
Modalidades
Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Sporting - Ademar León (Meia-final) ao minuto
30 Ago 2025 | 14:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
14 Fev 2021 | 10:55 |
A turma de andebol dos leões triunfou neste sábado, 13 de fevereiro, diante do FC Gaia, por 29-18. No rescaldo da vitória leonina, Rui Silva, técnico do Sporting CP, analisou o encontro, mostrando-se bastante satisfeito com o desempenho dos atletas verdes e brancos. "O que mais gostei no Sporting CP foi a seriedade acima de tudo. Todos sabemos as dificuldades que temos devido aos jogadores que estão de fora por lesão. Queríamos tirar da cabeça dos jogadores o que aí vem, que é a EHF European League, e foi uma missão cumprida. Gostei imenso, como já tinha gostado contra o HT Tatran Prešov, do nosso sistema defensivo. Está muito mais compacto, muito mais coeso”, prosseguindo. “Os ataques têm tido muito mais dificuldades em ultrapassar a nossa defesa e isso acaba por ajudar os guarda-redes. Sinónimo disso são os 18 golos sofridos. Destes 18, bastantes foram em contra-ataques por erros nossos no ataque. Gostei muito da nossa defesa", começou por dizer, analisando, de seguida, o ataque leonino. "No ataque, fomos tendo dificuldades contra uma defesa muito aberta do FC Gaia, uma equipa muito competente, bem organizada e que sabe o que faz. Tentou colocar-nos dificuldades, mas fomos tranquilamente superando esta defesa aberta. Chegámos ao intervalo a ganhar por oito e depois foi uma questão de gestão", acrescentou. O técnico dos leões finalizou ao abordar a formação leonina, assim como o desempenho que alguns atletas saídos da cantera de Alvalade têm reagido ao participar em jogos da equipa sénior do Sporting CP. "O que queremos destes jovens é que eles estejam sempre preparados para integrar a equipa sénior quando há necessidade. Estes jovens têm treinado regularmente connosco. Muitos deles fazem parte do plantel desde o início e já jogaram bastantes minutos noutros jogos. Hoje, foram chamados por necessidade e responderam bem. Claro que cometem erros, mas há muitos pormenores interessantes”, prosseguindo. “Conseguimos estrear mais um jovem jogador, o Miguel. Todos os outros já se tinham estreado pela equipa sénior e esta é, também, a nossa missão e o nosso projeto. Eles sabiam que hoje não vinham apenas para fazer número. Sabiam que iam contar para a rotação e fizeram-no de forma competente. Estamos muito contentes com isso", concluiu.
Fotografia de Sporting CP
Clube de Alvalade esteve muito perto de bater turma catalã, mas decisão polémica no final da partida alterou rumo dos acontecimentos
31 Ago 2025 | 18:36 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu a final da Supertaça Ibérica frente ao Barcelona por 35-34, na marcação dos livres de sete metros, este domingo, dia 31 de agosto. O Clube de Alvalade lutou pelo triunfo, mas uma decisão polémica de arbitragem em cima do minuto 60 alterou o rumo dos acontecimentos. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, depois de vitória nas meias-finais frente ao Ademar León (42-27), a turma verde e branca foi superior ao campeão e vencedor da Taça do Rei de Espanha e, ao intervalo, levava uma vantagem de dois golos (15-13).
Na etapa complementar, o placard teve várias reviravoltas no marcador com ambas as formações a querer chegar ao triunfo. O lance polémico aconteceu no final, quando Luís Frade não estava a três metros da bola no momento do remate de Francisco Costa, o que daria lugar a sanção disciplinar ao jogador e à consequente marcação de livre de 7 metros, que poderia dar a vitória aos leões. O marcador estava em 31-31 a um segundo do fim, mas os árbitros nada assinalaram após visualizarem as imagens.
Com esta derrota - a primeira em três jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa veem o Barcelona voltar a conquistar a prova pela quarta vez. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 3 de setembro, às 18h30, frente ao Marítimo, em jogo da primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Terminou assim a quarta edição da Supertaça Ibérica, um formato que opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países. Na disputa pelo terceiro lugar, os dragões derrotaram os espanhóis por 28-23.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro decisivo do torneio, que coloca frente a frente conjunto espanhol e verdes e brancos
31 Ago 2025 | 15:50 |
FINAL DO JOGO: BARCELONA 35-34 SPORTING
- Falha o Sporting (35-34).
- Marca o Barcelona.
- Não falha o Sporting (34-34).
- Marca o Barcelona.
- Marca Kiko Costa. Tudo empatado (33-33).
- Marca o Barcelona
- Marca o Sporting (32-32).
- Marca o Barcelona
- Falha o Sporting
- Falha o Barcelona
FINAL DOS 60 MINUTOS: BARCELONA 31-31 SPORTING
60' - Barcelona empata a 30 segundos do fim (31-31).
58' - Martim Costa não perdoa (29-31).
57' - Tudo empatado novamente (29-29).
52' - Sporting na frente (27-28).
49' - Cartão vermelho para Gassama (26-25).
44' - Empata Kiko Costa (23-23).
44' - Luís Frade volta a faturar para o Barcelona (23-21).
39' - Marcam os catalães (18-19).
34' - Turma de Ricardo Costa com dois golos de vantagem (16-18).
31' - Arranca a segunda parte.
INTERVALO: BARCELONA 13-15 SPORTING
24' - Leões em vantagem. Marca Carlos Álvarez (10-12).
19' - Barcelona passa para a frente do placard (10-9).
11' - Salvador Salvador não desperdiça (6-8).
8' - Marca Martim Costa (6-6).
5' - Cinco golos para cada lado.
2' - 2-2 no marcador.
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Sporting e Barcelona já se defrontaram em cinco ocasiões: os leões nunca alcançaram a vitória.
0' - A Supertaça Ibérica vai para a sua quarta edição. A turma catalã venceu sempre.
0' - A equipa espanhola também venceu o campeonato e a Taça do Rei.
0' - O conjunto de Ricardo Costa entra na condição de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.
0' - O Barcelona venceu o Porto por 28-25.
0' - A turma de Alvalade parte em busca da primeira conquista deste troféu, depois de ter eliminado os espanhóis do Ademar León por 42-27 nas meias-finais.
0' - O Leonino leva até si todas as emoções da final da Supertaça Ibérica de Andebol 2025/26.
0' - O Sporting defronta o Barcelona, este domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Emblema verde e branco atropelou turma do país vizinho e vai reencontrar equipa catalã, à semelhança do que sucedeu na temporada passada
30 Ago 2025 | 18:11 |
A equipa de andebol do Sporting está na final da Supertaça Ibérica, depois de derrotar o Ademar León por 42-27, este sábado, dia 30 de agosto. O Clube de Alvalade vai encontrar o Barcelona no derradeiro encontro da competição. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a turma verde e branca foi superior ao finalista vencido da última Taça do Rei e, ao intervalo, já levava uma vantagem de cinco golos (18-13). Os leões foram implacáveis no ataque e superaram, uma vez mais, a equipa adversária.
Na etapa complementar, o Sporting não desacelerou e continuou por cima da turma de Daniel Gordo, fechando o marcador com uma diferença de 15 golos entre as duas formações. Em 2024/25, a final ocorreu precisamente entre leões e Barcelona, mas a turma do país vizinho acabou por vencer por 38-33.
Com esta vitória - a segunda em dois jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa - vão tentar conquistar o troféu pela primeira vez. A final está marcada para domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, frente à turma catalã, que bateu o Porto por 28-25 na outra meia-final.
A Supertaça Ibérica é um formato que vai para a sua quarta edição e opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países.
Na semana passada, leões venceram a Supertaça nacional frente ao Porto: