Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jun 2022 | 00:00 |
Antonio Adán e Diego Callai: dois nomes que se cruzam no reino do Leão. O primeiro já com vasta experiência. Passou por clubes como Real e Atlético de Madrid. Já Diego Callai, jovem guardião da equipa B leonina, ainda tem todo um longo caminho pela frente.
Antonio Adán - Época com mais jogos na carreiraAntonio Adán, de 35 anos, anos renovou pelo Clube leonino em novembro de 2021, até 2024. O guarda-redes espanhol é um indiscutível para Rúben Amorim, tendo batido o recorde pessoal de jogos numa só temporada. O máximo de partidas efetuadas por Adán numa só época desportiva aconteceu em 2014/15, ao serviço do Bétis (40), quando equipa andaluz disputava a segunda divisão espanhola. Nesta última temporada, de leão ao peito, o guardião efetuou 45 jogos, somando assim o seu máximo de jogos por um clube.
Diego Callai, a esperança verde e brancaDiego Callai, jovem guardião ítalo-brasileiro de 17 anos, é visto como uma grande promessa em Alcochete, tendo já integrado por diversas vezes os treinos da equipa sénior. As boas prestações nos escalões secundários do Clube de Alvalade suscitaram a atenção de Rúben Amorim, que garantiu que o guarda-redes irá realizar a pré-temporada com a equipa sénior. O guardião leonino começou a dar nas vistas quando fez a sua estreia na equipa de juniores aos 15 anos de idade, batendo recordes na Academia de Alcochete ao jogar dois escalões acima do seu. A evolução foi natural, tendo terminado a época passada com 18 partidas realizadas pela equipa B leonina e oito pela equipa de juniores. Em conferência de imprensa de antevisão ao encontro da jornada 34, a última da Liga Portugal Bwin, frente ao Santa Clara, Rúben Amorim abordou o futuro de Diego Callai, considerando que, no imediato, o titular continuará a ser Antonio Adán, mas que, no futuro, será o brasileiro o dono das redes verdes e brancas.
Baliza leonina em boas mãosAssim sendo, Antonio Adán será o titular da próxima temporada. Diego Callai será o habitual titular do conjunto secundário da turma de Alvalade. O jovem guardião já por várias vezes elogiou o seu "mentor" no Sporting e com quem espera aprender ainda mais: "O Adán não só como profissional, mas também como pessoa, é incrível. Passa-me sempre conselhos, fala muito comigo e é alguém com muita experiência. É um profissional fantástico e a pessoa ideal para me passar o que preciso para melhorar dentro e fora de campo".
Fotografia de Sporting
Conhecido adepto do Clube de Alvalade abordou a atualidade desportiva dos leões, principalmente os jogos da pré-temporada
27 Jul 2026 | 03:00 |
Sergi Altimira é o reforço de maior destaque na pré-época do Sporting, segundo Afonso Pinto Coelho. Neste exclusivo, o conhecido adepto dos leões e membro do Movimento Hoje e Sempre Sporting, elegeu o médio espanhol como a aquisição que está a dar mais nas vistas. O encontro do Troféu Cinco Violinos, as saídas dos pilares como Morten Hjulmand e Francisco Trincão e o acordo entre a Direção liderada por Frederico Varandas e as claques foram outros temas comentados.
A. P. Coelho: "Destaco Sergi Altimira"
"Sem querer ser injusto para nenhuma nova contratação porque, em geral, parecem-me ser jogadores de qualidade e que podem acrescentar algo, destaco, por um lado, Sergi Altimira , pela forma como se está a impor em campo e a ganhar espaço na equipa, e, por outro lado, um jogador da formação, Flávio Gonçalves, pela grande qualidade que já demonstra do ponto de vista técnico e também pela maturidade que já evidencia face à idade que tem", disse ao nosso jornal.
O adepto sportinguista também analisou o triunfo frente ao Mónaco, deste sábado, no Troféu Cinco Violinos e mostrou-se satisfeito com os sinais deixados pela equipa de Rui Borges, embora tenha deixado um aviso importante. "Os jogos do Sporting nesta pré-temporada têm transmitido sinais bastante positivos, mesmo sabendo que o plantel ainda não está completo, o que apenas acontecerá no fecho do mercado de verão. No entanto, mesmo com sinais bastante positivos em termos de qualidade exibicional, penso que é preciso ser prudente em termos de qualquer análise que se possa fazer, porque a temporada de jogos oficiais apenas começa com a deslocação à Amadora no dia 8 de agosto", afirmou.
A. P. Coelho: "Parecem-me demasiadas saídas ao mesmo tempo de jogadores que foram peças-chave nas últimas épocas"
Relativamente ao mercado de transferências, Afonso Pinto Coelho mostrou algumas reservas quanto à possibilidade de o Clube perder várias figuras importantes (Hjulmand, Trincão, Pote e Diomande) num curto espaço de tempo. "Parecem-me demasiadas saídas ao mesmo tempo de jogadores que foram peças-chave nas últimas épocas. No entanto, apenas o tempo poderá responder se a estratégia foi a mais acertada, e dependerá muito das novas contratações para substituírem os jogadores que saíram, da sua integração, do tempo que levará a criar novas rotinas na equipa e, mais importante que tudo, dos resultados desportivos num futuro próximo", referiu.
Para concluir, outro dos temas abordados foi o novo entendimento entre a Direção liderada por Frederico Varandas e as claques, que permitirá o regresso da Curva Sul. Para o membro do Movimento Hoje e Sempre Sporting, a decisão poderá trazer benefícios imediatos ao ambiente vivido em Alvalade. "Penso que o noticiado acordo com os GOA's (Grupos Organizados de Adeptos) Juventude Leonina e Brigada Ultras Sporting poderá permitir melhorar o ambiente no estádio com uma Curva Sul unida, maximizando o apoio à equipa, como ontem já se fez sentir de uma forma visível para quem esteve no estádio. Faço votos que estes protocolos sejam duradouros e com bases sólidas, pois quem tem mais a ganhar como isso será sempre o Sporting", finalizou.
Comentador do grupo Media Capital comentou a exibição da equipa leonina frente ao Mónaco no Troféu Cinco Violinos e deixou uma revelação curiosa
26 Jul 2026 | 17:36 |
O Sporting conquistou o Troféu Cinco Violinos ao vencer o Mónaco por 2-0. A equipa de Rui Borges fez uma exibição de grande nível e José Nunes revelou que ficou surpreendido pela qualidade de jogo dos leões dadas as várias mexidas no plantel.
J. Nunes: "Sporting está a apresentar um nível de afinação e entusiasmo que é absolutamente inesperado"
"Acho que as coisas estão a correr muito bem. Digamos que o Sporting está a apresentar um nível de afinação e entusiasmo que é absolutamente inesperado em função da chegada de tantos jogadores. São boas exibições aquelas que o Sporting está a fazer", disse, em debate no canal NOW.
O comentador completou que a turma de Alvalade enfrentou adversários exigentes. "Evidentemente estamos a falar de jogos particulares, mas é verdade que, em todo o caso, foram exibições feitas com adversários que não são à partida frágeis", comentou.
J. Nunes: "É um facto que o Sporting apresentou uma qualidade futebolística surpreendente"
José Nunes voltou a reforçar a sua opinião. "É um facto que o Sporting apresentou uma qualidade futebolística e um nível de afinação que é surpreendente pela quantidade de jogadores que chegaram e que, aparentemente, estão a apresentar serviço", rematou.
Agora, o plantel verde e branco beneficia agora de dois dia de folga, regressando aos treinos na manhã de terça-feira. A partir daí, o foco estará na preparação do último compromisso da pré-temporada, frente ao Nottingham Forest, encontro que será disputado na próxima sexta-feira, no Estádio Algarve.
Jogador continua a recuperar de limitações musculares que surgiram após ter ultrapassado a grave lesão no tendão rotuliano do joelho direito
26 Jul 2026 | 17:14 |
Nuno Santos voltou a pisar o relvado do Estádio José Alvalade na apresentação oficial do plantel do Sporting, antes da vitória frente ao Monaco, por 2-0, no Troféu Cinco Violinos. Apesar de ter sido recebido pelos adeptos, o ala continua sem poder dar o contributo dentro das quatro linhas, uma vez que continua lesionado
O regresso foi assinalado também pela mulher do futebolista nas redes sociais. Diana Ribeiro Santos partilhou um vídeo da apresentação do camisola 11 e deixou uma mensagem de confiança para o futuro: "O melhor ainda está para vir".
O jogador, de 31 anos, continua a recuperar de limitações musculares que surgiram após ter ultrapassado a grave lesão no tendão rotuliano do joelho direito. Nas últimas duas temporadas, somou apenas 18 jogos oficiais, devido aos sucessivos contratempos físicos.
Enquanto aguarda pela recuperação total, o ala mantém um plano de trabalho específico e continua afastado dos treinos sem limitações com o restante plantel. O objetivo passa por recuperar a melhor condição física para voltar a ser opção de Rui Borges durante a temporada.
Além de Nuno Santos, o treinador leonino continua sem poder contar com João Simões, que recupera de uma cirurgia ao quinto metatarso do pé direito, e com Ibrahima Ba, que também permanece entregue ao departamento clínico, além de Bruno Ramos.
Reforço do Sporting veio com enorme pressão sobre os ombros, mas nada teme: "Já estou habituado"
26 Jul 2026 | 15:40