Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Fev 2024 | 11:26 |
Ousmane Diomande não vai estar disponível para a deslocação do Sporting ao reduto do Young Boys. De acordo com o jornal ‘Record’, o comandado de Rúben Amorim só estará apto para a próxima jornada da Liga Portugal Betclic, diante do Moreirense, fruto dos festejos em torno da conquista da CAN, pela Costa do Marfim.
Diomande deve chegar a Lisboa nesta terça-feira, 13 de fevereiro, e integrar os trabalhos do Sporting. Porém, segundo informação do diário desportivo, o defesa-central não seguirá com os colegas para Suíça, ficando na Academia Cristiano Ronaldo a recuperar os melhores índices físicos.
Esta temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – tem sido peça muito importante para Rúben Amorim no Sporting, levando 21 encontros (1.755 minutos) realizados, nos quais apontou dois golos (Moreirense e Sturm Graz) e fez uma assistência (Braga). O central tem feito trio ao lado de Sebastián Coates e Gonçalo Inácio, mas parece ter vida complicada quando regressar, uma vez que Eduardo Quaresma tem brilhado na sua ausência.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra). Os verdes e brancos pagaram uma verba a rondar os 7,5 milhões de euros, mais 5 mediante a concretização de determinados objetivos. O emblema dinamarquês reservou uma percentagem de uma futura venda.
Fruto da vitória do Sporting diante do Braga, os leões lideram agora a Liga Portugal Betclic, com 52 pontos em 20 encontros (17 vitórias, um empate e duas derrotas). O Benfica é segundo, com 52 pontos em 21 partidas (16 triunfos quatro empates e uma derrota). O Porto é terceiro, com 45 pontos em 20 jogos (14 vitórias, três empates e três derrotas).
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 17h45, na deslocação ao reduto do Young Boys. O jogo diz respeito à primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa. No que diz respeito ao Campeonato Nacional, os leões têm encontro marcado com o Moreirense para o dia 19 de fevereiro, às 20h15, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo a 9 de outubro, em partida válida para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, no Minho
25 Set 2026 | 11:17 |
João Simões está muito perto de regressar à competição pela equipa principal do Sporting. Quase seis meses depois da última utilização, o médio de 19 anos encontra-se totalmente recuperado e deverá somar minutos na deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro.
O novo 'camisola 8' já trabalha a 100% às ordens de Rui Borges e esteve mesmo no banco no empate frente ao Arouca, embora não tenha sido utilizado. O próximo passo deverá ser o regresso efetivo aos relvados pela formação principal.
A última aparição aconteceu a 15 de abril, no empate sem golos diante do Arsenal, na Liga dos Campeões. Depois desse encontro, o quinto metatarso do pé direito voltou a ceder, problema semelhante ao que já tinha sofrido em fevereiro de 2025 frente ao Dortmund.
João Simões foi novamente submetido a uma intervenção cirúrgica e o Sporting decidiu não acelerar qualquer etapa da recuperação, mesmo sabendo que o jovem falharia toda a pré-época. Depois de ultrapassado o problema, seguiu-se um período destinado a recuperar os índices físicos necessários para um jogador habituado a atuar em alta intensidade.
O médio já voltou entretanto à competição pelo Sporting B, entrando aos 63 minutos da derrota por 2-1 diante do Lusitânia de Lourosa, a 14 de setembro. Nesse encontro, esteve inclusive perto de marcar de cabeça na sequência de um livre.
O regresso de João Simões representa também uma solução importante para um meio-campo profundamente transformado durante o verão. Hjulmand, Morita, Daniel Bragança e Kochorashvili deixaram Alvalade, enquanto Altimira, Doumbia, Silas Andersen e Pedro Lima chegaram para o setor.
Treinador dos verdes e brancos tem aproveitado a pausa internacional para rever as dificuldades neste arranque de temporada desportiva
25 Set 2026 | 10:42 |
Rui Borges tem aproveitado a pausa para as seleções para fazer uma análise profunda ao arranque de temporada do Sporting. O treinador reviu os oito encontros oficiais já disputados pelos leões, procurando identificar os problemas que têm impedido a equipa de apresentar maior consistência.
Segundo o jornal ‘O Jogo’, o técnico chegou à conclusão de que a falta de automatismos é uma das principais dificuldades neste momento. O Sporting soma cinco vitórias e três empates, mas tem apresentado oscilações que Rui Borges relaciona também com a profunda transformação sofrida pelo plantel durante o último mercado.
O meio-campo foi uma das zonas mais afetadas pela mudança. Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Francisco Trincão deixaram Alvalade, enquanto Sergi Altimira, Issa Doumbia e Rodrigo Zalazar chegaram para assumir papéis importantes numa estrutura que ainda procura criar novas rotinas.
A pausa internacional, contudo, não permite trabalhar essa sintonia em pleno. Altimira permaneceu em Alcochete, mas Doumbia e Zalazar estão ao serviço das seleções de Itália e Uruguai, respetivamente. Rui Borges acredita, ainda assim, que a melhoria surgirá com o tempo e com o aumento das rotinas entre os novos elementos.
Todas as atenções estão agora direcionadas para a deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro. O Sporting ocupa o terceiro lugar da Liga, com 15 pontos, seis atrás do líder Porto e um do Benfica, pelo que uma resposta positiva no Minho assume particular importância para evitar novo atraso na luta pelo título.
'Camisola 22' dos verdes e brancos encontra-se a passar por um grande momento na sua carreira, mas leões vão ter de abrir os cordões aos bolsos
25 Set 2026 | 10:10 |
Iván Fresneda cumpriu o sonho de chegar à seleção principal de Espanha, mas a promoção do lateral-direito também terá consequências financeiras para o Sporting. A primeira convocatória pelos AA obriga os leões a pagar 250 mil euros ao Valladolid.
Segundo o jornal O Jogo, citando informações avançadas pelo ‘AS’, o negócio realizado no verão de 2023 contemplava 9 milhões de euros fixos e mais 2 milhões mediante objetivos. Um desses prémios fica agora desbloqueado com a chamada do 'camisola 22' leonino à seleção espanhola.
A despesa poderá mesmo aumentar para meio milhão de euros. Além dos 250 mil euros referentes à convocatória, o Sporting terá de entregar mais 250 mil ao Valladolid caso Fresneda se estreie num encontro oficial pela equipa principal de Espanha.
Víctor Orta, diretor desportivo do emblema espanhol, confirmou a existência desses mecanismos. “Com a convocatória de Iván Fresneda por parte da seleção espanhola recebemos uma quantia de dinheiro, e se se estrear num jogo oficial pela seleção também”, explicou à Cadena SER Radio Valladolid.
O dirigente chegou mesmo a brincar com a promoção do jogador do Sporting. “Ainda bem que convidámos o selecionador e o meu amigo Karanka [diretor técnico da seleção espanhola]”, atirou, antes de sublinhar que Fresneda “mereceu” a oportunidade porque “fez um grande ano”.