
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges vai fazer cortes no plantel do Sporting depois desta sexta-feira, dia 11 de julho. Os leões começaram a pré-temporada no início do presente mês, e estão prestes a entrar em nova fase numa altura em que estão quase de partida para o estágio da equipa no Algarve.
Antes disso, esta sexta-feira traz momentos importantes na pré-época do Sporting: depois de terem realizado o primeiro jogo de treino com a equipa B verde e branca (vitória por 5-2), os leões vão realizar os dois primeiros jogos amigáveis da pré-época, contra o Torreense, da parte da manhã, e Nacional, da parte da tarde.
Estes jogos terão dois objetivos principais para Rui Borges, treinador do Sporting: o primeiro é decidir que jogadores do plantel principal cortar para o estágio do Algarve, sendo desde já uma certeza que o técnico português não vai levar todos os atletas que têm feito a pré-temporada com os leões.
O segundo objetivo, e voltar a trabalhar o 4x2x3x1, sistema tático que está a ser trabalho por Rui Borges para ser a nova base do Sporting a partir de 2025/26. O treinador verde e branco deverá lançar Pedro Gonçalves a 10, uma das inovações do seu sistema, e procurar afinar a linha defensiva, que passa a ter menos um elemento - também é esperado que os laterais passem a ter mais responsabilidades ofensivas.
Rui Borges já pode, para os dois jogos desta sexta-feira, contar com os oito internacionais que chegaram recentemente a Alcochete, sendo que alguns jogadores mais jovens devem perder espaço. De momento, faltam apenas junta-se ao grupo Viktor Gyokeres - cuja situação está complicada - Geovany Quenda e Conrad Harder, que devem chegar no próximo sábado, dia 12, para viajarem para o Algarve com os restantes colegas.
Clube de Alvalade está decidido a manter a sua posição, tal como o ponta-de-lança verde e branco, que se deveria apresentar hoje em Lisboa
|
O Sporting espera que Viktor Gyokeres se apresente esta sexta-feira, dia 11 de julho, em Lisboa. O último dia da presente semana pode muito bem marcar o arranque oficial do conflito entre o sueco e os leões, caso se venha a confirmar aquilo que é a expetativa neste momento.
A imprensa nacional avança que o avançado sueco vai desobedecer às ordens do Sporting, tal como tem vindo a ameaçar, e não vai viajar para Portugal para o início dos trabalhos da pré-época verde e branca. Relembrar que o jogador continuará muito perto de uma mudança para o Arsenal, mas continua a contar com outros interessados.
Inicialmente, Viktor Gyokeres até tinha ordens para se apresentar na Academia do Sporting na segunda-feira passada, tal como o restante dos internacionais que fizeram estágio com a sua Seleção no fim da última temporada. Esse período de tempo foi estendido até ao próximo sábado, 12 de julho, com a condição de que o avançado sueco já pernoitasse em Lisboa esta sexta-feira.
No entanto, as informações dos jornais nacionais são de que Viktor Gyokeres está decidido em não se apresentar em Lisboa esta sexta-feira, nem em Alcochete no próximo sábado. O Clube de Alvalade estará preparado para este cenário, que pode culminar com um processo disciplinar para o ponta-de-lança.
No entanto, da parte do Sporting nenhuma decisão está tomada. Os leões, presididos por Frederico Varandas, vão esperar para verificar qual é, de facto, o comportamento de Viktor Gyokeres, antes de tomarem qualquer decisão sobre o futuro do sueco ou um possível castigo do Clube.
Clube de Alvalade viu ser praticamente confirmada a transferência que vai trazer para os leões um jogador que já tinha estado perto no passado
|
Gianluca Di Marzio avança que Alberto Costa vai reforçar o Sporting em breve. As notícias sobre a possível chegada do lateral-direito surgiram nas últimas horas, depois de o Clube de Alvalade ter perdido a corrida pelo lateral-direito português no mercado de inverno, e chegaram até a ser desmentidas pela imprensa nacional.
O jornalista italiano, especialista em transferências, que também está a cobrir o interesse da Juventus em Chico Conceição, fez uso da sua página pessoal da rede social X para partilhar a seguinte nota: "O eixo com Portugal está quente: Alberto Costa rumo ao Sporting".
A mesma informação foi confirmada por Alfredo Pedullà, outro jornalista desportivo italiano, que escreveu o seguinte na rede social X: "Alberto Costa : exclusivo confirmado. Sporting formalizou a oferta. Agora Juventus pode dissolver as reservas, aumentar a oferta por Conceição e planear outras opções".
Pedullà tinha escrito, pouco antes, que os leões tinham avançado com 20 milhões de euros para assegurar o concurso de Alberto Costa, sendo que deverá ser esse o valor em cima da mesa para as conversas terem avançado entre os dois clubes - essa informação ainda carece de confirmação, no entanto.
Relembrar que o Sporting esteve muito perto de contratar Alberto Costa ao Guimarães na janela de transferências de inverno. O jogador, que foi treinado pode Rui Borges, acabou por rumar à Juventus, onde não se conseguiu afirmar na segunda metade da época, estando agora muito perto de nova mudança para Alvalade.
Humorista e conhecido adepto verde e branco acredita que saída do sueco pode ter o mesmo efeito que a de Ruben Amorim na temporada passada
|
Eduardo Madeira desvaloriza a polémica entre Viktor Gyokeres e o Sporting, numa altura em que o Arsenal promete aumentar a parada pelo sueco. Neste Exclusivo Leonino, o humorista abordou o tema que tanto tem marcado esta janela de transferências de verão, comparando-a a uma novela, e está confiante de que os leões se vão sagrar tricampeões mesmo sem o sueco no plantel.
Eduardo Madeira: "Saída de Gyokeres? Não ligo a novelas desde o Roque Santeiro"
“Temos de continuar com a dinâmica de vitórias. É só isto. O resto é novelas e não ligo a novelas desde o Roque Santeiro”, confessou em tom de brincadeira. De seguida, o argumentista faz um elo de ligação entre a possível saída do avançado com a de Ruben Amorim na temporada passada, algo que considera poder ser um bom presságio para a equipa.
“O Sporting foi campeão com o Amorim sem ter Gyokeres e fez a dobradinha sem o Amorim. O Sporting será tricampeão sem os dois. Amorim e Gyokeres fazem parte de um momento lindo, mas temos de olhar em frente”, contou o Sportinguista ao nosso Jornal.
Eduardo Madeira: "Mercado? Reforços são como os melões, só quando abre o campeonato é que se vê se são bons"
Em relação às contratações desta temporada, Eduardo Madeira acredita que Alisson Santos e Giorgi Kochorashvili são ainda uma incógnita, mas, ainda assim, está plenamente confiante no trabalho da equipa técnica: “Reforços são como os melões, só quando abre o campeonato é que se vê se são bons. Enquanto treinador de bancada, sei tudo o que é bom para o Sporting mas, felizmente eu não mando nada e quem lá está é que faz as opções. Rui Borges e a Direção estão a tratar do assunto”.
Para concluir, o humorista acredita que o emblema leonino está à frente dos seus rivais, um fator que pode ser determinante já nesta temporada que inicia: “O Sporting é, atualmente, a equipa mais consistente e o Clube mais sólido. Nunca pensei dizer isto no passado. Felizmente, posso dizer agora e sabe bem dizer isto”.