Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Jorge deixou aviso direto a estrela do Sporting e há um recado que não passa despercebido

Convocatória para a Seleção Nacional surpreendeu muitos e treinador português não poupou palavras a futebolista do plantel verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

23 Mai 2025 | 14:17 |

Icon Comentário0

A exclusão de Geovany Quenda da Seleção A para a final-four da Liga das Nações foi uma das surpresas da convocatória nacional. O extremo do Sporting, que já tinha estado às ordens de Roberto Martínez, foi agora chamado por Rui Jorge - veja AQUI outros jogadores chamados -, para disputar o Campeonato da Europa sub-21, na Eslováquia, e o Selecionador não escondeu que o jogador tem ambições maiores. 


“Acredito que ele preferisse estar na seleção principal, é o que eu quero que todos os jogadores pensem, que é estar no patamar mais elevado”, afirmou Rui Jorge, esta quinta-feira, na conferência de imprensa após o anúncio dos convocados. Ainda assim, o técnico deixou claro que a responsabilidade de vestir a camisola das quinas é transversal a todos os escalões.


“Agora, há valores que têm de ser sempre respeitados. Representar a nossa seleção tem de ser feito com o máximo entusiasmo e máxima paixão, qualquer que seja o escalão. Eu só quero jogadores que sintam isso. Acredito que o Quenda sinta isso e tem de o demonstrar”, frisou Rui Jorge, deixando um aviso implícito ao jovem talento leonino.


O ala de 18 anos fez a primeira época na equipa principal do Sporting e destacou-se tanto como ala direito, como atuando na frente de ataque pelo corredor esquerdo. Quenda foi chamado para a seleção principal, em setembro de 2024, para disputar a Liga das Nações. Contudo, não chegou a sair do banco de suplentes.

Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 53 partidas (sendo o mais novo de sempre a atingir esta marca pelo Sporting), nas quais foi utilizado ao longo de 3.615 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados.



Futebol

'Quenda 2' fechado! Sporting segura driblador até 2031 e coloca-lhe cláusula de 80 milhões

Verdes e brancos deverão estar quase a apresentar de forma oficial este novo contrato, garantindo o jogador comparado com a pérola vendida ao Chelsea

Está praticamente fechado: Chris Grombahi, muito comparado com Quenda, está muito perto de prolongar contrato com o Sporting
Está praticamente fechado: Chris Grombahi, muito comparado com Quenda, está muito perto de prolongar contrato com o Sporting

28 Set 2026 | 10:13 |

Icon Comentário0

Está praticamente fechado: Chris Grombahi está muito perto de prolongar contrato com o Sporting. O jovem extremo, uma das pérolas formadas em Alcochete e já apelidado de “Quenda 2”, deverá ficar ligado aos leões até junho de 2031.


Segundo o jornal A Bola, o processo encontra-se praticamente concluído e prevê ainda uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. A administração liderada por Frederico Varandas pretende, assim, afastar possíveis interessados e proteger um dos ativos em quem mais acredita para o futuro.


O talento de Grombahi nunca foi colocado em causa pela estrutura leonina, mas a última temporada ficou marcada por contratempos físicos. O extremo esteve cedido ao Club Brugge e muito perto de ficar em definitivo na Bélgica, mas duas lesões acabaram por travar esse cenário.


O emblema belga tinha uma opção de compra sobre o jogador, porém decidiu não a exercer perante os problemas físicos registados durante o período de empréstimo. Grombahi regressou, assim, ao Sporting, onde voltou a ser encarado como uma aposta de elevado potencial.

Ultrapassadas as limitações físicas, os responsáveis leoninos mantêm total confiança na evolução do jovem, apesar de já lhe terem dado um aviso. A renovação surge precisamente como sinal dessa aposta, numa altura em que o atual vínculo termina no final da temporada.



Futebol

Sporting prepara futuro sem Fresneda e sucessor ‘voa’ a 37,7 km/h

Espanhol tem sido recorrentemente associado a vários rumores no mercado de transferências e leões já antecipam um possível adeus

Salvador Blopa está de regresso e o Sporting tem um plano bem definido para o jovem de 19 anos, que é visto como possível sucessor de Iván Fresneda
Salvador Blopa está de regresso e o Sporting tem um plano bem definido para o jovem de 19 anos, que é visto como possível sucessor de Iván Fresneda

28 Set 2026 | 09:49 |

Icon Comentário0

Salvador Blopa está de regresso e o Sporting tem um plano bem definido para o jovem de 19 anos. Depois de uma longa recuperação, o lateral vai voltar à competição pela equipa B, mas é encarado a médio e longo prazo como uma solução para o lado direito da defesa principal, pensando já num eventual futuro sem Iván Fresneda.


Segundo o jornal A Bola, os leões não pretendem acelerar qualquer etapa na evolução do jogador. Blopa voltou a integrar os trabalhos de Rui Borges em setembro e deverá começar por ganhar ritmo no conjunto secundário, antes de receber novas oportunidades entre os principais.


Uma lesão acabou por travar a progressão na segunda metade da época passada e obrigou-o a passar a pré-temporada em recuperação. Durante esse período, o Sporting trabalhou intensamente no reforço muscular do lateral, que ganhou massa e cresceu ainda dois centímetros, chegando agora aos 1,90 metros.


A velocidade continua a ser uma das características mais impressionantes de Blopa. O jovem já atingiu um pico de 37,7 km/h, registo que o coloca muito próximo de algumas das marcas mais elevadas registadas no futebol de alto nível e que ajuda a explicar o potencial reconhecido pela estrutura leonina.

Embora consiga atuar nos dois corredores e até adaptar-se a diferentes sistemas, o projeto do Sporting passa sobretudo por prepará-lo para lateral-direito numa linha de quatro. Fresneda é atualmente o dono da posição e Vagiannidis a alternativa mais imediata, mas a valorização do espanhol deixa aberta a possibilidade de uma transferência relevante no futuro.


Blopa poderá voltar a ter minutos pela equipa principal já no final de outubro, diante do Marítimo, na Taça da Liga. Curiosamente, a oportunidade poderá surgir praticamente um ano depois da estreia frente ao Alverca, na mesma competição.


Futebol

Lateral que vai substituir Maxi Araújo no Braga - Sporting terá direito a renovação e aumento

Internacional uruguaio não chegará a tempo do encontro da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, mas Rui Borges já tem solução

Rodrigo Dias prepara-se para assumir a titularidade no lugar de Maxi Araújo no Sporting na deslocação ao terreno do Braga
Rodrigo Dias prepara-se para assumir a titularidade no lugar de Maxi Araújo no Sporting na deslocação ao terreno do Braga

28 Set 2026 | 09:25 |

Icon Comentário0

Rodrigo Dias prepara-se para assumir a titularidade no lado esquerdo da defesa do Sporting na deslocação ao terreno do Braga. O jovem de 21 anos deverá aproveitar a provável indisponibilidade de Maxi Araújo para voltar ao onze de Rui Borges.


Segundo o jornal A Bola, o lateral está na linha da frente para substituir o internacional uruguaio, que estará ao serviço da seleção na Índia apenas três dias antes do encontro da oitava jornada da Liga. A exigência da viagem e o desgaste acumulado tornam muito difícil a utilização de Maxi na Pedreira.


Moncef Zekri seria outra possibilidade para o corredor esquerdo, mas o marroquino continua a cumprir trabalho específico de recuperação física e ainda não se estreou oficialmente pelo Sporting. Perante esse cenário, Rodrigo Dias surge como a solução mais natural para Rui Borges.


O 'camisola 50' já sabe o que é substituir Maxi Araújo esta temporada. Foi titular na jornada inaugural diante do Estrela da Amadora, devido ao castigo do uruguaio, e cumpriu os 90 minutos no empate dos leões a duas bolas na Reboleira.

O futuro do jogador começa também a ser preparado nos escritórios da SAD leonina. Rodrigo Dias tem contrato até 2028, mas o Sporting pretende rever e melhorar as condições do vínculo durante esta temporada, premiando a evolução e protegendo um dos jovens ativos da formação leonina.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges acaba com hábito no Sporting e impõe nova rotina antes dos jogos
Futebol

Rui Borges acaba com hábito no Sporting e impõe nova rotina antes dos jogos

28 Set 2026 | 09:12

Icon Comentário0
Vagiannidis e Ioannidis ajudam a derrubar Alemanha; Dupla do Sporting surpreende Klopp
Futebol

Vagiannidis e Ioannidis ajudam a derrubar Alemanha; Dupla do Sporting surpreende Klopp

28 Set 2026 | 08:59

Icon Comentário0
Luis Suárez nunca tinha marcado tanto e Sporting já tentou ‘travar’ colombiano
Futebol

Luis Suárez nunca tinha marcado tanto e Sporting já tentou ‘travar’ colombiano

28 Set 2026 | 08:45

Icon Comentário0