Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges tem grande problema para o Estrela da Amadora - Sporting, mas solução está à vista

Verdes e brancos estreiam-se na Liga Portugal Betclic a 8 de agosto, pelas 20h30, com uma deslocação à Reboleira marcada para a 1.ª jornada

Rui Borges enfrenta dores de cabeça no eixo defensivo a duas semanas da estreia do Sporting com o Estrela da Amadora. Inácio e Quaresma deverão ser a solução
Rui Borges enfrenta dores de cabeça no eixo defensivo a duas semanas da estreia do Sporting com o Estrela da Amadora. Inácio e Quaresma deverão ser a solução

27 Jul 2026 | 17:00 | Por Redação

Icon Comentário0

Rui Borges enfrenta várias dores de cabeça no eixo defensivo a duas semanas da estreia do Sporting no campeonato. Perante lesões, falta de ritmo e possíveis saídas, Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma são, nesta altura, os principais candidatos a formar a dupla de centrais frente ao Estrela da Amadora, no dia 8 de agosto.


Segundo o jornal Record, Zeno Debast está totalmente recuperado da lesão muscular sofrida na perna direita, mas ainda necessita de realizar trabalho individual para voltar à melhor condição física. O internacional belga não compete desde 4 de maio, quando participou na goleada por 5-1 diante do Vitória de Guimarães.


A longa paragem torna pouco provável a presença de Debast no encontro da Reboleira. Rui Borges também não poderá contar com Bruno Ramos, que continua lesionado, nem com Ibrahima Ba, contratado ao Famalicão por 21,25 milhões de euros.


O reforço senegalês estará afastado durante cerca de quatro semanas, período no qual realizará trabalho específico para recuperar a força muscular perdida após a intervenção cirúrgica ao menisco do joelho direito. A estreia oficial pelo Sporting terá, assim, de esperar.

Ousmane Diomande continua igualmente a ser uma incógnita. O costa-marfinense aguarda autorização para viajar para Inglaterra e assinar pelo Nottingham Forest, enquanto os clubes tentam acertar a forma de pagamento dos cerca de 40 milhões de euros fixos envolvidos na operação.


Eduardo Felicíssimo será a principal alternativa do Sporting. O médio, de 19 anos, tem sido adaptado ao centro da defesa e aproveitou as ausências dos internacionais para ganhar pontos junto de Rui Borges, podendo ser chamado caso exista alguma indisponibilidade entre os dois centrais portugueses.


Futebol

Exclusivo Leonino - Varandas não escolheu sucessor de Rui Borges, mas definiu interino no Sporting

Presidente do Clube de Alvalade continua sem avançar por um treinador para o lugar do atual técnico, mas tem opção estudada em caso de necessidade

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas ainda não tem qualquer treinador escolhido para suceder a Rui Borges, mas Tiago Fernandes pode ser interino no Sporting
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas ainda não tem qualquer treinador escolhido para suceder a Rui Borges, mas Tiago Fernandes pode ser interino no Sporting

28 Out 2026 | 03:00 | Por Redação

Icon Comentário0

Frederico Varandas ainda não tem qualquer treinador escolhido para suceder a Rui Borges, caso o Sporting decida avançar para uma mudança no comando técnico, sabe o Leonino. A estrutura verde e branca continua a analisar todos os cenários perante os maus resultados recentes, mas, neste momento, não existe qualquer nome fechado ou negociação adiantada.


Ao que o nosso Jornal apurou, caso Rui Borges deixe Alvalade antes de ser encontrada uma solução definitiva, será Tiago Fernandes a assumir interinamente os destinos da equipa principal. O atual treinador da equipa B é a solução interna preparada pelos responsáveis leoninos para assegurar a transição e evitar uma escolha precipitada num período particularmente apertado do calendário.


Leonardo Jardim e Abel Ferreira são dois dos nomes que estão a ser equacionados para o futuro, mas nenhum se encontra, nesta altura, perto de assumir o Sporting. Ambos estão no Brasil e envolvidos na reta final do Brasileirão, sendo que uma eventual disponibilidade só deverá surgir após o final da temporada. No caso de Abel, o cenário é ainda mais complicado: o técnico está 99% certo de permanecer no Palmeiras até ao final de 2027 e não existem contactos ou negociações em curso.


A situação de Rui Borges agravou-se depois das derrotas consecutivas em Alvalade diante do LASK Linz, por 3-2, e do Académico de Viseu, por 2-1. Os leões estão já a nove pontos da liderança do campeonato e a contestação aumentou significativamente, com lenços brancos nas bancadas e a estrutura a reavaliar a continuidade do treinador, embora sem querer tomar uma decisão apenas em função da pressão exterior.

Rui Borges acredita que ainda reúne condições para inverter o momento e não pretende abandonar o cargo por iniciativa própria. Frederico Varandas, por seu lado, continua sem tomar uma decisão definitiva sobre uma eventual sucessão. Se a rutura acontecer antes de surgir o treinador escolhido para o projeto, Tiago Fernandes será chamado a assegurar a equipa principal de forma interina, dando tempo à SAD para definir o próximo passo.



Futebol

Pedro Lima brilha na estreia a titular e leva Sporting à final four da Allianz Cup

Depois de duas derrotas consecutivas e de um ambiente de contestação em torno da equipa, leões voltaram aos triunfos frente aos madeirenses

Sporting garantiu, esta terça-feira, a qualificação para a final four da Taça da Liga, ao bater o Marítimo por 2-1, com bis de Pedro Lima
Sporting garantiu, esta terça-feira, a qualificação para a final four da Taça da Liga, ao bater o Marítimo por 2-1, com bis de Pedro Lima

27 Out 2026 | 22:14 | Por Redação

Icon Comentário0

O Sporting regressou aos triunfos esta terça-feira, ao bater o Marítimo por 2-1, em Alvalade, e tornou-se na primeira equipa a assegurar a presença na final four da Taça da Liga. Apesar de interromper a sequência de resultados negativos, a formação orientada por Rui Borges não realizou uma exibição particularmente convincente.


A estreia de Pedro Lima como titular acabou por ser uma das principais notas positivas da partida. O médio inaugurou o marcador aos 44 minutos, de cabeça, na sequência de um canto batido por Jesse Derry. O golo deu vantagem ao Sporting antes do intervalo, mas não apagou as dificuldades demonstradas pela equipa durante a primeira parte.


No segundo tempo, os leões baixaram o ritmo e permitiram ao Marítimo ganhar iniciativa. A equipa leonina revelou problemas na construção e recorreu frequentemente a passes longos na direção de Ioannidis. Ainda assim, Pedro Lima voltou a estar em destaque. Depois de um remate de longe de Vagiannidis, Gonçalo Tabuaço defendeu para a frente e, à terceira tentativa, o brasileiro mostrou o oportunismo necessário para bisar.


O Marítimo ainda reduziu aos 90 minutos, por intermédio de Adrián Butzke, e esteve perto de chegar ao empate, mas Rui Silva voltou a responder com uma defesa decisiva. O Sporting acabou por cumprir o objetivo e garantiu a presença na final four da Allianz Cup.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 10.ª jornada da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Filipe Coelho, jogar-se-á às 20h15, no Estádio Municipal de Rio Maior.



Futebol

Pedro Sousa destrói discurso de Rui Borges no Sporting: "Mais vale não falar"

Comentador do Now deixou a sua opinião sobre o atual momento do técnico, além de criticar a sua postura e comunicação após a nova derrota dos leões

Rui Borges vai estar no banco do Sporting esta terça-feira frente ao Marítimo, mas Pedro Sousa diz que Varandas continua a refletir
Rui Borges vai estar no banco do Sporting esta terça-feira frente ao Marítimo, mas Pedro Sousa diz que Varandas continua a refletir

27 Out 2026 | 17:30 | Por Redação

Icon Comentário0

Rui Borges vai estar no banco do Sporting esta terça-feira frente ao Marítimo, nos quartos de final da Taça da Liga, mas isso não significa que a continuidade esteja assegurada. Pedro Sousa garante que Frederico Varandas continua a refletir sobre o futuro do treinador e deixou um aviso particularmente relevante tendo em conta a competição em causa.


Pedro Sousa: "Varandas despediu José Peseiro depois de um jogo da Taça da Liga”


“A decisão não está tomada ainda. Vai ser o treinador contra o Marítimo, mas não há uma decisão tomada. Frederico Varandas está a refletir. Não daria a coisa como adquirida. Varandas despediu José Peseiro depois de um jogo da Taça da Liga”, afirmou Pedro Sousa, recordando um precedente que coloca ainda mais peso sobre o encontro desta noite em Alvalade.


O comentador criticou também de forma muito dura a comunicação de Rui Borges depois da derrota frente ao Académico de Viseu. “Não quer ser muito corrosivo, mas isto foi confrangedor. Mais vale não falar. Pagam a multa, se for caso disso, porque isto é mau para o jornalista em causa que não faz as perguntas que quer, porque é o canal do clube. Mas isto é como aqueles filmes de realidade paralela, que estamos a viver noutro mundo”.

Pedro Sousa mostrou-se particularmente incomodado com a forma como o treinador classificou os últimos resultados do Sporting. “Resultado menos positivo? Mas o que é isto? Resultado mau, péssimo. Dois seguidos. Foi ele que aceitou este calendário, quis antecipar o de sexta porque o jogo da Champions é mais importante na terça. Podia jogar no sábado, não, preferiu assim”, acrescentou.


José Nunes e Mário Figueiredo defenderam, por outro lado, que o discurso está em linha com o perfil comunicacional que Rui Borges tem apresentado desde que chegou a Alvalade. Ambos destacaram ainda que o ambiente nas bancadas frente ao Marítimo e a reação dos adeptos poderão ter peso na avaliação que a administração fará do momento vivido pela equipa.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting vence Rio Ave graças a golo de sobrinho de Nani (2-1)
Futebol

Sporting vence Rio Ave graças a golo de sobrinho de Nani (2-1)

27 Out 2026 | 16:40

Icon Comentário0
Luis Suárez não deixa nada por dizer após maus resultados do Sporting: "Impotente"
Futebol

Luis Suárez não deixa nada por dizer após maus resultados do Sporting: "Impotente"

27 Out 2026 | 14:22

Icon Comentário0
Treinador apontado ao Sporting salva-se aos 90+9' com ajuda de penálti
Futebol

Treinador apontado ao Sporting salva-se aos 90+9' com ajuda de penálti

27 Out 2026 | 14:05

Icon Comentário0