
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres está praticamente fechado no Arsenal, após os gunners e o Sporting terem chegado a entendimento para a sua transferência na última terça-feira, dia 22 julho. Apesar da sua apresentação estar presa por detalhes, já se sabe que o emblema da Premier League terá 'vacilado' no braço de ferro com Frederico Varandas.
Com a necessidade de fechar o jogador na equipa de Mikel Arteta o mais rápido possível, o Arsenal acabou por facilitar nesta fase final e chegar a acordo com o Clube de Alvalade para o ponto de discórdia das negociações: os 10 milhões de euros em bónus passaram a ser todos alcançáveis, revela o jornal Record.
Segundo avança o diário desportivo, apesar de gunners e leões já estarem de acordo quanto ao valor fixo - 63,5 milhões -, apenas as variáveis de 10 milhões de euros estavam a fazer a transferência manter-se neste impasse. Agora, apesar de mais fáceis de garantir, o período deste bónus é mais longo, ou seja, corresponde aos cinco anos de extensão do contrato. Estes mesmos objetivos dizem respeito à performance individual de Gyokeres, mas também à própria equipa do Arsenal. Qualquer título ou qualificação para a Champions League apenas irá contar com a participação mínima do atacante que agora deixa o Sporting.
Em paralelo, o Sporting continua a trabalhar no substituto de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, do Almería, é o principal alvo dos responsáveis verdes e brancos. O Clube de Alvalade estará disposto a chegar a uma verba semelhante à que pagou pelo sueco, ou seja, quase 25 milhões de euros.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
SAD verde e branca continua a trabalhar também em reforços para apetrechar o plantel de Rui Borges; Extremo do Atlético de Madrid na lista do Clube
|
O Sporting está disposto a chegar aos 20 milhões de euros para contratar Samuel Lino ao Atlético de Madrid, sabe o Leonino. Ainda assim, apesar de o futebolista ser um dos nomes referenciados pela estrutura do Sporting para este mercado de transferências, o pupilo de Diego Simeone tem vários interessados na sua contratação.
Ao que o nosso Jornal apurou, a SAD verde e branca continua a trabalhar também em reforços para apetrechar o plantel de Rui Borges. Nesse sentido, está definida a prioridade na lista de compras dos verdes e brancos um extremo com perfil específico, depois de Biel estar na iminência de ser oficializado no Atlético Mineiro.
De resto, o emblema da capital espanhola admite a venda do extremo. O clube colchonero procura ajustar o plantel e equilibrar o orçamento. Apesar da chegada de Alisson Santos à equipa leonina, o jogador é visto é um ativo para moldar a médio/longo prazo. A SAD quer uma alternativa que tenha rendimento imediato.
No verão de 2022, Samuel Lino chegou a estar na rota do Sporting, sendo um pedido de Ruben Amorim. Todavia, o atleta acabou por fugir ao diretor desportivo dos leões, Hugo Viana, e assinar pelo Atlético Madrid. O plano dos verdes e brancos é agora tentar contratar o atleta.
Em 2024/25, com a camisola do Atlético de Madrid, Samuel Lino - avaliado em 22 milhões de euros - foi utilizado em 47 partidas. No total, o brasileiro de 25 anos disputou 2.294 minutos, nos quais conseguiu marcar quatro golos e assistir os companheiros em oito ocasiões.
Rui Borges também não escapou ao julgamento, nomeadamente pelo facto de o técnico de optado por mudar de sistema tático relativamente à época passada
|
Bernardo Ribeiro deixou críticas à exibição do Sporting frente ao Sunderland (1-0). Rui Borges também não escapou ao julgamento, nomeadamente pelo facto de o técnico de optado por mudar de sistema tático que, até ao momento, parece não ter surtido os efeitos esperados.
Bernardo Ribeiro deixa dica a Rui Borges: “Alteração do sistema tático do Sporting fez os leões dar alguns passos atrás”
“A alteração do sistema tático do Sporting fez os leões dar alguns passos atrás na evolução como equipa. Mas em algo que Rui Borges deseja, obviamente, lhe traga uma formação mais forte no futuro. Por enquanto algumas dificuldades em vislumbrar melhorias em relação à época passada, mas esta é a altura em que se constrói e há que dar tempo ao treinador”, começou por afirmar o diretor do jornal Record, após o jogo do Sporting.
Bernardo Ribeiro questiona quais as vantagens desta mudança tática promovida por Rui Borges: “Olho ao atual plantel e à imagem da temporada passada mantenho dificuldades em perceber em que vai melhorar o Sporting com a aposta. Mais, que jogadores trarão mais valorização ao Clube assim”.
Bernardo Ribeiro: "Se em maio os leões festejaram o bicampeonato, por agora bem pode dizer-te que o campeão ainda gatinha"
“Mas o objetivo último de um emblema é ganhar e as vitórias trazem a consolidação dos jogadores, por isso tem Rui Borges a palavra. Se em maio os leões festejaram o bicampeonato, por agora bem pode dizer-te que o campeão ainda gatinha. A coisa ainda está longe de convencer”, finalizou.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, às 19h30, diante do Villarreal, no Troféu Cinco Violinos. O encontro será o último teste da turma de Rui Borges antes do embate diante do Benfica, na Supertaça Cândido de Oliveira, agendada para dia 31 de julho, às 20h45, no Estádio do Algarve.
Ex futebolista vê com bons olhos a possibilidade de antigo colega de 23 anos rumar ao emblema verde e branco nesta janela de mercado
|
Zeca Rodrigues vê com bons olhos a possibilidade de Georgios Vagiannidis rumar ao Sporting. Numa altura em que a direção de Frederico Varandas apresentou uma nova proposta para tirar o grego da formação do Panathinaikos, o ex-jogador revelou ser amigo do lateral-direito e acredita que este seria o encaixe perfeito para a formação de Rui Borges.
Zeca Rodrigues: "Vagiannidis no Sporting? Poderia acrescentar muito"
“Nós costumamos ir beber café, de vez em quando, por isso, estou à espera para ver se vou tirar um café com ele para ver o que se passa. Vendo a forma de o Sporting jogar, com três centrais, também poderia acrescentar muito. Vamos ver o que é que acontece”, afirmou o antigo médio-centro formado no Casa Pia à Rádio Renascença.
Vale a pena recordar que Rui Borges está a tentar implementar um sistema de quatro jogadores na sua linha defensiva, o que abre espaço para mais um lateral-direito na equipa do Sporting. Atualmente, o técnico de Mirandela tem disponíveis para a posição Ricardo Esgaio, Diogo Travassos e Iván Fresneda.
Esta formação tem vindo a ser aplicada no já concluído estágio da pré-época leonina no Algarve. Com um sistema de 4-2-3-1, o conjunto verde e branco realizou quatro jogos, nos quais empatou dois frente ao Portimonense (0-0) e Farense (1-1); uma derrota frente ao Celtic (2-0); e uma vitória frente ao Sunderland (1-0).
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis – avaliado em 8 milhões de euros – somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.