Futebol
Sporting - Famalicão (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
15 Fev 2026 | 09:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2022 | 10:02 |
O Sporting venceu, ontem, dia 13 de novembro, o Famalicão, fora e para o campeonato, por 2-1 (saiba mais AQUI). Além de ser uma vitória histórica que não acontecia há 30 anos, os verdes e brancos podem ‘respirar’ na tabela classificativa.
Num jogo onde os leões dominaram e criaram inúmeras oportunidades, o golo tardava em surgir. O primeiro tento do encontro saiu dos pés de Trincão, aos 42 minutos, que empurrou a bola para as redes, depois de um belo trabalho de Paulinho. Pote, aos 45'+3, ampliou a vantagem de grande penalidade. O Famalicão, sem criar qualquer perigo, empatou aos 78’ por intermédio de Iván Jaime e colocou a turma de Alvalade em sentido, que sofreu nos últimos minutos até arrancar uma vitória histórica.
A última vez que os leões venceram em Famalicão, a contar para o Campeonato Nacional, foi em 1992/93, quando os comandados de Bobby Robson venceram os famalicenses, por 2-1, com golos de Stan Valckx e Cherbakov. Desta feita, Pote e Trincão escreveram o seu nome na história.
O Sporting consegue, desta forma, arrecadar uma vitória difícil, não só pelo histórico dos últimos 30 anos como pelas partidas mais recentes: Desde que o Famalicão subiu ao primeiro escalão, em 2019/20, os leões tiveram vida bastante complicada. Em três encontros com muita história (saiba mais AQUI), o Clube de Alvalade nunca conseguiu mais que um empate.
O conjunto de Amorim consegue, assim, ‘respirar’ na tabela classificativa e ascender ao quarto lugar. Os leões somam 25 pontos em 13 jogos e estão a três pontos do Braga (28), que é terceiro. Porto (29) e Benfica (37), completam o pódio.
A partida entre os verdes e brancos e os minhotos foi a última antes da paragem do Mundial do Qatar, que começa no próximo dia 20 de novembro. O Sporting tem, agora, uma pausa até entrar em campo diante do Farense no próximo dia 30 de novembro, às 20h45, no Estádio José Alvalade. O encontro é válido para a Taça da Liga.
Jogador de 18 anos de idade tem aproveitado a estadia em Inglaterra para se integrar gradualmente na nova realidade no Chelsea
15 Fev 2026 | 10:47 |
Geovany Quenda permanece em Londres a cumprir o plano de recuperação após ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica devido a uma fratura no quinto metatarso do pé direito, contraída no jogo diante do E. Amadora. O jogador, de 18 anos, foi operado pouco antes do Natal e deverá regressar a Portugal a meio de março.
Se a evolução continuar positiva, poderá voltar às opções técnicas na deslocação ao terreno do Tondela, referente à 26.ª jornada da Liga, atualmente prevista para dia 15 do próximo mês. Ainda assim, qualquer previsão dependerá da avaliação física quando se reapresentar na Academia.
O jogador tem aproveitado a estadia em Inglaterra para se integrar gradualmente na nova realidade. O jovem extremo tem tido contacto com os futuros colegas, conhecido as dinâmicas do clube londrino e dedicado especial atenção ao aperfeiçoamento da língua inglesa.
Durante este período, conta com o apoio próximo do pai, com quem vive em Londres, e também com a presença de Dário Essugo, antigo companheiro da formação. Paralelamente à recuperação física, o atleta tem observado de perto o trabalho da equipa técnica dos blues, liderada por Liam Rosenior.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Comentador defende que treinador leonino deixou para trás uma imagem ponderada que o acompanhava e optou por um discurso mais duro
15 Fev 2026 | 10:22 |
Vítor Pinto traçou um retrato crítico da recente postura de Rui Borges, na sequência do empate entre Sporting e Porto. Na crónica intitulada “Rui Borges mau rapaz”, o comentador defende que o técnico leonino deixou para trás a imagem ponderada que o acompanhava e optou por um discurso mais duro, reagindo às críticas de forma pouco habitual.
"Rui Borges tinha decidido reagir aos dotes vocais de Francesco Farioli, quebrando a personagem e assumindo o perfil de 'Mau rapaz'. Em Mirandela a mostarda também salta ao nariz e o mentor da equipa mais ofensiva do futebol português (55 golos na Liga contra 46 do Benfica e 42 do Porto) decidiu que era altura de marcar posição", pode ler-se no jornal 'Record'.
Apesar de reconhecer que o Sporting apresenta números ofensivos expressivos, Vítor Pinto sugere que esses dados não anulam as dúvidas quanto à estratégia adotada num jogo de elevada exigência competitiva. Para o cronista, a discussão não é estatística.
V. Pinto: "Com isso, também evita que o foco se mantenha nas críticas por não ter arriscado tanto como alguns acham que deveria ter feito no Dragão"
"Com isso, também evita que o foco se mantenha nas críticas por não ter arriscado tanto como alguns acham que deveria ter feito no Dragão. Hoje, todavia, é altura de tanto Sporting como Porto responderem em campo", escreveu o cronista.
Neste momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 52 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 52 (mais um jogo disputado), enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 56 pontos.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já neste domingo, dia 15 de fevereiro, em partida válida para a 22.ª jornada do Campeonato Nacional
15 Fev 2026 | 09:49 |
Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Morten Hjulmand e Hidemasa Morita; Luís Guilherme, Francisco Trincão, Maxi Araújo e Pote. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting para a partida diante dos minhotos.
Rui Borges vai levar a jogo a dupla de centrais de referência. Zeno Debast ainda não está em condições de ir a jogo e Matheus Reis abandonou o emblema verde e branco rumo ao CSKA (Saiba mais AQUI). Nas laterais, Ricardo Mangas salta para a titularidade.
No miolo, Morten Hjulmand mantém-se nas opções do treinador do Sporting e deverá fazer dupla com Hidemasa Morita. De resto, Luís Guilherme deverá surgir à direita, já que Geny Catamo não está a 100%, enquanto Maxi Araújo trata da meia-esquerda, com Francisco Trincão no apoio ao ponta de lança, Pote, que rende o castigado Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo neste domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Neste momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 52 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 52 (mais um jogo disputado), enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 56 pontos.
Sporting - Famalicão (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
15 Fev 2026 | 09:40
Exclusivo Leonino - Sporting quer lateral que está no Rio Ave na pré-época de 2026/27
14 Fev 2026 | 12:20
Adeptos pedem a Martínez que chame ao Mundial craque que saiu do Sporting por 2M
14 Fev 2026 | 15:24