Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

"INFELIZMENTE NÃO FOI POSSÍVEL CONTINUAR ATÉ TÓQUIO 2020"

Sílvia Saiote era ginasta e coordenadora do Gabinete Olímpico

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Sílvia Saiote anunciou, no seu Facebook, a saída do Sporting CP. A ginasta e coordenadora do Gabinente Olímpico deixa o Clube, depois de ter ingressado em dezembro de 2012, sendo que estava a trabalhar no Gabinete Olímpico do Sporting CP desde 2016.


"Caros amigos, terminou ontem, oficialmente, a minha ligação como funcionária do Sporting CP. A vida é feita de mudanças e, infelizmente, não foi possível continuar até Tóquio 2020 após os Jogos Olímpicos, mas estou agradecida a todos os que confiaram em mim desde o primeiro dia e me permitiram dar o meu contributo a este grande Clube - todos os dias trabalhei para que fosse 'tão grande como os maiores da Europa', e, também, do Mundo. Da miúda que há 4 anos tinha acabado de fazer uma tese de mestrado sobre o Clube, termino com o sentimento de dever cumprido. E o que mais me orgulha, entre vários projectos com parcerias e com modalidades, foi ter tido a oportunidade de coordenar o Gabinete Olímpico do Sporting - irei continuar sempre a torcer por todos os atletas e treinadores que fizeram parte desta família, mas também por todos os profissionais incríveis que conheci. Agradeço de coração todas as mensagens que fui recebendo - agora é tempo de descansar, recarregar baterias, e, em breve, abraçar novos desafios", referiu.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Burocracias atrasam reforço do Sporting, mas Varandas tem tudo controlado

Atleta vai ser apresentado na equipa principal dos verdes e brancos, tal como tinha noticiado o nosso Jornal, no passado dia 4 de setembro

Varandas contratou Mário Quesada para o Sporting
Varandas contratou Mário Quesada para o Sporting

  |

Icon Comentário0

Algumas questões burocráticas estão a atrasar a apresentação de Mário Quesada, sabe o Leonino. O oposto cubano de 20 anos chega do São José, do Brasil, e será reforço do voleibol do Sporting - tal como noticiou em Exclusivo o Leonino no passado dia 4 de setembro -, apesar do atraso na 'papelada' para poder ser oficializado em Alvalade.


De acordo com informações apuradas pelo nosso jornal, junto de fonte próxima do processo, Frederico Varandas não teme qualquer problema na contratação do jovem atleta, sendo que os entraves à chegada do jogador estão já a ser tratados.


Com uns impressionantes 2,06 metros de altura, Mário Quesada deixou o Sancti Spíritus, clube do seu país natal, com apenas 16 anos, para rumar ao Brasil. Depois de uma passagem pelos escalões jovens do Minas Ténis Clube, ingressou nos sub-21 do São José, até chegar à equipa principal. Na temporada passada, fez 20 pontos em 17 partidas.


Esta temporada, os verdes e brancos apresentam um plantel totalmente renovado. João Coelho, treinador dos leões, tem uma nova equipa à disposição e pretende lutar pelo campeonato com o Benfica, depois de ter perdido a final, na época passada, por 3-2.

O Sporting iniciou a caminhada em 2024/25 da melhor forma possível, ao vencer a Taça Ibérica, precisamente diante dos encarnados. O Clube de Alvalade derrotou o Guaguas, por 3-1, e, na final, bateu os encarnados pelo mesmo resultado, conquistando o primeiro troféu oficial da temporada.



Modalidades

Diretamente para os livros! Andebol do Sporting faz história e vence Veszprém na Liga dos Campeões

Exibição monstruosa da turma orientada para Ricardo Costa catapulta Clube de Alvalade para a elite europeia com triunfo diante de um gigante da modalidade

Sporting bate Veszprém na Liga dos Campeões de andebol
Sporting bate Veszprém na Liga dos Campeões de andebol

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting venceu o Veszprém, por 39-30, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Numa partida histórica, que entrará diretamente nos livros, os leões de Ricardo Costa foram gigantescos. Veja AQUI como decorreu o encontro.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a formação verde e branca arrancou o encontro olhos nos olhos com a equipa húngara, gigante da modalidade. Desde cedo, os leões conseguiram pegar nas rédeas do encontro e, com uma enorme eficácia na parte inicial do duelo, aliada a uma grande exibição de Andre Kristensen, venciam ao intervalo, por 23-17.


Os últimos 30 minutos foram avassaladores e catapultaram o Sporting para uma vitória histórica diante da formação que é uma das candidatas a vencer a prova. Martim e Kiko Costa foram os melhores marcadores do encontro, com sete golos cada. Orri Thorkellson (seis) também esteve em bom plano. Destaques para João Gomes, Salvador Salvador e Andre Kristensen.


Com esta vitória - a nona em dez jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa conquistam mais um triunfo na Liga dos Campeões e ocupam o primeiro posto do grupo A, com seis pontos. Veszprém e Dínamo de Bucareste (quatro), são segundo, com Fuchse Berlin, PSG (dois), Wilsa Plock, Fredericia e Pelister (zero) a fecharem as contas.

O Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai preparar o duelo do próximo sábado, diante do Belenenses. O dérbi lisboeta está agendado para as 15h00, no Pavilhão Acácio Rosa, e é válido para a quinta jornada do Campeonato Placard.



Modalidades

“O SPORTING É O MAIOR CLUBE OLÍMPICO DE PORTUGAL E ISTO PODE SER POSTO EM CAUSA”

Secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal expressa as suas preocupações enquanto profissional e Sportinguista, revelando receio de que o ecletismo do Clube não esteja a ser preservado. Exclusivo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Depois das notícias que dão conta de um grande abanão no gabinete Olímpico do Sporting CP, em que a grande redução do orçamento e a aposta da Direção de Frederico Varandas ser nas modalidades coletivas, o Leonino esteve à conversa com José Manuel Araújo, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, e o mesmo explicou as preocupações mais relevantes neste momento.


“Enquanto secretário-geral do Comité Olímpico, expresso a minha preocupação pela possibilidade de haver um conjunto de atletas das modalidades individuais, visto que se percebe aqui uma diferença entre as individuais e as coletivas, de poderem ver abaladas, nesta altura da preparação para Tóquio, as suas condições normais de trabalho junto dos clubes. O Comité garante, como já o afirmou a todos os atletas, treinadores, clubes e federações, que continuaremos a cumprir todas as nossas obrigações e as bolsas dos atletas estão absolutamente garantidas antes e depois dos Jogos Olímpicos, como é habitual”, começou por referir, em exclusivo ao Leonino.


"Vemos com preocupação aquele que é o somatório dos rendimentos dos atletas"


Além disso, é realmente substancial e preocupante a ideia de que os atletas das várias modalidades possam não estar com os seus rendimentos estabilizados, sobretudo no que toca aos clubes formadores, numa altura em que a pandemia tem resultado em algumas medidas que vêm a prejudicar as modalidades. No caso do Sporting CP, que é um clube grande, mas também formador.

“Vemos com preocupação aquele que é o somatório dos rendimentos dos atletas, a parte da bolsa Olímpica mais o valor que recebem diretamente do clube. Por outro lado, temos ainda chamado à atenção para o impacto que a pandemia está a ter no desporto nacional e de que forma está a afetar os clubes, sobretudo os de formação”, vincou.


Tendo em conta que este é um problema para o qual o Comité Olímpico já chamou à atenção do próprio Governo, o mais relevante, atualmente, passa mesmo por perceber que atletas estão a ser prejudicados e como, como refere José Manuel Araújo.

“Começou ontem (4 de agosto) uma onda de perceber quais os atletas que estavam a ser afetados por esta questão e este é um sinal preocupante. Tenho receio de que isto possa acontecer, dificultando não a preparação nem o treino, mas fundamentalmente na estabilidade dos atletas e da sua certeza de que até aos Jogos Olímpicos teriam as suas bolsas e os seus ordenados dos clubes devidamente regularizados”, referiu.

Além de um papel de destaque no Comité Olímpico, o secretário-geral é, ainda, um Sócio assumido do Sporting CP. Por sua vez, deixando o lado profissional de lado, José Manuel Araújo deixou a sua opinião enquanto associado do Clube de Alvalade.

"Acho completamente inadmissível e inaceitável haver uma decisão que coloque em causa a história Olímpica do Sporting CP"

“Enquanto Sportinguista vejo com preocupação a divisão entre as modalidades coletivas e as individuais. É uma opção desta Direção, manter o nível competitivo mais elevado ao nível das modalidades coletivas, mas o ADN do Sporting CP é o ecletismo. O ecletismo é muito marcado pelo número de modalidades individuais que também são totalmente essenciais para o Clube. Estamos a falar da natação, do atletismo, da ginástica, do judo, do tiro, enfim. São uma série delas que fazem campeões europeus, campeões mundiais e o Sporting CP não pode dar sinais de preferir uns a outros, mas sim um sinal de cuidado para com esse ecletismo”, indicou, com algum pesar.

A remodelação que aparenta estar a acontecer nas modalidades leoninas, sobretudo com incidência no comité Olímpico do Clube, leva mesmo a que se considere “inaceitável” uma tomada de posição que faça esse ecletismo desaparecer ou ser menosprezado.

“A ser verdade, acho completamente inadmissível e inaceitável haver uma decisão que coloque em causa a história Olímpica do Sporting CP. O Sporting CP é o maior Clube Olímpico de Portugal e isto pode ser posto em causa. É muito fácil gerir bem quando há muito dinheiro e é muito mais exigente gerir bem quando há pouco, mas é preciso perceber que atos de gestão, com os quais não concordo, tal como sempre assumi, que não estão a correr bem. Isso lamento. Estamos a falar de um nível muito alto, de atletas que estão no topo mundial. É importante que o Sporting CP perceba que não os pode tratar desta forma”, terminou.

Miguel Albuquerque, diretor-geral das modalidades do Sporting CP, também foi contatado pelo Leonino, mas optou por não fazer comentários.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Liga dos Campeões de andebol: Sporting - Veszprém ao minuto
Modalidades

Liga dos Campeões de andebol: Sporting - Veszprém ao minuto

 

Icon Comentário0
"Temos uma palavra a dizer" - Treinador do Sporting lança partida contra verdadeiro gigante
Modalidades

"Temos uma palavra a dizer" - Treinador do Sporting lança partida contra verdadeiro gigante

 

Icon Comentário0
Reforço do Sporting dá espetáculo, mas leões empatam em estreia nas provas europeias
Modalidades

Reforço do Sporting dá espetáculo, mas leões empatam em estreia nas provas europeias

 

Icon Comentário0