Futebol
Barcelona sobe parada por máquina do Sporting e Varandas acelera proposta
06 Out 2026 | 09:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Jul 2025 | 08:02 |
Rui Borges vai fazer cortes no plantel do Sporting depois desta sexta-feira, dia 11 de julho. Os leões começaram a pré-temporada no início do presente mês, e estão prestes a entrar em nova fase numa altura em que estão quase de partida para o estágio da equipa no Algarve.
Antes disso, esta sexta-feira traz momentos importantes na pré-época do Sporting: depois de terem realizado o primeiro jogo de treino com a equipa B verde e branca (vitória por 5-2), os leões vão realizar os dois primeiros jogos amigáveis da pré-época, contra o Torreense, da parte da manhã, e Nacional, da parte da tarde.
Estes jogos terão dois objetivos principais para Rui Borges, treinador do Sporting: o primeiro é decidir que jogadores do plantel principal cortar para o estágio do Algarve, sendo desde já uma certeza que o técnico português não vai levar todos os atletas que têm feito a pré-temporada com os leões.
O segundo objetivo, e voltar a trabalhar o 4x2x3x1, sistema tático que está a ser trabalho por Rui Borges para ser a nova base do Sporting a partir de 2025/26. O treinador verde e branco deverá lançar Pedro Gonçalves a 10, uma das inovações do seu sistema, e procurar afinar a linha defensiva, que passa a ter menos um elemento - também é esperado que os laterais passem a ter mais responsabilidades ofensivas.
Rui Borges já pode, para os dois jogos desta sexta-feira, contar com os oito internacionais que chegaram recentemente a Alcochete, sendo que alguns jogadores mais jovens devem perder espaço. De momento, faltam apenas junta-se ao grupo Viktor Gyokeres - cuja situação está complicada - Geovany Quenda e Conrad Harder, que devem chegar no próximo sábado, dia 12, para viajarem para o Algarve com os restantes colegas.
Futebolista dos verdes e brancos é um dos grandes desejos do treinador italiano, que já tentou garantir a sua contratação em mais que uma altura
06 Out 2026 | 12:53 |
Issa Doumbia esteve por duas vezes nos planos de Massimiliano Allegri antes de acabar no Sporting. O médio internacional italiano despertava forte interesse do treinador, que tentou levá-lo primeiro para o Milan e, mais tarde, para o Nápoles, mas os leões acabaram por ganhar a corrida.
Segundo o jornalista Nicolò Schira, Allegri já tinha identificado Doumbia como alvo durante a passagem pelo emblema rossoneri. Igli Tare, então diretor-desportivo do Milan, terá inclusivamente chegado a reunir-se com o representante do jogador para avaliar uma eventual transferência.
O interesse não desapareceu quando Allegri mudou de clube. Já no comando técnico do Nápoles, o treinador voltou a pedir a contratação do médio, mas nessa altura o Sporting já tinha avançado de forma decisiva e assegurado o jogador.
Doumbia acabou por chegar a Alvalade no último mercado de verão, numa transferência superior a 20 milhões de euros. A aposta dos responsáveis verdes e brancos tem vindo a justificar-se com uma utilização regular no meio-campo de Rui Borges.
O crescimento do jogador também já se estendeu à seleção italiana. Doumbia estreou-se recentemente como titular pela equipa principal e cumpriu os 90 minutos na vitória por 3-1 frente à Turquia, recebendo vários elogios da imprensa transalpina.
Confira a publicação:
Jogador do Clube de Alvalade estreou-se a titular pela seleção italiana e acabou por ouvir palavras positivas do técnico no final do encontro
06 Out 2026 | 12:13 |
Issa Doumbia continua a ganhar espaço na seleção italiana. O médio do Sporting foi titular e cumpriu os 90 minutos na vitória da Itália sobre a Turquia, por 3-1, na última segunda-feira, deixando boas indicações a Roberto Mancini.
Após o encontro, o selecionador transalpino destacou o jogador leonino ao comparar o respetivo momento com Antonio Vergara, médio do Nápoles. Mancini considera que Doumbia está, nesta fase, mais avançado no processo de afirmação.
Mancini: "O Doumbia está um pouco mais avançado"
"O Vergara precisa de jogar mais jogos para melhorar o nível. Tenho a certeza de que irá melhorar muito. O Doumbia está um pouco mais avançado do que o Vergara porque foi para uma equipa onde joga a Champions", afirmou o técnico italiano.
A aposta no Sporting surge, assim, como um fator valorizado por Mancini. O contacto regular com um contexto competitivo exigente e a presença na Liga dos Campeões têm permitido a Doumbia acelerar o crescimento: "Ele e o Romano precisam de 10 a 15 jogos a este nível para crescerem", acrescentou o selecionador, deixando claro que continua a ver margem de progressão no médio de 22 anos.
Doumbia aproveitou esta pausa internacional para reforçar o estatuto junto da equipa principal italiana. Depois de já ter somado minutos nos compromissos anteriores, o jogador do Sporting recebeu agora uma oportunidade de início e permaneceu em campo durante toda a partida.
'Camisola 72' dos verdes e brancos esteve em cheque na partida diante do Arouca e o técnico tomou decisão que diz respeito ao jogador
06 Out 2026 | 11:41 |
Eduardo Quaresma está muito perto de regressar ao onze do Sporting na deslocação ao terreno do Braga. As limitações de Rui Borges no setor defensivo abrem espaço ao camisola 72, que poderá aproveitar a oportunidade para se redimir do penálti cometido no empate frente ao Arouca.
Segundo o jornal ‘Record’, a confiança do treinador leonino no central mantém-se intacta apesar do lance que permitiu aos arouquenses reduzir a desvantagem em Alvalade - sobre o qual o mesmo pediu desculpa. O Sporting acabaria por sofrer o 2-2 aos 87 minutos, deixando escapar novamente pontos depois de ter estado em vantagem.
Zeno Debast está fora das opções devido ao castigo resultante da expulsão frente ao Arouca, enquanto Ibrahima Ba continua longe da melhor condição física e dificilmente deverá surgir entre as escolhas iniciais. O senegalês mantém algum desconforto no joelho direito, operado em maio, e soma apenas uma utilização esta temporada.
Perante este cenário, Eduardo Quaresma é a solução mais provável para formar dupla com Gonçalo Inácio. Os dois já atuaram juntos recentemente no triunfo por 3-1 frente ao Galatasaray, na Liga dos Campeões, numa partida em que Rui Borges deixou elogios fortes ao defesa.
Quaresma começou a temporada como titular nas duas primeiras jornadas do campeonato, diante de Estrela da Amadora e Vitória de Guimarães, mas acabou por perder espaço nas escolhas iniciais do Sporting. O encontro com o Galatasaray marcou o regresso ao onze e a visita à Pedreira poderá dar-lhe nova oportunidade para recuperar estatuto.
Eduardo Felicíssimo também deverá beneficiar das limitações no setor. O jovem, médio de formação mas utilizado como central durante a pré-temporada, tem boas hipóteses de voltar a integrar a convocatória, mesmo que Ibrahima Ba consiga recuperar a tempo de viajar para Braga.
Barcelona sobe parada por máquina do Sporting e Varandas acelera proposta
06 Out 2026 | 09:59
Rui Borges tem novo ‘abre-latas’ no Sporting e SAD já pensa em blindá-lo
06 Out 2026 | 09:37
Doumbia estreia-se a titular por Itália; Craque do Sporting fica a centímetros de noite perfeita
06 Out 2026 | 10:00