
Futebol
Jorge Faustino comenta nomeação de João Pinheiro para o Benfica - Sporting: "Vamos acreditar que..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting está interessado em Demir Tiknaz, médio do Besiktas emprestado ao Rio Ave. Recentemente, Serdal Adali, presidente do emblema de Istambul, confirmou que os vilacondenses vão acionar a cláusula pelo médio e vendê-lo, posteriormente, ao dobro do preço.
"O Rio Ave vai acionar a opção de compra do Demir Ege Tiknaz (5 milhões de euros). Chegaram a acordo com outro clube para o vender, por 10 milhões de euros. Infelizmente, esse dinheiro não nos vai chegar imediatamente. Eles distribuíram o pagamento ao longo do tempo", confirmou o dirigente, aos meios de comunicação locais.
A imprensa nacional também garantiu que o Rio Ave estaria muito próximo de ativar a cláusula presente no contrato de empréstimo, mas que iria esperar pelo final da temporada, evitando uma possível lesão do jogador, que comprometesse a próxima época.
Apesar de Serdal Adali não ter confirmado para que clube será transferido Tiknaz, o Sporting é um dos interessados, a par de Benfica, Porto, e alguns clubes estrangeiros, nomeadamente da Bundesliga e de outros campeonatos de maior relevo.
Esta temporada, com a camisola dos vilacondenses, Demir Tiknaz - avaliado em 3,5 milhões de euros - disputou 31 partidas. O médio tem sido muito utilizado por Petit e soma um total de 2.256 minutos dentro das quatro linhas, nos quais marcou dois golos e assistiu os companheiros de equipa em duas ocasiões.
Equipa verde e branca insiste na despenalização de futebolista de Rui Borges, numa situação que gerou bastante polémica entre os adeptos
|
O Sporting não baixou os braços na defesa de Conrad Harder e decidiu recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), após ver rejeitado o pedido de despenalização pelo Pleno do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. A Direção leonina acredita na injustiça da decisão e quer limpar o nome do jovem avançado dinamarquês, expulso de forma polémica no final do jogo frente ao Santa Clara.
Recorde-se que Harder foi admoestado com cartão vermelho já depois do apito final, numa decisão que gerou muitas críticas por parte do universo leonino. O árbitro Cláudio Pereira escreveu no relatório que o jogador "gritou 'yeah' de forma provocatória", junto de Luís Rocha, que também foi expulso. A punição obrigou o 'camisola 19' do Sporting, a falhar o jogo seguinte diante do Moreirense, em Alvalade, além de lhe ter sido cobrado uma multa de 501 euros.
Apesar de o castigo já ter sido cumprido, os leões continuam a considerar a sanção desproporcionada e avançaram com o processo junto do Tribunal Arbitral do Desporto, numa clara demonstração de força e defesa do seu jogador. O Clube de Alvalade quer ver reconhecida a injustiça do caso e dar um sinal claro de que não permitirá decisões arbitrárias que prejudiquem o grupo de trabalho.
Conrad Harder, de apenas 20 anos, soma nesta temporada 44 jogos com a camisola verde e branca, com dez golos e seis assistências. O jovem talento chegou a Lisboa oriundo do Nordsjaelland, clube da sua terra natal na Dinamarca, e tem sido uma das revelações da época às ordens de Rui Borges.
O recurso agora submetido ao Tribunal Arbitral do Desporto, mostra que o Sporting não está disposto a ceder a decisões menos justas do CD da FPF. Harder não vai recuperar o jogo perdido, mas o Clube quer garantir que no futuro casos semelhantes tenham outro desfecho.
Antigo presidente do Grupo Stromp critica nomeação do árbitro para o dérbi frente ao Benfica e aponta às más decisões em jogos do Clube de Alvalade
|
A nomeação de João Pinheiro para o dérbi entre Sporting e Benfica continua a dar que falar. Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, deixa reparos à escolha do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e recorda o “histórico” do árbitro da Associação de Futebol de Braga em jogos do Clube de Alvalade.
“Seria bom que ele, João Pinheiro, refletisse no seu histórico e o corrigisse, no sentido de fazer uma arbitragem séria, isenta e de acordo com as regras do futebol […]. Um jogo de importância porventura decisiva, como aquele que será disputado no sábado, merece uma arbitragem à altura. O futebol português precisa mesmo que este jogo tenha uma arbitragem à altura”, começou por afirmar Tito Arantes Fontes, em declarações ao jornal Record.
O ex-presidente do Grupo Stromp considera que João Pinheiro tem prejudicado os verdes e brancos: “Os números de João Pinheiro, conforme tem sido amplamente divulgado na comunicação social, dão nota de como ele tem penalizado o Sporting, o mesmo não se passando com o Benfica”. Vale lembrar que, num total de 30 jogos arbitrados por João Pinheiro, os leões venceram apenas 12.
Arantes Fontes destaca ainda o pouco tempo de descanso que João Pinheiro terá: “A questão da condição física dos árbitros também deve ser uma preocupação do Conselho de Arbitragem. Deveriam ter tido isso em consideração. É um árbitro que vai ter dois jogos em 48 horas, a que acresce o desgaste provocado pelas deslocações de avião. Esse é um motivo acrescido de preocupação”.
Recorde-se que João Pinheiro arbitrou o jogo entre Chelsea e Djurgarden, referente à segunda mão das meias-finais da Liga Europa, na noite desta quinta-feira. Por isso, o juiz terá menos de 48 horas de descanso antes do dérbi entre Sporting e Benfica, marcado para as 18h00 de sábado, no Estádio da Luz.
Eternos rivais de Lisboa transmitiram recado inesperado a circular nas redes sociais antes da tão aguardada jornada do Campeonato Nacional
|
A dias do dérbi que pode definir o futuro campeão nacional, Morten Hjulmand protagoniza momento marcante numa campanha da Polícia de Segurança Pública (PSP), que promete deixar impacto fora das quatro linhas. O do Sporting deixou uma mensagem poderosa de união e respeito, no vídeo que conta também com Fredrik Aursnes, médio do Benfica.
A promoção, divulgada esta quinta-feira pelas redes sociais da PSP, apela diretamente ao fair play e à convivência pacífica entre adeptos num dos jogos mais quentes da temporada, e dos últimos anos. Com o Estádio da Luz prestes a receber um dérbi de alta tensão, devido à igualdade entre Sporting e Benfica (78 pontos), a campanha surge como um alerta importante.
“No dérbi entre Benfica e Sporting, a Polícia de Segurança Pública irá zelar pela segurança de todos os adeptos”, diz um agente. Segue-se Aursnes, médio dos encarnados, com uma frase curta e direta: “Não confundas paixão com violência.” Morten Hjulmand deixa depois um apelo que já está a conquistar elogios entre os adeptos Sportinguistas: “Somos rivais, não inimigos”.
A campanha termina com o agente da PSP a reforçar a mensagem, “Aproveite o jogo e respeite”, antes da frase final aparecer no ecrã: “Juntos para uma festa segura. Diga não à violência!”. O objetivo é claro, transformar um jogo de emoções fortes numa celebração do desporto, com respeito entre todos.
O dérbi joga-se esta sexta-feira, dia 10 de maio, às 18h00, no Estádio da Luz, com tudo em aberto na luta pelo título. O Sporting chega com vantagem no confronto direto após ter vencido o jogo da primeira volta por 1-0, com um golo de Geny Catamo, que é uma peça fundamental em jogos decisivos. Esta vitória marcou a estreia de Rui Borges no banco leonino.