Futebol Formação
Sporting desilude frente ao Santa Clara (0-0) e está a três pontos da linha de água
21 Dez 2025 | 13:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
24 Set 2020 | 20:03 |
O Sporting CP defrontou hoje o SL Benfica no primeiro dérbi da temporada da Liga Revelação, acabando por perder por 4-2. O momento dos leões dos sub-23 não era o melhor, após duas derrotas, nas duas primeiras jornadas. Motivo pelo qual, Filipe Pedro, treinador dos sub-23, promoveu sete alterações em relação ao último jogo.
O Sporting CP iniciou o jogo com Vasco Gaspar, João Goulart, Rodrigo Rego, Loide Augusto, Gonçalo Costa, Hevertton, Edson Silva, Diogo Brás, Lucas Dias Renato Veiga e Bruno Tavares.
O Benfica deu o pontapé de saída com o avançado, Henrique Araújo. O Sporting CP não tem um ponta de lança fixo. Contudo, foi o Sporting CP a atacar primeiro, logo nos primeiros três minutos. Uma grande oportunidade para Lucas Dias que falhou o remate à entrada da área.
O SL Benfica respondeu com Henrique Araújo, que fintou o guarda-redes dos leões, Vasco Gaspar e depois encostou para o primeiro do jogo. É também o primeiro do avançado encarnado.
Os minutos seguintes foram de grande equilíbrio de ambas as equipas, com o Sporting CP, como sempre até agora, nesta Liga Revelação, ter que ir à procura do resultado. Porém, desde o golo e até ao minuto 16 não houve um remate à baliza, com as duas equipas a combaterem muito no meio campo. Foi preciso um lance de bola parada que teve um cruzamento de Bruno Tavares para Loide Augusto que cabeceou muito perto da baliza encarnada.
Aos 21 minutos, Edson vê o primeiro amarelo do jogo, após ter feito falta sobre Ronaldo Camará e foi marcado um livre frontal. Contudo, passou sem perigo.
O empate surge por Loide Augusto. Um grande cruzamento de Gonçalo Costa para um pontapé de bicicleta fenomenal do jovem leão.
A equipa da casa, após o golo sofrido, começou a controlar o jogo com ataques sucessivos e a maioria deles pelo flanco direito e os jovens leões com maior contenção, tentando não cometer qualquer erro. O golo do SL Benfica quase que concretizava num lance frontal, ainda na primeira parte, com Guilherme Montóia quase a escrever o seu nome na lista dos marcadores. A resposta leonina aconteceu pelo lateral esquerdo, Gonçalo Costa, num remate fora da área, desviado para canto.
Não existiria mais nenhum lance de registo na primeira parte do dérbi e o placard mostrava assim a igualdade a um golo.
A segunda parte começou com grande intensidade num jogo “partido”. Lances de ataque de parte a partem a ser muito disputado, com os jogadores a tentarem o máximo por ganhar cada lance. Um verdadeiro dérbi bem disputado.
Rodrigo Rego levou amarelo ao minuto 52 por agarrar a camisola de Henrique Araújo.
Aos 54 minutos, Tomás Araújo construiu uma jogada, desmarcando Tomás Azevedo que faz o golo e voltou a adiantar-se na partida. Nem quatro minutos depois, Martim Neto passou, já dentro da grande área para Sérgio Andrade que apenas teve que encostar para o golo, 3-1 demonstrava o marcador.
A resposta leonina aconteceu com uma tripla alteração por parte do treinador Filipe Pedro. Tiago Ferreira, Daniel Rodrigues e Flávio Nazinho entraram para o lugar de Lucas Dias, Gonçalo Costa e Renato Veiga. Contudo, foi mesmo a única resposta que deu. Sem grande chegada a área, os leões passaram a imagem de que se conformaram com mais uma derrota.
Os minutos foram passando e à entrada dos 70 minutos, o jogo parecia terminado. O Benfica controlava o jogo como queria, com alguns ataques construídos, enquanto o Sporting CP não se conseguia encontrar em campo e já sem capacidade para chegar à área adversária.
Daniel Rodrigues conseguiu ainda reduzir aos 75 minutos. Mais um grande golo verde e branco com um remate que foi com jeito e completamente enquadrado, sem hipótese para o guarda-redes do SL Benfica.
Tiago Santos entrou para o lugar de Bruno Tavares.
Um livre à entrada da área, encerrou as contas do jogo. Filipe Cruz conseguiu contornar a barreira e fazer mexer as redes do Sporting CP.
O resultado não voltaria a alterar-se e demonstra que os leões não parecem ter argumentos para disputar o apuramento para campeão desta Liga Revelação. O Sporting CP ao fim de três jornadas são já nove golos sofridos e quatro marcados. Na próxima jornada, agendada para dia 28 de setembro, os leões jogam diante do Belenenses SAD.
Emblema verde e branco saiu derrotado do dérbi frente ao eterno rival e continua em posição aflitiva na tabela classificativa
06 Jan 2026 | 18:32 |
A equipa de juniores do Sporting perdeu frente ao Benfica (1-0), esta terça-feira, dia 6 de janeiro. Em duelo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos voltaram a perder pontos, depois do empate frente ao Santa Clara na última ronda.
Num encontro disputado no Benfica Campus, no Seixal, foram as águias a entrar melhor. Após uma recuperação de bola em zona alta e um primeiro remate de longe defendido, Anísio Cabral foi rápido a recolher a recarga e abriu o marcador, aos 25 minutos. Aos 45+2’, o central Ricardo Neto tentou um ‘carrinho’ para impedir que Miguel Almeida se isolasse e acabou por fazer falta e ver o cartão vermelho direto.
Na segunda parte, o Clube de Alvalade, apesar da vantagem numérica e de o domínio se ter acentuado, terminou o jogo sem conseguir superar a resistência encarnada. O Sporting dispôs de várias ocasiões para chegar à igualdade, mas o marcador não mais se alterou.
Com esta derrota - a quinta em 23 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes estão no terceiro lugar da tabela, com 26 pontos, mais dois do que o Académico de Viseu (24), primeiro clube abaixo da linha de água. O Sporting volta a entrar em campo no sábado, dia 10 de janeiro, diante do Académico de Viseu, às 15h00, em Alcochete.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Miguel Gouveia (Guarda-redes), André Machado, Atanásio Cunha, Afonso Lee, Daniel Lopes, Paulo Simão, Chris Grombahi, Rafael Camacho, Miguel Almeida, Diogo Martins e Sérgio Siza.
Futebolista representa verdes e brancos desde 2020/2021 e mostrou muita satisfação com a confiança depositada por parte da estrutura
26 Dez 2025 | 18:21 |
É oficial. Eliana Almeida renovou o seu contrato de formação com o Sporting, esta sexta-feira, dia 26 de dezembro. A extremo de apenas 16 anos de idade representa os verdes e brancos desde 2020/2021 e mostrou-se satisfeita com a confiança renovada da estrutura.
Eliana Almeida: "É uma sensação muito boa"
"É uma sensação muito boa. É um sinal de que estou a trabalhar bem no Clube", começou por referir, em declarações aos meios oficiais, mostrando-se motivada para continuar a crescer de Leão ao peito. "O objetivo é continuar a dar mais e mais pelo Sporting", acrescentou.
Eliana Almeida: "Quero ser campeã pelas sub-19 e conseguir treinar pelo menos uma vez na equipa A"
Para a presente temporada desportiva, na qual já realizou dez jogos pela equipa de sub-19, ainda sem qualquer golo marcado, Eliana Almeida traça metas ambiciosas: "Quero ser campeã pelas sub-19 e conseguir treinar pelo menos uma vez na equipa A", revelou.
A jogadora sublinhou ainda a aposta clara do Sporting na formação: "É um bom sinal. Mostra que a formação está a trabalhar bem", afirmou, destacando Érica Cancelinha, jogadora da equipa principal também formada no Sporting, como a sua principal referência pela "capacidade, superação e trabalho" que demonstra.
Em jeito de conclusão, Eliana Almeida, internacional sub-16 por Portugal, deixou ainda uma mensagem à massa associativa verde e branca: "Vou continuar a dar muito por este Clube. É sempre a dar mais e mais. Vamos, Sporting!", concluiu a jovem futebolista.
Golo de Telma Encarnação ao Benfica:
Jogador, que iniciou o seu percurso formativo no emblema minhoto, onde jogou durante meia década, quer singrar de verde e branco
22 Dez 2025 | 19:18 |
É oficial. O Sporting assinou contrato de formação com João Afonso, esta segunda-feira, dia 22 de dezembro. O lateral direito de 14 anos de idade chegou ao emblema verde e branco no verão de 2024 e é um dos jovens com maior margem de progressão nas camadas jovens.
O jovem jogador, que iniciou o seu percurso formativo no Vitória de Guimarães, onde esteve durante cinco épocas, soma já 10 jogos e seis golos ao serviço da equipa de iniciados e conta ainda com três presenças pela formação de sub-16, escalão no qual apontou também dois golos.
Na última partida, a equipa de iniciados do Sporting derrotou o Barrreirense (4-1), em jogo a contar para a sétima jornada (em atraso da Primeira Divisão Sub-15 - Fase Série Sul 2025/26) João Afonso foi titular e saiu do encontro à passagem dos 51 minutos.
Dinis Marques (11'), Diego Monteiro (42' e 64') e David Terna (72') foram os autores dos golos da vitória da formação orientada por António Cruz. O tento de honra da equipa forasteira foi apontado por Renato Incanha, aos 40 minutos, através da marcação de uma grande penalidade.
Os sub-15 somam 44 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela, com mais seis pontos do que o Benfica (38). Na próxima jornada, o Sporting recebe o eterno rival. O encontro está marcado para sábado, dia 10 de janeiro, pelas 10h30, na Academia Cristiano Ronaldo.
Nos sub-23, Chris Grombahi fez um grande golo que deu a vitória ao Sporting frente à União de Leiria:
Sporting desilude frente ao Santa Clara (0-0) e está a três pontos da linha de água
21 Dez 2025 | 13:23
Num dérbi de loucos, Sporting ganha 4-3 ao Benfica e já tem mais sete pontos do que as águias
20 Dez 2025 | 16:45
Sporting vence West Ham e soma primeiros pontos na Premier League
17 Dez 2025 | 20:59