Futebol
Sporting chegou aos 12M por João Palhinha, mas negócio caiu por motivo inesperado
12 Set 2026 | 09:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Abr 2026 | 11:39 |
Aos 20 anos, Jens Hjerto-Dahl já é uma das principais figuras do Tromso e começa a atrair a atenção de vários clubes europeus, entre eles Sporting e Benfica. A informação foi avançada pela televisão norueguesa TV2, que destaca o crescimento do médio, também seguido por equipas como West Ham, Wolverhampton e Hamburgo.
O jogador esteve perto de sair no mercado de inverno, depois de o Besiktas ter apresentado uma proposta na ordem dos 100 milhões de coroas norueguesas, cerca de 9 milhões de euros. No entanto, as negociações acabaram por não avançar por vontade do próprio atleta, que optou por continuar no Tromso, decisão que tem sido recompensada com boas exibições. Desde então, soma três golos nos quatro primeiros encontros oficiais do ano e continua a destacar-se como titular habitual.
Com contrato válido até dezembro de 2029, Hjerto-Dahl apresenta características que despertam cobiça. Mede 1,93 metros, alia capacidade física a qualidade técnica e tem sido utilizado em posições mais adiantadas do meio-campo. Em 2025, registou oito ações diretas para golo - quatro golos e quatro assistências - ao longo de 30 jogos, números que reforçam a sua valorização.
Jesper Mathisen: "Tromso está sentado sobre uma mina de ouro"
O comentador Jesper Mathisen não poupou elogios ao jovem médio, garantindo que “o Tromso está sentado sobre uma mina de ouro”. O especialista foi ainda mais longe ao analisar o futuro do jogador: “Com todo o respeito pela Turquia, é claro que Jens Hjerto-Dahl não vai para lá. Vai para um campeonato muito melhor”.
Mathisen considera que o valor do jogador aumentou rapidamente. “Se ele já valia 100 milhões de coroas norueguesas, este inverno, imagino que os primeiros jogos que fez, este ano, signifiquem que o Tromso possa, agora, exigir, pelo menos, 150 milhões de coroas norueguesas”, afirmou, deixando ainda um alerta: “Se os maiores e melhores clubes ainda não se aperceberam do que fez Jens Hjerto-Dahl, no ano passado, já o devem ter feito, neste momento”.
O especialista destacou ainda o perfil do médio: “Tem físico e altura, mas também é bom com bola”, acrescentando tratar-se de “um jogador inteligente, que também começou a marcar golos”. Uma evolução confirmada pelo treinador do Tromso, Jorgen Vik, que revelou que o jovem “começou a perceber que é letal em frente à baliza”.
Confira este golo:
Avançado colombiano foi o autor de um dos três golos dos leões na primeira jornada da prova milionária, com um triunfo frente ao Galatasaray
12 Set 2026 | 11:18 |
Luis Suárez voltou a recorrer às redes sociais para partilhar uma reflexão de inspiração religiosa, numa altura em que atravessa o melhor arranque de temporada da carreira. A publicação surgiu dois dias depois do golo marcado frente ao Galatasaray, na estreia do Sporting na Liga dos Campeões.
O avançado colombiano aproveitou para deixar uma mensagem centrada na confiança e na superação. “Confie que o que está para vir será melhor do que já aconteceu; Deus responde e age no tempo certo. No entanto, o que estamos sofrendo agora não é nada comparado com a glória à que Ele nos revelará com mais detalhes posteriormente”, escreveu.
A mensagem surge numa fase de clara mudança no percurso recente do 'camisola 97'. Depois de um início de época marcado por vários episódios que geraram alguma tensão junto dos adeptos, Suárez tem respondido sobretudo dentro das quatro linhas.
O internacional colombiano soma cinco golos nos primeiros seis encontros pelo Sporting em 2026/27, naquela que é a melhor entrada numa temporada ao longo da carreira. O mais recente foi apontado diante do Galatasaray, contribuindo para a vitória por 3-1 do Sporting em Alvalade.
Entre o crescimento físico, o regresso aos golos e a sucessão de mensagens religiosas nas redes sociais, Luis Suárez procura agora deixar para trás o período mais turbulento e afirmar-se novamente como uma das principais figuras da equipa de Rui Borges.
Jogador não se encontra a treinar com o restante plantel de Rui Borges e pode vir a ser reintegrado apenas após a pausa para compromissos internacionais
12 Set 2026 | 10:49 |
Moncef Zekri continua a trabalhar à margem do restante plantel do Sporting e ainda terá de esperar para se estrear de leão ao peito. O lateral-esquerdo de 17 anos cumpre um plano específico de recuperação física, com a estrutura leonina sem intenção de acelerar etapas.
De acordo com o jornal A Bola, o Sporting acredita que o jovem marroquino poderá ser reintegrado sem limitações depois da próxima pausa para as seleções. Esse período começa a 24 de setembro e termina a 4 de outubro, pelo que o aparecimento de Zekri em competição deverá acontecer apenas depois dessa data.
O plano só deverá sofrer alterações caso surja algum problema físico com Maxi Araújo, titular indiscutível no lado esquerdo da defesa. Até lá, a prioridade passa por preparar Zekri fisicamente e permitir uma adaptação gradual ao novo contexto.
Contratado ao Mechelen nos últimos dias do mercado, o internacional jovem por Marrocos chegou a Alvalade depois de já ter somado 17 jogos no principal campeonato belga - tendo também sido oferecido ao Benfica. A estreia entre os seniores aconteceu quando tinha apenas 16 anos.
O Sporting vê Moncef Zekri como uma aposta clara de futuro para a lateral esquerda. O defesa está protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e deverá começar a ganhar espaço nas opções de Rui Borges quando estiver totalmente preparado.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já neste domingo, dia 13 de setembro, em partida válida para a 6.ª jornada da Liga Portugal Betclic
12 Set 2026 | 10:13 |
Rui Borges deverá voltar a mexer no onze do Sporting para a deslocação ao terreno do Famalicão, marcada para domingo, às 20h30. Zeno Debast, Iván Fresneda e Flávio Gonçalves apontam ao regresso à titularidade, numa gestão já pensada entre Liga e Champions.
Os três tinham sido titulares no último encontro do campeonato, frente ao Nacional, mas começaram no banco diante do Galatasaray. Para a estreia europeia, o treinador apostou em Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma e Luís Guilherme.
Agora, a tendência é para recuperar a fórmula utilizada na Liga Portugal Betclic. Debast deverá regressar ao eixo defensivo, Fresneda à lateral e Flávio Gonçalves ao setor mais adiantado, num momento em que Rui Borges procura distribuir minutos pelo plantel.
A rotação tem sido uma das marcas deste início de temporada dos leões, fruto das várias soluções disponíveis e da proximidade entre encontros. O objetivo passa por manter o nível competitivo sem sobrecarregar os jogadores mais utilizados.
Depois da vitória por 3-1 diante do Galatasaray, o Sporting volta agora as atenções para o campeonato. A visita a Vila Nova de Famalicão, válida para a sexta jornada do Campeonato Nacional, está agendada para este domingo, 13 de setembro, pelas 20h30.
Sporting chegou aos 12M por João Palhinha, mas negócio caiu por motivo inesperado
12 Set 2026 | 09:09
Geny Catamo ‘espiado’ em Alvalade e janeiro pode trazer problema ao Sporting
12 Set 2026 | 08:58
Comentador não tem dúvidas e aponta “melhor reforço” do Sporting: "Pode ter impacto superior a..."
11 Set 2026 | 14:00