Modalidades
Bernardo Ribeiro critica dragões por causa do Porto - Sporting e pede intervenção da polícia
31 Mar 2026 | 09:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
01 Mar 2026 | 16:38 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Vitória de Guimarães por 40-27, este domingo, dia 1 de março. Em duelo da 21.ª jornada da fase regular, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao opositor, depois do triunfo na Liga dos Campeões.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. Ao intervalo, os leões tinham mais oito tentos apontados do que o adversário (19-11), sendo que o fosso entre as duas equipas viria a ser ampliado na segunda parte.
A formação minhota, orientada pelo treinador Nuno Santos, não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do emblema verde e branco, que controlou os 60 minutos do duelo na Casa das modalidades perante o nono classificado da Liga.
Orri Thorkelsson terminou como melhores marcador do encontro, com oito golos apontados, seguido de Martim Costa e Salvador Salvador (seis). Do lado da equipa do Vitória de Guimarães, Tiago Sousa e Rafael Andrade apontaram cinco golos cada.
Com esta vitória - a 30.ª em 37 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 60 pontos. O Benfica está no segundo posto com 55 (mais um jogo). O próximo encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga dos Campeões, está marcado para quarta-feira, dia 4 de março, frente ao Kielce, às 19h45, na Polónia.
Episódio continua a gerar reações fora das quatro linhas, com a publicação dos dragões a ser vista como um indireta ao Clube de Alvalade
31 Mar 2026 | 15:38 |
O Porto recorreu à sua newsletter oficial, Dragões Diário, para destacar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na promoção de jovens talentos, deixando uma mensagem que está a ser interpretada como uma indireta ao Sporting. A frase “muda de balneário e aprende a respirar” surge num contexto que muitos associam à recente polémica no andebol entre os dois clubes.
Porto: "Sobe de nível, muda de balneário e aprende a respirar"
No texto publicado, os dragões elogiam a forma como Francesco Farioli tem apostado na integração de jovens na equipa principal: “No Porto, o talento não fica à espera que o futuro chegue. Sobe de nível, muda de balneário e aprende a respirar num contexto em que a exigência não abranda”, pode ler-se.
A publicação surge poucos dias depois do encontro entre Porto e Sporting, disputado na Dragão Arena, que terminou com vitória leonina por 30-33, num jogo marcado por vários incidentes antes do apito inicial. A partida ficou envolta em polémica devido a queixas da equipa visitante relacionadas com um odor intenso no balneário.
O treinador do Sporting, Ricardo Costa, e o jogador Christian Moga sentiram-se indispostos antes do início do encontro e tiveram de receber assistência médica. Também uma delegada presente no local necessitou de apoio dos bombeiros, o que levou ao atraso do jogo em cerca de 15 minutos.
Apesar das dificuldades iniciais, o Sporting acabou por entrar em campo e garantir a vitória no Clássico, reforçando a liderança no Campeonato. Ainda assim, o episódio continua a gerar reações fora das quatro linhas, com a publicação do Porto a ser vista como mais um capítulo na troca de argumentos entre os dois rivais.
Martim Costa elogia o pai:
Adepto classificou de “deplorável” forma como certos comentadores têm apontado responsabilidades ao clube azul e branco, liderado por André Villas Boas
31 Mar 2026 | 14:09 |
Tiago Silva, comentador e adepto do Porto, reagiu à polémica do balneário no clássico de andebol com o Sporting e classificou de “deplorável” a forma como certos comentadores têm apontado responsabilidades ao clube azul e branco, denunciando aquilo que considera uma narrativa para denegrir a imagem dos dragões.
“É uma narrativa que está montada e criada e que já vem desde o episódio do Fábio Veríssimo para tentar colar o Porto da equipa que procura vencer à custa da batota de práticas antidesportivas e até criminosas. A mecânica é a mesma. Parte-se de um facto, inventam-se outros e começa-se a cavalgar a onda”, afirmou, na CMTV.
Tiago Silva: “Acho deplorável que não se tenha colocado a possibilidade de se ter tratado de um acidente"
O comentador sublinhou ainda a falta de imparcialidade de alguns cronistas: “Acho deplorável que não se tenha colocado a possibilidade de se ter tratado de um acidente. Aquilo que se fez foi cavalgar a onda e o que tá toda a gente, comentadores incluídos, alguns que deviam primar pela imparcialidade, mas são tão parciais quanto eu, que estão a proferir sentenças condenatórias ao Porto”.
Sobre a postura do clube, Tiago Silva elogiou o Porto: “O Porto colocou à disposição das autoridades competentes o balneário para que estes pudessem proceder às análises que entenderem e às vistorias que considerarem mais adequadas".
Tiago Silva concluiu que a narrativa contra o clube tem sido injusta e prejudicial: "Acho inacreditável é que se fale em ação deliberada quando estamos a falar de um odor intenso que desaparece ao fim de 15 minutos, que a ação deliberada é esta que se evapora ao fim de tão pouco tempo. Não consigo perceber”.
Clube de Alvalade dá novo passo após episódio controverso e prepara exposição formal junto das autoridades governamentais
31 Mar 2026 | 12:15 |
O Sporting já tem data agendada para uma reunião com o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto. A decisão surge após o episódio polémico ocorrido antes do clássico de andebol com o Porto, na qual o balneário dos leões tinha um cheiro intenso e que levou ao treinador Ricardo Costa e o jogador Cristhian Moga a serem hospitalizados. O clube pretende apresentar a sua versão dos acontecimentos.
O encontro vai acontecer esta quarta-feira, dia 1 de abril. A iniciativa parte da direção liderada por Frederico Varandas. Os responsáveis leoninos consideram que existiram situações graves que merecem esclarecimento. O objetivo passa por expor formalmente o caso junto do Governo.
Com esta reunião, o Sporting procura agora levar o tema às entidades competentes. O Clube espera que sejam analisadas as alegadas práticas antidesportivas. O desfecho poderá trazer novos desenvolvimentos nos próximos dias.
O emblema verde e branco pretende que "quem regula o desporto em Portugal assuma uma posição firme e implacável e puna, com toda a severidade, estes comportamentos indignos, que já ultrapassam os limites do admissível num Estado de direito".
Vale lembrar que o jornalista Octávio Ribeiro, num texto de opinião ao jornal Record, não esconde que possa existir uma dramatização por parte dos leões sobre este caso. "O folhetim dos maus cheiros no Dragão conheceu mais um capítulo. Das duas uma – ou o que o Sporting alega é um facto, e é crime para ser investigado pela polícia; ou pode ser um exagero ridículo. O Governo nada tem a ver com isto, num País onde existe uma saudável separação de poderes", escreveu.