
Futebol
“Copiei Mourinho no Sporting”: Amorim surpreende com revelação antes da final da Liga Europa
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No dia em que o Sporting é recebido na Câmara Municipal de Lisboa por Carlos Moedas, numa cerimónia de homenagem ao campeão da Liga 2024/25, continuam a surgir nas redes sociais várias manifestações de orgulho pelo feito leonino. Uma delas veio de Emilie Nissen, companheira de Morten Hjulmand, que usou o Instagram para mostrar a dimensão pessoal e emocional do bicampeonato.
“Durante um ano só pensou e falou sobre uma coisa!”, escreveu Emilie, referindo-se ao foco do capitão do Sporting na conquista do título. A dinamarquesa continuou com um agradecimento sentido: “Não consigo dizer o quão isto foi importante para nós. Muito obrigado por um ano incrível e por todo o apoio dos adeptos, família e amigos.”
Hjulmand chegou a Alvalade na época 2023/24 e rapidamente conquistou os adeptos pela sua entrega, inteligência tática e liderança em campo. Esta época, assumiu oficialmente a braçadeira de capitão, sendo uma figura-chave na conquista do bicampeonato. O Sporting selou o título ao vencer o Vitória de Guimarães por 2-0, com golos de Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres, na última jornada do campeonato.
Em duas temporadas com a camisola verde e branca, o médio dinamarquês já soma 95 jogos, sete golos e seis assistências. Para além dos números, o que mais impressiona em Hjulmand é a consistência e a forma como ganhou o respeito do balneário, dos adeptos e da estrutura leonina.
O testemunho de Emilie Nissen acaba por resumir bem o espírito desta caminhada: dedicação total, sacrifício pessoal e uma paixão vivida em família. O bicampeonato não foi apenas uma conquista desportiva, mas uma vitória emocional para todos os que estiveram ao lado do plantel, dentro e fora do campo. Recorde aqui, as palavras do capitão de Alvalade, no Marquês de Pombal.
Cerimónia está marcada para hoje, pelas 18h00, com o plantel verde e branco, assim como a estrutura liderada pelo presidente Frederico Varandas
|
18h00: Centenas de adeptos já estão à espera da equipa.
18h00: São esperados discursos de várias personalidades do Sporting.
18h00: Depois da receção formal no interior da câmara, os jogadores, equipa técnica e direção, devem, como habitual, deslocar-se-ão à varanda para partilharem o momento com os adeptos.
18h00: A equipa, agora orientada por Rui Borges regressa aos Paços do Concelho, depois de terem celebrado a conquista do título de 2024/25.
18h00: Esta segunda-feira, dia 19 de maio, o Sporting vai ser recebido esta pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. A cerimónia está marcada para as 18h00.
Antigo jogador verde e branco prolonga contrato com o Braga até 2026 e vai cumprir terceira época consecutiva no clube arsenalista
|
João Moutinho vai continuar a vestir a camisola do Braga. O médio renovou contrato por mais uma temporada, ficando ligado ao clube até junho de 2026. A confirmação chegou esta segunda-feira, depois de ambas as partes chegarem a acordo para prolongar a ligação.
Aos 38 anos, o internacional português mostra que continua a ser uma mais-valia, tanto em campo como nos bastidores do balneário bracarense. Desde que chegou ao clube em 2023, João Moutinho somou exibições regulares, mostrando a experiência acumulada ao longo da carreira. A renovação reflete a confiança que António Salvador deposita no jogador.
Apesar de ter sido um nome controverso entre adeptos do Sporting, clube que representou entre 2005 e 2010 antes de sair para o Porto, num negócio que ainda hoje divide opiniões, Moutinho tem conseguido, em Braga, conquistar o respeito da massa adepta. A sua postura profissional e influência no grupo de trabalho fazem dele uma figura valorizada na estrutura arsenalista.
Recorde-se que, João Moutinho começou no Portimonense e foi transferido para Alcochete quando tinha apenas 13 anos. Foi no Sporting que o médio fez toda a sua formação, tendo representado a equipa principal leonina na temporada 2004/05. Esteve ao serviço dos leões durante seis temporadas.
Após vários anos vestido de verde e branco, o médio trocou Alvalade pelo Dragão. Apesar da traição ter sido há 20 anos, os adeptos sportinguistas não esquecem, e sempre que joga em Lisboa, é assobiado. Na sua totalidade, realizou, 259 jogos, e somou 37 golos e 27 assistências pelo Sporting (clube que se sagrou campeão em 2024/25).
Clube inglês prepara-se para anunciar contratação de um novo jogador, tendo em vista a próxima temporada, e o ex-treinador do Sporting está muito satisfeito
|
O Manchester United está muito perto de assegurar a contratação do primeiro reforço para a próxima temporada. Matheus Cunha, avançado brasileiro que joga no Wolverhampton, vai reforçar o plantel orientado por Ruben Amorim, ex-treinador do Sporting, no mercado de verão.
A informação é avançada por Fabrizio Romano, jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. As negociações entre as partes estão praticamente concluídas, faltando apenas definir alguns detalhes, antes da assinatura do acordo. Para já, os valores envolvidos na transferência ainda não são conhecidos.
O atacante internacional brasileiro – avaliado em 55 milhões de euros - tem contrato válido com o Wolverhampton até junho de 2029, mas prepara-se para rumar a Old Trafford. O atleta de 25 anos é um titular habitual da equipa orientada pelo treinador português Vítor Pereira, somando 34 jogos, 17 golos e quatro assistências, em 2024/25. Formado no Coritiba, Matheus Cunha também já representou Sion, Leipzig, Hertha de Berlim e Atlético de Madrid.
O avançado será, assim, a primeira contratação do Manchester United - no qual Bruno Fernandes voltou a ser eleito jogador do ano, pelos adeptos - para a próxima época. Ruben Amorim já manifestou o desejo de ter todos os reforços à disposição, logo no início da pré-temporada, com o intuito de ter o máximo de tempo possível para preparar a equipa dos ‘red devils’ para lutar pela conquista de títulos.
O Manchester United está focado na final da Liga Europa, frente ao Tottenham, marcada para as 20h00 da próxima quarta-feira, dia 21 de maio, no Estádio San Mamés, em Bilbao. Em caso de vitória, além da conquista do troféu, a formação treinada por Ruben Amorim garante uma vaga na Liga dos Campeões, em 2025/26. Na Premier League, os ‘red devils’ têm estado abaixo das expetativas, encontrando-se no 16º lugar, com 39 pontos.
Confira a publicação de Fabrizio Romano: