Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
21 Nov 2020 | 17:37 |
A equipa principal de andebol do Sporting CP foi, este sábado, 21 de novembro, derrotada pelo FC Porto, por 27-33. No rescaldo do clássico, Rui Silva recusou atirar a toalha ao chão e mostrou confiança na sua equipa. “Começámos muito bem, a seguir a estratégia delineada. O ataque do FC Porto teve muitas dificuldades e foi completamente anulado pela nossa defesa em muitos momentos. Do ponto de vista ofensivo, conseguimos ataques prolongados ao aproveitar situações débeis da defesa do FC Porto e estávamos constantemente a ter sucesso. Gostava de ter investido um pouco mais na transição ofensiva na primeira parte, mas não foi possível. Fomos empatados para o intervalo com seis bolas fáceis falhadas. Isso é normal acontecer num jogo, mas se metade dessas bolas entram, íamos para o intervalo a ganhar por três”, analisou o técnico verde e branco. Relativamente ao segundo tempo, Rui Silva disse acreditar que o desgaste físico de determinados jogadores acabou por fazer a diferença: “A segunda parte foi diferente. Obrigámos o FC Porto a fazer o que faz sempre quando está em dificuldades, que é o sete para seis. Nos primeiros momentos, conseguimos roubar duas ou três bolas ao adversário, mas depois não tivemos a rotatividade necessária. Ao longo da primeira e da segunda parte, o FC Porto fez algumas trocas. Os meus jogadores estiveram muito bem na primeira parte e foram uns verdadeiros guerreiros, mas somos humanos. O Frankis Carol e o Pedro Valdés chegaram a um momento em que, ao defender bem e a atacar constantemente, nota-se uma quebra na manobra ofensiva. Começou a faltar discernimento e fizemos o que não queríamos, que eram os ataques rápidos, porque isso é fácil para o bloco central do FC Porto”. Por fim, e apesar da derrota, Rui Silva demonstrou total confiança nos seus atletas: “Estamos na 11.ª jornada, sei que todos acham que este jogo é extremamente importante, mas se tivesse vencido tinha exatamente o mesmo discurso. É um campeonato muito longo, com 34 jornadas – estamos no primeiro terço –, e temos de continuar a trabalhar e ganhar todos os jogos. Se o FC Porto fizer o mesmo, quando chegarmos à segunda volta acertamos contas lá. Se o FC Porto ganhou aqui por seis, nós podemos ganhar lá por sete”.
Fotografia de Sporting CP
Nas primeiras declarações, novo jogador do emblema verde e branco mostrou-se impressionado com a dimensão do Clube de Alvalade
17 Jul 2026 | 14:41 |
É oficial. O Sporting anunciou a contratação de Christian Manojlovic para a temporada 2026/27. O lateral esquerdo, de apenas 20 anos, é visto como uma das grandes promessas mundiais do andebol e chega proveniente do Politehnica Timisoara, da Roménia.
C. Manojlovic: "Nunca vi um clube com esta organização"
Nas primeiras declarações, o jogador mostrou-se impressionado com a dimensão do Clube: "Quando cheguei aqui percebi que o nível é de topo. Nunca vi um clube com esta organização, por isso estou muito agradecido por estar aqui. (...) Sou um jogador que consegue dar tudo à equipa. Sou muito rápido, focado e inteligente".
O internacional A italiano apontou aos principais objetivos da temporada: "Claro que vamos tentar ganhar todos os títulos novamente. A Champions League é um grande objetivo, também. (...) A equipa tem muitos jovens jogadores, mas acho que podemos fazer parte das cinco melhores equipas do mundo, similar ao que aconteceu na última época. Acho que devo ir passo a passo na minha evolução e tornar-me cada vez melhor para atingir este nível".
Depois de conhecer o Pavilhão João Rocha, Christian Manojlovic deixou uma mensagem aos adeptos leoninos, apelando ao apoio ao longo da nova época: "Nós vamos fazer o nosso trabalho e espero que venha muita gente ver-nos. Vamos tentar ganhar tudo".
Carlos Carneiro, coordenador do andebol do Sporting, explicou ainda os motivos que levaram à contratação do jovem lateral: "Já acompanhávamos o Christian há algum tempo e acho que estamos perante um jogador que se vai tornar de topo. É um jogador lutador, que finta, com muita potência de remate e margem de progressão. (...) Gostamos de alimentar o projeto com novos talentos e reforçar a equipa para que fique cada vez mais forte. Vir para o Sporting é realmente muito atrativo para qualquer jovem". Recentemente, os leões garantiram outros dois laterais.
Chegada dos dois jogadores ao Clube faz parte da estratégia de preparar o futuro; Emblema verde e branco garante dupla de pérolas
14 Jul 2026 | 15:00 |
É oficial. O Sporting anunciou a contratação dos gémeos Enzo e Salvador Santos para a temporada 2026/27, reforçando a aposta no futuro do andebol leonino. Os dois atletas, de 16 anos, deixam o Levada/Marítimo para rumar a Lisboa.
"Sendo o Sporting um grande clube, vir para cá permitiria evoluir muito mais e fazer o que mais gosto em vários escalões. Seria muito melhor para mim ter uma carreira aqui. (…) Espero, no futuro, ser um grande jogador de andebol e evoluir muito neste clube, ganhando muitos títulos", afirmou Enzo Santos aos meios de comunicação.
O lateral esquerdo acredita que a mudança para Alvalade será determinante para o seu crescimento: "Sou um jogador rápido, inteligente, que sabe jogar e que se adapta a vários tipos de jogo. Espero tornar-me um jogador muito mais completo. Espero poder corrigir os meus erros e poder melhorar ao longo do tempo aqui, no Sporting. Espero que acreditem em mim. Se os responsáveis do Clube acreditaram, vou dar o máximo e espero que estejam a torcer por nós", acrescentou.
Também Salvador Santos mostrou enorme entusiasmo por concretizar o sonho de representar os leões: "Sempre tive o sonho de jogar num clube grande como o Sporting. Agradeço muito a oportunidade e a confiança de me trazerem da Madeira para melhorar e ajudar a realizar o meu sonho. (…) Tenho um orgulho imenso em usar esta camisola. Vai ser importante para o desenvolvimento da minha carreira", referiu o lateral direito.
C. Carneiro: "Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas"
Carlos Carneiro, coordenador da modalidade, explicou que a chegada dos dois jovens faz parte da estratégia de preparar o futuro: "Ainda muito novos, mas temos condições para acelerar os seus processos. Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas. Estamos sempre a preparar o futuro e penso que podem ser peças muito importantes para o Sporting. Precisamos de ter talento, ajudar o andebol português com jogadores acima da média, e penso que eles podem ser atletas de topo", concluiu.
Veja a publicação:
Confronto entre rivais já tem data marcada e os leões entram em campo com um objetivo que nenhuma equipa portuguesa conseguiu alcançar
10 Jul 2026 | 17:34 |
O Sporting já conhece a data de um dos jogos mais aguardados do arranque da nova temporada de Andebol. Os leões vão enfrentar o Benfica na Supertaça, numa partida que promete emoções fortes e que poderá colocar a equipa verde e branca perante um feito histórico no panorama nacional.
O dérbi eterno está marcado para o próximo dia 23 de agosto, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, e surge como uma reedição da final da Taça de Portugal da última temporada. Nessa ocasião, a formação leonina levou a melhor sobre o rival encarnado, vencendo por 38-37, apenas após prolongamento, num dos encontros mais emocionantes da época.
Mais do que a conquista de um troféu, o Sporting entra em campo com um objetivo muito especial. Caso vença o Benfica, a equipa leonina tornar-se-á a primeira da história do andebol português a conquistar quatro Supertaças consecutivas, ultrapassando o registo alcançado pelo ABC, vencedor da competição em 1991, 1992 e 1993.
A formação verde e branca chega a este encontro embalada por uma temporada memorável, na qual conquistou a terceira tripla consecutiva. Agora, os comandados leoninos pretendem prolongar o domínio interno e acrescentar mais um capítulo dourado à história recente da modalidade em Alvalade. Na secção masculina, Sporting foi hegemónico.
Antes disso, o andebol português terá ainda outro momento importante, com o sorteio dos campeonatos masculino e feminino agendado para o próximo dia 16 de julho, na Maia. No entanto, todas as atenções dos adeptos do Sporting já começam a centrar-se no dérbi com o Benfica, um jogo que pode valer muito mais do que apenas mais uma taça.