
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim foi distinguido com o Prémio José Bento Pessoa, que visa reconhecer feitos desportivos em território nacional. O técnico do Sporting foi eleito 'Treinador do Ano', e deixou algumas palavras aos adeptos verdes e brancos, garantindo que tem de melhorar. "Para mim é uma honra muito grande. Como treinador gostamos de ser reconhecidos pelo nosso trabalho, mas isto vai muito além", admitiu, durante a receção do galardão, na Academia Cristiano Ronaldo, visto que não esteve presente na cerimónia que decorreu no passado dia 27, na Figueira da Foz. "Também tenho muitos defeitos, não sou tão bom assim, tenho muitas parecenças com muitos treinadores. Mas reflito um pouco de tudo o que é neste momento o Sporting que gosta de ganhar no campo, não gosta de pressionar ninguém, tenta sempre ter uma postura correta no futebol e está a tentar que o futebol seja melhor", atirou. "Sou um pouco a cara disso porque falo todas as semanas. Mas não somos perfeitos. Este prémio é um bocadinho para todos no Sporting, revejo-me muito no que estamos a fazer aqui. É uma grande honra, vou guardar com muito carinho, até mais do que os outros, porque no fim é isso que fica e terei todo o orgulho em mostrá-lo aos meus filhos, o pai tenta fazer o bem pelo desporto que gosta", vincou.
"Este prémio como técnico do ano é uma forma de o distinguir não apenas como treinador de futebol mas como pessoa, um verdadeiro exemplo no mundo do futebol. Mais do que distinguir o técnico do ano é distinguir um técnico. Não quer dizer que tenha atingido um feito, distingue pessoas que se destacam pelo trabalho, dedicação, esforço, pela forma como estão, pelos valores com que pautam as suas vidas. Rúben Amorim sabe ser e sabe estar", disse Marçal Grilo, presidente do júri.
Equipa dos leões entrou em campo este domingo, dia 16 de fevereiro, para disputar o jogo referente ao campeonato nacional. Cederam pontos e desceram na tabela
|
A equipa B do Sporting empatou com o Atlético CP, por 0-0, este domingo, dia 16 de fevereiro, em partida válida para a segunda jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3. João Pereira tem volta a estar preocupado, depois de os leões até terem começado a fase de promoção com uma vitória.
Numa partida disputada no Estádio da Tapadinha, em Lisboa, os leões tiveram uma dura batalha para travar. A primeira parte foi marcada por um grande equilíbrio entre as equipas, que terminaram o primeiro tempo com 50% de posse de bola para cada conjunto. O nulo não foi desbloqueado e a partida chegou com empate a zero ao intervalo.
A segunda parte foi mais do mesmo. O Sporting conseguiu ter mais posse de bola no segundo tempo, e aumentou também os índices estatísticos do número de remates - mas o nulo voltou a teimar até ao fim dos 90 minutos, sem nenhuma das equipas a conseguir chegar ao golo que lhe valesse levar a totalidade dos pontos deste encontro.
Com esta empate – o oitavo em 24 jogos na presente temporada – os comandados de João Pereira ficam no segundo lugar da tabela classificativa, com quatro pontos amealhados. Faltam, ainda, jogar algumas partidas da presente jornada da Liga 3, pelo que os leões podem perder ainda mais posições na tabela classificativa.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Callai, David Moreira, Miguel Alves, Eduardo Felicíssimo, Rafael Besugo, Alexandre Brito, Luís Gomes, Manuel Mendonça, Rafael Nel, Mauro Couto e Afonso Moreira. No banco, estiveram: Guilherme Pires, Adam Arvelo, Rodrigo Dias, Flávio Gonçalves, Kauã Oliveira, Lucas Anjos, Rodrigo Marquês, Henrique Arreiol e Lucas Taibo.
Especialista em transferências garante que leões estudam possibilidade de adquirir o defesa de 24 anos, que termina contrato daqui a seis meses
|
O Sporting está interessado em garantir Tariq Lamptey, lateral-direito do Brighton. O ganês é um namoro antigo dos verdes e brancos, que tentaram a sua contratação aquando da saída de Pedro Porro, em 2023, mas acabaram por escolher Iván Fresneda, que esteve próximo de deixar os leões em janeiro.
Segundo Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - além do Clube de Alvalade, Everton e Ajax também estudam a possibilidade de adquirir o defesa a custo zero, uma vez que o contrato que o liga ao atual 10.º classificado da Premier League acaba em agosto
Tendo em conta que o vínculo de Lamptey termina daqui a seis meses, o jogador está livre para negociar um pré-acordo com qualquer clube estrangeiro. Assim sendo, o Sporting voltou a demonstrar interesse, visto continuar com o atleta bem referenciado e ter agora possibilidade de adquirir o internacional sem uma quantia considerável em cima da mesa.
Outras informações vindas de Inglaterra apontam o gigante neerlandês como estando na pole position, uma vez que já está a preparar uma proposta, contrariamente aos verdes e brancos e aos toffees, que, para já, apenas estudam a hipótese de contratar o lateral, que faz os dois corredores do terreno de jogo.
Esta temporada, ao serviço do Brighton, Tariq Lamptey - avaliado em 12 milhões de euros - soma 15 jogos, nos quais foi utilizado por Fabian Huerzeler ao longo de 876 minutos (58,4 por encontro). No total, o futebolista de 24 anos marcou três golos e fez duas assistências, consumando a melhor época da carreira em termos individuais.
Confira a publicação:
Treinador dos leões tem apostado bastante na formação verde e branca, de modo a fazer frente às várias lesões que se verificam no Clube de Alvalade
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 15 de fevereiro, para defrontar o conjunto do Arouca, em encontro a contar para a 22ª. jornada de Liga Portugal Betclic. Os leões empataram a partida a duas bolas, no Estádio de Alvalade. Houve, no entanto, um elemento de destaque, que se prendeu com mais uma estreia promovida por Rui Borges.
Manuel Mendonça, jovem médio dos leões que atua na equipa B do Sporting, onde é capitão, bem como na equipa sub-19 que disputa a UEFA Youth League, estreou-se na ficha de jogo da equipa principal verde e branca no encontro, em casa, frente ao Arouca.
Esta chamada do médio da formação do Sporting prendeu-se, maioritariamente, com a ausência de Hidemasa Morita, que tem passado por vários problemas físicos, e voltou a ficar afastado, por lesão, depois do embate frente ao Borussia Dortmund, a contar para a Liga dos Campeões. Para suprir estas ausências, o treinador leonino tem olhado para a prata da casa, e promovido algumas estreias.
De resto, para além de Manuel Mendonça, também Alexandre Brito, Afonso Moreira e Diogo Pinto foram convocados - os três já começam a ser caras conhecidas nas fichas de jogo do Sporting. A eles, juntaram-se ainda Geovany Quenda e João Simões, jogadores que este ano já conquistaram um lugar na equipa principal dos leões.
Antes do início do jogo, estes seis jogadores juntaram-se ao arouquense Chico Lamba, para tirar uma foto de família de jogadores formados no Sporting que fizeram parte do jogo do passado sábado, entre o conjunto verde e branco, e a equipa de Arouca.