
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 15 de fevereiro, para defrontar o conjunto do Arouca, em encontro a contar para a 22ª. jornada de Liga Portugal Betclic. Os leões empataram a partida a duas bolas, no Estádio de Alvalade. Houve, no entanto, um elemento de destaque, que se prendeu com mais uma estreia promovida por Rui Borges.
Manuel Mendonça, jovem médio dos leões que atua na equipa B do Sporting, onde é capitão, bem como na equipa sub-19 que disputa a UEFA Youth League, estreou-se na ficha de jogo da equipa principal verde e branca no encontro, em casa, frente ao Arouca.
Esta chamada do médio da formação do Sporting prendeu-se, maioritariamente, com a ausência de Hidemasa Morita, que tem passado por vários problemas físicos, e voltou a ficar afastado, por lesão, depois do embate frente ao Borussia Dortmund, a contar para a Liga dos Campeões. Para suprir estas ausências, o treinador leonino tem olhado para a prata da casa, e promovido algumas estreias.
De resto, para além de Manuel Mendonça, também Alexandre Brito, Afonso Moreira e Diogo Pinto foram convocados - os três já começam a ser caras conhecidas nas fichas de jogo do Sporting. A eles, juntaram-se ainda Geovany Quenda e João Simões, jogadores que este ano já conquistaram um lugar na equipa principal dos leões.
Antes do início do jogo, estes seis jogadores juntaram-se ao arouquense Chico Lamba, para tirar uma foto de família de jogadores formados no Sporting que fizeram parte do jogo do passado sábado, entre o conjunto verde e branco, e a equipa de Arouca.
Jogador dos leões tem sido um dos grandes destaques da época dos verdes e brancos, com muitos minutos nas pernas e desempenhos muito positivos
|
O Sporting entrou em campo, no passado sábado, dia 15 de fevereiro, para defrontar a equipa do Arouca, em encontro a contar para a 22ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões concederam um empate a duas bolas, no Estádio de Alvalade, e voltaram a perder pontos no campeonato. Francisco Trincão, no entanto, foi um dos destaques.
O extremo leonino tem, de resto, assinado uma tremenda época, tendo em conta as condicionantes do plantel leonino: com muitas lesões em todos os setores do terreno, o internacional português tem sido um seguro de saúde para Rui Borges, aguentando, até ver, a onda de dificuldades físicas que o conjunto vem sentindo.
Na verdade, desde a pausa para as seleções, já há três meses, para disputar as partidas da Liga das Nações, que Francisco Trincão não conhece o sabor do descanso. Ruben Amorim saiu do Clube no início dessa paragem, e a entrada de João Pereira viu o início de um ciclo diabólico para o extremo do Sporting.
Ao presente dia, 16 de fevereiro, Trincão cumpriu já 20 jogos consecutivos pelos leões a titular, numa série que começou na vitória frente ao Amarante, para a Taça de Portugal, por 6-0. Nestas 20 partidas, o extremo foi substituído num total de oito vezes, mas apenas nesse jogo da prova rainha saiu de campo antes do 80 minutos de jogo.
Mesmo assim, com o natural desgaste que ocorre de uma utilização tão alongada, Francisco Trincão tem mantido os bons índices exibicionais: nos últimos três jogos, por exemplo, o extremos dos leões leva duas assistências e um golo marcado, e no passado sábado voltou a ajudar a evitar a derrota verde e branca.
Familiar do 'camisola 47' dos verdes e brancos acredita que Arouca podia ter saído de Alvalade com o triunfo e mostrou-se algo desapontado
|
Sporting e Arouca empataram 2-2 na 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI o resumo completo. Tiago, irmão de Ricardo Esgaio, lateral-verde e branco, foi titular na equipa de Vasco Seabra e, após o final do encontro, admitiu "frustração" por não ter vencido no Estádio José Alvalade.
"Parabéns à equipa e adeptos que se deslocaram aqui. Foi Jogo complicado, viemos a casa do líder mas mostrámos a nossa imagem. Foi um ponto mas podíamos ter saído com três. Saímos frustrados. Soubemos gerir os ritmos do jogo. Há que destacar o espírito desta equipa", disse o lateral dos beirões, aos microfones da SportTV.
Vale recordar que Ricardo Esgaio esteve muito próximo de deixar o Sporting no mercado de inverno, rumo à Turquia. No entanto, o mercado na Superliga fechou dia 11 de fevereiro, mas a transferência do experiente defesa não está descartada. O Red Bull Bragantino já demonstrou interesse e, no Brasil, o defeso está aberto até ao próximo dia 28.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros – contabiliza nove encontros: três na Liga dos Campeões, três na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 352 minutos que disputou, o lateral apontou um golo, diante do Amarante, na prova rainha do futebol português.
O Sporting vira agora atenções para a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem (3-0).
Antigo membro do Conselho Leonino apontou dedo ao Presidente dos verdes e brancos e recordou dualidade de critérios da arbitragem contra os leões
|
Hélder Amaral mostrou-se bastante revoltado com a atuação de Miguel Nogueira no Sporting - Arouca. A partida acabou empatada (2-2) e Frederico Varandas foi visado por ainda não ter vindo a público manifestar desagrado com o desempenho das equipas de arbitragem nos últimos encontros dos leões.
"O 'fofinho' Presidente do Sporting e respetiva estrutura continuam a apoiar/acreditar nos dirigentes da cosa nostra' [mafia] do futebol português bem evidente, na recente troca de cadeira da Liga para a FPF. Os padres do apito e os 'sacristãos' do VAR decidem quase sempre contra o SCP", escreveu, nas suas redes sociais.
As palavras do antigo membro do Conselho Leonino surgem acompanhadas de uma imagem da grande penalidade marcada a favor do Arouca, ao lado do penálti não assinalado sobre Viktor Gyokeres no Dragão, durante o Clássico frente ao Porto da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O Clube de Alvalade continua em silêncio absoluto sobre as recentes atuações da arbitragem, mas, depois do encontro diante dos azuis e brancos , Frederico Varandas 'apertou' com Fernando Gomes - à data presidente da FPF, agora substituído por Pedro Proença - tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino.
O Sporting vira agora atenções para a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem (3-0).
Confira a publicação: