Modalidades
Exclusivo Leonino - Após queda do Benfica, Frederico Varandas faz ultimato a equipa do Sporting
29 Dez 2025 | 15:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
13 Ago 2020 | 18:09 |
Depois das notícias que dão conta de um grande abanão no gabinete Olímpico do Sporting CP, em que a grande redução do orçamento e a aposta da Direção de Frederico Varandas ser nas modalidades coletivas, o Leonino esteve à conversa com José Manuel Araújo, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, e o mesmo explicou as preocupações mais relevantes neste momento.
“Enquanto secretário-geral do Comité Olímpico, expresso a minha preocupação pela possibilidade de haver um conjunto de atletas das modalidades individuais, visto que se percebe aqui uma diferença entre as individuais e as coletivas, de poderem ver abaladas, nesta altura da preparação para Tóquio, as suas condições normais de trabalho junto dos clubes. O Comité garante, como já o afirmou a todos os atletas, treinadores, clubes e federações, que continuaremos a cumprir todas as nossas obrigações e as bolsas dos atletas estão absolutamente garantidas antes e depois dos Jogos Olímpicos, como é habitual”, começou por referir, em exclusivo ao Leonino.
"Vemos com preocupação aquele que é o somatório dos rendimentos dos atletas"
Além disso, é realmente substancial e preocupante a ideia de que os atletas das várias modalidades possam não estar com os seus rendimentos estabilizados, sobretudo no que toca aos clubes formadores, numa altura em que a pandemia tem resultado em algumas medidas que vêm a prejudicar as modalidades. No caso do Sporting CP, que é um clube grande, mas também formador.
“Vemos com preocupação aquele que é o somatório dos rendimentos dos atletas, a parte da bolsa Olímpica mais o valor que recebem diretamente do clube. Por outro lado, temos ainda chamado à atenção para o impacto que a pandemia está a ter no desporto nacional e de que forma está a afetar os clubes, sobretudo os de formação”, vincou.
Tendo em conta que este é um problema para o qual o Comité Olímpico já chamou à atenção do próprio Governo, o mais relevante, atualmente, passa mesmo por perceber que atletas estão a ser prejudicados e como, como refere José Manuel Araújo.
“Começou ontem (4 de agosto) uma onda de perceber quais os atletas que estavam a ser afetados por esta questão e este é um sinal preocupante. Tenho receio de que isto possa acontecer, dificultando não a preparação nem o treino, mas fundamentalmente na estabilidade dos atletas e da sua certeza de que até aos Jogos Olímpicos teriam as suas bolsas e os seus ordenados dos clubes devidamente regularizados”, referiu.
Além de um papel de destaque no Comité Olímpico, o secretário-geral é, ainda, um Sócio assumido do Sporting CP. Por sua vez, deixando o lado profissional de lado, José Manuel Araújo deixou a sua opinião enquanto associado do Clube de Alvalade.
"Acho completamente inadmissível e inaceitável haver uma decisão que coloque em causa a história Olímpica do Sporting CP"
“Enquanto Sportinguista vejo com preocupação a divisão entre as modalidades coletivas e as individuais. É uma opção desta Direção, manter o nível competitivo mais elevado ao nível das modalidades coletivas, mas o ADN do Sporting CP é o ecletismo. O ecletismo é muito marcado pelo número de modalidades individuais que também são totalmente essenciais para o Clube. Estamos a falar da natação, do atletismo, da ginástica, do judo, do tiro, enfim. São uma série delas que fazem campeões europeus, campeões mundiais e o Sporting CP não pode dar sinais de preferir uns a outros, mas sim um sinal de cuidado para com esse ecletismo”, indicou, com algum pesar.
A remodelação que aparenta estar a acontecer nas modalidades leoninas, sobretudo com incidência no comité Olímpico do Clube, leva mesmo a que se considere “inaceitável” uma tomada de posição que faça esse ecletismo desaparecer ou ser menosprezado.
“A ser verdade, acho completamente inadmissível e inaceitável haver uma decisão que coloque em causa a história Olímpica do Sporting CP. O Sporting CP é o maior Clube Olímpico de Portugal e isto pode ser posto em causa. É muito fácil gerir bem quando há muito dinheiro e é muito mais exigente gerir bem quando há pouco, mas é preciso perceber que atos de gestão, com os quais não concordo, tal como sempre assumi, que não estão a correr bem. Isso lamento. Estamos a falar de um nível muito alto, de atletas que estão no topo mundial. É importante que o Sporting CP perceba que não os pode tratar desta forma”, terminou.
Miguel Albuquerque, diretor-geral das modalidades do Sporting CP, também foi contatado pelo Leonino, mas optou por não fazer comentários.
Clube de Alvalade esteve perto de impor primeira derrota da temporada ao rival, mas golo a 10 minutos do fim impediu vitória leonina
04 Jan 2026 | 16:56 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2), este domingo, dia 4 de janeiro, em jogo a contar para a 11.ª jornada da fase regular. Depois de dois triunfos consecutivos, os leões viram interrompida a fase vitoriosa, mas impuseram o primeiro jogo sem vencer ao rival.
A jogar no Pavilhão Fidelidade, na Luz, foi o Clube de Alvalade - que vai perder um avançado para a próxima época - a primeira equipa a marcar. Danilo Rampulla, aos 9 minutos, marcou à ex equipa e colocou o Sporting na frente. Ainda antes do intervalo, a equipa da casa viria a empatar as contas por intermédio de Lucas Ordoñez (12').
Na etapa complementar, a turma leonina voltou a adiantar-se no marcador, aos 32 minutos, numa finalização de Nolito Romero. Em cima do minuto 39, Roberto Di Benedetto empatou para o Benfica. Até ao final, tanto águias como leões tiveram oportunidades para marcar, mas o placard não se alterou.
Com este empate - o terceiro em 24 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 26 pontos e estão, à condição, no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 31. Já o Barcelos é terceiro classificado com 24 pontos, mas tem menos duas partidas.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, novamente frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 16h00, no Pavilhão João Rocha.
Nova aquisição do emblema verde e branco não escondeu a satisfação pela nova etapa que está a viver na sua carreira desportiva
04 Jan 2026 | 09:38 |
É oficial. José Carlos Pinto é reforço do Sporting. Aos 28 anos, o atleta, que deixou o Benfica na época passada, vivia na Noruega, onde treinava com Gjert Ingebrigtsen, considerado um dos melhores técnicos do mundo. A sua chegada aos leões consolida a aposta do Clube na modalidade, depois da contratação de outra atleta recentemente.
J. Carlos Pinto: "É um sentimento inexplicável"
"É fantástico. O Sporting foi um grande impulsionador do atletismo desde o início, teve grandes nomes a correr pelo Clube, e é incrível poder continuar esse legado. É um sentimento inexplicável", confessou em declarações aos meios do Clube, traçando já metas bem definidas.
"A curto prazo temos já a Taça da Europa de Corta-Mato dos Clubes Campeões Europeus e o meu objetivo é ajudar o Clube a conquistar essa competição, na estafeta mista. Depois disso, temos os Campeonatos Nacionais de Clubes. Individualmente, quero tentar, dentro de cerca de dez dias, bater o recorde nacional dos dez quilómetros de estrada. Venho agora de conseguir o recorde nacional dos cinco quilómetros, por isso creio que estou num bom momento de forma. A longo prazo, claro, estão os Jogos Olímpicos de 2028, e ajudar o Clube no máximo de provas possível", apontou.
J. Carlos Pinto: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos"
O reforço verde e branco assume também uma responsabilidade junto dos mais jovens: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos. É muito especial saber que alguns miúdos olham para mim como eu olhava para atletas mais antigos. Isso é muito bom", garantiu, acreditando que a chegada será igualmente um espaço de crescimento pessoal e desportivo.
"Existe sempre espaço para aprender em todo o lado. Uma das melhores facetas do atletismo do Sporting é o sentido de camaradagem. É fantástico ter uma equipa em que somos bem recebidos, e eu estou a notar isso. Já tinha estado ligado ao Clube noutras ocasiões, ainda que sem estar dentro da instituição, e sempre fui muito bem tratado. É muito bom sentir-me em casa", atirou.
José Carlos Pinto bateu recorde dos 5km:
Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta
03 Jan 2026 | 17:07 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.