Futebol
Paulo Fonseca vai rumar ao Sporting, mas franceses lembram que técnico "falhou nas grandes decisões"
02 Nov 2026 | 11:14
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Ago 2024 | 00:29 | Por Redação
O Sporting venceu, esta sexta-feira, dia 23 de agosto, o Farense por 5-0, em jogo relativo à terceira jornada da Liga Portugal Betclic. Rúben Amorim elogiou os seus jogadores e colocou o foco já no próximo encontro frente ao Porto. No entanto, o técnico alertou para o último resultado diante dos azuis e brancos (derrota por 4-3 na Supertaça) e espera que a históra do jogo seja "diferente".
"Acima de tudo explicar aos jogadores que cada jogo tem a sua história. Pouca coisa do que levamos destes dois jogos fora em que goleámos... em Alvalade o jogo é completamente diferente contra uma equipa completamente diferente", começou por dizer o treinador na conferência de imprensa.
"Levámos bom sentimento, coisas para melhorar, mas a observação vai ser feita muito em base do que fizemos na Supertaça e no que o Porto pode apresentar ou que mudou nestes últimos jogos. Não levamos muito destes jogos, mas sim nove pontos, um sentimento bom, alegria e isso é bom para preparar o próximo jogo. Sabendo que vai ter uma história completamente diferente".
"Também temos de aprender alguma coisa. Vamos estar melhor fisicamente, o Porto também. Temos um jogo há tão pouco tempo que conseguimos olhar para as nuances e tentar adivinhar o que o Porto vai fazer. Seria mau sinal se não for um Sporting diferente, em pequenas coisas, se calhar, ou de um maior rendimento. Mas também um adversário diferente e confiante. Diria que seria mau sinal se não fosse um Sporting diferente. Agora vamos ver o resultado", explicou.
Neste momento, o Clube de Alvalade já segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com nove pontos e está na luta pela conquista do bicampeonato. O Famalicão é segundo com seis, mas menos um duelo disputado. O terceiro lugar é ocupado pelo Porto (também menos um jogo).
Antigo diretor do jornal Record comentou a saída do técnico do Clube de Alvalade deixou duras críticas a Frederico Varandas pela gestão do processo
02 Nov 2026 | 13:05 | Por Redação
Rui Borges já não é treinador do Sporting. O Clube de Alvalade anunciou, este domingo, que iniciou conversações com o treinador para colocar termo ao vínculo laboral. Alexandre Pais, antigo diretor do jornal Record, afirma que é "miserável" o tratamento do Clube.
A. Pais: "O tratamento dado a Rui Borges é miserável"
"A confirmar-se, o tratamento dado a Rui Borges é miserável. E financeiramente, serão 2 ou 3 milhões para indemnizar o treinador que sai e no mínimo 4 milhões por época para Paulo Fonseca porque é o que ele ganha em Lyon", começou por escrever, na rede social "X" (anteriormente Twitter).
De seguida, o colunista do Correio da Manhã defende que Paulo Fonseca não é uma boa opção, preferindo Leonardo Jardim. "Quanto ao perfil, não parece o melhor. Eu esperaria por (Leonardo) Jardim, que fica livre daqui a um mês e muito provavelmente com o Brasileirão debaixo do braço", comentou.
Rui Borges chegou a Alvalade em dezembro de 2024, depois da saída de João Pereira, que tinha sucedido a Ruben Amorim. Na primeira temporada ao serviço dos leões, o treinador conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, deixando dois títulos no seu percurso pelo Clube.
A saída abre, assim, caminho à entrada de Paulo Fonseca, que vai assumir o comando técnico leonino nos próximos dias. Até lá, Tiago Fernandes terá a responsabilidade de orientar a equipa numa fase de transição, começando já pelo compromisso europeu contra o Shakhtar Donetsk.
Confira o "tweet":
Conhecido jornalista desportivo abordou a saída do técnico do Clube de Alvalade, dando lugar a Paulo Fonseca, que chegará do Lyon
02 Nov 2026 | 11:54 | Por Redação
Rui Borges já não é treinador do Sporting. O Clube de Alvalade anunciou, no último domingo, que iniciou conversações com o treinador para colocar termo ao vínculo laboral. Esta medida não acaba por surpreender António Ribeiro Cristóvão.
António Ribeiro Cristóvão: "Não surpreendeu minimamente"
"Já há algum tempo que era propalada a possível saída de Rui Borges do comando técnico da equipa do Sporting Clube de Portugal. Por isso, a notícia saída ontem, ao fim da tarde, em vários órgãos de comunicação social, da ruptura havida entre os dirigentes dos leões e o seu treinador, não surpreendeu minimamente o nosso reino desportivo, nem sequer os adeptos e sócios do Clube de Alvalade", escreveu, em texto de opinião à Rádio Renascença.
O conhecido jornalista desportivo refere que os media podem ter ajudado ao esgotamento do técnico mirandelense. "Após cada mau resultado da equipa, e alguns acentuaram-se nos últimos tempos, o meio desportivo enchia-se de notícias segundo as quais o técnico transmontano não iria aguentar muito mais tempo à frente da condução da equipa leonina", pode ler-se.
António Ribeiro Cristóvão: "O jogo de Rio Maior foi a última página de uma longa e nem sempre bem concebida história"
De seguida, Ribeiro Cristóvão defende que a relação entre Rui Borges e os adeptos do Sporting nunca foi um mar de rosas. "Derrotas recentes, muito questionáveis, e a posição na classificação da primeira Liga nesta altura, deixavam perceber que a margem de Frederico Varandas, no sentido de aguentar o treinador, se apresentava cada vez mais estreita. O jogo de Rio Maior, disputado na sexta-feira, frente ao Casa Pia, foi a última página de uma longa e nem sempre bem concebida história", comentou.
No final, o jornalista falou de Paulo Fonseca, novo técnico leonino "Já está escolhido o sucessor: Trata-se de Paulo Fonseca, até há poucos dias treinador dos franceses do Lyon, mas que ainda não tomará conta da equipa no próximo desafio da Liga dos Campeões, a disputar em Londres, contra os ucranianos do Shakhtar Donetsk, e que já treinou, entre outros, o Futebol Clube do Porto e o Sporting de Braga, por uma época cada", concluiu.
Última vez que internacional uruguaio foi utilizado pelo emblema verde e branco aconteceu a 9 de outubro, na visita do reduto do Braga
02 Nov 2026 | 11:33 | Por Diogo Nóbrega
Rodrigo Zalazar está de volta aos treinos do Sporting e pode tornar-se uma solução para o compromisso europeu desta terça-feira. O médio uruguaio participou nos trabalhos orientados por Tiago Fernandes, no primeiro dia do técnico interino à frente do plantel principal, depois de várias semanas afastado devido a lesão.
A última vez que o internacional uruguaio foi utilizado aconteceu a 9 de outubro, na visita ao reduto do Braga. Zalazar até deixou a sua marca no triunfo por 3-1, mas teve de abandonar o encontro mesmo depois de ter entrado na segunda parte.
O diagnóstico apontou para uma lesão muscular na coxa esquerda. O regresso aos trabalhos surge numa fase importante e dá a Tiago Fernandes mais uma possibilidade para construir a equipa que vai enfrentar o Shakhtar Donetsk.
O duelo da quarta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões está marcado para Stamford Bridge, em Londres, com pontapé de saída às 17h45. A comitiva verde e branca parte esta terça-feira para Inglaterra, onde os leões procuram dar continuidade à campanha europeia.
Tiago Fernandes fará a antevisão da partida numa conferência de imprensa ao lado de Sergi Altimira. Além das questões relacionadas com o encontro, a saída de Rui Borges e a chegada de Paulo Fonseca deverão também estar entre os assuntos abordados pelos jornalistas.
Paulo Fonseca vai rumar ao Sporting, mas franceses lembram que técnico "falhou nas grandes decisões"
02 Nov 2026 | 11:14
Apontado ao Sporting, Sérgio Conceição vai rumar ao 31.º classificado da Champions
02 Nov 2026 | 10:39
Paulo Fonseca vai receber quase o dobro do que Rui Borges recebia no Sporting
02 Nov 2026 | 10:14