Futebol
Exclusivo Leonino - Varandas quer vender médio do Sporting, mas... não há propostas
20 Jan 2026 | 17:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Jan 2026 | 10:24 |
Sofia Oliveira deixou rasgados elogios a Luis Suárez, após o último encontro do Sporting frente ao PSG (2-1), da sétima jornada da Liga dos Campeões. Nas redes sociais, a comentadora da CNN Portugal diz que o colombiano tem tudo o que admira num jogador de futebol.
A primeira parte foi praticamente de sentido único e a estrada parecia só de sentido único com vista para a baliza de Rui Silva, mas, no segundo tempo, tudo mudou e o atacante cafetero - que já há quem diga que superou Viktor Gyoleres - deixou a sua marca.
O conjunto de Rui Borges surgiu mais atrevido e coube a Luis Suárez (74') a responsabilidade de abrir o ativo, provocando a loucura total em Alvalade, que seria 'silenciada' pelo golo de Khvicha Kvaratskhelia (79'). Ao cair do pano, o Sporting mostrou que um empate diante do último vencedor da Liga dos Campeões não era suficiente, levando Luis Suárez (90') a bisar e a fazer história.
Já com os playoffs garantidos, o Sporting passa a somar os mesmos 13 pontos do que PSG, Manchester City e Atalanta, na partilha do sexto posto, dentro do tão desejado top-8, deslocando-se agora ao reduto do Athletic Bilbao para decidir se passa diretamente aos oitavos ou se lutará pela referida fase nos playoffs.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 30 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.289 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 22 golos e fez quatro assistências.
Veja a publicação:
Treinador bicampeão europeu ficou frustrado depois do desaire por 2-1 frente à equipa verde e branca, no Estádio José Alvalade
21 Jan 2026 | 10:34 |
Após a vitória histórica do Sporting frente aos franceses do Paris Saint - Germain, onde joga Nuno Mendes, por 2-1, com golos de Luis Suárez, Luís Enrique, técnico dos parisienses, mostrou grande "azia", dizendo que o resultado foi muito injusto, já que foram muito melhores do que os leões.
L. Enrique "Fomos muito melhores"
"É fácil de explicar a nossa exibição. Fizemos o melhor jogo fora da temporada. Fomos muito superiores, merecíamos ganhar, mas o futebol é caprichoso", começou por dizer o treinador que já venceu a competição por duas vezes, em declarações à Sport TV.
O atual detentor da prova milionária continuou a afirmar a sua posição, apesar que já sabia as qualidades da equipa do Sporting. "Sabíamos da qualidade defensiva e ofensiva do Sporting, mas, repito, só houve uma equipa em jogo. Fomos muito melhores que o nosso adversário. Não deixámos jogar, não atacaram, dominámos completamente e merecíamos ter vencido. Mas o futebol é injusto e premiou quem marcou mais golos, que foi o Sporting".
Vale lembrar que Luis Enrique, hoje com 55 anos, é um dos mais conceituados treinadores do espectro do futebol mundial, após passagens bem sucedidas por Barcelona, seleção espanhola e, agora, PSG. No entanto, em 2012, o cenário era bem diferente e o técnico chegou a ser associado ao Sporting, durante a presidência de Godinho Lopes.
A equipa de Rui Borges soma 13 pontos na prova e estão no sexto lugar, à condição, na tabela classificativa, em zona de acesso direto aos oitavos de final da prova milionária. O próximo jogo na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 20h00, frente aos espanhóis do Athletic Bilbao, no País Basco.
Conhecidos adeptos do Clube de Alvalade opinaram sobre vitória histórica frente ao Paris Saint - Germain, na Liga dos Campeões
21 Jan 2026 | 09:59 |
O dia 20 de janeiro de 2026 irá ficar marcado como uma das maiores noites europeias da história do Sporting. Os leões bateram o campeão europeu PSG, por 2-1, e mereceram os elogios de Carlos Severino, Amaral e Rita Garcia Pereira, destacando especialmente o avançado colombiano Luis Suárez.
C. Severino: "Luis Suárez fez esquecer por completo Gyökeres"
"Vitória histórica, com uma tática inteligente do Sporting, a dar a bola ao adversário e a apostar em contra-ataques venenosos. Acabou por vencer bem e com categoria o atual campeão europeu, de Dembelé, Vitinha, Nuno Mendes e Barcola. Luis Suárez fez esquecer por completo Gyokeres. O Sporting demonstrou que se bate com qualquer equipa do mundo", comentou o ex candidato à presidência dos leões ao jornal 'Record'.
Amaral, antigo jogador da turma de Alvalade, realçou o triunfo, apesar das dificuldades. "É uma vitória sobre o campeão europeu, que valoriza muito mais o trajeto do Sporting na Liga dos Campeões. Foi melhor o resultado do que a exibição, mas o Sporting está de parabéns, por conseguir um resultado que ultrapassa as expetativas de todos".
Já a advogada Rita Pereira Garcia também elogiou a exibição do Clube e o desempenho de Luis Suárez, que fez os dois golos da vitória. "Mesmo após um início mais trémulo, quase sem posse de bola e domínio territorial, na segunda parte a verdade é que se assistiu a um milagre. A destacar Suárez e Catamo, o primeiro dos quais a bisar quando se antecipava a derrota. Sporting Sempre!"
Com esta vitória, os comandados de Rui Borges somam 13 pontos na prova e estão no sexto lugar, à condição, na tabela classificativa, em zona de acesso direto aos oitavos de final da prova milionária. O próximo jogo na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 20h00, frente aos espanhóis do Athletic Bilbao.
Treinador dos verdes e brancos abordou a vitória do Clube de Alvalade diante do atual campeão europeu e não escondeu a felicidade pelo feito
21 Jan 2026 | 09:46 |
Depois da vitória do Sporting sobre o PSG por 2-1, Rui Borges esteve na conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho. O treinador do Clube de Alvalade deixou um recado a todos os críticos que o acusavam de nunca ganhar os grandes jogos desde que assumiu o comando técnico dos leões e confirmou Souleymane Faye como novo reforço.
"Acho que não me vão perguntar mais, e que não ganho a equipas grandes. Não, eu não ligo a isso. É ruído, apenas isso e só. Foco-me muito naquilo que é o meu trabalho, naquilo que tem sido o nosso trajeto. O trabalho dará sempre a melhor resposta a toda a gente", começou por dizer.
Primeira análise ao jogo
"É o sentimento de dever cumprido. Uma grande vitória. São três pontos difíceis perante uma grande equipa. Tivemos muitas dificuldades ao longo dos 90 minutos, mas soubemos ter o que pedi: coesão e paixão. Sabíamos que íamos sofrer contra os Campeões da Europa, a melhor equipa da Europa. Têm muita qualidade individual e coletiva. Soubemos sofrer numa primeira parte com dificuldades para ligar o jogo. Entrámos mais audazes na segunda parte. Não falei muito ao intervalo. As substituições ajudaram e fomos obrigando o PSG a correr para trás. Tivemos alguma sorte nos golos, faz parte da audácia. Na defesa, o grupo demonstrou a sua qualidade e a amizade que têm na equipa, o quanto querem ganhar. Há que descer à terra. Temos um jogo difícil em Arouca e essa é a nossa UEFA Champions League. Agradeço aos nossos adeptos pela energia passada. Foram muito importantes, foram o 12.º jogador. Estava difícil, mas tínhamos de acreditar e foi bonito ver os adeptos todos no final do jogo. Que aconteça sempre e não apenas na UEFA Champions League. Os jogadores merecem as palmas e não só hoje. Um apelo aos adeptos: nestes últimos meses, o apoio no final do jogo vai ser muito importante. Que se mantenha este espírito de vitória, união e acreditar".
Luis Suárez
"Sabíamos o que nos ia dar, não nos surpreende. Sabíamos as suas características, personalidade, carácter. Hoje precisávamos ele e eu disse-lhe antes do jogo. Ia ser um jogo parecido com o de Munique, onde esteve muito bem. Hoje fez um trabalho extraordinário, como tem feito em todos os jogos. Os dois golos são mérito da equipa e não só dele."
Declarações de Luis Enrique
"Entendo. Fizeram um grande jogo, é certo. Para além dos golos anulados, tiveram algumas oportunidades e andaram em cima de nós, mas há o outro lado. O futebol tem várias estratégias. No nosso campeonato, também apanhamos equipas com bloco baixo. A equipa esteve fantástica, como tinha sido em Munique. Estivemos muito concentrados e, na segunda parte, tivemos mais audácia. (…) Dentro das nossas armas, não podia pedir mais à nossa equipa."
Impacto internacional da vitória
"Hoje somos os melhores, amanhã podemos ser os piores. Merecemos a alegria destes três pontos, os jogadores marcaram a história do Sporting, mas temos de preparar o jogo com o Arouca".
Mercado
"O Souleymane Faye, que não foi apresentado, já assinou e, tal como o Luís Guilherme, é jogador de futuro. São dois jovens em quem reconhecemos valor. Acreditamos muito no que podem dar ao Sporting".
UEFA Champions League
"A ambição de irmos aos 'oitavos' é por termos menos dois jogos no calendário. Se não chegarmos lá, nada apaga o que fizeram hoje e em todos os jogos. Tenho os pés no chão e olho jogo a jogo. Feliz por ganhar aos Campeões Europeus com muitas dificuldades, mas dou valor a quem joga e corre. Não conseguimos treinar muito porque temos muitos jogos, mas a equipa tem dado resposta. Só pensamos no próximo. Se vencermos, ficaremos na história do Sporting e é nisso que temos de nos focar. Conseguimos o primeiro objetivo de passar a fase de liga. Agora, queremos ir diretamente aos 'oitavos'. Apenas e só isso, não muda mais nada".
Estratégia diferente
"O Sporting e os jogadores estão cientes da realidade. Reconhecemos valor do outro lado. Não podemos comparar o PSG com as equipas do nosso campeonato. Sabíamos que íamos sofrer. Não dá para sermos sempre o Sporting em cima do adversário, pressionante, com muitas ocasiões de golo. Hoje tivemos poucas e tínhamos de aproveitar, foi o que aconteceu".
Preparação do jogo
"Como temos tantos jogos, é descansar, ver vídeos e aproveitar o pouco tempo na relva para explicar alguns comportamentos. Focamo-nos nas coisas simples. Há coisas que não mudamos e depois acrescentamos algo individual e estratégico. A preparação não mudou em nada em relação aos outros jogos. É fazê-los perceber que são jogos que não vamos ter tanta bola e há que acreditar que faz parte. Se estivermos concentrados, vamos ter capazes de demonstrar que somos bons. Faltou-nos um pouco isso na primeira parte".
Vitória mais saborosa da carreira?
"Não, essa foi com o Vitória, na época passada, que nos deu a conquista do campeonato."
Confiança
"Vitória dá mais confiança para o resto da época e para encarar os próximos jogos, que são difíceis. O mais difícil será em Arouca. Como disse o Pote, o campeonato é a nossa Champions."
Estratégia
"A nossa primeira ligação tinha de sempre mais longa no pé. O PSG deve ser a equipa mais forte na reação à perda e transição defensiva. São muito intensos. Daí a importância do Luis Suárez, com quem conseguimos ligar muitas vezes na primeira parte. Fez um trabalho espetacular. Faltou, isso sim, dar o passo seguinte. Tivemos essa dificuldade porque eles são muito intensos. Se tivéssemos tido mais essa capacidade, acredito que teríamos criado mais problemas ao Paris Saint-Germain".
Exclusivo Leonino - Varandas quer vender médio do Sporting, mas... não há propostas
20 Jan 2026 | 17:29
Sporting derrota campeão europeu PSG (2-1) numa noite para a história em Alvalade
20 Jan 2026 | 22:04
Sporting perde com o Manchester United (3-2) nas competições europeias
20 Jan 2026 | 21:18