Futebol
Atleta preponderante do Sporting analisa possibilidades na Champions League: "É difícil..."
05 Nov 2025 | 07:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Mar 2025 | 15:26 |
Viktor Gyokeres é um dos grandes destaques do Sporting desde que chegou a Alvalade no verão de 2023. Constantemente ligado a uma possível saída, o avançado dos leões não para de marcar golos. João Rosado, comentador da SIC Notícias, escreveu um artigo de opinião centrado na figura do ataque verde e branco.
Começou por destacar o registo do sueco: "Além dos 39 carimbos verdes e brancos, Viktor colecionou 9 assistências, o que significa que esteve envolvido em 48 golos sob a orientação dos três treinadores que até ao momento habitaram em Alvalade. Sem surpresa, o atual técnico foi incapaz de conter o regozijo após o duelo em Rio Maior e não resistiu a qualificar o artilheiro dos artilheiros como um 'fenómeno'", escreveu João Rosado.
Prosseguiu: "Até há bem pouco tempo, o sensacional Estoril podia orgulhar-se de ser o único emblema com a baliza a zero diante de Gyokeres, uma curiosidade que caiu há duas semanas e bem ao estilo do que sentiu o casapiano Patrick Sequeira. O guarda-redes com mais defesas (97) efetuadas na Liga não resistiu, como não resistira Joel Robles, a um bis de Viktor, que aproveitou para se cimentar no topo dos marcadores graças a um total de 27 golos".
No entanto, o comentador da SIC Notícias encontra debilidades no jogo do avançado sueco, e aponta-as. Tudo se prende com a versatilidade dos golos conseguidos por Viktor Gyokeres, que, segundo João Rosado, ainda peca pela escassez.
"Desde que foi transferido pelo Coventry, patenteou qualquer coisa como 82 golos de leão ao peito, sendo que 64 deles, de acordo com a informação disponibilizada pelo portal “Transfermarkt”, foram obtidos de pé direito, com 13 a resultarem de remates com o esquerdo e apenas cinco com origem em golpes de cabeça. A arma mais letal de Gyokeres traduz uma percentagem de utilização que atinge os 78%, algo de esmagador em comparação com os 15,8% de golos obtidos com o pé esquerdo e os míseros 6% associados à eficácia (ou falta dela...) no futebol aéreo (...) Acaba por ser curioso verificar que no que diz respeito a lances de bola parada a estatística está longe de ser esplendorosa", rematou João Rosado, comentador da SIC Notícias, acerca de Viktor Gyokeres, do Sporting.
Internacional colombiano iniciou a partida do banco de suplentes, com Fotis Ioannidis a tomar o seu lugar habitual no onze dos verdes e brancos
05 Nov 2025 | 08:12 |
Luis Suárez acabou por saltar do banco no Juventus - Sporting, na última terça-feira, 4 de novembro, válido para a quarta jornada da Liga dos Campeões. O internacional colombiano voltou a sentir a necessidade de proteger o joelho.
Na véspera da partida, o avançado dos verdes e brancos já havia treinado com uma proteção, isto devido a um desconforto que sentiu no encontro diante do Alverca. Agora, tanto por opção técnica como para gestão física, Fotis Ioanndis acabou por ser titular no seu lugar.
Ainda antes de ter sido chamado a jogo por Rui Borges, Suárez já havia estado no aquecimento com o joelho ligado e acabou por se mostrar bastante cauteloso com todos os exercícios realizados, o que pode vir a implicar uma gestão 'a pinças' por parte do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 15 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.074 minutos, o ponta-de-lança marcou oito golos e fez duas assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Turma orientada por Rui Borges foi a Itália dividir pontos com a Juventus à passagem pela quarta jornada da prova milionária, mas trouxe mais que isso
05 Nov 2025 | 07:56 |
O Sporting empatou com a Juventus, a uma bola, na noite da última terça-feira, no Estádio José Alvalade. Em partida válida para a quarta jornada da Liga dos Campeões, o emblema liderado por Frederico Varandas continua a 'encher os bolsos' com a sua participação na prova milionária.
A verdade é que, apesar de apenas terem somado um ponto na prova, os leões garantiram mais 700 mil euros - valor por cada igualdade na fase de liga da Champions League. Juntando este valor às vitórias frente ao Kairat (4-1) e ao Marselha (4,2 milhões de euros), já entraram 4,9 milhões nas contas de Alvalade.
Por seu turno, nesta parte da competição, os próprios empates rendem os já referidos 700 mil euros, enquanto as vitórias valem 2,1 milhões. De resto, até as posições finais são recompensadas, com bónus que variam entre os 275 mil euros e os 2 milhões de euros, dependendo da classificação.
No entanto, apenas na fase seguinte é que os valores começam a aumentar: a passagem aos oitavos de final rende 11 milhões de euros pela qualificação, mais 12,5 milhões nos quartos de final, 15 milhões nas meias-finais e ainda 18,5 milhões pela participação na final da competição.
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
Comentadora desportiva fez questão de deixar a sua opinião sobre a exibição dos jogadores leoninos na partida realizada em Itália
05 Nov 2025 | 07:41 |
Sofia Oliveira deixou várias críticas a Geny Catamo e Geovany Quenda após a partida do Sporting frente à Juventus, que terminou em empate a uma bola, à passagem pela quarta jornada da Liga dos Campeões. A comentadora desportiva acusou mesmo os dois jogadores de "prejudicarem sistematicamente" a formação orientada por Rui Borges.
Sofia Oliveira: "Quenda e Geny prejudicam sistematicamente a equipa"
"Quenda e Geny atravessam um péssimo momento - exige-se mais ao primeiro. Prejudicaram sistematicamente a equipa com maus passes, ao nível da execução, e más escolhas de passe, ao nível da linha que deviam procurar", começou por escrever.
Ainda na através da sua conta na plataforma 'X' (antigo Twitter), Sofia Oliveira comentou o impacto que tal teve na exibição de Georgios Vagiannidis, que foi titular devido à lesão que está a afastar Iván Fresneda das opções dos leões: "Vagiannidis foi sendo exposto do lado de Yildiz".
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Confira a publicação:
Atleta preponderante do Sporting analisa possibilidades na Champions League: "É difícil..."
05 Nov 2025 | 07:16
Pedro Henriques acusa "comportamento antidesportivo" no Juventus - Sporting
05 Nov 2025 | 07:02
Maxi Araújo 'culpa' remate de colega do Sporting pelo empate em Itália
05 Nov 2025 | 06:47