Futebol
Sporting apresenta novidades na lista de jogadores inscritos na Liga dos Campeões
07 Fev 2026 | 09:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Out 2023 | 18:08 |
Marcos Leonardo, jogador da equipa do Santos, que esteve na lista de desejados por Rúben Amorim para reforçar o ataque do Sporting, tem sido sondado para a posição de ponta de lança da seleção canarinha. Depois de dois resultados desagradeis na qualificação para o Mundial de 2026, os brasileiros notam a falta de um goleador.
Depois do empate frente à Venezuela (1-1) e da derrota com o Uruguai (2-0), onde os brasileiros só conseguiram marcar um golo, e por parte do defesa, Gabriel Magalhães, os adeptos brasileiros notaram também as fracas exibições dos avançados Richarlison e Gabriel Jesus, e vêm como resposta o jovem santista.
O ponta de lança de apenas 20 anos leva para todas as competições onde participou nesta temporada 25 golos em 45 jogos, onde 20 dos tentos foram pelo “peixe” e os restantes cinco pela equipa sub-20 do Brasil. De notar que estes números são superiores aos de qualquer jogador que esteve na última convocatória de Fernando Diniz, atual selecionador dos brasileiros.
Após o Santos ter pedido 20 milhões pelo passe de Marcos Leonardo, o clube de Alvalade foi à procura de outra opção e encontrou Viktor Gyokeres. O ponta de lança sueco estava no Coventry, da segunda liga inglesa, e custou aos cofres leoninos 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos.
Ponta de lança dos verde e brancos, Gyokeres – avaliado em 32 milhões de euros – leva oito golos e uma assistência, em nove encontros (810 minutos), sendo peça muito importante no processo ofensivo da turma orientada por Rúben Amorim e promete não ficar por aqui.
Jovem internacional encontra-se a recuperar de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito
07 Fev 2026 | 11:13 |
Geovany Quenda continua a seguir o plano de recuperação em Inglaterra, mais concretamente nas instalações do Chelsea, clube que tem acompanhado de forma próxima todo o processo clínico do jovem extremo do Sporting. O internacional português sub-21 deverá manter-se em Londres nas próximas semanas, não estando ainda definido um prazo para o regresso a Portugal, numa gestão articulada entre as equipas técnicas e médicas envolvidas.
De acordo com o jornal A Bola, no Chelsea não existe qualquer intenção de acelerar o processo ou antecipar etapas. A prioridade passa por assegurar que o jogador apenas regressa à competição quando estiver totalmente recuperado, evitando riscos que possam comprometer o futuro imediato ou a próxima temporada, precisamente aquela em que Quenda pretende afirmar-se em definitivo no clube inglês.
Apesar das cautelas transmitidas aos responsáveis do Sporting, a vontade do atleta é clara. Aos 18 anos, Quenda mostra-se ansioso por voltar aos relvados, ajudar a equipa e melhorar os registos da presente época. Ainda assim, o extremo demonstra consciência de que não pode colocar a carreira em causa, adotando uma postura responsável e alinhada com a estratégia definida pelo Chelsea.
O jovem internacional recupera de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito, lesão que o afastou da competição desde 5 de dezembro de 2025. Nesse encontro, frente ao Benfica, no dérbi de Lisboa, foi suplente utilizado pelo Sporting, acabando por sair pouco depois devido a problemas físicos.
A evolução tem sido considerada positiva e o próprio jogador tem dado conta dos progressos através das redes sociais. Numa das publicações recentes, Quenda surge a utilizar uma passadeira anti-gravidade, equipamento que reduz o peso corporal e permite a realização de exercícios com menor impacto nas articulações e músculos, recurso cada vez mais utilizado em processos de reabilitação de atletas de alto rendimento.
Segundo a mesma fonte, o regresso aos relvados está apontado para a primeira ou segunda semana de março. Até lá, tudo indica que o extremo continuará a trabalhar em Inglaterra, sob vigilância apertada do departamento médico do Chelsea, num processo conduzido com prudência e foco no futuro.
Internacional moçambicano encontra-se a viver um grande momento de forma em Alvalade e decidiu a passagem dos leões às meias da Taça de Portugal
07 Fev 2026 | 10:30 |
Geny Catamo atravessa um dos melhores momentos desde que chegou ao Sporting e destaca-se, a par de Luis Suárez, como um dos jogadores em maior evidência no plantel. O rendimento apresentado despertou a atenção de clubes das cinco principais ligas europeias, numa altura em que o processo de renovação deverá voltar a ser discutido no final da temporada.
Somando os números pelo Sporting aos jogos realizados pela seleção nesta época, entre encontros particulares, qualificação para o Campeonato do Mundo e CAN, Geny Catamo apresenta um total de dez golos e seis assistências em 36 partidas. Este rendimento reforçou o interesse de clubes de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.
No último verão, o Aston Villa avançou pelo jogador, enquanto o Fenerbahçe apresentou uma proposta na ordem dos 20 milhões de euros. O Sporting, contudo, apontava para valores entre os 25 e os 30 milhões e o extremo acabou por permanecer em Alvalade. Atualmente, existe abertura para negociar no próximo defeso por montantes ligeiramente acima dos 20 milhões, embora a evolução da temporada possa levar a uma valorização desse patamar.
Apesar dessa disponibilidade, tanto da parte do jogador como da administração leonina, a renovação contratual já foi abordada, mas encontra-se em suspenso, ficando remetida para o final da época, salvo a chegada de uma proposta formal considerada convincente.
Recorde-se que, em julho passado, o Sporting investiu 2,25 milhões de euros para passar a deter 90% do passe do extremo. O Amora, primeiro clube de Catamo em Portugal, conservava então 75% dos direitos económicos, enquanto o Black Bulls, de Moçambique, mantinha 85%.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 26 partidas. Nos 1.537 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Verdes e brancos disputam a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Estádio do Dragão
07 Fev 2026 | 10:13 |
Nuno Santos superou com distinção o teste físico no encontro frente ao AFS e demonstrou a Rui Borges que já reúne condições para integrar a convocatória para o clássico com o Porto, marcado para segunda-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão.
O 'camisola 11' viveu um longo período de recuperação após a lesão ligamentar no joelho direito sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, que obrigou a nova intervenção cirúrgica. Depois de cerca de 15 meses de trabalho intenso, o ala regressou à competição no passado domingo, ao serviço da equipa B, frente à Oliveirense, num encontro acompanhado de perto por Rui Borges, presente na bancada do Estádio Aurélio Pereira.
As indicações positivas deixadas nesse jogo levaram o treinador leonino a incluí-lo na convocatória para o duelo com o AFS, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, encontro em que o Sporting garantiu o apuramento para as meias-finais. Admirador assumido das qualidades desportivas e humanas de Nuno Santos, Rui Borges não hesitou na decisão.
A receção dos adeptos em Alvalade foi particularmente calorosa. Ainda durante o aquecimento, o jogador foi aplaudido de forma expressiva e, já na segunda parte, quando entrou em campo ao minuto 77 para o lugar de Francisco Trincão, a sua entrada foi celebrada como um golo, deixando o esquerdino visivelmente emocionado.
De forma inesperada, o Sporting foi obrigado a disputar prolongamento e Nuno Santos acabou por somar perto de 45 minutos em campo, quando o plano inicial apontava para uma utilização bastante mais curta. No final da partida, Rui Borges procurou saber o estado físico do jogador, que, segundo revela o jornal o Record, garantiu não sentir qualquer queixa e mostrou-se disponível para o Clássico da próxima segunda-feira.
O regresso do 'camisola 11' amplia as opções táticas ao dispor do treinador, uma vez que o jogador é capaz de cumprir todo o corredor esquerdo. Esta versatilidade permite uma maior gestão de Maxi Araújo e Ricardo Mangas, além de abrir espaço para a utilização de Pedro Gonçalves e Luís Guilherme noutras zonas do terreno. Refira-se que, na Taça de Portugal, o extremo brasileiro iniciou a partida no corredor direito, a sua posição de origem, assinando a melhor exibição desde que chegou ao Sporting no último mercado de inverno.