Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

“O SPORTING É O MAIOR CLUBE OLÍMPICO DE PORTUGAL E ISTO PODE SER POSTO EM CAUSA”

Secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal expressa as suas preocupações enquanto profissional e Sportinguista, revelando receio de que o ecletismo do Clube não esteja a ser preservado. Exclusivo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

13 Ago 2020 | 18:09 |

Icon Comentário0

Depois das notícias que dão conta de um grande abanão no gabinete Olímpico do Sporting CP, em que a grande redução do orçamento e a aposta da Direção de Frederico Varandas ser nas modalidades coletivas, o Leonino esteve à conversa com José Manuel Araújo, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, e o mesmo explicou as preocupações mais relevantes neste momento.


“Enquanto secretário-geral do Comité Olímpico, expresso a minha preocupação pela possibilidade de haver um conjunto de atletas das modalidades individuais, visto que se percebe aqui uma diferença entre as individuais e as coletivas, de poderem ver abaladas, nesta altura da preparação para Tóquio, as suas condições normais de trabalho junto dos clubes. O Comité garante, como já o afirmou a todos os atletas, treinadores, clubes e federações, que continuaremos a cumprir todas as nossas obrigações e as bolsas dos atletas estão absolutamente garantidas antes e depois dos Jogos Olímpicos, como é habitual”, começou por referir, em exclusivo ao Leonino.


"Vemos com preocupação aquele que é o somatório dos rendimentos dos atletas"


Além disso, é realmente substancial e preocupante a ideia de que os atletas das várias modalidades possam não estar com os seus rendimentos estabilizados, sobretudo no que toca aos clubes formadores, numa altura em que a pandemia tem resultado em algumas medidas que vêm a prejudicar as modalidades. No caso do Sporting CP, que é um clube grande, mas também formador.

“Vemos com preocupação aquele que é o somatório dos rendimentos dos atletas, a parte da bolsa Olímpica mais o valor que recebem diretamente do clube. Por outro lado, temos ainda chamado à atenção para o impacto que a pandemia está a ter no desporto nacional e de que forma está a afetar os clubes, sobretudo os de formação”, vincou.


Tendo em conta que este é um problema para o qual o Comité Olímpico já chamou à atenção do próprio Governo, o mais relevante, atualmente, passa mesmo por perceber que atletas estão a ser prejudicados e como, como refere José Manuel Araújo.

“Começou ontem (4 de agosto) uma onda de perceber quais os atletas que estavam a ser afetados por esta questão e este é um sinal preocupante. Tenho receio de que isto possa acontecer, dificultando não a preparação nem o treino, mas fundamentalmente na estabilidade dos atletas e da sua certeza de que até aos Jogos Olímpicos teriam as suas bolsas e os seus ordenados dos clubes devidamente regularizados”, referiu.

Além de um papel de destaque no Comité Olímpico, o secretário-geral é, ainda, um Sócio assumido do Sporting CP. Por sua vez, deixando o lado profissional de lado, José Manuel Araújo deixou a sua opinião enquanto associado do Clube de Alvalade.

"Acho completamente inadmissível e inaceitável haver uma decisão que coloque em causa a história Olímpica do Sporting CP"

“Enquanto Sportinguista vejo com preocupação a divisão entre as modalidades coletivas e as individuais. É uma opção desta Direção, manter o nível competitivo mais elevado ao nível das modalidades coletivas, mas o ADN do Sporting CP é o ecletismo. O ecletismo é muito marcado pelo número de modalidades individuais que também são totalmente essenciais para o Clube. Estamos a falar da natação, do atletismo, da ginástica, do judo, do tiro, enfim. São uma série delas que fazem campeões europeus, campeões mundiais e o Sporting CP não pode dar sinais de preferir uns a outros, mas sim um sinal de cuidado para com esse ecletismo”, indicou, com algum pesar.

A remodelação que aparenta estar a acontecer nas modalidades leoninas, sobretudo com incidência no comité Olímpico do Clube, leva mesmo a que se considere “inaceitável” uma tomada de posição que faça esse ecletismo desaparecer ou ser menosprezado.

“A ser verdade, acho completamente inadmissível e inaceitável haver uma decisão que coloque em causa a história Olímpica do Sporting CP. O Sporting CP é o maior Clube Olímpico de Portugal e isto pode ser posto em causa. É muito fácil gerir bem quando há muito dinheiro e é muito mais exigente gerir bem quando há pouco, mas é preciso perceber que atos de gestão, com os quais não concordo, tal como sempre assumi, que não estão a correr bem. Isso lamento. Estamos a falar de um nível muito alto, de atletas que estão no topo mundial. É importante que o Sporting CP perceba que não os pode tratar desta forma”, terminou.

Miguel Albuquerque, diretor-geral das modalidades do Sporting CP, também foi contatado pelo Leonino, mas optou por não fazer comentários.


Modalidades

Sporting empata com o Benfica na Luz (2-2) e mantém-se a cinco pontos da liderança

Clube de Alvalade esteve perto de impor primeira derrota da temporada ao rival, mas golo a 10 minutos do fim impediu vitória leonina

Equipa de hóquei em patins do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2) e não consegue aproximar-se da liderança
Equipa de hóquei em patins do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2) e não consegue aproximar-se da liderança

04 Jan 2026 | 16:56 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2), este domingo, dia 4 de janeiro, em jogo a contar para a 11.ª jornada da fase regular. Depois de dois triunfos consecutivos, os leões viram interrompida a fase vitoriosa, mas impuseram o primeiro jogo sem vencer ao rival.


A jogar no Pavilhão Fidelidade, na Luz, foi o Clube de Alvalade - que vai perder um avançado para a próxima época - a primeira equipa a marcar. Danilo Rampulla, aos 9 minutos, marcou à ex equipa e colocou o Sporting na frente. Ainda antes do intervalo, a equipa da casa viria a empatar as contas por intermédio de Lucas Ordoñez (12').


Na etapa complementar, a turma leonina voltou a adiantar-se no marcador, aos 32 minutos, numa finalização de Nolito Romero. Em cima do minuto 39, Roberto Di Benedetto empatou para o Benfica. Até ao final, tanto águias como leões tiveram oportunidades para marcar, mas o placard não se alterou.


Com este empate - o terceiro em 24 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 26 pontos e estão, à condição, no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 31. Já o Barcelos é terceiro classificado com 24 pontos, mas tem menos duas partidas.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, novamente frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 16h00, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Oficial! Craque que esteve vários anos no Benfica é reforço do Sporting aos 28 anos

Nova aquisição do emblema verde e branco não escondeu a satisfação pela nova etapa que está a viver na sua carreira desportiva

É oficial! José Carlos Pinto é reforço do Sporting. Aos 28 anos, o atleta, que deixou o Benfica na época passada, assina pelos leões
É oficial! José Carlos Pinto é reforço do Sporting. Aos 28 anos, o atleta, que deixou o Benfica na época passada, assina pelos leões

04 Jan 2026 | 09:38 |

Icon Comentário0

É oficial. José Carlos Pinto é reforço do Sporting. Aos 28 anos, o atleta, que deixou o Benfica na época passada, vivia na Noruega, onde treinava com Gjert Ingebrigtsen, considerado um dos melhores técnicos do mundo. A sua chegada aos leões consolida a aposta do Clube na modalidade, depois da contratação de outra atleta recentemente.


J. Carlos Pinto: "É um sentimento inexplicável"


"É fantástico. O Sporting foi um grande impulsionador do atletismo desde o início, teve grandes nomes a correr pelo Clube, e é incrível poder continuar esse legado. É um sentimento inexplicável", confessou em declarações aos meios do Clube, traçando já metas bem definidas.


"A curto prazo temos já a Taça da Europa de Corta-Mato dos Clubes Campeões Europeus e o meu objetivo é ajudar o Clube a conquistar essa competição, na estafeta mista. Depois disso, temos os Campeonatos Nacionais de Clubes. Individualmente, quero tentar, dentro de cerca de dez dias, bater o recorde nacional dos dez quilómetros de estrada. Venho agora de conseguir o recorde nacional dos cinco quilómetros, por isso creio que estou num bom momento de forma. A longo prazo, claro, estão os Jogos Olímpicos de 2028, e ajudar o Clube no máximo de provas possível", apontou.

J. Carlos Pinto: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos"


O reforço verde e branco assume também uma responsabilidade junto dos mais jovens: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos. É muito especial saber que alguns miúdos olham para mim como eu olhava para atletas mais antigos. Isso é muito bom", garantiu, acreditando que a chegada será igualmente um espaço de crescimento pessoal e desportivo.

"Existe sempre espaço para aprender em todo o lado. Uma das melhores facetas do atletismo do Sporting é o sentido de camaradagem. É fantástico ter uma equipa em que somos bem recebidos, e eu estou a notar isso. Já tinha estado ligado ao Clube noutras ocasiões, ainda que sem estar dentro da instituição, e sempre fui muito bem tratado. É muito bom sentir-me em casa", atirou. 

José Carlos Pinto bateu recorde dos 5km:


Modalidades

Sporting ganha fora de casa e mantém-se na liderança partilhada com o Benfica

Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta

Equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz, este sábado, dia 3 de janeiro, e mantém-se com os mesmos pontos do Benfica
Equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz, este sábado, dia 3 de janeiro, e mantém-se com os mesmos pontos do Benfica

03 Jan 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.


No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44). 


No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).


A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Após queda do Benfica, Frederico Varandas faz ultimato a equipa do Sporting
Modalidades

Exclusivo Leonino - Após queda do Benfica, Frederico Varandas faz ultimato a equipa do Sporting

29 Dez 2025 | 15:21

Icon Comentário0
Negócio fechado! Sporting perde avançado que 'roubou' ao Porto
Modalidades

Negócio fechado! Sporting perde avançado que 'roubou' ao Porto

30 Dez 2025 | 10:26

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting tranquilo com assédio do Barcelona a internacional português
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting tranquilo com assédio do Barcelona a internacional português

23 Dez 2025 | 12:17

Icon Comentário0