Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

SPORTING ANUNCIA LÍDER DO GABINETE OLÍMPICO

Paulo Malico de Sousa era coordenador do Gabinete de Psicologia das Modalidades

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting CP anunciou hoje o sucessor de Sílvia Saiote à frente do Gabinete Olímpico. O escolhido foi Paulo Malico de Sousa, que era o atual Coordenador do Gabinete de Psicologia das Modalidades do Clube, acumulando agora os dois cargos.

Paulo Malico Sousa chegou ao Sporting CP em 2016, para ser o responsável pelo Gabinete de Psicologia Olímpico e das Modalidades. O novo responsável do Gabinete Olímpico é Doutorado Europeu em Ciências Aplicadas à Actividade Física e Desporto, Mestre em Psicologia do Desporto, Director do Departamento de Ciências do Desporto no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), onde é também Professor Coordenador, Autor e Coautor de mais de duas dezenas de artigos científicos, com publicações a nível nacional e internacional.


Fotografia do ISCE.



Modalidades

EXCLUSIVO LEONINO: CRAQUE COM 120 JOGOS PELO SPORTING TROCA ALVALADE POR RECÉM-PROMOVIDO

Atleta dos verdes e brancos pode muito bem mudar de ares na presente janela de verão

Estrutura do Sporting encontra-se a preparar as equipas para a próxima época
Estrutura do Sporting encontra-se a preparar as equipas para a próxima época

  |

Icon Comentário0

Kika, jogadora da equipa de futsal feminino do Sporting, prepara-se para deixar Alvalade na próxima temporada, sabe o Leonino. O nosso Jornal apurou que a internacional portuguesa pode muito bem vir a trocar o plantel verde e branco pelos Leões de Porto Salvo em 2024/25.

De acordo com fontes próximas do processo, a ala de 24 anos tem sido cobiçada pelo emblema de Oeiras, que irá marcar o seu regresso à Liga Placard Feminina na temporada que se avizinha, depois de ter descido em 2020/21 e ter passado duas épocas no segundo escalão da modalidade em Portugal.

Por esta altura, a ainda comandada de João Filipe Soares, terminou finalmente a temporada, depois de ter feito parte das convocadas da Seleção Nacional no mundial universitário de futsal, prova em que Portugal acabou por se sagrar vice-campeã, caindo apenas na final, com o Brasil.

Kika chegou ao Sporting em 2015/2016, oriunda do Quinta dos Lombos, tendo-se estreado na equipa principal das leoas em 2017/18 e acabado por sair, novamente para o clube de Carcavelos, em 2020/21. Regressou ao Clube de Alvalade ao fim de duas temporadas (22/23), tendo cumprindo a sua quinta época de verde e branco.

Na última temporada, a jogadora disputou 19 partidas pelo Sporting: 18 no Campeonato Nacional e um na Taça de Portugal, nos quais contabilizou seis golos. No total, ao longo dos seus anos de ligação ao Clube de Alvalade, Kika soma o total de 120 jogos, 68 tentos e seis assistências.


A época não correu de feição à equipa feminina do Sporting. As leoas acabaram por ficar pelo caminho ainda nos quartos-de-final do playoff da competição, onde foram eliminadas pela Novasemente, por 2-1, depois de terem terminado a fase regular na sexta posição, com 33 jogos conquistados em 22 partidas disputadas: 11 vitórias e 11 derrotas.



Modalidades

ALLAN GUILHERME A CAMINHO DO SPORTING? NOVIDADES SOBRE FUTURO DO PIVÔ DO BRAGA

Jogador brasileiro esteve em destaque na última edição da Liga Placard e tem sido bastante associado à equipa de Nuno Dias

  |

Icon Comentário0

Depois de algumas complicações durante a negociação, Allan Guilherme, jogador da equipa de futsal do Braga, já estará fechado como o primeiro reforço do Sporting para a próxima temporada. O pivô brasileiro prepara-se para se mudar para o emblema com o qual acabou por perder a final da Liga Placard.

O jornal Record escreve, na sua edição desta segunda-feira, dia 17 de junho, que o jogador já terá sido garantido pela Direção liderada por Frederico Varandas no plantel de Nuno Dias para o ataque ao pentacampeonato, em 2024/25. Assim, o Allan já não deverá 'fugir', mesmo depois de António Salvador, presidente do Braga, ter tentado complicar a vida aos verdes e brancos no processo de negociação (Saiba mais AQUI).


O interesse dos leões já vem de há uns tempos, visto que Nuno Dias quer mais um atleta para o ataque leonino. A acrescentar ao facto de Allan Guilherme se mostrar goleador, o canarinho chegou a Portugal com 17 anos para representar o Fundão e, depois de seis temporadas em solo nacional, é, para a FPF, considerado como formado localmente, não ocupando lugar de estrangeiro na convocatória.


Com formação no Corinthians, o atleta destacou-se na temporada 2022/23 em Portugal, chamando a atenção dos leões ao marcar 26 golos em 30 jogos em todas as competições. Destes, 21 foram no campeonato, onde terminou em terceiro na lista de melhores marcadores, atrás de Rocha (23) e Diego Cavinato (35).

Allan Guilherme, que chegou a Braga em 2018/19, proveniente do Fundão, realizou, até ao momento, 135 partidas pelo conjunto comandado por Joel Rocha, antigo treinador do Benfica. Esta temporada, no total, o canarinho fez o gosto ao pé por 28 ocasiões, em 33 encontros disputados, tendo acabado por perder o título de campeão nacional para o Sporting, que garantiu o histórico tetra.
Confira aqui toda a qualidade de Allan Guilherme:

Fotografia do Instagram de Allan Guilherme


Modalidades

“O SPORTING É O MAIOR CLUBE OLÍMPICO DE PORTUGAL E ISTO PODE SER POSTO EM CAUSA”

Secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal expressa as suas preocupações enquanto profissional e Sportinguista, revelando receio de que o ecletismo do Clube não esteja a ser preservado. Exclusivo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Depois das notícias que dão conta de um grande abanão no gabinete Olímpico do Sporting CP, em que a grande redução do orçamento e a aposta da Direção de Frederico Varandas ser nas modalidades coletivas, o Leonino esteve à conversa com José Manuel Araújo, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, e o mesmo explicou as preocupações mais relevantes neste momento.

“Enquanto secretário-geral do Comité Olímpico, expresso a minha preocupação pela possibilidade de haver um conjunto de atletas das modalidades individuais, visto que se percebe aqui uma diferença entre as individuais e as coletivas, de poderem ver abaladas, nesta altura da preparação para Tóquio, as suas condições normais de trabalho junto dos clubes. O Comité garante, como já o afirmou a todos os atletas, treinadores, clubes e federações, que continuaremos a cumprir todas as nossas obrigações e as bolsas dos atletas estão absolutamente garantidas antes e depois dos Jogos Olímpicos, como é habitual”, começou por referir, em exclusivo ao Leonino.


"Vemos com preocupação aquele que é o somatório dos rendimentos dos atletas"

Além disso, é realmente substancial e preocupante a ideia de que os atletas das várias modalidades possam não estar com os seus rendimentos estabilizados, sobretudo no que toca aos clubes formadores, numa altura em que a pandemia tem resultado em algumas medidas que vêm a prejudicar as modalidades. No caso do Sporting CP, que é um clube grande, mas também formador.

“Vemos com preocupação aquele que é o somatório dos rendimentos dos atletas, a parte da bolsa Olímpica mais o valor que recebem diretamente do clube. Por outro lado, temos ainda chamado à atenção para o impacto que a pandemia está a ter no desporto nacional e de que forma está a afetar os clubes, sobretudo os de formação”, vincou.


Tendo em conta que este é um problema para o qual o Comité Olímpico já chamou à atenção do próprio Governo, o mais relevante, atualmente, passa mesmo por perceber que atletas estão a ser prejudicados e como, como refere José Manuel Araújo.

“Começou ontem (4 de agosto) uma onda de perceber quais os atletas que estavam a ser afetados por esta questão e este é um sinal preocupante. Tenho receio de que isto possa acontecer, dificultando não a preparação nem o treino, mas fundamentalmente na estabilidade dos atletas e da sua certeza de que até aos Jogos Olímpicos teriam as suas bolsas e os seus ordenados dos clubes devidamente regularizados”, referiu.

Além de um papel de destaque no Comité Olímpico, o secretário-geral é, ainda, um Sócio assumido do Sporting CP. Por sua vez, deixando o lado profissional de lado, José Manuel Araújo deixou a sua opinião enquanto associado do Clube de Alvalade.

"Acho completamente inadmissível e inaceitável haver uma decisão que coloque em causa a história Olímpica do Sporting CP"

“Enquanto Sportinguista vejo com preocupação a divisão entre as modalidades coletivas e as individuais. É uma opção desta Direção, manter o nível competitivo mais elevado ao nível das modalidades coletivas, mas o ADN do Sporting CP é o ecletismo. O ecletismo é muito marcado pelo número de modalidades individuais que também são totalmente essenciais para o Clube. Estamos a falar da natação, do atletismo, da ginástica, do judo, do tiro, enfim. São uma série delas que fazem campeões europeus, campeões mundiais e o Sporting CP não pode dar sinais de preferir uns a outros, mas sim um sinal de cuidado para com esse ecletismo”, indicou, com algum pesar.

A remodelação que aparenta estar a acontecer nas modalidades leoninas, sobretudo com incidência no comité Olímpico do Clube, leva mesmo a que se considere “inaceitável” uma tomada de posição que faça esse ecletismo desaparecer ou ser menosprezado.

“A ser verdade, acho completamente inadmissível e inaceitável haver uma decisão que coloque em causa a história Olímpica do Sporting CP. O Sporting CP é o maior Clube Olímpico de Portugal e isto pode ser posto em causa. É muito fácil gerir bem quando há muito dinheiro e é muito mais exigente gerir bem quando há pouco, mas é preciso perceber que atos de gestão, com os quais não concordo, tal como sempre assumi, que não estão a correr bem. Isso lamento. Estamos a falar de um nível muito alto, de atletas que estão no topo mundial. É importante que o Sporting CP perceba que não os pode tratar desta forma”, terminou.

Miguel Albuquerque, diretor-geral das modalidades do Sporting CP, também foi contatado pelo Leonino, mas optou por não fazer comentários.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


OFICIAL! TROCOU SPORTING PELO PORTO, PARTIU BRAÇO A EX COMPANHEIRO E AGORA... RENOVA COM VILLAS-BOAS
Modalidades

OFICIAL! TROCOU SPORTING PELO PORTO, PARTIU BRAÇO A EX COMPANHEIRO E AGORA... RENOVA COM VILLAS-BOAS

 

Icon Comentário0
INSTALA-SE A DÚVIDA EM ALVALADE: IMPRESCÍNDIVEL DO SPORTING PODE OPTAR PELA SAÍDA
Modalidades

INSTALA-SE A DÚVIDA EM ALVALADE: IMPRESCÍNDIVEL DO SPORTING PODE OPTAR PELA SAÍDA

 

Icon Comentário0
PARA QUE NÃO EXISTAM DÚVIDAS: HISTÓRICO DO SPORTING GARANTE CONTINUIDADE EM ALVALADE
Modalidades

PARA QUE NÃO EXISTAM DÚVIDAS: HISTÓRICO DO SPORTING GARANTE CONTINUIDADE EM ALVALADE

 

Icon Comentário0