Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

RÚBEN AMORIM JÁ SABIA! SELEÇÃO DO BRASIL DESESPERA E ADEPTOS QUEREM ANTIGO ALVO DO SPORTING PARA NOVO 'NÚMERO 9'

Atleta que esteve ligado aos verde e brancos no último mercado de transferências é o favorito para a posição

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

20 Out 2023 | 18:08 |

Icon Comentário0

Marcos Leonardo, jogador da equipa do Santos, que esteve na lista de desejados por Rúben Amorim para reforçar o ataque do Sporting, tem sido sondado para a posição de ponta de lança da seleção canarinha. Depois de dois resultados desagradeis na qualificação para o Mundial de 2026, os brasileiros notam a falta de um goleador.


Depois do empate frente à Venezuela (1-1) e da derrota com o Uruguai (2-0), onde os brasileiros só conseguiram marcar um golo, e por parte do defesa, Gabriel Magalhães, os adeptos brasileiros notaram também as fracas exibições dos avançados Richarlison e Gabriel Jesus, e vêm como resposta o jovem santista.


O ponta de lança de apenas 20 anos leva para todas as competições onde participou nesta temporada 25 golos em 45 jogos, onde 20 dos tentos foram pelo “peixe” e os restantes cinco pela equipa sub-20 do Brasil. De notar que estes números são superiores aos de qualquer jogador que esteve na última convocatória de Fernando Diniz, atual selecionador dos brasileiros.


Após o Santos ter pedido 20 milhões pelo passe de Marcos Leonardo, o clube de Alvalade foi à procura de outra opção e encontrou Viktor Gyokeres. O ponta de lança sueco estava no Coventry, da segunda liga inglesa, e custou aos cofres leoninos 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos.

Ponta de lança dos verde e brancos, Gyokeres – avaliado em 32 milhões de euros – leva oito golos e uma assistência, em nove encontros (810 minutos), sendo peça muito importante no processo ofensivo da turma orientada por Rúben Amorim e promete não ficar por aqui.



Futebol

Chelsea 'avisa' Sporting sobre condição de Geovany Quenda

Jovem internacional encontra-se a recuperar de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito

Chelsea já avisou o Sporting que não pretende, de todo, acelerar a recuperação de lesão de Geovany Quenda nesta fase
Chelsea já avisou o Sporting que não pretende, de todo, acelerar a recuperação de lesão de Geovany Quenda nesta fase

07 Fev 2026 | 11:13 |

Icon Comentário0

Geovany Quenda continua a seguir o plano de recuperação em Inglaterra, mais concretamente nas instalações do Chelsea, clube que tem acompanhado de forma próxima todo o processo clínico do jovem extremo do Sporting. O internacional português sub-21 deverá manter-se em Londres nas próximas semanas, não estando ainda definido um prazo para o regresso a Portugal, numa gestão articulada entre as equipas técnicas e médicas envolvidas.


De acordo com o jornal A Bola, no Chelsea não existe qualquer intenção de acelerar o processo ou antecipar etapas. A prioridade passa por assegurar que o jogador apenas regressa à competição quando estiver totalmente recuperado, evitando riscos que possam comprometer o futuro imediato ou a próxima temporada, precisamente aquela em que Quenda pretende afirmar-se em definitivo no clube inglês.


Apesar das cautelas transmitidas aos responsáveis do Sporting, a vontade do atleta é clara. Aos 18 anos, Quenda mostra-se ansioso por voltar aos relvados, ajudar a equipa e melhorar os registos da presente época. Ainda assim, o extremo demonstra consciência de que não pode colocar a carreira em causa, adotando uma postura responsável e alinhada com a estratégia definida pelo Chelsea.


O jovem internacional recupera de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito, lesão que o afastou da competição desde 5 de dezembro de 2025. Nesse encontro, frente ao Benfica, no dérbi de Lisboa, foi suplente utilizado pelo Sporting, acabando por sair pouco depois devido a problemas físicos.

A evolução tem sido considerada positiva e o próprio jogador tem dado conta dos progressos através das redes sociais. Numa das publicações recentes, Quenda surge a utilizar uma passadeira anti-gravidade, equipamento que reduz o peso corporal e permite a realização de exercícios com menor impacto nas articulações e músculos, recurso cada vez mais utilizado em processos de reabilitação de atletas de alto rendimento.


Segundo a mesma fonte, o regresso aos relvados está apontado para a primeira ou segunda semana de março. Até lá, tudo indica que o extremo continuará a trabalhar em Inglaterra, sob vigilância apertada do departamento médico do Chelsea, num processo conduzido com prudência e foco no futuro.


Futebol

Com renovação em suspenso no Sporting, Geny Catamo aumenta interesse em 5 ligas

Internacional moçambicano encontra-se a viver um grande momento de forma em Alvalade e decidiu a passagem dos leões às meias da Taça de Portugal

Geny Catamo atravessa um dos melhores momentos desde que chegou a Alvalade e cobiça internacional sobe de tom. Fotografia de Sporting
Geny Catamo atravessa um dos melhores momentos desde que chegou a Alvalade e cobiça internacional sobe de tom. Fotografia de Sporting

07 Fev 2026 | 10:30 |

Icon Comentário0

Geny Catamo atravessa um dos melhores momentos desde que chegou ao Sporting e destaca-se, a par de Luis Suárez, como um dos jogadores em maior evidência no plantel. O rendimento apresentado despertou a atenção de clubes das cinco principais ligas europeias, numa altura em que o processo de renovação deverá voltar a ser discutido no final da temporada.


Somando os números pelo Sporting aos jogos realizados pela seleção nesta época, entre encontros particulares, qualificação para o Campeonato do Mundo e CAN, Geny Catamo apresenta um total de dez golos e seis assistências em 36 partidas. Este rendimento reforçou o interesse de clubes de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.


No último verão, o Aston Villa avançou pelo jogador, enquanto o Fenerbahçe apresentou uma proposta na ordem dos 20 milhões de euros. O Sporting, contudo, apontava para valores entre os 25 e os 30 milhões e o extremo acabou por permanecer em Alvalade. Atualmente, existe abertura para negociar no próximo defeso por montantes ligeiramente acima dos 20 milhões, embora a evolução da temporada possa levar a uma valorização desse patamar.


Apesar dessa disponibilidade, tanto da parte do jogador como da administração leonina, a renovação contratual já foi abordada, mas encontra-se em suspenso, ficando remetida para o final da época, salvo a chegada de uma proposta formal considerada convincente.

Recorde-se que, em julho passado, o Sporting investiu 2,25 milhões de euros para passar a deter 90% do passe do extremo. O Amora, primeiro clube de Catamo em Portugal, conservava então 75% dos direitos económicos, enquanto o Black Bulls, de Moçambique, mantinha 85%.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 26 partidas. Nos 1.537 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.


Futebol

Rui Borges tem convocatória muito esperada para o Porto - Sporting

Verdes e brancos disputam a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Estádio do Dragão

Nuno Santos fará parte da convocatória de Rui Borges para o Porto - Sporting, uma vez que passou no teste físico da Taça de Portugal
Nuno Santos fará parte da convocatória de Rui Borges para o Porto - Sporting, uma vez que passou no teste físico da Taça de Portugal

07 Fev 2026 | 10:13 |

Icon Comentário0

Nuno Santos superou com distinção o teste físico no encontro frente ao AFS e demonstrou a Rui Borges que já reúne condições para integrar a convocatória para o clássico com o Porto, marcado para segunda-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão.


O 'camisola 11' viveu um longo período de recuperação após a lesão ligamentar no joelho direito sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, que obrigou a nova intervenção cirúrgica. Depois de cerca de 15 meses de trabalho intenso, o ala regressou à competição no passado domingo, ao serviço da equipa B, frente à Oliveirense, num encontro acompanhado de perto por Rui Borges, presente na bancada do Estádio Aurélio Pereira.


As indicações positivas deixadas nesse jogo levaram o treinador leonino a incluí-lo na convocatória para o duelo com o AFS, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, encontro em que o Sporting garantiu o apuramento para as meias-finais. Admirador assumido das qualidades desportivas e humanas de Nuno Santos, Rui Borges não hesitou na decisão.


A receção dos adeptos em Alvalade foi particularmente calorosa. Ainda durante o aquecimento, o jogador foi aplaudido de forma expressiva e, já na segunda parte, quando entrou em campo ao minuto 77 para o lugar de Francisco Trincão, a sua entrada foi celebrada como um golo, deixando o esquerdino visivelmente emocionado.

De forma inesperada, o Sporting foi obrigado a disputar prolongamento e Nuno Santos acabou por somar perto de 45 minutos em campo, quando o plano inicial apontava para uma utilização bastante mais curta. No final da partida, Rui Borges procurou saber o estado físico do jogador, que, segundo revela o jornal o Record, garantiu não sentir qualquer queixa e mostrou-se disponível para o Clássico da próxima segunda-feira.


O regresso do 'camisola 11' amplia as opções táticas ao dispor do treinador, uma vez que o jogador é capaz de cumprir todo o corredor esquerdo. Esta versatilidade permite uma maior gestão de Maxi Araújo e Ricardo Mangas, além de abrir espaço para a utilização de Pedro Gonçalves e Luís Guilherme noutras zonas do terreno. Refira-se que, na Taça de Portugal, o extremo brasileiro iniciou a partida no corredor direito, a sua posição de origem, assinando a melhor exibição desde que chegou ao Sporting no último mercado de inverno.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting apresenta novidades na lista de jogadores inscritos na Liga dos Campeões
Futebol

Sporting apresenta novidades na lista de jogadores inscritos na Liga dos Campeões

07 Fev 2026 | 09:48

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Luis Suárez gera preocupação na estrutura
Futebol

Atenção, Sporting! Luis Suárez gera preocupação na estrutura

07 Fev 2026 | 09:22

Icon Comentário0
Com Porto - Sporting à espreita, Matheus Reis já tem data para deixar Alvalade
Futebol

Com Porto - Sporting à espreita, Matheus Reis já tem data para deixar Alvalade

07 Fev 2026 | 09:12

Icon Comentário0