
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A exclusão de Geovany Quenda da Seleção A para a final-four da Liga das Nações foi uma das surpresas da convocatória nacional. O extremo do Sporting, que já tinha estado às ordens de Roberto Martínez, foi agora chamado por Rui Jorge - veja AQUI outros jogadores chamados -, para disputar o Campeonato da Europa sub-21, na Eslováquia, e o Selecionador não escondeu que o jogador tem ambições maiores.
“Acredito que ele preferisse estar na seleção principal, é o que eu quero que todos os jogadores pensem, que é estar no patamar mais elevado”, afirmou Rui Jorge, esta quinta-feira, na conferência de imprensa após o anúncio dos convocados. Ainda assim, o técnico deixou claro que a responsabilidade de vestir a camisola das quinas é transversal a todos os escalões.
“Agora, há valores que têm de ser sempre respeitados. Representar a nossa seleção tem de ser feito com o máximo entusiasmo e máxima paixão, qualquer que seja o escalão. Eu só quero jogadores que sintam isso. Acredito que o Quenda sinta isso e tem de o demonstrar”, frisou Rui Jorge, deixando um aviso implícito ao jovem talento leonino.
O ala de 18 anos fez a primeira época na equipa principal do Sporting e destacou-se tanto como ala direito, como atuando na frente de ataque pelo corredor esquerdo. Quenda foi chamado para a seleção principal, em setembro de 2024, para disputar a Liga das Nações. Contudo, não chegou a sair do banco de suplentes.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 53 partidas (sendo o mais novo de sempre a atingir esta marca pelo Sporting), nas quais foi utilizado ao longo de 3.615 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados.
Eternos rivais vão medir forças no Jamor e treinador dos verdes e brancos estará em vias receber novidade que poderá ser positiva para o grupo
|
O Sporting apresentou recurso do castigo aplicado a Ricardo Esgaio, na sequência da expulsão após o apito final do dérbi frente ao Benfica, na 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Desta forma, o Clube de Alvalade procura a despenalização do lateral-direito, que permita a sua utilização na final da Taça de Portugal.
A informação é avançada pelo jornal Record. Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol castigou Ricardo Esgaio com dois jogos de suspensão. O árbitro João Pinheiro justificou o cartão vermelho exibido ao “camisola 47”, no final do duelo no Estádio da Luz, com palavras dirigidas a Otamendi: "Falas muito, chupa c******!”. O jogador do Sporting terá ainda feito um gesto obsceno na direção dos adeptos do Benfica, após o golo do empate.
No entanto, o diário desportivo escreve que a despenalização de Ricardo Esgaio dificilmente será conseguida. Assim, o lateral-direito - que foi protagonista nos festejos do bicampeonato - deverá mesmo falhar a final da Taça de Portugal, depois de também não ter sido opção na receção ao Vitória de Guimarães, na última jornada do campeonato, no passado fim de semana.
A equipa leonina está focada no dérbi frente ao Benfica. O jogo decisivo da prova rainha está marcado para as 17h15 do próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor, e será arbitrado por Luís Godinho. No dérbi, o Sporting vai procurar carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.
Na presente temporada, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros - somou 18 jogos, ao serviço do Sporting: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Em 2024/25, o lateral-direito marcou um golo, no duelo frente ao Amarante, referente à quarta eliminatória da prova rainha do futebol português.
Emblema orientado por Enzo Maresca é um dos clubes mais interessados no internacional sueco, que tem brilhado com a Listada verde e branca
|
Viktor Gyokeres pode estar mais perto de rumar ao Chelsea. É que, de acordo com informações vindas da imprensa internacional, o Chelsea está disposto a vender Christopher Nkunku, o que aumenta, ainda mais, o interesse do histórico da Premier League no avançado do Sporting, que tem brilhado com a Listada verde e branca.
Segundo Rudy Galetti, jornalista italiano, a Juventus perguntou ao Chelsea por Christopher Nkunku, sendo que os blues estarão dispostos a libertar o internacional francês por uma verba a rondar os 70 milhões de euros. Caso este negócio avance, a possibilidade de Viktor Gyokeres rumar ao clube londrino.
Relativamente à posição do Sporting, têm surgido algumas notícias nas últimas semanas que apontam para um entendimento entre o Clube e Viktor Gyokeres para permitir uma venda na ordem dos 70 milhões de euros. A cláusula de rescisão do internacional sueco é de 100 milhões de euros, mas, para já, esses valores parecem complicados de alcançar.
Na entrevista que concedeu esta semana à SIC, Viktor Gyokeres falou sobre o seu futuro, deixando tudo em aberto: "Vamos ver. É o futuro. O futebol é assim, nunca se sabe o que vai acontecer. Como se viu nesta época nunca se sabe o que vai acontecer. E é a mesma coisa agora. Veremos o futuro"
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros - realizou 51 encontros, nos quais apontou uns impressionantes 53 golos e fez 13 assistências, sendo a principal figura da turma liderada por Rui Borges. O internacional sueco tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028.
Guarda-redes brasileiro deixou grandes elogios ao ponta de lança, que poderá rumar a Alvalade para ocupar a vaga deixada por Viktor Gyokeres
|
Hugo Souza garantiu que Yuri Alberto vai ficar no Corinthians. Depois de o timão vencer o Novorizontino na taça do Brasil, o guarda-redes admitiu que o avançado - apontado ao Sporting para o lugar de Viktor Gyokeres - deverá receber propostas muito brevemente.
"É inevitável, não? Hoje é o melhor '9' a atuar no futebol brasileiro. E a temporada europeia está no final, não é? Alguns campeonatos já terminaram. É bom para que possam olhar para ele com carinho, que, além de merecer, é um tipo fantástico", apontou o guardião, garantindo que o avançado merece lugar na convocatória de Carlo Ancelotti para a seleção nacional.
Yuri Alberto: "Não quero sair mais (do Corinthians)"
Com grandes elogios ao companheiro de equipa, o ex-Chaves garantiu que o jogador vai continuar ao serviço do timão: "Sabemos que vai chegar cá uma proposta. Mas ele está feliz, está bem. Não quer sair. Quer continuar a fazer história aqui. O título do Paulista deu-lhe esse gás: 'Não quero sair mais'", terá dito Yuri Alberto, de acordo com o que revelou o 'camisola 1' do emblema do estado de São Paulo.
"Então, assim, ele vem fazendo (golos). Artilheiro da Arena (Neo Química), artilheiro do século, está a fazer história com esta camisola e está muito feliz. E, bom, por mim, quero sempre o melhor para ele", garantiu Hugo Souza, deixando votos de sucesso ao ponta de lança.
Na presente temporada, Yuri Alberto – avaliado em 16 milhões de euros – já participou em 34 encontros, ao serviço do Timão: 14 no Campeonato Paulista, nove na Serie A, quatro na Libertadores, cinco na Copa Sudamericana e dois na Copa do Brasil. Nos 2.363 minutos em que esteve em campo, o internacional brasileiro marcou 13 golos e fez uma assistência.