Futebol
Ingleses avisam Sporting: Sunderland preparado para bater a cláusula de Geny Catamo
20 Ago 2026 | 13:02
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Jun 2024 | 07:18 |
Fabrizio Romano já confirmou: Gonçalo Inácio, jogador do Sporting, continua na lista do Liverpool e do Manchester United, sendo que os dois emblemas da Premier League podem vir a fazer a vida negra aos leões para levarem o internacional português ainda este verão. No caso, segundo a mais recente publicação do jornalista italiano, especialista em mercado de transferências, na plataforma ‘X’ (antigo ‘Twitter’) os red devils ainda estão a “discutir internamente quantos defesas querem contratar” e o nome do ‘camisola 25’ dos verdes e brancos surge como uma das possibilidades em cima da mesa. De resto, ainda na última segunda-feira, 3 de junho, o jornal Record avançou que o emblema de Manchester se prepara para bater a cláusula de rescisão do jogador do Sporting – 60 milhões de euros -, isto depois de o nome do Liverpool continuar fortemente associado ao pupilo de Rúben Amorim. A mesma fonte revela que o técnico do Sporting estaria “mais recetivo” à saída de Ousmane Diomande, visto que Zeno Debast – reforço que será apresentado em breve – é destro e, caso Inácio saia, é necessário ir ao mercado por outro defesa canhoto. Para já, Inácio irá representar Portugal no Euro, tendo sido o único jogador do Sporting a entrar nas contas de Roberto Martínez. Nesta caminhada lusa, a disputar-se na Alemanha, também Morten Hjulmand, médio dos leões, marcará presença, ao serviço da Dinamarca. Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 40 milhões de euros – realizou 49 encontros realizados: 32 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 3.733 minutos que disputou, o central marcou quatro golos (dois ao Sturm Graz, um ao Vitória de Guimarães e outro ao Young Boys). Confira a publicação:
🔴🇵🇹 Manchester United and Liverpool have both been monitoring Gonçalo Inácio ahead of the summer transfer window.
His release clause is worth €60m. Man United are still discussing internally how many centre-backs they want to bring in — for sure, at least one right-footed. pic.twitter.com/CvLU16GYBx — Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) June 3, 2024
Líder da equipa leonina é um alvo para Ruben Amorim e já há um destino traçado para o jovem defesa central do Clube de Alvalade
20 Ago 2026 | 16:12 |
Ruben Amorim continua atento ao Sporting e tem Gonçalo Inácio como o grande desejo para reforçar o centro da defesa do Milan. O central leonino surge assim entre os nomes mais desejados pelo técnico. Porém, o futuro do capitão deve passar por... Alvalade.
Segundo informações do jornal A BOLA, não houve qualquer abertura de via negocial entre leões e o emblema italiano. Foi também noticiado que o negócio estaria a ser conduzido por Jorge Mendes, mas o empresário do futebolista é Miguel Pinho.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o emblema de San Siro tem, de facto, o central referenciado, mas não há indicação de que possa haver desenvolvimentos a este respeito na presente janela de mercado, até porque Inácio tem agora responsabilidade acrescida no balneário leonino, uma vez que enverga a braçadeira de capitão.
Gonçalo Inácio tem contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros. Perante este cenário, os valores equacionados poderão não ser suficientes para convencer Frederico Varandas a abrir negociações.
Na temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 40 milhões de euros - voltou a ser um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco somou 4.006 minutos em 46 jogos, nos quais conseguiu fazer três golos e três assistências.
Lateral internacional sub-17 pela seleção de Marrocos está a ser seguido pelo Clube de Alvalade, mas há outros clubes atentos
20 Ago 2026 | 15:41 |
Moncef Zekri continua a ser uma das possibilidades mais fortes para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting, mas a SAD ainda não tomou uma decisão definitiva. Contudo, para além dos leões, há outro clube cativado em adquirir os serviços do defesa.
De acordo com informações do jornal belga Nieuwsblad, o PSV Eindhoven também está interessado na contratação do jovem futebolista do Mechelen. Num passado recente, também o Ajax e o Bayer Leverkusen observaram Zekri, embora as abordagens não tenham evoluído para negociações formais.
Os leões continuam a monitorizar o internacional sub-17 marroquino, mas, de momento, o jovem atleta não figura no topo das prioridades. A principal intenção de Rui Borges e da estrutura do futebol leonino, de momento, passa por conseguir um jogador mais rodado, capaz de oferecer garantias de rendimento imediato.
A imprensa belga avançou no fim de semana que a SAD verde e branca já teria formalizado uma proposta ao Mechelen, o que ainda não se confirmou. Porém, mantém-se em aberto a possibilidade de o Sporting apresentar uma oferta entre os 3 e os 4 milhões de euros ao clube belga. Em Alvalade, o jovem lateral teria à espera um contrato válido por cinco épocas.
Apesar da tenra idade, o internacional sub-17 por Marrocos já soma experiência ao nível sénior. Na última temporada, Moncef Zekri - avaliado em 4 milhões de euros - participou em 17 partidas pelo Mechelen, mostrando potencial suficiente para despertar o interesse dos leões.
Adeptos não ficaram satisfeitos por saberem que iam acabar por perder o jogador neste mercado e decidiram mostrar à estrutura do clube
20 Ago 2026 | 14:04 |
Giannis Konstantelias, que esteve na lista do Sporting no último verão, foi oficializado como reforço do Borussia Dortmund. O médio ofensivo deixou o PAOK numa transferência que provocou uma forte revolta entre os adeptos do emblema grego.
Segundo revela a imprensa alemã, o negócio foi fechado por cerca de 32 milhões de euros. O jogador, de apenas 23 anos, assinou contrato com o Dortmund até 2031 e será agora companheiro do português Fábio Silva na Bundesliga.
O Sporting tinha tentado contratar Konstantelias no mercado anterior, mas a operação não chegou a avançar, levando a estrutura verde e branca a virar atenções para outras opções, entre as quais Yeremay Hernández. Desta vez, o PAOK acabou mesmo por aceitar a saída de uma das maiores figuras da formação.
A decisão provocou dois dias de protestos na Grécia. Milhares de adeptos concentraram-se junto ao Estádio Toumba e membros das claques chegaram a entrar nas instalações e escritórios do PAOK para exigir explicações à direção e tentar impedir a transferência.
Konstantelias estava no PAOK desde 2013 e era visto pelos adeptos como um dos grandes símbolos recentes do clube. Estreou-se pela equipa principal aos 17 anos e já soma 18 internacionalizações pela Grécia. Depois de uma saída para o Estugarda ter falhado no ano passado, o médio deixa agora definitivamente Salónica para prosseguir a carreira no Borussia Dortmund.
Confira o vídeo:
Ingleses avisam Sporting: Sunderland preparado para bater a cláusula de Geny Catamo
20 Ago 2026 | 13:02