Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Competições

Sporting dá a volta a má época com conquista da Taça de Portugal

Equipa verde e branca assegurou a prova rainha depois de temporada que não correu de feição nas restantes competições nacionais

Adeptos do Sporting viram a equipa de Hóquei em Patins conquistar a Taça de Portugal de 1989/90, após uma época que correu mal
Adeptos do Sporting viram a equipa de Hóquei em Patins conquistar a Taça de Portugal de 1989/90, após uma época que correu mal

  |

Icon Comentário0

A temporada de 1989/90 representou um verdadeiro ponto de viragem para a equipa de Hóquei em Patins do Sporting. Após um ano sem grandes alterações no plantel, o Clube leonino - que pouco tempo antes havia registado um ano brilhante - entrou nesta nova época com profundas mudanças no elenco, sinalizando ambições renovadas. Saíram nomes importantes como Pedro Trindade, Paulo Almeida e Vítor Fortunato, abrindo espaço para uma série de contratações de peso, mudanças que resultaram na conquista da Taça de Portugal da modalidade.


A remodelação do Plantel


Entre os reforços, destaque para a chegada de Chambel, proveniente do Turquel, e para o regresso a casa de Pedro Martins, vindo da Quimigal. Luís Rodrigues, vindo do Parede, e Luís Seneca, também ex-Turquel, reforçaram a estrutura da equipa. Mas seriam as contratações internacionais, Leste e Fanã, ambos vindos de Itália, a ter um papel decisivo nos momentos-chave da época.


A época arrancou com o tradicional Torneio de Abertura, de participação obrigatória para as equipas lisboetas da 1.ª Divisão. O Sporting venceu a sua série numa primeira fase disputada a uma só volta, qualificando-se para as meias-finais frente ao Parede. Contudo, ao contrário do ano anterior, os leões não conseguiram conquistar o troféu, saindo derrotados na fase decisiva da competição.

Campeonato Nacional: Um quarto lugar com sabor agridoce


No Campeonato Nacional, a prestação não extraordinária. A equipa terminou no quarto lugar, um registo honroso, mas que soube a pouco face à ambição que o novo plantel parecia prometer. Ainda assim, esse desempenho foi suficiente para consolidar a equipa entre os principais emblemas nacionais e preparar o terreno para uma campanha mais significativa.

A conquista da Taça de Portugal e o final da época

O grande momento da temporada viria com a Taça de Portugal. Depois de uma vitória folgada sobre a UD Micaelense na 1.ª eliminatória, os leões avançaram com autoridade ao longo das rondas seguintes, eliminando Estremoz, Académica e Paço de Arcos, em jogos disputados sempre a uma só mão. Nas meias-finais, o Sporting enfrentou o eterno rival Benfica, num duelo intenso e incerto até ao apito final, que acabou por sorrir aos verdes e brancos.

O desfecho da Taça aconteceu no Pavilhão do Dramático de Cascais, perante um ambiente efervescente e digno da ocasião. Frente ao OC Barcelos, os leões protagonizaram uma autêntica batalha em rinque, num jogo que só foi decidido no prolongamento. O resultado final de 5-4 coroou o esforço e o talento leonino, com golos de Leste (2), Luís Rodrigues (2) e Fanã a inscreverem os seus nomes na história do Clube.

Com esta vitória épica, o Sporting conquistou a sua quarta Taça de Portugal em Hóquei em Patins. Mais do que um troféu, esta conquista garantiu também o regresso à competição europeia na temporada seguinte, reforçando o estatuto do Clube como um dos emblemas mais importantes da modalidade em Portugal.


Wiki Leonino

Sporting bate Braga e garante o tetracampeonato nacional

Clube de Alvalade vence dentro de casa e consolida a hegemonia em Portugal com o quarto título de campeão nacional consecutivo, um feito inédito na história

Adeptos do Sporting festejam o tetracampeonato na modalidade de forma eufórica depois de derrotarem o Braga em todos os jogos a contar para os play-offs da fina
Adeptos do Sporting festejam o tetracampeonato na modalidade de forma eufórica depois de derrotarem o Braga em todos os jogos a contar para os play-offs da fina

  |

Icon Comentário0

No dia 15 e junho de 2024, o Sporting - que pode ser pentacampeão em 2024/25 - derrotou o Braga na final do Campeonato Nacional de Futsal e ergueu o tetra no Pavilhão João Rocha. O conjunto verde e branco já tinha vencido os outros dois confrontos destes play-offs a contar para a final, mas este último e decisivo acabou com o placar de 6-3.

A fase regular


O Braga fez uma grande época, principalmente na fase regular. O Sporting não conseguiu vencer a equipa de futsal dos minhotos nesta parte da temporada, mas, felizmente, o final da época acabou por ter outro desfecho com os verde e brancos a saírem-se melhor nos últimos encontros.


Mesmo assim, a fase regular foi liderada pelo Sporting, com três recordes incríveis, desde que existe o apuramento para o play-off com 12 equipas. O Clube de Alvalade conseguiu 19 vitórias, teve a melhor defesa ao sofrer apenas 35 golos e ainda atingiu o maior número de pontos, 59 no total.


Feito histórico

No play-off o Sporting também não desiludiu e venceu todos os jogos, feito que só tinha sido alcançado pelos verde e brancos em 2021/22. Desta vez, acrescentou-se outra questão: os leões, para além de terem saído com vitórias em todos os confrontos desta fase, conseguiram terminar vitoriosos no tempo regulamentar de todas estas partidas.


O primeiro jogo não começou muito bem para os leões. O Braga abriu o 1-3 a meio da primeira parte no Pavilhão João Rocha, mas o Sporting soube reagir e chegou ao empate a quatro bolas antes do intervalo. A partir daí, os verde e brancos lideraram toda a eliminatória e acabaram esta partida a vencer por 8-4.

O segundo confronto, desta vez em Braga, já teve muito menos golos. O encontro acabou 0-2 com mais uma vitória a ficar do lado da equipa que queria revalidar o título de campeã nacional pela quarta época consecutiva. Os golos do Sporting foram de Sokolov, aos 6’, e Wesley, aos 40’.

Jogo decisivo

A equipa comandada por Nuno Dias 'destruiu' o Braga no jogo que definiu o título para os leões. O resultado da partida acabou num 6-3 no Pavilhão João Rocha, depois de uma grande exibição dos verde e brancos. O Sporting venceu a partida, mas com um especial destaque para Zicky Té e Merlim, que marcaram dois golos cada um.


Wiki Leonino

Sporting alcança o bicampeonato após final conturbada

Conjunto verde e branco ergueu título do Campeonato Nacional pela segunda vez consecutiva, depois de uma partida que foi muito complicada

Adeptos do Sporting esperaram para receber os craques do Clube verde e branco em Alvalade para poderem comemorar o bicampeonato todos juntos
Adeptos do Sporting esperaram para receber os craques do Clube verde e branco em Alvalade para poderem comemorar o bicampeonato todos juntos

  |

Icon Comentário0

O Sporting - que pode ser campeão em 2024/25 - bateu o Fundão no último dos quatro jogos a contar para a final do Campeonato Nacional de Futsal no dia 15 de junho de 2014. A partida jogada fora de casa acabou com o 3-4 no marcador após prolongamento. Caio Japa (5‘ e 41‘) e Alex (16‘ e 46‘) foram os responsáveis pelos quatro golos leoninos.


Início de época sem alterações


O Sporting não fez qualquer contratação em relação à época anterior. A única saída do plantel foi a de Leitão, mas os restantes atletas permaneceram. Com uma vaga disponível, os leões deram a oportunidade a Miguel Ângelo de integrar a equipa sénior e rapidamente trataram das renovações de vínculo com João Matos, Paulinho, Marcelinho, Djô, André Galvão e Deo.


Plantel do bicampeonato

Com estas pequenas mexidas, a equipa liderada pelo comandante técnico Nuno Dias avançou para a época com João Benedito, Cristiano, Gonçalo Portugal, Caio Japa, Erick, João Matos, Paulinho Ala, Pedro Cary, Deo, Miguel Ângelo, Divanei, Marcelinho, Djô, Varela, Alex e André Galvão.


O Sporting tinha acabado a fase regular do Campeonato Nacional de Futsal em segundo lugar, mas preparou-se muito bem para os play-offs, onde a história já foi completamente diferente. Nesta parte de decisões, os leões chegaram à final só com vitórias no currículo, um registo impressionante. 

Os golos do título

O último jogo da final contra o Fundão foi disputado numa intensidade terrível para a equipa leonina, que apesar de muito cara, conseguiu a vitória por 3-4 após prolongamento. Os craques vestidos de verde e branco que marcaram os golos e trouxeram o triunfo foram Caio Japa (5‘ e 41‘) e Alex (16‘ e 46‘).

O título consagrou o 12.º Campeonato Nacional na história do Sporting e também o bicampeonato na modalidade. A festa começou no Fundão e só acabou em Alvalade, quando os jogadores foram recebidos por cerca de duas centenas de adeptos Sportinguistas que esperaram pelos craques.

Esta vitória no campeonato contribuiu também para que o Sporting fosse o primeiro Clube em território nacional a conseguir comemorar, na mesma temporada, os títulos de campeão em três escalões: seniores, juniores e juvenis. Este feito ficou para sempre marcado na história dos leões.


Wiki Leonino

Até à última! Sporting consegue o tetracampeonato a jogar em casa

Conjunto verde e branco recebe adversário em Alvalade a contar para a última jornada e conquista o quarto Campeonato Nacional consecutivo

Adeptos do Sporting voltam a ter motivos para sorrir e já é a quarta vez consecutiva nos últimos anos
Adeptos do Sporting voltam a ter motivos para sorrir e já é a quarta vez consecutiva nos últimos anos

  |

Icon Comentário0

No dia 14 de junho de 1981, a equipa de Andebol do Sporting ergueu o 14.º Campeonato Nacional da sua história e sagrou-se tetracampeã desta modalidade. O conjunto verde e branco - que conquistou a sua 5.ª Taça de Portugal dois anos depois - pôde festejar o título depois de derrotar o Espinho numa goleada que culminou num 38-24 para os leões na última jornada.


As mexidas para a época


Depois de ter vencido três títulos de campeão nacional consecutivos, o Sporting entrava na época 1980/81 como o principal candidato a levantar o troféu. Apesar deste favoritismo, os leões perderam João Eduardo Gonçalves e Carlos Fortes para o Benfica, para além de João Manuel Ferreira que foi para o Porto.


Mesmo com as saídas, o Sporting soube reforçar-se. O Clube de Alvalade abriu os bolsos e contratou Carlos José do Benfica, José Agostinho do Francisco de Holanda, Manuel Sousa e Rui Jorge do Belenenses e também, José Paulo do Caramão. A verdade é que o principal reforço foi Carlos Franco, que depois de uma época no banco por conta de João Eduardo Gonçalves, tornou-se no melhor marcador dos verde e brancos.

O plantel vencedor


A equipa de Andebol do Sporting treinada pelo mítico Ângelo Pintado avançou para a época com a seguinte constituição: Carlos Manuel Silva, Pedro Miguel Pimentão, Manuel Sousa, Manuel Brito, João Miranda, Vasco Vasconcelos, Carlos José, Carlos Franco, José Manuel Reinaldo, José Agostinho, Bernardo Vasconcelos, Carlos Correia, Carlos Costa, José Luís Ferreira, Luís Filipe Ferreira, Rui Jorge e José Paulo.

Título na última jornada

O jogo do título aconteceu no dia 14 de junho de 1981 não podia ter corrido melhor. O Sporting goleou o Espinho em casa, num resultado que culminou num distanciador 38-24. Depois de ser jogada a última jornada do Campeonato Nacional, os Sportinguistas puderam festejar o tetra com o pavilhão cheio.

O conjunto de Ângelo Pintado terminou a primeira fase do campeonato no primeiro lugar, numa luta acesa com o eterno rival Benfica. No entanto, na segunda fase, foi o Porto, de António Cunha, que mais dificuldades colocou aos leões, sendo a única equipa a impor uma derrota ao Clube de Alvalade.

Apesar de ter escorregado num jogo, os leões somaram 40 pontos, conquistados através de impressionantes 13 vitórias em 14 jogos disputados. Para além disso, conquistaram, pelo quarto ano consecutivo, o Campeonato Nacional de Andebol, um feito inesquecível para a equipa de Ângelo Pintado.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting conquista o Campeonato Nacional em casa do Benfica
Wiki Leonino

Sporting conquista o Campeonato Nacional em casa do Benfica

 

Icon Comentário0
Sporting derrota Porto e pinta título de verde e branco pela 3.ª vez na sua história
Wiki Leonino

Sporting derrota Porto e pinta título de verde e branco pela 3.ª vez na sua história

 

Icon Comentário0
Sporting vence 5.ª Taça de Portugal depois de eliminar o Benfica na prova
Wiki Leonino

Sporting vence 5.ª Taça de Portugal depois de eliminar o Benfica na prova

 

Icon Comentário0