
Futebol
Antes do jogo com o Boavista, adeptos do Sporting prepararam surpresa especial para a equipa
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ricardo Jorge Costa, jornalista do jornal A Bola, não deixou passar em branco a onde de 'olés' que se ouviram em Alvalade, quando Portugal finalmente carimbou a passagem às meias finais da Liga das Nações, depois de um embate muito complicado contra a Dinamarca, apenas resolvido no prolongamento. Relembrou o comportamento do treinador da equipa de basquetebol do Sporting para fazer a comparação.
"Dois casos antagónicos, de presença e de ausência, de fair-play, em palcos, modalidades e com protagonistas distintos. O primeiro, de elogiável desportivismo, exemplo de clarividência no reconhecimento da superioridade do adversário como causa da derrota, do treinador de basquetebol do Sporting, Luís Magalhães, após a final da Taça de Portugal", começou por escrever.
Prosseguiu, com largos elogios ao treinador do Sporting, e com a reprodução das suas palavras no final da partida, em que reconhecia a superioridade do Porto durante a partida, e a necessidade de melhorar por parte da sua formação.
Passou, depois, ao ataque. Começou por escrever: "Discursos táticos fastidiosos, com desculpas diversas e/ou ataques à arbitragem e/ou exortação de virtudes duvidosas à equipa própria são costumeiros em treinadores de todas as modalidades (mais no futebol), que a sobriedade e a capacidade de autocrítica de Luís Magalhães desmontam, reduzindo-os a mera retórica".
Rematou, com o seguinte: "Em contraponto, um exemplo de gravíssima falta de fair-play, no recente jogo da Taça das Nações entre Portugal e a Dinamarca, em Alvalade. Após 210 minutos em que a nossa Seleção foi superior à antagonista em menos de 30, o público que encheu as bancadas do estádio do Sporting entoou ‘olés’ durante as derradeiras jogadas da equipa das quinas. Uma lamentável, condenável e constrangedora falta de respeito e desportivismo, que reflete a falta de cultura desportiva em Portugal", atirou Ricardo Jorge Costa, visivelmente desagradado com o público luso.
Culés vencem 32.ª Taça do Rei da história, depois de vencerem formação merengue pela terceira vez consecutiva esta temporada
|
O Barcelona - Real Madrid terminou com vitória de Raphinha - que voltou a abordar a mudança para a Arábia Saudita - e companhia, por 3-2. Na final da Taça do Rei, foram os comandados de Hansi Flick a levar a melhor sobre o conjunto de Ansi Flick, vencendo o eterno rival pela terceira vez esta temporada, depois de um 4-0 para o campeonato e um 5-2 para a Supertaça.
No Estadio de la Cartuja, em Sevilha, os culés tomaram as rédeas do encontro desde cedo. A primeira parte foi totalmente dominada pelos catalães, que tiveram várias oportunidades para marcar. O golo surgiu ais 28, com um remate monumental de Pedri, a passe de Lamine Yamal.
No segundo tempo, os merengues responderam e Kylian Mbappé escolheu a melhor altura para marcar o primeiro livre-direto da carreira, empatando o El Clásico (70'). Pouco tempo depois, Aurélien Tchouameni fez a cambalhota no marcador (77'). O Barça não desistiu e foi atrás do jogo, com Ferran Torres a igualar aos 84'. Aos 90+9', o árbitro, Ricardo de Burgos Bengoetxea - humilhado e assediado pelo Real Madrid no canal oficial durante toda a semana - marcou penálti por falta sobre Raphinha, mas, depois de ver as imagens, cancelou e apitou para prolongamento.
No tempo extra, o Barcelona foi ameaçando, mas os merengues iam respondendo no contra-ataque. Ao fim dos primeiros 15 minutos, não havia mudanças no placard. Na segunda parte do prolongamento, Ferran ainda marcou, mas estava fora-de-jogo.
Quando tudo apontava para que o jogo se decidisse através do desempate da marca de grandes penalidades, Jules Koundé fez um belíssimo golo (115') e levou à loucura os milhares de adeptos do Barcelona presentes no Olímpico de la Cartuja. Com a vitória, Raphinha e companhia levantaram a 32.ª Taça do Rei.
Veja o golo da vitória blaugrana:
Internacional jovem português deixou Alvalade no mercado de verão e rumou ao Southampton, mas época dos saints não terminou da melhor forma
|
Mateus Fernandes quer "voltar ao Sporting". O médio trocou Alvalade pelo Southampton no verão, para salvaguardar a saída de alguns dos jogadores mais importantes no plantel, mas os saints acabaram por descer de divisão. As palavras do jogador e a despromoção dão alguma esperança aos adeptos leoninos.
"No início da época senti que não ia ter espaço na equipa e o Clube também teve que fazer as suas escolhas. Ainda assim fiquei contente, pois consegui dar retorno financeiro e ajudar o Sporting", explicou o médio, recém-despromovido ao Championship, em entrevista à DAZN.
Abordando este que foi o primeiro ano na Premier League, Mateus revelou grande admiração por Youri Tielemans, do Aston Villa: "É um craque que não precisa de correr muito, pois consegue controlar os 'timings' e sabe perfeitamente o momento de gerir o jogo e lançar a profundidade".
Apesar de ter o belga muito bem cotado, o médio formado no Sporting também reconhece as qualidades de Bruno Fernandes, ex-capitão dos leões: "Sempre o admirei e costumo ver vídeos com os seus melhores momentos. Isso aconteceu frente ao Manchester United e, dez minutos depois, estava a jogar contra ele", explicou.
Recentemente, Mateus Fernandes já tinha revelado que não era a sua intenção sair do Sporting no mercado de verão. No entanto, o médio reconhece que o Clube de Alvalade precisava de encaixar alguns milhões de euros e compreendeu a venda aos saints.
Antigo jogador dos verdes e brancos recebeu notícias pouco animadoras, numa altura em que Premier League está prestes a terminar
|
Pedro Porro, ex Sporting, pode estar de saída do Tottenham. Os spurs ocupam, de momento, o 16.º lugar da Premier League, o penúltimo antes dos lugares de despromoção ao Championship. Apesar de estarem pontualmente a salvo da descida, a temporada tem sido terrível e o probabilidade de não disputar as competições europeias na próxima temporada leva à venda de alguns jogadores.
Segundo informação avançada pelo TBR Football, o lateral espanhol poderá deixar White Hart Lane no próximo mercado de verão. O portal britânico adianta que, atentos à situação do ex Sporting estão Bayern Munique, Juventus e Manchester City, que vendeu o defesa ao Clube de Alvalade.
A chegada de Hugo Viana aos citizens influencia esta decisão, uma vez que o diretor desportivo trabalhou com o antigo 'camisola 24' dos leões e é profundo conhecedor das características e qualidades de Pedro Porro. A saída de Kyle Walker para o Milan também deixou o City com algumas debilidades na posição, tendo Matheus Nunes, médio de raiz, cumprindo a função nos últimos meses.
A passagem de Pedro Porro - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - por Alvalade ficou marcada por uma enorme qualidade técnica, principalmente a nível ofensivo. O antigo 'camisola 24' era exímio no último terço do terreno, a assistir os companheiros e mesmo a finalizar. Nos 98 jogos que disputou pelos leões, apontou 12 golos e fez 20 passes para os companheiros marcarem.