Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
21 Nov 2020 | 17:37 |
A equipa principal de andebol do Sporting CP foi, este sábado, 21 de novembro, derrotada pelo FC Porto, por 27-33. No rescaldo do clássico, Rui Silva recusou atirar a toalha ao chão e mostrou confiança na sua equipa. “Começámos muito bem, a seguir a estratégia delineada. O ataque do FC Porto teve muitas dificuldades e foi completamente anulado pela nossa defesa em muitos momentos. Do ponto de vista ofensivo, conseguimos ataques prolongados ao aproveitar situações débeis da defesa do FC Porto e estávamos constantemente a ter sucesso. Gostava de ter investido um pouco mais na transição ofensiva na primeira parte, mas não foi possível. Fomos empatados para o intervalo com seis bolas fáceis falhadas. Isso é normal acontecer num jogo, mas se metade dessas bolas entram, íamos para o intervalo a ganhar por três”, analisou o técnico verde e branco. Relativamente ao segundo tempo, Rui Silva disse acreditar que o desgaste físico de determinados jogadores acabou por fazer a diferença: “A segunda parte foi diferente. Obrigámos o FC Porto a fazer o que faz sempre quando está em dificuldades, que é o sete para seis. Nos primeiros momentos, conseguimos roubar duas ou três bolas ao adversário, mas depois não tivemos a rotatividade necessária. Ao longo da primeira e da segunda parte, o FC Porto fez algumas trocas. Os meus jogadores estiveram muito bem na primeira parte e foram uns verdadeiros guerreiros, mas somos humanos. O Frankis Carol e o Pedro Valdés chegaram a um momento em que, ao defender bem e a atacar constantemente, nota-se uma quebra na manobra ofensiva. Começou a faltar discernimento e fizemos o que não queríamos, que eram os ataques rápidos, porque isso é fácil para o bloco central do FC Porto”. Por fim, e apesar da derrota, Rui Silva demonstrou total confiança nos seus atletas: “Estamos na 11.ª jornada, sei que todos acham que este jogo é extremamente importante, mas se tivesse vencido tinha exatamente o mesmo discurso. É um campeonato muito longo, com 34 jornadas – estamos no primeiro terço –, e temos de continuar a trabalhar e ganhar todos os jogos. Se o FC Porto fizer o mesmo, quando chegarmos à segunda volta acertamos contas lá. Se o FC Porto ganhou aqui por seis, nós podemos ganhar lá por sete”.
Fotografia de Sporting CP
Leões foram mais fortes e carimbaram um lugar na próxima fase da prova rainha, eliminando os dragões este sábado, dia 7 de fevereiro
07 Fev 2026 | 19:49 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto por 40-35, este sábado, dia 7 de fevereiro. Em duelo válido para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao rival no Clássico e segue em frente na prova rainha.
Num duelo disputado no Dragão Arena, a primeira parte traduziu-se em equilíbrio total entre ambas as equipas. Ao intervalo, o resultado era o perfeito espelho disso: 18 tentos certeiros para cada lado, com o Sporting a gerir o cansaço acumulado, uma vez que se encontra a jogar a segunda partida em menos de 48 horas.
Na segunda metade do encontro, os verdes e brancos aceleraram e ganharam vantagem perante o Porto, que se mostrou incapaz de voltar a aproximar-se. Fruto da boa exibição leonina, o Sporting garantiu uma vitória já mais dilatada perto do final.
No capítulo individual, destaque para Kiko Costa. Com 13 golos, o internacional português foi o melhor marcador do Sporting e da partida. Nota ainda para Martim Costa (8) e Salvador Salvador (4). Do lado do Porto, Antonio Martínez foi o melhor da equipa da casa (8).
Com esta vitória - a 26.ª em 32 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa carimbam presença na próxima fase da Taça de Portugal. Agora, o Sporting volta a virar atenções para o campeonato nacional, com a 18.ª jornada da competição a disputar-se na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, frente ao FC Gaia, pelas 20h30.
Jogador de 28 anos está a cumprir últimos meses ao serviço do emblema verde e branco e vai rumar a outras paragens na próxima época
02 Fev 2026 | 03:00 |
Natán Suárez vai deixar a equipa de andebol do Sporting no final da presente temporada, sabe o Leonino. O central está a cumprir os últimos meses ao serviço do Clube de Alvalade, mas sairá de forma amigável e vai abraçar um novo projeto desportivo em 2026/27.
O adeus do jogador acontece por questões de construção de plantel. Ao que o nosso Jornal apurou, o desempenho do 'camisola 7' da formação de Ricardo Costa sempre foi exemplar. O atleta é muito acarinhado pelos companheiros de balneário e pela equipa técnica.
O internacional espanhol chegou ao Sporting no início da época de 2021/22 para ser alternativa a Carlos Ruesga. Depois de passagens pelo Teucro, Ciudad Encantada e Ademar León, rapidamente confirmou ser um atleta de grande talento, tornando-se numa das figuras do plantel nos últimos anos.
Ainda assim, o central de 28 anos vai dar o máximo dentro das quadras para sair em grande do Sporting, tendo ainda para conquistar o tricampeonato Nacional, a Taça de Portugal e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões. Por outro lado, Ivano Pavlovic é um dos alvos na mira dos leões, mas a possível chegada do croata não se afigura fácil.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Natán Suárez contabiliza já 27 partidas pelo Clube de Alvalade - oito na EHF Champions League, 16 no Campeonato Nacional, um na Supertaça e dois na Supertaça Ibérica -, nos quais apontou 68 tiros certeiros.
Central, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples
31 Jan 2026 | 03:00 |
Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser extremamente difícil. O central do Zagreb, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples, sabe o Leonino.
Apesar do interesse verde e branco, o Vardar é, nesta fase, o clube que surge na frente da corrida pelo internacional croata. O emblema macedónio já terá dado passos mais concretos e apresenta um projeto desportivo e financeiro que coloca pressão sobre os restantes interessados.
O Sporting reconhece o potencial e a qualidade de Ivano Pavlovic, mas está consciente de que a operação envolve valores elevados e uma disputa intensa pela contratação do atleta. Internamente, o dossiê é visto como complexo e dependente de várias variáveis.
Assim, embora o nome do atleta de 22 anos continue referenciado em Alvalade, a verdade é que, neste momento, o clube macedónio parte em vantagem, obrigando o emblema verde e branco a ponderar alternativas ou a aguardar por uma eventual mudança no cenário do mercado.
A turma leonina encontra-se neste momento no primeiro lugar do Campeonato Placard Andebol 1 2025/26, invicto com 51 pontos (17 jogos - 17 vitórias) e com mais sete pontos do que Porto e Benfica. O próximo jogo da Liga está marcado para o dia 11 de fevereiro, frente ao Gaia, fora de casa.
Grande golo de Kiko Costa na Liga dos Campeões: