
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Manuel Mendonça pode sair do Sporting este mercado de verão. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o plano dos verdes e brancos passa por ceder o jovem capitão da equipa B - que renovou contrato recentemente.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, o objetivo dos responsáveis do Sporting é emprestar Manuel Mendonça a uma equipa da Liga Portugal Betclic, uma vez que é visto como uma grande promessa e o primeiro escalão nacional traria margem de progresso.
No entanto, caso não surja nenhuma proposta vantajosa e que a SAD do Sporting acredite que seja benéfica para o médio, Rui Borges já decidiu que o capitão da equipa B continuará sob ordens de João Gião, sendo chamado aos treinos do plantel principal se necessário.
O jovem é bem cotado por Rui Borges e foi várias vezes convocado pelo técnico. No entanto, Manuel Mendonça ainda não fez a estreia pela equipa principal do Sporting, apesar das sucessivas chamadas e do grande futuro que lhe é perspetivado.
Na temporada passada, Manuel Mendonça envergou a braçadeira de capitão da equipa B, tendo realizado 33 partidas, apontando seis golos e cinco assistências. O médio-ofensivo natural de Faro teve ainda tempo para representar o plantel sub-19 do Sporting em sete jogos, com dois tentos certeiros e três passes para finalização.
Extremo do Bayern Munique tem sido oferecido a alguns clubes no mercado de verão e está identificado líder da corrida pelo espanhol
|
Bryan Zaragoza não deverá ser reforço do Sporting. Apesar de estar identificado pelos responsáveis leoninos, o extremo do Bayern Munique pode rumar ao Celta de Vigo, numa altura em que também o Porto também foi colocado como possível destino do jogador.
Segundo informação avançada pelo jornal O Jogo, Bryan Zaragoza foi sugerido à estrutura do Porto, mas Francesco Farioli, novo treinador dos dragões, terá recusado, uma vez que para a posição tem o reforço Borja Sainz e William Gomes.
A imprensa estrangeira volta a apontar o Celta de Vigo como o clube na pole position para contratar Bryan Zaragoza, após estarem ultrapassados os problemas que a troca de agentes trouxe ao extremo espanhol, que já estaria a negociar com os galegos.
Bryan Zaragoza é agora representado pela LIAN Sports - que tem nomes como Andre Onana, Milos Kerkez, Federico Chiesa e Iván Fresneda, lateral direito do Sporting. No entanto, a transferência para o Celta foi iniciada pelos agentes anteriores e terá caído com a mudança, mas parece ter voltado ao ativo.
Em 2024/25, com a camisola do Osasuna, por empréstimo do Bayern Munique, Bryan Zaragoza - avaliado em 12 milhões de euros - disputou 28 partidas. No total dos 1.883 em que foi utilizado, o alvo do Sporting marcou um golo e fez seis assistências.
Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) aceitou providência cautelar de Frederico Varandas e caso fica suspenso até ser conhecida decisão final
|
Zeno Debast e Geovany Quenda estão disponíveis para a Supertaça frente ao Benfica. A dupla foi castigada com um e dois jogos, respetivamente, na sequência dos festejos do Bicampeonato do Sporting. No entanto, Frederico Varandas recorreu ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, a providência cautelar apresentada pela SAD verde e branca foi aceite pelo TAD, permitindo a Debast e Quenda serem opção para Rui Borges no dérbi eterno que abre oficialmente a nova temporada.
Desta forma, a suspensão da dupla do Sporting fica sem efeito, até que seja feita uma avaliação final do caso em questão. Vale recordar que a queixa foi feita pelo Benfica e o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), classificou a situação no artigo que prevê "injúrias e ofensas à reputação, com expressões dirigidas contra outros jogadores".
O Sporting apresentou também uma providência cautelar para Matheus Reis, punido com cinco jogos de castigo. No entanto, os documentos para defesa do jogador brasileiro deram entrada no TAD algumas horas depois, pelo que a decisão deverá também ser conhecida em breve.
A Supertaça Cândido de Oliveira será disputada na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. O dérbi eterno entre Sporting e Benfica promete ser quente e tem pontapé de saída agendado para as 20h45, arrancando a temporada 2025/26.
Conhecido adepto verde e branco fez a análise da vitória frente ao Villarreal, a contar para o Troféu Cinco Violinos e deixou parecer sobre o plantel
|
Depois de um momento insólito protagonizado com Tiago Girão, Manuel Moura dos Santos fez uma análise da pré-época do Sporting. Segundo o conhecido adepto verde e branco, os indícios apresentados foram resultado da novela provocada por Viktor Gyokeres e Hasan Çetinkaya.
Manuel Moura dos Santos: "A pré-época foi demasiado marcada pelo assunto Gyokeres"
“A pré-época foi demasiado marcada pelo assunto Gyokeres, desde a sua ausência no estágio do Algarve, até ao desenrolar do processo de transferência do jogador sueco. O conflito entre o Sporting, o agente, e o próprio jogador, não beneficiou a equipa”, contou, ao jornal O Jogo, antes de revelar aquele que acredita ser o grande vencedor deste braço de ferro.
“Ainda que o processo esteja terminado, há sempre danos colaterais que se refletem no ambiente do plantel. Frederico Varandas é o grande vencedor desta contenda, ao obrigar o Arsenal a aceitar os termos por si definidos para transferir o jogador sueco”, fazendo assim referência ao estilo de negociação do Presidente do Sporting.
Manuel Moura dos Santos: "Sombra de Gyokeres pairará sobre Alvalade durante algum tempo"
Em jeito de conclusão Manuel Moura dos Santos acredita que a saída do goleador sueco deverá sentir-se para felicidade dos rivais mais diretos: “Não tenho dúvidas que a sombra de Gyokeres pairará sobre Alvalade durante algum tempo. A sua influência no jogo do Sporting foi tão importante que o efeito Gyokeres deixou uma marca que demorará a curar”.
“Na ótica dos adversários da minha equipa, a transferência do jogador sueco terá sido ‘a melhor contratação’ da pré-época. Cabe ao Sporting provar que mesmo sem Gyokeres é, internamente, candidato a ganhar tudo”, concluiu o adepto e comentador desportivo afeto ao Clube de Alvalade.