Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Mai 2025 | 19:55 |
Rodrigo Roquette não esconde o orgulho por ter visto o seu Clube do coração sagrar-se bicampeão nacional, depois de um longo jejum de mais de 70 anos. O comentador afeto aos leões lembra os rivais de que “acabou a brincadeira” de que “o Sporting não chega ao Natal” e realça a superioridade dos verdes e brancos face a Benfica e Porto nos últimos anos.
"Em cinco anos, tem três campeonatos, o Porto tem um, o Benfica tem um”
“Este campeonato é um pontapé no sistema. Isto é um pontapé na história que o Sporting está aqui a fazer. Nos últimos cinco anos, o Sporting tem o triplo dos títulos do Benfica e do Porto. Esta é que é a realidade. Em cinco anos, tem três campeonatos, o Porto tem um, o Benfica tem um”, assinalou.
Por outro lado, o Sportinguista parabeniza a introdução do sistema de VAR: “Se quisermos recuar a 2017/2018 – que eu acho que é uma data muito importante e eu explico porquê: porque é a data de introdução do VAR – o Porto tem três campeonatos, o Sporting tem três e o Benfica tem dois. Portanto, o Sporting, desde que há VAR, passou a ser parte daquilo que são as equipas que disputam os campeonatos”, disse Roquette.
Em declarações no canal V+, o comentador salientou que “o VAR foi importante porque mudou aqui um paradigma no futebol português. Nós somos de um Clube que tem de jogar o triplo, tem de fazer o triplo para ganhar campeonatos. Para nós, tudo tem que ser conquistado. Nada nos é dado”, concluiu.
O Sporting vira agora atenções para a final da Taça de Portugal que está marcada para o próximo domingo, 25 de maio, às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. A Polícia de Segurança Pública tem efetuado reuniões ao longo desta semana e já apresentou um aviso importante para o encontro que é considerado de risco máximo.
Ideia será colocá-lo num emblema da primeira divisão, acreditando que contacto regular com adversários de topo será determinante para o seu crescimento
21 Jun 2026 | 03:00 |
O Sporting já definiu o próximo passo na carreira de João Muniz. O jovem defesa central será novamente emprestado, com a Direção verde e branca a planear a sua integração temporária num clube da Liga Portugal Betclic na temporada 2026/27, sabe o Leonino.
A estratégia passa por garantir que o jogador acumula minutos num contexto competitivo de maior exigência. A ideia é colocá-lo num emblema da primeira divisão, acreditando que o contacto regular com adversários de topo será determinante para acelerar o seu desenvolvimento e permitir uma futura avaliação mais sólida por parte da equipa técnica liderada por Rui Borges.
Recorde-se que João Muniz - que foi recentemente chamado aos sub-21 - tem contrato válido com o Sporting até 2028 e conta com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros. O defesa canhoto já teve uma experiência de empréstimo ao Rio Ave na época 2024/25, ainda que sem o impacto desejado.
Com esta nova cedência, o objetivo do Sporting é proporcionar ao jogador uma etapa de maturação mais consistente. Apesar de reconhecerem a competitividade da Segunda Liga, os responsáveis do Clube de Alvalade entendem que a regularidade ao mais alto nível nacional será mais decisiva.
Esta temporada, João Muniz - avaliado em 500 mil euros - tem estado maioritariamente ao serviço dos bês do Sporting, ainda que já se tenha estrado pela equipa principal - com seis minutos na Taça da Liga. Nos 23 encontros disputados na Segunda Liga, contabilizou 1.761 minutos, mas sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Team manager considera que jogador partilha várias qualidades com médio do PSG, sobretudo pela intensidade e capacidade de ocupar diferentes zonas do campo
20 Jun 2026 | 17:21 |
Bruno Relvas, team manager dos sub-19 do Atlético, acredita que Catarino Pascoal reúne características que o aproximam de João Neves. Embora faça questão de ressalvar as diferenças entre ambos, considera que o próximo reforço do Sporting partilha várias qualidades com o médio do PSG, sobretudo pela intensidade e capacidade de ocupar diferentes zonas do terreno.
“Com as devidas distâncias, estamos a falar de um perfil de jogador muito na linha do de João Neves”, disse ao jornal 'Record', descrevendo-o ainda como “um jogador muito rotativo” e “um ‘box-to-box’ de trabalho”. O dirigente do clube de Alcântara entende que a mudança para o Sporting representa uma oportunidade importante.
B. Relvas: “Rui Borges pode olhar para ele como um jogador diferenciado"
“Rui Borges pode olhar para ele como um jogador diferenciado, dependendo das soluções que tenha à disposição”, refere Relvas, recordando também que o atleta já esteve presente em dois estágios da Seleção Nacional de sub-19. Na sua perspetiva, a transferência poderá abrir novas portas, até porque “com esta mudança”, acredita que o futebolista de 18 anos “entre no lote de elegíveis para convocatórias finais das seleções nacionais”.
Além do mais, destaca sobretudo a sua personalidade e capacidade de superação: “Aquilo que o distingue é, sem dúvida, a parte mental. É um miúdo resiliente, focado e com uma capacidade de resposta à adversidade fora do normal”.
O team manager do Atlético sublinha a evolução da maturidade e do profissionalismo do jogador nos últimos anos: “Senti uma diferença muito grande quando passou para a Liga 3. Passou a resguardar-se muito mais nessa vertente”. Atualmente, acredita que o médio está totalmente comprometido com a carreira, chegando mesmo a considerar que “se prive, inclusive, daquilo que é, a nível social, a vida de um jovem adulto, para se focar estritamente na vertente profissional. Acredito muito que possa vir a brilhar noutros patamares”.
Highlights de Catarino Pascoal:
Aos 32 anos, defesa foi recentemente destacado pela própria associação através de algumas fotografias publicadas nas redes sociais
20 Jun 2026 | 15:49 |
Eric Dier está a aproveitar o período de férias para começar a preparar o futuro além dos relvados. O antigo jogador do Sporting encontra-se a frequentar o curso da licença B da UEFA, integrado num programa promovido pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA), dando os primeiros passos na carreira de treinador.
Aos 32 anos, o defesa inglês foi recentemente destacado pela própria PFA através de uma publicação nas redes sociais, onde surge a trabalhar com jovens jogadores. A iniciativa incluiu várias fotografias e um vídeo que mostram o futebolista em contexto de formação durante o curso.
Atualmente ao serviço do Mónaco, o internacional inglês continua focado na carreira de jogador, mas já começa a olhar para o que poderá fazer quando terminar a atividade profissional. A ausência da convocatória de Inglaterra para o Mundial de 2026 permitiu-lhe aproveitar este verão para investir na sua formação técnica.
Apesar de ter contrato até junho de 2028, o seu futuro ainda gera algumas dúvidas. A possível entrada de Filipe Luís no comando técnico da equipa poderá trazer alterações ao plantel e influenciar o papel do defesa nas próximas temporadas.
Depois de uma época marcada por vários problemas físicos, o ex atleta do Sporting - que comparou os leões aos monegascos - procura agora recuperar a melhor forma e preparar-se para os desafios que se seguem, tanto dentro como fora das quatro linhas.
Veja a publicação: