruma ao...
Futebol

Oficial! William Carvalho tem novo clube; Ex médio do Sporting ruma ao...

28 Ago 2026 | 12:52

Icon Comentário0
Médio despede-se do Sporting, mas diz que não guarda rancor: "Não me arrependo"
Futebol

Médio despede-se do Sporting, mas diz que não guarda rancor: "Não me arrependo"

28 Ago 2026 | 12:40

Icon Comentário0