Futebol
Geny Catamo volta a ser totalista por Moçambique; Jogador do Sporting festeja goleada (4-1)
30 Set 2026 | 10:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jun 2024 | 07:36 |
Ousmane Diomande continua a ser um dos ativos que o Sporting parece ter interesse em lucrar ainda este verão, visto que não é considerado um dos jogadores imprescindíveis para Rúben Amorim no ataque ao bicampeonato da próxima temporada, e os interessados mantêm-se atentos.
Segundo escreve o jornal a Bola, na sua edição desta quarta-feira, dia 19 de junho, o costa-marfinense continua no radar de emblemas ingleses e italianos, mesmo depois de ter baixado um pouco de rendimento desde que representou o seu país no Campeonato Africano das Nações (CAN).
Assim sendo, o Sporting ainda olha para Diomande como uma forma de realizar um bom encaixe nos cofres de Alvalade ainda este verão, sendo que, como tem sido noticiado, a estrutura leonina está disposta a ouvir propostas e aceitar negociar a saída do central por valores que rondam os 50 e os 60 milhões de euros, mesmo com a sua cláusula de rescisão de 80 milhões.
A mesma fonte recorda, ainda, quais os emblemas que continuam de olho no jogador e, ainda, o ponto de situação dos mesmos em relação ao 'camisola 26' dos verdes e brancos: na Premier League, Arsenal e Liverpool observaram o jogador, enquanto o Newcastle terá mesmo avançado com contatos exploratórios e, nos últimos tempos, também o Manchester United terá demonstrado interesse. Para os lados de Itália, a Juventus tem sido o emblema mais relacionado ao jogador, sendo que o seu departamento de scout parece ter o defesa na lista de alvos.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – somou 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.979 minutos que disputou, o central marcou três golos e fez uma assistência.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.
Internacional australiano viveu dois momentos completamente opostos nas partidas realizadas diante do Brasil nesta pausa da FIFA
30 Set 2026 | 14:11 |
Nestory Irankunda viveu uma noite bem diferente daquela que tinha protagonizado dias antes frente ao Brasil. Depois do golaço de livre direto no primeiro particular, o extremo do Sporting esteve em destaque pela negativa no segundo encontro, perdido pela Austrália por 4-2.
Na análise publicada pela GoalPoint, o jovem leonino surge mesmo com uma apreciação dura. “Mas se Circati podia ter feito melhor o que dizer do sportinguista Nestory Irankunda. Talvez tomado pelo entusiasmo do bom jogo que fez uns dias antes frente ao mesmo adversário, o jovem extremo leonino perdeu-se em ações quase sempre falhadas”, pode ler-se.
Os números ajudam a explicar a avaliação negativa na partida. Irankunda terminou o encontro com 14 perdas de posse, ficando apenas a uma de Alessandro Circati, e foi ainda o jogador que mais faltas cometeu, num total de quatro.
Uma dessas infrações acabou por ter consequências diretas no marcador. O extremo do Sporting chegou atrasado a um duelo dentro da área e cometeu uma grande penalidade, aproveitada pelo Brasil para chegar a um dos golos da vitória.
A GoalPoint sintetizou a prestação do internacional australiano de forma pouco simpática, afirmando que Irankunda se “desgraça” depois da boa imagem deixada no primeiro confronto com a seleção brasileira, com esta pausa internacional a ficar marcada por dois registos muito distintos do jogador do Sporting.
Confira a publicação:
Verdes e brancos voltam a entrar em campo apenas a 9 de outubro, em partida válida para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic
30 Set 2026 | 13:40 |
Rui Borges vai recuperar em breve dois elementos importantes para preparar a deslocação do Sporting ao terreno do Braga. Geny Catamo e Nestory Irankunda foram os primeiros internacionais leoninos a terminarem os compromissos pelas respetivas seleções.
Geny Catamo foi titular e cumpriu os 90 minutos na goleada de Moçambique frente ao Sudão, por 4-1, em encontro de qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2027. O extremo mantém, assim, o estatuto de peça importante nas escolhas de Chiquinho Conde.
Nestory Irankunda também começou de início no segundo particular da Austrália diante do Brasil. O jogador do Sporting esteve em campo durante 82 minutos na derrota dos ‘socceroos’, por 4-2, depois de ter sido um dos protagonistas do primeiro duelo entre as duas seleções.
Com os respetivos compromissos internacionais concluídos, Geny e Irankunda preparam agora o regresso a Portugal. A dupla deverá integrar os trabalhos do Sporting nos próximos dias e ganhar vantagem em relação a vários companheiros que ainda permanecem ao serviço das seleções.
A disponibilidade dos dois extremos será particularmente importante para Rui Borges. O treinador tem trabalhado com um grupo muito reduzido em Alcochete devido à ausência de 17 internacionais e poderá agora começar a afinar com mais soluções a estratégia para a deslocação ao reduto do Braga, a 9 de outubro.
Jogador dos verdes e brancos tem dado cartas nesta pausa para compromissos internacional e meios de comunicação europeus não perdoam
30 Set 2026 | 13:03 |
Issa Doumbia continua a somar pontos ao serviço da seleção principal de Itália. O médio do Sporting voltou a ser utilizado por Roberto Mancini, desta vez na goleada por 4-1 diante da Turquia, e recebeu vários elogios da imprensa transalpina pela entrada em campo.
Depois de ter cumprido cerca de 10 minutos na derrota frente à Bélgica, por 2-1, Doumbia foi lançado pouco depois da hora de jogo diante dos turcos. O jogador leonino ajudou a equipa a controlar o meio-campo numa fase em que os italianos tinham perdido algum equilíbrio.
"Confirma-se como um médio que alia quantidade a qualidade”
A Sky Sport atribuiu nota 6 ao médio do Sporting e destacou precisamente esse impacto. “São necessários os seus músculos para reequilibrar uma equipa que, na segunda parte, tinha perdido um pouco as distâncias entre setores. Confirma-se como um médio que alia quantidade a qualidade”, pode ler-se.
Também o ‘Corriere dello Sport’ considerou que Doumbia “esteve muito bem”, enquanto a Sport Mediaset classificou o jogador como “esforçado” e “muito trabalhador”. Já o ‘Corriere della Sera’ destacou a “clareza e a rápida resposta” do camisola 77 dos leões.
O ‘Tuttomercatoweb’ seguiu a mesma linha, sublinhando que o médio “entrou para segurar o meio-campo na fase mais complicada” do encontro. As avaliações foram, na sua maioria, positivas e reforçam a ideia de que Doumbia começa a conquistar espaço nas opções de Roberto Mancini.