Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Nov 2024 | 19:16 |
A equipa B do Sporting venceu, esta sexta-feira, dia 1 de novembro, frente ao Sporting da Covilhã (1-0), em partida a contar para a 10.ª jornada da série B da Liga 3. Depois de três empates nas rondas anteriores frente ao 1.º de Dezembro (1-1), Belenenses (1-1), e Lusitânia (0-0), os leões voltam aos triunfos nas competições nacionais.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, foram os verdes e brancos a mostrar mais iniciativa e posse de bola. Aos 38 minutos, Diogo Ramalho, capitão dos Serranos, ainda tentou o golo, mas a bola passou junto ao poste direito da baliza de Francisco Silva.
O marcador foi inaugurado ao minuto 42 com o golo de Mauro Couto, assistido por Flávio Gonçalves. Na segunda parte, a equipa contrária entrou em busca do golo do empate, mas não conseguiu criar reais situações de perigo que ameaçassem a baliza dos leões.
Com esta vitória - a quinta em 11 jogos na presente temporada - os comandados de João Pereira estão, à condição, na segunda posição da tabela classificativa com 16 pontos amealhados e em zona de subida. O próximo jogo está marcado para domingo, dia 10 de novembro, frente ao Oliveira do Hospital, às 15h00, em Tábua.
Onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida: Francisco Silva (Guarda-redes), Leonardo Barroso, Miguel Alves, Henrique Arreiol, Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito, Manuel Mendonça, Rafael Besugo, Mauro Couto, Flávio Gonçalves e Lucas Anjos.
Veja o grande golo de Mauro Couto:
Jogador dos verdes e brancos tem dado cartas nesta pausa para compromissos internacional e meios de comunicação europeus não perdoam
30 Set 2026 | 13:03 |
Issa Doumbia continua a somar pontos ao serviço da seleção principal de Itália. O médio do Sporting voltou a ser utilizado por Roberto Mancini, desta vez na goleada por 4-1 diante da Turquia, e recebeu vários elogios da imprensa transalpina pela entrada em campo.
Depois de ter cumprido cerca de 10 minutos na derrota frente à Bélgica, por 2-1, Doumbia foi lançado pouco depois da hora de jogo diante dos turcos. O jogador leonino ajudou a equipa a controlar o meio-campo numa fase em que os italianos tinham perdido algum equilíbrio.
"Confirma-se como um médio que alia quantidade a qualidade”
A Sky Sport atribuiu nota 6 ao médio do Sporting e destacou precisamente esse impacto. “São necessários os seus músculos para reequilibrar uma equipa que, na segunda parte, tinha perdido um pouco as distâncias entre setores. Confirma-se como um médio que alia quantidade a qualidade”, pode ler-se.
Também o ‘Corriere dello Sport’ considerou que Doumbia “esteve muito bem”, enquanto a Sport Mediaset classificou o jogador como “esforçado” e “muito trabalhador”. Já o ‘Corriere della Sera’ destacou a “clareza e a rápida resposta” do camisola 77 dos leões.
O ‘Tuttomercatoweb’ seguiu a mesma linha, sublinhando que o médio “entrou para segurar o meio-campo na fase mais complicada” do encontro. As avaliações foram, na sua maioria, positivas e reforçam a ideia de que Doumbia começa a conquistar espaço nas opções de Roberto Mancini.
'Camisola 10' dos verdes e brancos continua a merecer minutos ao serviço do seu país nesta pausa, onde já se tornou um indiscutível
30 Set 2026 | 12:36 |
Geny Catamo voltou a ser aposta de Chiquinho Conde na seleção de Moçambique e cumpriu os 90 minutos na goleada diante do Sudão, por 4-1, na estreia dos ‘mambas’ a vencer na qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2027, depois de ter marcado no jogo anterior.
O jogador do Sporting foi utilizado de início e manteve-se em campo até ao apito final, numa partida em que Moçambique conseguiu construir uma vantagem confortável e somar os primeiros três pontos no Grupo J da competição.
Chamito acabou por ser a grande figura do encontro. O jogador do Belenenses foi lançado ao intervalo e precisou de apenas um minuto para marcar, voltando depois a fazer o gosto ao pé aos 62’. Guima, antigo jogador do Chaves, e Witi, ex-Nacional, apontaram os restantes golos da seleção moçambicana.
O Sudão conseguiu apenas reduzir perto do final, através de uma grande penalidade convertida por Hamed, aos 88 minutos, já numa altura em que o resultado estava praticamente decidido. No outro encontro do grupo, o Senegal venceu a Etiópia por 1-0 e segue na liderança. Moçambique ocupa agora o segundo lugar do Grupo J, depois de uma entrada convincente na corrida pelo apuramento para a CAN de 2027.
Geny Catamo continua, assim, a assumir um papel de grande importância na seleção do seu país. O extremo do Sporting é uma das principais figuras do conjunto orientado por Chiquinho Conde e voltou a ter utilização total nesta pausa internacional.
Futebolista da equipa orientada por Rui Borges em Alvalade mereceu vários elogios nesta pausa para compromissos internacionais
30 Set 2026 | 12:03 |
Zeno Debast não somou qualquer minuto nos encontros da Bélgica frente a Itália e França, mas nem por isso deixou de estar em destaque. O central do Sporting recebeu fortes elogios de Nathan Ngoy, um dos concorrentes diretos por um lugar no eixo defensivo da seleção belga.
Ngoy: "Debast é um dos melhores da Europa"
Em declarações citadas pelo ‘Het Laatste Nieuws’, o defesa do Lille analisou as diferentes opções ao dispor de Mark van Bommel e destacou as características do 'camisola 6' dos leões. “Todos têm um perfil diferente”, começou por explicar.
Ngoy considera que De Winter e Mechele apresentam características mais semelhantes, enquanto Debast e Theate oferecem soluções distintas. No caso do jogador do Sporting, foi particularmente elogioso na avaliação da capacidade com bola.
“Se estiver próximo do Zeno [Debast], que é um dos melhores defesas da Europa em termos de controlo de bola, deixo-o tratar da construção de jogo mais frequentemente”, afirmou o central belga, reconhecendo a qualidade do jogador leonino na primeira fase de construção.
No Sporting, porém, Rui Borges já sabe que não poderá contar com o belga no próximo compromisso. Debast vai cumprir castigo na deslocação ao terreno do Braga, a 9 de outubro, depois de ter sido expulso no empate frente ao Arouca.