
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda é uma peça-chave na estratégia de Rui Borges para a equipa do Sporting. A polivalência do ala de 17 anos é uma das características mais apreciadas pelo treinador dos leões, que também procura explorar o potencial goleador do 'camisola 57' - que vai tentar estrear-se a marcar em Alvalade e tem o objetivo de atingir os cinco golos na temporada.
No final da vitória dos verdes e brancos frente ao Estrela da Amadora (3-0), no passado fim de semana, Rui Borges deixou rasgados elogios ao internacional sub-21 português - que marcou o segundo golos dos leões na Reboleira. O técnico considera que o canhoto “está um jogador muito diferente” e “cresceu muito”, sobretudo, pela exploração da versatilidade do seu jogo. "O Quenda está muito mais jogador porque sabe jogar por fora, mas agora também sabe jogar por dentro e à esquerda, o que o torna num jogador muito diferente. Se calhar foi vendido por causa disso...", acrescentou Rui Borges, recordando a venda do ala ao Chelsea, oficializada em março, por 52,1 milhões de euros - um valor que pode aumentar mediante o cumprimento de objetivos.
Na quinta-feira, depois do triunfo diante do Rio Ave (2-0), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, o técnico leonino voltou a elogiar Geovany Quenda e abordou a sua progressiva adaptação ao corredor esquerdo: “Sei que à direita, é bom, com pé esquerdo, aceleração e fora-dentro, mas tenho de lhe dar a capacidade de falhar à esquerda e jogar à esquerda. No Chelsea vai jogar a extremo, não foi contratado para jogar a falso lateral, isso tenho a certeza". Recorde-se que, sob o comando de Ruben Amorim, Quenda era mais utilizado na ala direita, sendo agora opção frequente de Rui Borges no lado esquerdo do ataque.
Além da polivalência, Rui Borges também acredita na capacidade de finalização de Geovany Quenda. Apesar de somar apenas três golos na presente temporada, Quenda já foi o 'goleador de serviço' das equipas sub-17 e sub-23 do Sporting. Em 2022/23, nos juvenis, marcou 20 golos, em 33 jogos. Na época seguinte, foram nove finalizações certeiras, em 24 partidas, ao serviço da formação sub-23.
Ao que tudo indica, Quenda será novamente titular na receção ao Braga, marcada para as 20h45 da próxima segunda-feira, depois de ter sido suplente utilizado frente ao Rio Ave, na quinta-feira. Em 20 jogos realizados desde que chegou a Alvalade, Rui Borges lançou o jovem a titular em 17 ocasiões. No total da temporada, o prodíigo já soma 46 partidas e é o terceiro jogador do plantel com mais minutos de competição - apenas atrás de Viktor Gyokeres e Francisco Trincão.
Futebolista vai regressar aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, mas não vai ficar no plantel de Rui Borges na próxima temporada
|
Sotiris Alexandropoulos interessa aos alemães do Fortuna Dusseldorf. O médio vai regressar aos trabalhos no Sporting, mas não vai ficar no plantel de Rui Borges na próxima temporada. O Clube de Alvalade já procura colocação para o futebolista de 23 anos, que tarda em afirmar-se.
Neste momento, o emblema verde e branco prioriza uma venda definitiva do passe do médio grego, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado dia 28 de maio, procurando recuperar parte do investimento feito de cerca de 4,5 milhões de euros.
O emblema germânico está a construir um plantel que lhe permita lutar pelo acesso à Bundesliga em 2025/26 e vê no internacional grego o perfil certo para entrar no seu projeto. Em cima da mesa está uma proposta de empréstimo por uma época com uma cláusula de opção que poderá ser exercida no final da época, segundo o jornal Record.
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, o Sporting quer convencer o Fortuna Dusseldorf a avançar para a compra do jogadr no próximo defeso, cenário que ainda se mantém em aberto. O jogador chegou a Alvalade rotulado de grande promessa do futebol helénico, mas nunca convenceu em pleno no Sporting.
Na Bélgica, o médio contabilizou 37 participações em partidas esta temporada desportiva, apesar de apenas 11 terem sido na condição de titular. Somou um total de 1.249 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto.
John Textor, empresário norte-americano, reagiu à cobiça por parte de clubes na mira no craque neste mercado de transferências de verão
|
Thiago Almada voltou a ser assunto entre clubes europeus, após o seu nome ter vindo a ser apontado ao Benfica. O jogador, que também já esteve na lista de potenciais alvos do Sporting, não vai sair do Lyon, emblema liderado pelo empresário John Textor.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a direção de Rui Costa está cada vez mais longe do argentino de 24 anos, graças ao valor imposto pelo detentor do emblema da Ligue 1, que ultrapassa as possibilidades económicas do clube encarnado.
Em 2024/25, Thiago Almada - avaliado em 25 milhões de euros - disputou 20 jogos, por empréstimo do Botafogo. No total, o virtuoso médio foi utilizado ao longo de 1.209, nos quais contribuiu com dois golos e registou ainda quatro assistências para companheiros de equipa.
Lembrar que quando ainda era jogador do Vélez Sarsfield, em 2021, o nome de Thiago Almada foi, por diversas vezes, colocado no caminho do Sporting. Porém, o Clube liderado por Frederico Varandas não chegou a acordo com o emblema sul-americano, que acabaria por vender Almada ao Atlanta United por cerca de 15 milhões de euros.
John Textor prestou declarações ao jornal 'A Bola' para confirmar o interesse encarnado e garantir que não está disposto a vender Thiago Almada. "Falei com o Benfica, mas até foi mais por respeito, pela boa relação que tenho com o Benfica. Como sabe, estivemos em negociações recentemente, por causa do Arthur Cabral. A minha conversa com o Benfica foi para clarificar que não vamos vender o Thiago Almada".
Próxima aquisição do Clube de Alvalade estreou-se recentemente na equipa principal frente à Nigéria, mas não consta da lista oficial para a competição
|
A seleção nacional de futebol feminino já tem o lote definitivo de jogadoras para o Campeonato da Europa de futebol feminino de 2025, que decorrerá na Suíça entre os dias 2 e 27 de Julho. A grande novidade da lista é a ausência de Samara Lino, jogadora que vai reforçar as leoas. Do plantel do Sporting, Beatriz Fonseca, Ana Capeta e Telma Encarnação foram chamadas.
A atleta estreou-se recentemente na equipa principal frente à Nigéria, mas não consta da lista oficial. A convocatória reflete um misto de juventude, experiência e aposta na continuidade. O objetivo é claro: ultrapassar, pela primeira vez, a fase de grupos de um Europeu, depois de duas eliminações precoces em 2017 e 2022.
Portugal vai estrear-se no Grupo B frente à poderosa Espanha, atual campeã do mundo, a 3 de julho, em Berna. Seguem-se os duelos com a Itália, em Genebra (7 de julho), e com a Bélgica, em Sion (11 de Julho). Apenas os dois primeiros classificados seguem para os quartos de final.
Nota ainda para a inclusão de Ana Borges, Diana Silva e Fátima Pinto na lista de Francisco Neto. As atletas terminaram recentemente contrato com o emblema verde e branco e não vão continuar de Leão ao peito na próxima temporada desportiva de 2025/26.
Já Samara Lino chegou a Portugal na época 2021/22 para jogar no Clube Albergaria e, nas últimas duas épocas, tornou-se peça fundamental no Torreense. Esta temporada, além de levantar o troféu da Taça de Portugal, disputou 31 jogos, marcando um golo e fazendo uma assistência.