
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ainda existe um trio de jogadores com futuro incerto no Sporting para a temporada 2025/26: Franco Israel, Jeremiah St. Juste e Biel. Depois de ter definido as suas peças-chave para a época que se avizinha, Rui Borges acredita que estes são os atletas do seu grupo que, para já, não são vistos como essenciais.
Tal como avançado em exclusivo, pelo Leonino, o guarda-redes uruguaio ainda tem o seu futuro incerto no Clube de Alvalade. Apesar de saber que não será o titular da baliza verde e branca - com Rui Silva a ocupar esse lugar -, o 'camisola 1' dos leões está feliz e não pretende forçar a saída. No entanto, ainda pode sair, isto se surgirem propostas que vão de encontro às intenções da estrutura leonina.
No que toca a Biel, a verdade é que foi o jogador que mais perto esteve de sair. O atacante chegou a estar com um pé no Corinthians, mas o negócio acabou por cair e, por enquanto, o brasileiro ainda pertence aos quadros do Sporting. Ainda assim, é intenção dos verdes e brancos ainda colocarem o jogador neste defeso.
Por sua vez, St. Juste também é um dos elementos que pode deixar Alvalade ainda nesta janela de transferências, revela o jornal Record. A especulação em redor da saída do neerlandês dá-se devido às suas atuações inconstantes, assoladas por lesões recorrentes. Ainda assim, o assédio constante a Ousmane Diomande pode, ainda, garantir a permanência do 'camisola 3' no Sporting.
Para já, os leões continuam a sua pré-época, encontrando-se a realizar o habitual estágio em Lagos, no Algarve. Na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, o Sporting mostra-se pela primeira vez aos Sócios e adeptos, também em terras algarvias, num amigável frente ao Celtic, agendado para as 19h30.
Treinador dos bicampeões nacionais procurou o Presidente do Clube de Alvalade aquando o planeamento da nova temporada desportiva
|
Com a saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal a fazer correr muita tinta, Rui Borges sentiu a necessidade de procurar garantias sobre o seu plantel junto da SAD do Sporting. Posto isto, Frederico Varandas terá deixado claro que não pretende perder qualquer outro 'peso-pesado' dos leões nesta janela de transferências.
No planeamento da pré-temporada dos bicampeões nacionais, o Presidente leonino e restante estrutura terão comunicado ao treinador quais as 'regras' para que os intocáveis do seu plantel possam ser negociados. Segundo o jornal Record, as peças-chave do plantel de Rui Borges apenas sairão caso sejam batidas as cláusulas de rescisão.
Assim sendo, há alguns nomes que saltam à vista nesta fase, com o treinador do Sporting a definir o seu lote de inegociáveis: Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Morten Hjulmand. Deste leque, o capitão dos leões tem sido um dos nomes mais falados na imprensa internacional, até pelo recente interesse do Manchester United, comandado por Ruben Amorim.
Ainda assim, caso se verifique mais alguma saída de peso do plantel do Clube de Alvalade - além de Viktor Gyokeres, que parece estar praticamente fechado no Arsenal -, Rui Borges terá de ir ao mercado e já terá informado a estrutura de que não irá facilitar se o momento chegar.
Para já, os leões continuam a sua pré-época, encontrando-se a realizar o habitual estágio em Lagos, no Algarve. Na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, o Sporting mostra-se pela primeira vez aos Sócios e adeptos, também em terras algarvias, num amigável frente ao Celtic, agendado para as 19h30.
Verdes e brancos terão feito uma nova aproximação pelo jogador que atua em Turim, de modo a poderem garantir os seus serviços para a nova temporada
|
O Sporting terá iniciado fortes contactos por Alberto Costa. Numa altura em que os verdes e brancos continuam no mercado à procura de um lateral direito, novas informações dão conta de avanços em relação ao jogador da Juventus, além dos valores já falados com a Vecchia Signora.
Segundo avança Matteo Moretto, jornalista italiano, o Clube de Alvalade tem-se aproximado do internacional português sub-20 e há novos valores em causa: ao que parece, conversas entre Sporting e Juventus escalam para valores entre os 15 e os 18 milhões de euros.
De resto, também o jornal Record confirma o interesse dos leões em Alberto, no entanto, o meio de comunicação português revela que a estrutura leonina não pretende entrar em loucuras e é expectável que o jogador - bastante conhecido de Rui Borges, dos tempos do Vitória de Guimarães -, continue em Turim.
Os avanços do Sporting por Alberto dão-se numa altura em que um possível negócio com Vagiannidis se mantém instável. Depois de uma reunião com os representantes do jogador do Panathinaikos, em Londres, os responsáveis verdes e brancos optaram por seguir em frente e explorar outras opções de mercado, como foi o caso de Alberto.
Em 2024/2025, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – disputou 14 jogos com a camisola da Juventus. Em 665 minutos somados com a camisola da Vecchia Signora, o médio ofereceu três assistências. O atleta de 21 anos rumou à Juventus em janeiro de 2025 e tem contrato válido até 2029.
Empresário do internacional sueco terá abdicado da sua percentagem numa possível venda do jogador ao Arsenal, mas ganhará sempre com o negócio
|
Apesar de Hasan Çetinkaya ter abdicado da sua percentagem da transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal, a verdade é que o empresário do ainda jogador do Sporting pode vir a beneficiar bastante do negócio que leva o internacional sueco para a Premier League.
Com um contrato de cinco temporadas em cima da mesa - ou seja, até 2030 -, o agente vai manter o seu direito a 10% dos futuros salários do 'camisola 9' nos gunners. Ou seja, apesar de deixar de lado a sua parte aquando da transferência, Çetinkaya acabará sempre por ganhar uma comissão do negócio.
Numa altura em que a saída de Gyokeres do Sporting está cada vez mais perto de acontecer, Mikel Arteta já espera o jogador no estágio de pré-época no Arsenal, que se encontra a decorrer em La Manga. O avançado encontrava-se, até ao último domingo (13 de julho), em Estocolmo - depois de falhar o regresso ao Clube de Alvalade -, esperando agora novos desenvolvimentos.
Ao que tudo indica, o treinador dos gunners acredita que ainda poderá contar com o internacional sueco para alguns dos testes de preparação planeados para o emblema londrino em terras espanholas, uma vez que tem quatro jogos planeados: Milan, Villarreal, Tottenham e Athletic Bilbao.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.