
Futebol
Bruno Fernandes fala de Ruben Amorim e lembra... O Sporting: "O risco é..."
10 Out 2025 | 17:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Nov 2022 | 06:18 |
Eduardo Quaresma foi chamado para representar a seleção nacional de sub-21. Esta segunda-feira, dia 14 de novembro, Rui Jorge viu-se 'enrascado' e acabou por ter de recorrer ao jogador emprestado pelo Sporting ao Hoffenheim.
Desta forma, o central de 20 anos faz agora parte dos 23 jogadores escolhidos devido à lesão de David da Costa, médio ofensivo do Lens, que é baixa de última hora na equipa das quinas.
"O defesa central, que já treina em Lagos na tarde desta segunda-feira, foi convocado para o lugar de David da Costa (Lens), dispensado dos trabalhos por lesão", pode ler-se no site da Federação Portuguesa de Futebol.
Esta convocatória, por sua vez, diz respeito a dois jogos de preparação para o Campeonato da Europa Geórgia/Roménia 2023. Portugal vai defrontar primeiro a Chéquia, a 18 de novembro; e depois o Japão, a 22 de novembro. Ambos os jogos serão disputados no Estádio Municipal de Portimão e têm hora marcada para as 19h15.
Eduardo Quaresma junta-se, assim, a Gonçalo Inácio, único leão a integrar o lote de convocados por Rui Jorge na convocatória inicial, ele que foi preterido por Fernando Santos para o Mundial do Qatar.
O jogador tem atuado na quarta divisão da Alemanha – prova de futebol amador – ao serviço da equipa B do emblema da cidade de Sinsheim -, onde contabiliza quatro jogos. Na equipa principal, o defesa soma apenas 85 minutos.
Avaliado em 4 milhões de euros, o central, que tem contrato até 2025 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, fez parte do último plantel do Sporting que venceu o Campeonato Nacional, em 2020/21. Na equipa principal dos verdes e brancos, o central participou em 12 jogos.
Leões tinham plano definido e estavam há vários meses em negociações com o brasileiro, mas situação sofreu reviravolta das grandes
11 Out 2025 | 07:32 |
Matheus Reis pode sair do Sporting em janeiro. O Clube de Alvalade tinha intenções de renovar com o defesa brasileiro, mas Rui Borges acabou por fazer um planeamento de temporada que não inclui o 'camisola 2' nas opções regulares dos leões.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, as conversações entre ambas as partes "esfriaram" e, de momento, não há qualquer negociação para prolongar o vínculo do canhoto, que termina contrato com o Sporting a 30 de junho de 2026.
Assim sendo, para evitar que Matheus Reis saia a custo zero, a SAD liderada por Frederico Varandas poderá negociar o passe durante o próximo mercado de transferências de verão. Em cima da mesa estará um regresso do jogador ao Brasil.
Durante o defeso de verão, Matheus Reis já tinha sido apontado ao campeonato canarinho, depois de ter recebido ameaças por parte dos adeptos do Benfica, na sequência da final da Taça de Portugal. O Palmeiras, de Abel Ferreira, foi o clube que demonstrou maior interesse.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 203 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Responsáveis verdes e brancos sentem-se 'obrigados' a rondar as suas possibilidades para eventuais saídas de Alvalade no futuro
11 Out 2025 | 03:00 |
O Sporting está atento a Mathias de Amorim, sabe o Leonino. As boas exibições do jovem médio do Famalicão têm chamado à atenção do departamento de scouting dos verdes e brancos, que já terá sinalizado o jogador como uma possível opção para o futuro.
A confirmada saída de Hidemasa Morita no final da temporada e a também possível despedida de Morten Hjulmand 'obrigam' o Clube de Alvalade a manter-se atento a oportunidades no mercado de transferências e o nome do jogador de 20 anos é um dos que saltam à vista. Também os resultados após exibições aquém do esperado fazem com que os leões sondem as suas possibilidades.
Fonte próxima do nosso Jornal confirmou, ainda, que os responsáveis do Sporting não têm qualquer problema de, caso seja necessário, perguntarem ao emblema do norte do país sobre as condições de Mathias de Amorim, uma vez que são clubes com boas relações depois dos negócios de Pedro Gonçalves e Manuel Ugarte.
Ainda assim, o Sporting ainda não está em posição de avançar com este processo, mas mantém o médio sinalizado e continuará a seguir as suas exibição durante a presente temporada desportiva, que promete ser de 'revelação' para o futebolista que realizou toda a sua formação no Bordeux.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Famalicão, Mathias de Amorim - avaliado em 4 milhões de euros - disputou 26 jogos, nos quais somou um golo e duas assistências. Esta época, serviu uma vez os colegas de equipa em sete partidas (588 minutos).
Francisco Salgado Zenha, responsável financeiro do Clube de Alvalade, esteve presente no Football Summit, e falou da última janela de transferências dos leões
10 Out 2025 | 18:22 |
Francisco Salgado Zenha confessou que foi muito difícil para o Sporting contratar jogadores na última janela de transferências de verão, e alertou para a crescente competitividade no mercado do futebol - Frederico Varandas também falou deste assunto. O Vice-Presidente verde e branco, responsável pela pasta financeiro do Clube, esteve presente no Football Summit, onde abordou o assunto.
"Se calhar é muito óbvio, já está a acontecer, mas quero ressalvar isto: se forem ver o que aconteceu neste mercado de verão, foi muito difícil contratar. Estivemos a resistir para vender e tivemos dificuldades em contratar. É um sinal de que o mercado europeu e os clubes lá fora já estão a entrar nesse patamar em que não precisam de vender também", começou por explicar o CFO do Sporting, que esteve presente num painel com os homólogos de Benfica e Porto.
Francisco Salgado Zenha prosseguiu na sua análise: "Então a contratação vai tornar-se cada vez mais difícil. A situação financeira dos clubes europeus está cada vez mais robusta. Ou nós em Portugal caminhamos nessa linha de robustez, ou vamos ter mais dificuldade em acompanhar os nossos concorrentes lá fora".
"Temos de pensar na centralização de direitos e fazê-la de forma eficiente. Temos de pensar que quando a fizermos, sim, solidariedade, mas cuidado, porque se baixarmos todos os nível e os três grandes baixarem o nível, não vamos ganhar pontos nas competições europeias, não vamos estar lá e estaremos na Conference League. Teremos muito cuidado para neste bolo fazer uma distribuição eficiente. Associado a este bolo, o controlo financeiro. É absolutamente crítico para dar credibilidade lá para fora", atirou, de seguida, falando em soluções para o problema financeiro dos emblemas nacionais.
O Vice-Presidente do Sporting terminou, com uma palavra sobre o futuro: "Nós já sabemos que gerimos bem o futebol. Se virem a balança comercial da transferência de jogadores, já toda a gente sabe que Portugal vende muito bem, gere muito bem, desenvolve bem jogadores, contrata e sabe vender. Não é por acaso que somos a 20.ª ou 21.ª economia europeia e nos últimos anos sempre a lutar pelo 6.º lugar. Há alguma coisa que fazemos bem. O que não podemos perder o comboio é que o futebol está, e com o contributo de investimento privado, sobretudo de americanos, a ir para o próximo passo".