Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
23 Jun 2024 | 15:28 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting, na categoria +50 anos, venceu o Evricup 2024 (European Veteran Rollerhockey Invitational Cup), competição que terminou este sábado, dia 22 de junho, no Funchal. Os masters +50 dos leões impuseram-se contra o Famalicense, por 6-1.
O torneio contou com as equipas do Sporting, Cibeles (Espanha), Barcino (Itália) GEIEG (ESpanha), Famalicense, Oviedo (Espanha), Juventude de Viana e Dream Team (Países Baixos).A prova decorreu desde o dia 19 até este sábado nos pavilhões da Torre, em Câmara de Lobos, e no Gonçalves Zarco, no Funchal.
Na anterior edição, realizada em Viana do Castelo, marcaram presença 28 clubes de oito países. Inicialmente, a edição 2024 estava agendada para Itália, mas foi mudada à última hora para a Madeira, o que explica o menor número de participantes. Certo é que o Clube de Alvalade foi o grande vencedor da competição.
Quanto à equipa A do Sporting, os comandados de Alejandro Domínguez foram eliminados frente ao Porto nas meias-finais da Liga portuguesa numa eliminatória que se disputou à melhor de cinco encontros (3-2) e falhou o acesso à final. Depois da conquista da Liga dos Campeões, os verdes e brancos procuravam vencer a Liga portuguesa pela décima vez na sua história, competição que os verdes e brancos não conquistam desde 2020/21, sob orientação de Paulo Freitas.
A equipa leonina vai sofrer algumas mudanças em 2024/25. Edo Bosch será o próximo treinador de hóquei em patins, uma vez que Alejandro Domínguez está de saída por motivos pessoais. Após o último encontro com o Porto, o técnico argentino agradeceu todo apoio que recebeu por parte do Clube nos últimos meses: “A única palavra que me ocorre e disse aos jogadores, porque não me quero emocionar é obrigado, ‘gracias’. Tenho 53 anos estive em muitos lugares, como jogador e treinador e é muito especial. O que vivi aqui foi único", referiu (Recorde AQUI).
Presidente da República deixou uma mensagem após uma conquista marcante para o desporto português num evento internacional
23 Mar 2026 | 13:12 |
António José Seguro felicitou publicamente Gerson Baldé, atleta do Sporting, que se sagrou campeão mundial do salto em comprimento em pista coberta após uma prestação histórica numa competição internacional disputada em Torun, na Polónia.
O atleta registou um impressionante salto de 8,46 metros na última tentativa, garantindo o lugar mais alto do pódio e estabelecendo novo recorde nacional. O Chefe de Estado destacou a prestação de Gerson, anotando um "concurso cheio de emoção até ao final".
"Em mais um concurso cheio de emoção até ao final, Gerson Baldé conquistou o título mundial do salto em comprimento em pista coberta, com um magnífico último salto para a história, bateu o recorde nacional e fez, novamente, a bandeira nacional subir ao lugar mais alto do pódio nestes mundiais disputados em Torún, na Polónia", saudou, numa nota na página oficial da Presidência da República.
Além desta conquista, a participação portuguesa ficou ainda marcada pela medalha de prata de Isaac Nader nos 1500 metros e pelo título mundial de Agate de Sousa também no salto em comprimento, num desempenho coletivo histórico. Vale lembrar que Gerson Baldé, em fevereiro, já tinha batido um recorde nacional.
Com estes resultados, Portugal alcançou um feito inédito, somando três medalhas numa única edição dos Mundiais em pista coberta, reforçando o excelente momento do atletismo nacional e consolidando o nome de Gerson Baldé entre os grandes do desporto português .
Responsáveis do Clube de Alvalade têm ficado impressionados com consistência e maturidade do avançado de 23 anos esta temporada
22 Mar 2026 | 03:00 |
O Sporting está de olho em Kyllian Gil para a temporada 2026/27, sabe o Leonino. Apesar de ainda não existir qualquer acordo, os responsáveis do Clube de Alvalade têm acompanhado atentamente o desempenho do jovem avançado da equipa de hóquei em patins do Barcelos.
Ao que o nosso Jornal apurou, a estrutura leonina tem ficado impressionada com a consistência e maturidade do avançado de 23 anos, sobretudo pela forma como se tem afirmado como um dos elementos-chave na equipa minhota, orientada por Rui Neto.
O interesse do Sporting ganha ainda mais relevância tendo em conta a ligação familiar: o pai do jogador, Pedro Gil, é o atual diretor desportivo do Clube e figura de referência no hóquei. A relação próxima e o conhecimento do projeto leonino reforçam o acompanhamento em Kyllian Gil.
Ainda assim, sublinha-se que não há, até ao momento, qualquer compromisso formal com o atleta. O Sporting - que também está de olho num jogador do Barcelona - continua a observar e analisar o progresso do atleta no Barcelos, garantindo que qualquer movimento futuro será ponderado e integrado na estratégia de reforço do hóquei leonino.
Esta temporada, Kyllian Gil leva já 22 golos marcados em 40 partidas disputadas. Já Pedro Gil chegou ao Clube em 2016 e, em cinco temporadas de leão ao peito, realizou 159 jogos, marcou 117 golos e venceu dois Campeonatos Nacionais, duas Ligas dos Campeões e uma Taça Continental.
Nolito Romero homenageado pelo Sporting:
Depois de duelo de grandes emoções na Liga dos Campeões, leões voltaram aos triunfos com jogador verde e branco a assinar grande exibição
21 Mar 2026 | 16:49 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting derrotou o Riba D'Ave por 8-3, este sábado, dia 21 de março, em jogo a contar para a 21.ª jornada da fase regular. Depois do empate diante do Liceo na Liga dos Campeões, os leões voltaram aos triunfos.
A jogar no Pavilhão João Rocha, a formação verde e branca chegou à vantagem por Alessandro Verona, logo aos 6 minutos. Dois minutos depois, Facundo Bridge (8') ampliou para 2-0, antes do jogador italiano bisar antes do intervalo (14').
Na etapa complementar, a turma leonina viu os forasteiros reduzirem por Daniel Pinheiro (27'). O Clube de Alvalade voltou a faturar por Rafael Bessa, que fez um hat-trick em poucos minutos (28', 30' e 36') e fez o 6-1. O Riba D'Ave ainda marcou por Guilherme Azevedo (38'). Facundo Bridge bisou aos 39' e Danilo Rampulla fez o oitavo (47'). Francisco Matos (49') fez o 8-3.
Com esta vitória - a 29.ª em 42 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch chegam aos 48 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 59. Já o Porto é terceiro classificado com 45 pontos (menos um jogo).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 26 de março, frente ao Hockey Bassano. O encontro diante da turma liderada por Alessandro Bertolucci, a contar para a segunda jornada (em atraso) da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 19h45, em Itália.
Rafa Bessa agredido num dérbi: