Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Bruno Mascarenhas vê Sérgio Conceição como novo treinador do Sporting. O antigo vogal do conselho diretivo no tempo de Bruno de Carvalho crê que a saída de Rúben Amorim para o Manchester United poderá ser colmatada com "consagrados do futebol português".
"João Pereira não seria a minha primeira escolha, mas se a estrutura entende que ele preconiza o modelo de jogo que está instituído e se confia nele pode ser, para já, a solução", disse, ao jornal Record, garantindo que Amorim era "uma peça-chave no projeto desportivo do Sporting".
"Estou convencido de que, tendo um modelo de jogo já perfeitamente definido e um conjunto de jogadores que já estão perfeitamente rotinados com esse modelo de jogo, o treinador que vier só precisa de manter este modelo. Parto do princípio de que é não inventar para não estragar", admitiu.
"Se está a correr bem... Se o Sporting tem sido absolutamente avassalador, com o melhor ataque dos últimos 50 anos e a melhor defesa das últimas décadas, para quê mexer naquilo que já foi feito?", questionou, antes de apontar nomes que poderiam suceder a Rúben Amorim.
"Não me chocava nada que fosse Sérgio Conceição ou Leonardo Jardim! Qualquer um deles é suficientemente inteligente para não estragar o que de bom está feito. Consagrados que conhecem o futebol português e que saberiam aproveitar o plantel da melhor forma, como Rúben Amorim fez. Com a época a decorrer, alterar muito poderia ser prejudicial. É melhor ir buscar alguém que já esteja dentro do clube e que conheça bem o sistema de jogo", terminou Bruno Mascarenhas.
Técnicos poderão ser rivais em Inglaterra, apesar de o português também ter sido apontado como o sucessor do espanhol no Manchester City
|
0Pep Guardiola foi questionado sobre a possível saída de Rúben Amorim do comando técnico do Sporting, para rumar ao Manchester United. Em antevisão ao próximo duelo do City, o treinador espanhol deixou rasgados elogios ao português.
"Só posso falar da experiência de ter jogado duas vezes contra a equipa do Rúben no Sporting, há uma ou duas épocas, e a pressão foi muito, muito boa. Falei com o Matheus Nunes, que foi jogador dele, e ele fala muito bem dele. Olhem a época que está a ter, está invicto, ganhou todos os jogos da liga portuguesa e na Liga dos Campeões está com os mesmos pontos que nós", começou por dizer.
"Portanto, é um grande treinador, por isso tenho a sensação de que se o Manchester United, pelo que ouço, está a pensar nele é porque é um bom treinador. O Man. United não contrata treinadores que não estejam a esse nível", admitiu Guardiola.
Questionado sobre a idade do técnico português (39), o espanhol respondeu sem rodeios: "Comecei a trabalhar no Barcelona com 37 anos, na quarta divisão. Por isso, conhecimento é conhecimento. Se fores competente, isso [a idade] não importa. O importante é o talento. Se fores bom, não importa a idade".
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, com os leões a pagarem, curiosamente, 10 milhões de euros, sendo que esse valor haveria de ser ligeiramente superior. Desde então, o técnico regista 228 encontros (161 vitórias, 34 empates e 33 derrotas) e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Desempenho do futebolista verde e branco não agrada ao jornalista, que deixou palavras fortes quanto às exibições do atleta dos leões
|
0Iván Fresneda foi titular no Sporting - Nacional. O defesa jogou como ala-esquerdo e acabou substituído ao intervalo. Vítor Almeida Gonçalves, editor do jornal Record, acredita que o encontro não beneficiou a situação do jogador, que vai deixar Alvalade, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino.
"Ainda não foi desta... A jogar à esquerda, o espanhol estranhou o fato e cometeu erros de arrepiar, mostrando-se demasiado trapalhão e precipitado. Assim vai ser difícil dar razão a quem acredita que merecia ir mais vezes a jogo", admitiu, ao diário desportivo.
Na antevisão ao duelo, Rúben Amorim tinha garantindo que Fresneda não mais iria jogar a central e, após o encontro, justificou a utilização do jogador no corredor canhoto: "No último jogo com o Nacional, o Geny [Catamo] perdeu quase todas as bolas na primeira-parte porque eles pressionavam muito os corredores e eu pensei que, com o Fresneda com o pé para dentro, pudesse carregar a bola para dentro",
Iván Fresneda reforçou o Clube de Alvalade para ocupar o lugar deixado vago por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o Sporting até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Iván Fresneda – avaliado em 9 milhões de euros – contou apenas com 10 encontros na equipa A (200 minutos): quatro na Liga Europa, cinco na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal, contabilizando ainda um duelo na turma secundária verde e branca (90 minutos), com uma assistência na conta pessoal. Em 2024/25, soma seis encontros (115 minutos no total).
Jornalista é um conhecido adepto do Porto, mas tem por hábito comentar situações dos encontros disputados pela turma de Alvalade
|
0Miguel Sousa Tavares é comentador assíduo dos jogos do Sporting. Apesar de ser adepto do Porto, o jornalista parece estar bem atento aos encontros do Clube de Alvalade. No entanto, revelou não ter visto dois dos mais recentes, pois optou por outros "bem mais interessantes".
"Passei por cima de dois jogos do Sporting que coincidiam na hora com outros jogos que se anunciavam bem mais interessantes do que ver os leões a passearam na Áustria frente a um Sturm Graz que jogava a 150 kms do seu estádio e se preparava para encaixar conformadamente a décima derrota consecutiva em jogos da Champions, ou de um Famalicão também pronto para ser facilmente devorado às mãos de Gyokeres e demais leões à solta", disse, ao jornal Record.
"Optei antes por seguir dois jogos do Real Madrid: o primeiro contra o Borussia Dortmund para a Champions e o segundo contra o Barça para o campeonato, ambos no novo Chamartin. Optei e não me arrependi, foram dois jogaços!", atirou.
"No primeiro, o campeão europeu em título fez jus à sua fama na competição, voltando a virar o resultado de 0-2 ao intervalo para um 5-2 final, com a contribuição de um hat-trick de Vinícius Jr, que bem merecia ter sido consagrado o melhor jogador do mundo em 2024... se tem aparecido na cerimónia onde, afinal, foi Rodri o vencedor", afirmou.
"Domingo foi a vez de assistir a outro clássico, este do futebol italiano, um Inter - Juventus, que parecia decidido a 20 minutos do fim, com 4-2 para o Inter, mas acabou com um sensacional 4-4, depois de dois golos de um suplente então entrado: Yildiz, mais uma revelação da Turquia. Foram três jogos daqueles que fazem qualquer pessoa ficar apaixonada pelo futebol: ritmo alucinante, enorme qualidade técnica de todos, procura constante das balizas e 19 golos a dividir pelos três jogos!", terminou.