
Futebol
Rui Borges prepara uma alteração cirúrgica para o onze inicial do Sporting
18 Set 2025 | 06:56
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2025 | 08:08 |
Sofia Oliveira foi chamada a escolher entre Georgios Vagiannidis - jogador que chegou ao Sporting no último mercado de transferências - e Iván Fresneda, que têm vindo a lutar por um lugar no onze inicial dos leões. Apesar de a comentadora desportiva considerar que o internacional grego será mais útil, acredita que o espanhol é melhor numa característica específica.
Sofia Oliveira: "Vagiannidis dá outra dinâmica ao corredor do Sporting"
"Não foi um jogador que me tivesse convencido logo, mas os minutos que ele tem tido no Sporting – e não têm sido assim tantos -, a forma como se tem conseguido mostrar, sobretudo ofensivamente, porque defensivamente acho que fica muito aquém de Fresneda, dá ali uma outra dinâmica ao corredor direito do Sporting", começou por dizer, para o 'Craques.pt'.
Sofia Oliveira: "Facilmente Vagiannidis ganhará o lugar a Fresneda"
De seguida, Sofia Oliveira acabou por admitir que acha que o grego acabará por tomar para si a titularidade no Sporting: "Pelas dificuldades do Fresneda, que até era um jogador que eu tinha em melhor consideração há uns tempos, não dá. Acho que facilmente o Vagiannidis lhe ganhará o lugar. Pode não ser amanhã, pode não ser depois de amanhã, mas acredito que acabará a época em ascensão".
Sofia Oliveira: "É um jogador que poderá ser muito útil ao Sporting"
"Tem de melhorar muito defensivamente se quiser manter o nível em jogos de dificuldade superior, mas acho que o que oferece ofensivamente comparativamente com o Fresneda – e tendo em conta o contexto do campeonato português -, é um jogador que poderá ser muito útil ao Sporting", vincou ainda.
O Sporting volta a entrar em campo esta quinta-feira, dia 18 de setembro, frente ao Kairat Almaty. O encontro diante da turma liderada por Rafael Urazbakhtin, válido para a primeira jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á no Estádio José Alvalade e tem pontapé de saída agendado para as 20h00.
Confira a opinião de Sofia Oliveira:
Conhecido jornalista e comentador desportivo deixou uma longa mensagem ao líder máximo do Clube de Alvalade, com várias críticas à mistura
18 Set 2025 | 07:45 |
Rui Santos dedicou a sua coluna de opinião desta semana a Frederico Varandas, deixando uma longa mensagem ao Presidente do Sporting que, recentemente, celebrou sete anos desde que está à frente dos destino dos verdes e brancos. Entre alguns elogios, o comentador desportivo realçou a mudança de postura do líder leonino.
Varandas? Rui Santos: "Sporting vive hoje uma situação de vigor em liderança institucional"
"Cumpriu há uma semana 7 anos como presidente do Sporting e vive hoje, como bicampeão nacional, uma situação de vigor em liderança institucional, não apenas no Sporting mas também no plano da concorrência desportiva, depois da partida de Pinto da Costa (com quem nunca se entendeu e foi aliás muito cáustico nas suas acusações) e da camaleónica postura de Luís Filipe Vieira, que foi obrigado a deixar o Benfica por questões de natureza judicial, estando agora a ensaiar um regresso, acompanhado de uma esponja, que faz o sentido que ele próprio lhe quer atribuir", começou por escrever, no site da CNN.
De seguida, o conhecido jornalista abordou a política e gestão de Varandas no mercado de transferências, na qual acredita que o dirigente percebeu o método: Quando se entra no mercado e se começa a vender jogadores acima dos 40 M€, como você fez com Nuno Mendes, Porro, Matheus Nunes, Ugarte, Quenda e Bruno Fernandes, percebendo a importância de manter bases competitivas, depois é uma questão essencialmente de método, quando se tem uma estrutura na qual se confia".
Jota Silva? Rui Santos: "O tempo e as circunstâncias o dirão"
Depois, Rui Santos deixou elogios pela forma como este defendeu o Sporting aquando da venda de Viktor Gyokeres, mas deixou alguns galhardetes sobre a tentativa falhada da contratação de Jota Silva: "Foi valente na defesa dos interesses do Sporting no caso da venda de Gyokeres (outro sucumbiria mais depressa às pressões dos donos do mercado), mas deixe-me que lhe diga que a operação Jota Silva não me convenceu totalmente. Rui Borges queria muito o jogador, mas daquilo que lhe conheço se você ou a sua estrutura quisessem muito o jogador não o perdia como o perdeu. E pode vir-lhe a fazer falta, o tempo e as circunstâncias o dirão".
Rui Santos: "Varandas dá a sensação que já tem tiques de 'dono disto tudo'"
A terminar, Rui Santos acaba por colocar em causa a mudança de postura do Presidente do Sporting: "Uma coisa é certa: hoje domina melhor o sistema, porque começou a ganhar e todos os sistemas são generosos para quem ganha. Mas não se deslumbre. Às vezes dá a sensação que já tem tiques de ‘dono disto tudo’ e isso não lhe assenta nada bem, porque o seu sucesso foi sempre construído na base da humildade e da independência. Pense nisso".
Após polémica na fase final do mercado de transferências, central neerlandês acabou por 'cair' para a equipa secundária dos verdes e brancos
18 Set 2025 | 07:28 |
À margem da conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - Kairat, válido para a primeira jornada da Liga dos Campeões - que se disputa esta quinta-feira, 18 de setembro, pelas 20h00 -, Zeno Debast foi questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste, mas optou por se colocar à parte do problema.
“É algo entre ele e o clube, não é algo de que eu deva falar”, disse o internacional belga, em declarações à Sport TV, depois da polémica no decorrer do mercado de transferências, que acabou com o central neerlandês na equipa B dos verdes e brancos.
De resto, Debast ainda abordou o momento que está a passar no Clube de Alvalade: "Tento manter os pés assentes no chão e trabalhar duro nos aspetos em que ainda preciso de melhorar. Há sempre coisas a melhorar, sou jovem e é normal".
Relembrar que Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, proveniente do Mainz, a troco de cerca de 10 milhões de euros. Apesar de ter conseguido demonstrar o porquê do Sporting ter gasto esse valor, o defesa-central nunca se conseguiu assumir como titular, muito por culpa das lesões, que sempre o apoquentaram. A chegada de Rui Borges, e a mudança para um sistema com dois centrais, ao invés de três, acabaram por tirar ainda mais espaço ao jogador.
E a verdade é que, no verão, a situação esteve muito perto de ficar resolvida. Apesar da intenção de St. Juste ser permanecer no Sporting, foi informado de que deveria encontrar nova casa, e chegou a receber interesse de Besiktas, PSV Eindhoven, Ajax, AZ Alkmaar, Wolfsburgo, sendo que os leões chegaram, mesmo, a acordo com Osasuna e Union Berlin, duas opções que acabaram recusada pelo defesa-central.
Verdes e brancos têm passado por uma onda de lesões e podem haver novidades sobre a situação até à hora da primeira jornada da Liga dos Campeões
18 Set 2025 | 07:15 |
Apesar de ter falhado o treino da equipa principal antes do jogo frente ao Kairat, Pedro Gonçalves está convocado e deverá fazer parte do onze inicial do Sporting. No entanto, Rui Borges terá de preparar a possibilidade de o jogador não estar apto à hora do encontro e a sua decisão pode recair em Fotis Ioannidis.
Segundo informações reveladas pelo jornal A Bola, o internacional grego, que foi o último reforço dos leões para esta temporada desportiva, tem sido testado por Rui Borges e pode mesmo ser uma alternativa viável ao 'camisola 8'. Tais são boas notícias para o ex-Panathinaikos, uma vez que disputar a Liga dos Campeões foi um dos motivos que o fez assinar pelo Sporting.
De resto, quem tem lugar garantido a titular pelos leões é mesmo Luis Suárez. O internacional colombiano é visto pelo treinador dos verdes e brancos como a principal referência ofensiva da equipa e não saltará das opções de Rui Borges para o encontro, tal como Francisco Trincão.
O Sporting volta a entrar em campo na quinta-feira, dia 18 de setembro, frente ao Kairat Almaty. O encontro diante da turma liderada por Rafael Urazbakhtin, válido para a primeira jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á no Estádio José Alvalade e tem pontapé de saída agendado para as 20h00.
Na fase de liga da prova milionária, recorde-se, o Sporting terá pela frente, não só o Kairat, como também Nápoles (a 1 de outubro, no Estádio Diego Armando Maradona), Marselha (a 22 de outubro, em Alvalade), Juventus (a 4 de novembro, no Juventus Stadium), Club Brugge (a 26 de novembro, em Alvalade), Bayern Munique (a 9 de dezembro, na Allianz Arena), PSG (a 20 de janeiro, em Alvalade) e, finalmente, Athletic Bilbao (a 28 de janeiro, em San Mamés).
Rui Borges prepara uma alteração cirúrgica para o onze inicial do Sporting
18 Set 2025 | 06:56
Sporting apanhou susto dos grandes com Gonçalo Inácio antes da Champions
18 Set 2025 | 06:40
Já se sabe o motivo para Pote ter falhado o treino antes do Sporting - Kairat
18 Set 2025 | 06:27